Configure a rede eduroam em telefones Nokia

78 Comentários

O paradigma está a mudar e actualmente os smartphones são excelentes equipamentos para aceder à Internet. Podemos aceder a vários tipos de informação através dos browsers disponíveis para este tipo de equipamentos, podemos aceder ao nosso e-mail, redes sociais, etc.

Recentemente pediram-me para efectuar a configuração de um Nokia para aceder à rede sem fios da rede eduroam (disponível em Universidade e Politécnicos). Como a configuração envolve alguns passos (e algumas opções estão meias escondidas), decidi publicar aqui um tutorial para ajudar todos os nossos leitores que possuam um Nokia com Wifi.

n8

A rede e-U/eduroam é uma infra-estrutura de acesso baseada em tecnologia wireless e com elevados patamares de segurança e destina-se a toda a comunidade de ensino superior e investigação nacional, nomeadamente, docentes, investigadores e alunos.

Para configurarem a rede eduroam correctamente, de acordo com as configurações da vossa Universidade, devem consultar a documentação disponibilizada normalmente pelo Centro de Informática da mesma, pois há alguns parâmetros que mudam.

Este tutorial foi realizado com base no Nokia N8, para a rede eduroam no Instituto Politécnico da Guarda, com autenticação 802.1x/PEAP.

Passo 1 – Seleccionar a opção Definições

scr000001

Passo 2 – Depois Conectividade

scr000002

Passo 3 – Opção Definições

scr000003

Passo 4 – Escolher a opção Destinos

scr000004

Passo 5 – Seleccionar Internet e carregar em Opções

scr000005

Passo 6 – Opção Novo ponto de acesso

scr000006

Passo 7 – Definir configurações de acordo com a imagem seguinte e em seguida escolher a opção Definições de seg. WLAN

scr000007

Passo 8 – Escolher Definições do plug-in EAP

scr000008

Passo 9 – EAP-PEAP (Devem confirmar na vossa instituição qual a opção a utilizar)

scr000009

Passo 10 – Definir os seguintes parâmetros (mais uma vez devem confirmar quais as configurações usadas na vossa instituição)

  • Certificado de autoridade: Escolher certificado de acordo com o que é usado na instituição
  • Nome de util. em uso: Def. pelo utilizador
  • Nome de utilizador: indicação do vosso utilizador (ex: 10099999@sal.ipg.pt)
  • Real em uso: Def. pelo utilizador

Nota: depois de configurados os parâmetros, carregar na seta à direita

scr000010

Passo 11 – Escolher EAP-MSCHAPv2

scr000012

Passo 12 – Definir as credenciais do utilizador

  • Nome de utilizador: indicação do vosso utilizador (ex: 10099999@sal.ipg.pt)
  • Senha: Password de acesso

scr000013

No final devem carregar em anterior (e voltar a carregar na seta à direita)

Passo 13 – Definir Definições EAP-PEAP

scr000014

Passo 14 – Verificar se ligação à rede eduroam foi estabelecida com sucesso. Para isso devem carregar na rede e fazer ligar.

scr000015

Passo 15 – Testar a conectividade (http://www.pplware.com)

scr000017

Em Resumo…

Antes de procederem à configuração no vosso smartphone Nokia segundo este tutorial, devem consultar a página do vosso Centro de Informática e verificar quais as configurações e certificado em uso. A configuração não é difícil de realizar, mas envolve alguns (muitos) passos que se tornam mais fáceis de realizar com um tutorial de ajuda. Apesar deste artigo ter como base um Nokia N8, a configuração é bastante semelhante (em alguns casos igual) para outros modelos.

Esperamos que este artigo seja de grande utilidade e alguma dúvida/questão ou melhoria que queiram apresentar, estejam à vontade. Boas navegações!

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    A mesma coisa para android é que era fixe! 😉

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      No Android é dó género… escolhe-se 802.1x, medidas de segurança a primeira é EAP e a segunda é MSCHAPv2, introduz-se login e password e voilá

      1. Avatar de Ricardo Praça
        Ricardo Praça

        Eu tenho um HTC Desire e ainda não consegui configurar para a eduroam na UAlg…não me aparece o EAP como opção…alguém me pode ajudar?

        1. Avatar de Tiago S.
          Tiago S.

          Actualiza o firmware o telemóvel e vê se já aparece… no caso do 5800 só a partir da versão 40 é que apareceu o EAP 😉

        2. Avatar de jsa
          jsa

          Sabes qual o certificado q tenho de escolher para ligar à eduroam da Ualg? Tenho um nokia e não consigo ligar-me…

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Muito bom… Vai-me dar muito jeito!!

    Obrigado.

  3. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Podiam fazer para Android também. Não me consigo ligar na UM.

    1. Avatar de TheEvilSoul
      TheEvilSoul

      Atenção que na UM precisas de proxy para acederes depois á web, e até ver ainda não consegui configurar isso no meu android 2.2, com a ROM stock pelo menos…

      1. Avatar de Tiago S.
        Tiago S.

        Já tive o meu 5800 a funcionar perfeitamente na u minho no entanto ha uns tempos que deixou de dar… Já com o computador se passa o mesmo e não sou só eu. Não sei se é a rede instável ou se mudaram as configurações mas está mau, pelo menos em guimarães.

  4. Avatar de Preciso da vossa ajuda

    Ainda bem que destacaste no passo 10 a “seta à direita”, porque muita gente se esquece dessa configuração.

    Algumas dessas configurações variam de faculdade para faculdade. Pelo menos a minha tem uma “eduroam-guest” com instruções de configuração.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, são as opções “escondidas”

  5. Avatar de Silva Pacita
    Silva Pacita

    muito bom este tutorial, dá-me jeito pois tenho um nokia 5800. Mas se não fosse muito trabalhoso, faziam para os outros 2 os mais utilizados (android e ios) 🙂 é apenas uma sugestão, parabéns novamente pelo artigo, de certeza que será muito útil a vários leitores do pplware (pelo menos a mim foi – estudante da UALG) 😉

    1. Avatar de jsa
      jsa

      Qual é o certificado que devo escolher para ligar à eduroam da Ualg? Obr

      1. Avatar de Silva Pacita
        Silva Pacita

        o certificado que precisas para ligar à ualg, encontra-se aqui:
        http://wireless.ualg.pt/Files/root.der Cumpts 😉

  6. Avatar de The STK
    The STK

    Muito nice isto, dá muito jeito

  7. Avatar de Rafael Cardoso

    Android deve ser como o Iphone, tens de criar manualmente a rede com seguranca WPA empresarial. A encriptacao é TKIP.

    cumps, rafazz

  8. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Android deve ser como o iPhone, tens de criar manualmente a rede com seguranca WPA empresarial. A encriptacao é TKIP. A questão toda reside normalmente no certificado mas no iphone, ele sugere um certificado e só basta aceitar para teres acesso a internet.

  9. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Quando tive um Nokia 5800 vi-me e desejei-me para conseguir configurar a net Eduroam. Eram precisos passos e mais passos (e pelos vistos continua a ser necessário) e certificados e mais sei lá o quê!
    Com o meu actual Android é uma questão de colocar o username e a password. Fim!

    Bom post! Pena que já não me faça falta hehehe!

    1. Avatar de NiluS
      NiluS

      Pois com o meu Nokia 5800 não consigo ligar-me à rede eduroam no Politécnico de Viseu, e tenho amigos meus com android e windows mobile com dificuldade também, e tudo se deve a problemas de certificados, por isso as configurações eduroam variam ligeiramente de instituição para instituição, independentemente disso os passos de configuração de symbian é como o Pedro Pinto descreveu + pormenor – pormenor.

  10. Avatar de Ryan
    Ryan

    Ainda me lembro do tempo em que so queria telefones Nokia. Brinquei com este telefone ha uns dias. E excelente mesmo. Nokia para mim tem o melhor hardware. O problema e que o Symbian não se rejuvenesceu. Aplicaram algumas coisas muito bem mas o software em si parou no tempo. Este telefone com Android ou mesmo Maemo iria ser uma bomba mesmo.

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      certo.. e já usas-te o symbian^3 ?
      sabes dos updates que vem para o symbian^3? deixo uma dica, novo UI, se é a isso que te referes de “parou no tempo”
      btw, estou muito contente com o meu nokia n8 green.. 😀

  11. Avatar de Kodiak
    Kodiak

    Experimente ver aqui a parte do android:
    https://helpdesk.dei.uc.pt/mostra_config.php?config_id=51&m=5&sm=11#androidcfg

    No meu E51 como não tem PAP não me consigo ligar à edurom da uc.

    Kodiak

    1. Avatar de psychok7
      psychok7

      ya tenho um e71 que tb nao me parece k tenha essas opçoes.. para alem disso tal como tu tou na UC e acho k so tem PAP

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas
    eu tenho um bluebelt com windows mobile e ja tentei varias vezes configurar a rede eduroam e nunca consegui :\

    cumps

  13. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    Vá lá, afinal os Symbian não foram totalmente esquecidos.

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      acredita que ainda está bem vivo… 😛

  14. Avatar de shind
    shind

    Eu gostava era de um tutorial destes mas para a rede minedu. Dava-me bastante jeito mesmo. Para os pc’s já há bastantes tutoriais, mas para Nokia não. Não é preciso a utilização de certificado julgo, por isso é que não entendo. Não estão muito longe dessas configurações, mas há qualquer coisa que não bate certo…
    Uma ajudinha por parte dos entendedores era necessária!

    Cumps

  15. Avatar de Cabritone
    Cabritone

    Só um aviso:
    não sei se será em todas, mas pelo menos na minha faculdade quando estava a tentar configurar o meu Android, não estava a conseguir o acesso.
    A razão era simples, não podia estar ligado com o PC e o tlm à rede eduroam com as mesmas credenciais…
    Estupido, mas acho que é um erro que facilmente muita gente pode cometer visto estar a ver os step-by-step na net e a tentar configurar no tlm..

    enfim, so um aviso =)

    bom post..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No caso do A1 da TMN, que tem Android, a configuração até deve ser realizada fora de um local sem cobertura de rede eduroam, para que o SO não “estoire”

  16. Avatar de Relvas
    Relvas

    Alguem consegue fazer isto no mac???
    é que por exemplo cá na UAlg… tá impossivel ligar…
    a sorte é o teethering com o iphone grrr–

    1. Avatar de Silva Pacita
      Silva Pacita

      Boas, como é que ligaste no iphone à UALG? no meu quando se aceita o certificado, diz que não se consegue ligar a eduroam…

    2. Avatar de Silva Pacita
      Silva Pacita

      ps: nos serviços informáticos da Penha ligam-te o mac na hora 😉

    3. Avatar de Silva Pacita
      Silva Pacita

      Alguém sabe como ligar um iphone à rede eduroam da UALG? Quando aparece para aceitar o certificado, diz “não verificado” e depois de aceitar diz que “não é possível ligar à rede eduroam”… 🙁

    4. Avatar de Pedro Maia
      Pedro Maia

      Pois alguem sabe configurar o Mac, é que tambem não consigo :S

  17. Avatar de JS
    JS

    Estive o ultimo ano a estudar na UA e não consegui ligar o meu 5800 de forma alguma à internet da Eduroam.

    É só protecções esquisitas…

  18. Avatar de Rafael Cardoso

    Os certificados, estão disponiveis no centro de informática de cada uma universidade. Cada universidade tem o seu certificado. Enviem um email ao helpdesk da univ, a solicitar o certificado nokia. Caso contrario, desloquem se ao helpdesk que eles resolvem isso que é para isso que são pagos 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, fazem isso e muito mais!

      1. Avatar de Nuno Santos
        Nuno Santos

        Duvido, ficaram burros quando apareci lá com Windows Mobile, Já o tive configurado só que tenho de andar sempre a alternar de WPA em WPA2.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa Noite.

    Há alguma maneira de configurar no X3-02?

    Cumprimentos.

    1. Avatar de x3-02
      x3-02

      Pois tambem nao consigo configurar net no x3-02

  20. Avatar de SamC
    SamC

    Nos symbian s60v3 (N95, N81, etc.) os passos são um pouco diferentes. Na altura demorou algum tempo a configurar tudo, mas depois disso nunca mais me precisei de preocupar. Se quiserem um tutorial basta pedirem.

  21. Avatar de Nuno
    Nuno

    Oi, nao me conseguem arranjar as definições para a rede minedu? É que dava-me bastante geito…

  22. Avatar de davisa
    davisa

    Alguem já descobriu como fazer isto nos LG’s ? mais propriamente no GT505 ..

  23. Avatar de Tiago_Silva
    Tiago_Silva

    Um excelente artigo… Tenho o Nokia N8 e isto vai dar cá um jeito!

    Obrigado pela publicação do mesmo…

    *Acho que o symbian vai começar a vincar, porque a insegurança do android começa a abalar os utilizadores, apesar de ser melhor…

  24. Avatar de Jorge Almada
    Jorge Almada

    Bom artigo, e para samsung omnia alguém sabe como ?

  25. Avatar de JoseM
    JoseM

    Alguém já tentou isto para o BADA (Samsung)?

    Um help dava geito, porque eu ainda não consegui…

  26. Avatar de lipex

    Tutorial de instalação da eduroam da Universidade do Minho – http://5z51.sl.pt – Symbian S60 (testado e aprovado no Nokia N81)

  27. Avatar de André Marques
    André Marques

    Boas,

    E quem tem um Omnia com windows mobile que usava certificado Cliente TTLS (securew2) e que agora o certificado é pago, há alguma forma de arranjar um free?

  28. Avatar de ES
    ES

    Alguém por aqui sabe como fazer isso para um Sony Ericsson?
    Tenho procurado mas não encontro. Se alguém souber por favor me informa?
    Obrigado!

  29. Avatar de Ipap7
    Ipap7

    Excelente trabalho, só tenho um problema não consigo ter acesso ao certificado da minha faculdade ISLA, ja estamos na rede eduroam mas não temos certificado para os telemoveis.

  30. Avatar de Miguel

    Viva. Ando às voltas para conseguir descobrir o certificado usado pela minha ESEPortalegre mas não consigo (nem no centro de informática me sabem dizer qual é! LOL)

    Não são capazes de saber isso?

    um abraço

  31. Avatar de Miguel

    Viva! Ando às voltas para conseguir descobrir o certificado usado pela minha ESEPortalegre mas não consigo (nem no centro de informática me sabem dizer qual é! LOL)Não são capazes de saber isso? um abraço

  32. Avatar de Daniel Machado
    Daniel Machado

    Olá,

    Tenho Nokia C7, acabei de fazer tudo direitinho como tens aki no tutorial.

    Mas não deu para ligar á net da minha Faculdade! 🙁

    Tipo, instalei o certificado da minha faculdade ISEP,depois fiz tudo como descvreves…. Tenho ligar telemovel… e fica a dizer:
    A ligar.. e não sai dali 🙁

    Como resolver isto???

    Abraços e bom post.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Problema nas credenciais??

      1. Avatar de Daniel Machado
        Daniel Machado

        Olá, axo k que não estou neste momento a tentar configurar num télé de um amigo Nokia N95 e tb não dá.

        Tipo diz: A ligar…. e depois não dá.

        Tenho tudo direitinho.

        Será k é do certificado da minha faculdade (ISEP no porto, mas axo estranho porque o IESP faz parte do ipp)

        Abraçso

  33. Avatar de Carlos Ramos

    Não consigo aceder à rede WLAN com o meu nokia X3-02, apesar de inscrever o código do emissor, e o telemóvel dar indicação de “ligação com êxito”! Preciso configurar alguma coisa no telemóvel?
    Abraço

  34. Avatar de Gh
    Gh

    Eu tb sou do ISEP e não estou a conseguir ligar, desconfio do certificado, porque tive de converter para um formato que o nokia reconheça e tlv tenha ficado mal convertido.
    Será que alguem pode arranjar um certificado do IPP para o nokia.
    Abraço

  35. Avatar de ze
    ze

    Alguém me pode dizer se é possivel configurar eduram no nokia x3-02

  36. Avatar de Carlos Ramos

    Pergunta ao ze:
    Consegue aceder à rede Wireless com o seu nokia x3-02? Por favor, deixe alguma dica, pk eu não consigo, apear de receber a informação de que foi conseguida a ligação…
    Grato

  37. Avatar de Mariana Dias
    Mariana Dias

    Olá!
    Eu tenho um a1 e descarreguei recentemente o novo software. Mas a partir do telemóvel não consigo aceder à rede minedu da minha escola. Os professores disponibilizaram a password mas o meu telemóvel pede credenciais…
    Outro problema é que quando tento aceder à rede wi-fi minedu o telemóvel pára e pede para encerrar o programa…
    Sabe como resolver isto?

  38. Avatar de Alex
    Alex

    “Certificado de autoridade: Escolher certificado de acordo com o que é usado na instituição”

    onde vou ver isto?

    o meu Nokia 5630XM não tem aquele apresentado na imagem.. :S

  39. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho um lg gt505 e já ando há meses para tentar ligar me à eduroam na ua e nada. Alguem sabe de alguma maneira?

  40. Avatar de luis
    luis

    não consigo ligar-me na universidade nova de lisboa à eduroam mesmo seguindo à risca as instruções (óptimas obrigado!). ninguém sabe por aqui como resolver. será um problema do certificado? como obtê-lo?
    obrigado (tenho um n8)

  41. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas, eu tenho um nokia x3-02 e na minha escola a rede wlan é minedu. Acontece que quando tento usar a mesma o telemovel diz-me que esse tipo de segurança é incompativel.

    Dá para resolver isto?

  42. Avatar de Andreia Silva
    Andreia Silva

    Também tenho um nokia x3-02 e não consigo.

  43. Avatar de Joao
    Joao

    Pois eu também tenho esse problema com o meu nokia x3-02, gostava de uma solução ou explicação…

  44. Avatar de Nome Fixe
    Nome Fixe

    pessoal eu tentei fazer a configuração conforme esta aqui mas nao consegui. a unica informaçao que a universidade disponibiliza é esta http://www.estv.ipv.pt/wifi/ alguem me pode dar uma ajuda?

  45. Avatar de Francisco Gomes Freitas
    Francisco Gomes Freitas

    Também gostaria que ouve-se um topico sobre a ligação à rede minedu atravez de um nokia, desde já muito obrigado

  46. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Boas, também tenho um n8, nos primeiros dias de utilização o telemóvel ligava-se automaticamente à Internet (tmn)a não ser que estivesse ligado a alguma WLAN. Neste momento apenas consigo aceder à Internet se me ligar a alguma WLAN.. Penso que as configurações estão todas correctas, até repus as definições de origem para ver se funcionava mas nada. Penso que foi após ter feito o update para o Symbian Anna. Se puderes ajudar agradecia imenso.
    Obrigado

  47. Avatar de Lu´s Severo
    Lu´s Severo

    Boas tardes!!!
    Eu tenho um nokia 5800 express music, no entanto eu fui-me a ligar a uma rede wireless e essa rede wireless ficou classificada como “Sem categoria” eu como queria que essa mesma rede fica-se na categoria “internet” mandei-a mover para a categoria “internet” no entanto desde que fiz esse mesmo movimento deixei de puder fazer ligações a redes wireless. O telemóvel não mostra que está a fazer a ligação nem nada.
    Se alguém souber como é que posso resolver este problema agradecia.

  48. Avatar de Lu´s Severo
    Lu´s Severo

    Também não me guarda as ligações

  49. Avatar de EFerraz
    EFerraz

    Tenho um Nokia E71 e o Certificado nao me aparece!
    Quando instalo o certificado ele aparece na pasta “sites de segurança” e nao nos “certificados de autoridade” e na configuraçao da rede nao aparece.
    Cumps

  50. Avatar de asdfgh
    asdfgh

    Alguém da universidade do minho?

  51. Avatar de Gabriel Midão
    Gabriel Midão

    Como consigo dar a volta a esta internet (eduroam) para conseguir me ligar a servidores de jogos, tipo: WoW, Lol e por ai..

    Cumprimentos,
    Gabriel Midão