Configuração do Thunderbird

32 Comentários

No seguimento do que foi referido, vamos continuar a referir como configurar programas de correio electrónico. Este tutorial irá referir como criar uma nova conta ou adicionar outra, de correio electrónico no Mozilla Thunderbird.


1-Na barra de tarefas clicamos em ferramentas depois em “Configurar Contas” no menu que surgiu.

2-Surge um quadro “Configuração de Conta”, clicamos em “Adicionar Conta” no canto inferior esquerdo.

3-Surge então o “Assistente de criação de Conta”. Aqui poderemos escolher o tipo de conta, se for uma conta do Gmail, por exemplo, algumas funções já nos aparecerão de forma automática.

Escolhemos o processo mais usual, Conta de Correio Electrónico. Agora colocamos o nosso nome, o nosso email em questão, clicando de seguida em “Seguinte”.

4- De seguida teremos que colocar os servidores de envio/recepção. Normalmente os servidores de recepção são Pop, os servidores tendem a ser “pop.nomedoisp.com” e “smtp.nomedoisp.com” de recepção e envio respectivamente.

5-Na caixa “Nome de Utilizador”, escrevemos tudo até ao @. No campo “Nome de utilizador do servidor SMTP” escrevemos a conta de correio que estamos a configurar.

6-No quadro seguinte em “Nome da Conta” podemos colocar o que quisermos ou deixar a conta de correio que estamos a configurar.

7-No último quadro surge o resumo do que configuramos, basta seleccionar “Concluir”.

8-Repetimos o passo 1 para alterar a autenticação do servidor smtp (envio).

9-Seleccionamos a opção “Editar”, e preenchemos as opções “Nome do Servidor” (smpt), a porta será a 25, colocamos o visto na opção “Usar nome de utilizador e senha” e obviamente escrevemos o nome do utilizador no servidor smtp. Terminamos com a selecção do “Ok” por duas vezes.

Assim temos mais um programa de correio electrónico configurado de forma bastante simples.

Nota: Para uma conta de correio Sapo Adsl, no passo 5 no campo “”nome do utilizador tem de ser o email completo que estamos a configurar”.

Caso queira saber os dados do seu ISP, consulte o último guia para o Outlook Express aqui.

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Jeri

    Uma correcção importante. Eu cheguei (à uns tempos) a configurar o meu mail do sapo, e quando cheguei ao ponto 5, no campo “nome do utilizador”, escrevi também só o nome até ao @, como dizia no tutorial do sapo. Não funcionou; de facto há que escrever o endereço de e-mail completo. Cheguei a enviar mail para que o corrijam no tutorial.
    Claro que isto é válido para o sapo que foi o que utilizei. Nos outros não sei se haverá mesmo problema, pois normalmente a username refere-se ao nome até ao arroba.

    Abraços

  2. Avatar de Preto
    Preto

    Amigos muito bom esse tutorial a tempos.

    Uma duvida off topic, eu tenho um portatil que deveria ter vindo com 1 giga de memoria, mas quando acedo ao sistema lá diz ter 766 megas, falei com alguem mais entendido que eu, e disse-me que era assim porque a minha placa grafica é on board e partilha a memoria, por isso aparece só a memoria que o sistema pode usar. Nunca tinha ouvido tal, será que alguem confirma isso????????

    Obrigado.

  3. Avatar de Zethus

    @Miguel Jeri
    Para emails Sapo ADSL é assim como disseste. No entanto poderá não ser assim em todos os emails. Eu testei com um @sapo.pt.

    @Preto
    Uma situação perfeitamente normal em pc portáteis.

  4. Avatar de Malamen

    Isso (off-topic) é verdade. A gráfica onboard partilha da memória do PC.

  5. Avatar de Zeli

    atnção que para configurar emails como o hotmail ( e penso que tb o yahoo) é necessario a instalação de um add-on. ja para o caso do gmail penso que funcione sem grandes problemas

  6. Avatar de Zethus

    @Zeli
    Está bem explicito que as configurações são para os principais isp´s nacionais. Sugiro que consultem a página oficial do programa para consultarem contas de correio internacionais como hotmail e outros.

  7. Avatar de jouze
    jouze

    Ola a todos!
    Eu já utilizo Thunderbird há x tempo, e tb a versão portátil. Acontece que com a versão portátil eu conseguia receber as mensagens do hotmail, através das dos aAdd-ons webMail e WebMail-hotmail. No entanto uma vez que tive necessidade de formatar o pc, voltei a instalar o Thunderbird e apesar de ter feito a configuração como das vezes anteriores, nunca mais consegui receber mensagens do hotmail, de resto sapo e gmail funciona 5 *****.

  8. Avatar de Miguel Jeri

    @Zethus
    Eu sei, estava-me a referir aos mails da sapo com suporte para POP3. Aliás, como disse atrás, tem lógica que a username seja só o nome até ao arroba.

    Cumps

  9. Avatar de Zeli

    @Zethus
    Não reparei nessa parte dos emails nacionais, sorry. de qualquer forma era so mesmo para chamar á atenção de quem quisesses configurar uma conta dessas não estranharem o erro.

    Continuem o bom trabalho

  10. Avatar de S. Costa

    Não querendo fazer publicidade, mas como tem haver com este tutorial, também fiz um mas explicar como configurar as contas Hotmail no Thunderbird, caso interesse a alguém podem ver aqui:
    http://scosta.webhs.pt/blog/?p=563

    Abraço!!!

    1. Avatar de André Filipe
      André Filipe

      Boas
      será que me pode arranjar esse seu tutorial visto que não dá para ver a partir desse seu link???

  11. Avatar de Jorge Alegre
    Jorge Alegre

    Na verdade o melhor é usar sempre o endereço completo.
    Isto porque na configuração de muitos servidores de e-mail as opçoes são:
    – Aceitar short account names na autenticação.
    – Forçar a autenticação com o endereço completo (full account name).

    Se usarem sempre o endereço completo, automaticamente superam o possivel erro de quando a opção “force” se encontra activa.

  12. Avatar de A.M
    A.M

    Todos os plugins para o Thunderbird estão aqui.

    http://webmail.mozdev.org/installation.html

  13. Avatar de Pheu
    Pheu

    Tem como por assinatura, e com imagens nele ??

    como ?

    1. Avatar de andressa
      andressa

      Bom, peguei essa informação no site Viva o Linux.

      Pessoal,

      Andei vagando por vários fóruns e notei que muita gente não consegue visualizar corretamente aquela sua assinatura bacana em formato .html no Thunderbird.

      A minha dica não é sobre como inserir uma assinatura no Thunderbird. Você já deve ter ido em Editar/Configurar Contas e indicado o caminho para a sua assinatura .html no campo “Inserir Arquivo com Assinatura”.

      A questão é: quando você vai em “Nova Mensagem”, visualiza tudo, menos as benditas imagens – os arquivos .jpg, gif, png ou sei lá…rs – que estão em suas pastas. O arquivo .html até aparece bonitinho do browser, mas o Thunderbird é implacável!

      Bom, mãos a obra. A dica é menor do que esse texto introdutório. Na verdade a dica reside no código html bem formulado. Veja:

      Abra seu arquivo html com seu editor favorito. Está vendo a instrução ou tag “IMG SRC=” onde você informa a localização de sua imagem? Para arquivos localizados no seu micro, deve informar algo do tipo IMG SRC=”file:///diretorio/minha_img.jpg”. A sacada é FILE:///. Quando você indica uma imagem de algum site da internet, usa-se IMG SRC=”http://exemplo.com/minha_imagem.jpg”, mas quando o arquivo está armazenado localmente, não esqueça; IMG SRC=”file:///diretorio_path/minha_imagem.jpg”.

      Ok galera?! Abraços.

      Marcelo Lucas
      LPI000123305
      marcelo.lucas@computerconsulting.com.br
      slackmoon@gmail.com

  14. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    @jouze

    Se como o OE antigo tbém configurava o Hotmail(tbém o IG) até a mudança de só para quem tinha MSN Premium ou Hotmail Plus. Quem tinha já configurado funcionava até que fizesse nova, daí não mais. Estou usando WindowsLiveMail e configura todas as contas(Hotmail, Gmail, IGmail…) sem necessidade de adds. E filtra o Spam. Ainda não testei o referido aqui.

    Abraço

    Iv@n

  15. Avatar de Miguel Santos

    O Hotmail usa protocolos proprietários, logo só se consegue aceder a este usando programas da Microsoft (Outlook e Outlook Express).
    POP3 é um protocolo aberto que todos os programas de correio electrónico são compatíveis e o Gmail e todos os outros usam este protocolo.
    Portanto é natural que se tenha de usar “addons” para o Mozilla Thunderbird para aceder ao Hotmail.

    1. Avatar de Gary Santo
      Gary Santo

      bom dia gostaria de saber ao certo como configurar o Thunderbird através desta minha conta é possível?
      gostaria de ter mas informação…

      um abraço…

  16. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Mas a Micro$oft condicionou a configuração da conta Hotmail(a IG foi atrás tbém a Bol por um tempo, vincularam um aceite de recebimento de propagandas e ofertas ), MO ou no OE, à assinatura paga do MSN Premium ou o Hotmail Plus. Liberou agora no Windows Live Mail.

    Abraço

    Iv@n

  17. Avatar de Mauro Rodrigues
    Mauro Rodrigues

    existe algum passo nessa configuração ou em outros casos que se tenha de colocar o username e password da conta ADSL, o tal as235234@sapo

    é que se tiveres vários pcs em rede a utilizarem a mesma conta ADSL, quando criamos novos emails no sapo, e depois configuramos esse novo mail no thunderbird, a certa altura acho que temos de colocar o username da conta ADSL, ou não ????!!!!????

  18. Avatar de Guerner
    Guerner

    Olá a todos.
    Agradecia que me ajudassem a conseguir abrir o Thunderbird. Após ligar o Pc e tentar abrir o programa, dá a informação de que o mesmo já se encontra aberto e recomenda fechar o processo ou reiniciar o sistema.
    Ajudem-me por favor.

  19. Avatar de Nikita RS
    Nikita RS

    Para configurar o hotmail no Thunderbird tanto para baixar os emails recebidos (POP) quanto para enviar emails (SMTP)

    Siga o tutorial abaixo:
    http://br.mozdev.org/thunderbird/hotmail

    Pode ser que ocorra o seguinte erro: negative vibes from…
    Vá até ferramentas – complementos e na extensão Web mail – Hotmail nas opções ajuste para WebDav ou Hotmail Live (Novo Sítio Web). Para mim funcionou a segunda opção. Espero ter ajudado, valeu!

  20. Avatar de Manel
    Manel

    Viva …segui os teus passos todos mas não consigo! o mail que queria utilizar é o da universidade e é do género nome@ua.pt . Será que me podiam ajudar?
    abraço

  21. Avatar de eliana
    eliana

    ola nao consigo configurar fiz todos os passos solicitados e diz que nao é possivel conectar o servidor.
    tenho email do hotmail e yahoo e utilizo net discada se puder ne ajudar agradeço e prefiro resposta por email..
    grata helly

  22. Avatar de ed carlos
    ed carlos

    estou com dificuldades de configurar o hotmail no thunderbird, andei pesquisando na net sobre o asunto até que achei a paginas de vcs, acontece que versão do thunderbird que tenho instalado na minha maquina e versão 2.0, por favor se alguem puder me ajudar.

    agradeço

  23. Avatar de Tomás Sapage
    Tomás Sapage

    Também ando com problemas… Tenho uma conta hotmail e não recebe mails desde que a Hotmail modificou o serviço de mail… tenho muitos mails para ver e precisava urgentemente de uma solução obg (ps.: tbm tenho o 2.0)

  24. Avatar de Thales gc
    Thales gc

    Pode ser que ocorra o seguinte erro: negative vibes from…
    Vá até ferramentas – complementos e na extensão Web mail – Hotmail nas opções ajuste para WebDav ou Hotmail Live (Novo Sítio Web). Para mim funcionou a segunda opção. Espero ter ajudado, valeu!

    Eu estava com esse problema, a nikita resolveu p/ mim!!

  25. Avatar de Chileno

    Mesmoe eu deixando o meu thunderbird configurado para checar a existência de novas mensságens e para baixá-las automaticamente, ele não o faz. Não faz dowload de nenhuma mensságem até que eu não aperte o botãzinho do receive. Por que?

    por favor, mail me resportas para chileno.mathes@gmail.com

  26. Avatar de Ivani

    Não consigo acessar.Como usar senha se na configuração inicial não há o ítem ‘senha’?
    Que senha é esta?
    O autor do outro tutorial dizia para usar po3 ‘ueg’, smtp ‘ueg’…

  27. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    cade a porra do SMTP do hotmail nao tem? Quer dizer que so posso receber email pelo thunderbird aff

  28. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Ivani a senha pedida eh a do seu email.

  29. Avatar de Ricardo Santos

    Já agora, e eu já o fiz em tempos e agora não me recordo, como posso ter as mensagens que vou respondendo numa única conversação?
    Obrigado