Como ripar um DVD

33 Comentários

Muitos de nós “conseguem” filmes na Internet e estes vêm todos catitas com os 700MB prontinhos a caber dentro dum qualquer CD. Mas a grande parte dos programas não converte o nosso dvd caseiro (ou não caseiro) para um ficheiro avi de 700MB. Normalmente o ficheiro é muito maior. Então como fazer isso?

As alternativas são muitas. A maior parte são programas pagos mas agora é mais fácil encontrar programas gratuitos que nos permitem fazer este trabalho. Vamos então experimentar o DVD Decrypter com o Auto Gordian knot e o muito conhecido VLC player, sim este menino também converte dvd’s para avi!


Parte I
Vamos então começar com o DVD Decrypter. Em primeiro lugar o download. O programa está disponível na versão portátil e na versão normal, instalável. O Auto Gordian Knot está disponível também nas duas versões, a portátil e a normal.

O primeiro passo é seleccionar o modo IFO I. Nesta janela podemos escolher o local dos ficheiros a serem criados, os capítulos do DVD a converter, entre outras opções. Feito isto é só clicar no botão “DVD > Disco” para começar a converter.

Feita a conversão basta abrir o Auto Gordian Knot e aqui vamos :
Seleccionar o primeiro .vob e dar um nome ao directório para o ficheiro de saída.

No segundo passo, seleccionar o áudio (também o primeiro ficheiro) e legendas (se houver).

E agora, finalmente, vamos escolher o tamanho que queremos para o nosso filme. Se estivermos a gravar um programa de TV, 350mb são o suficiente, se for um DVD rip 700MB ou 1400 consoante o gosto do freguês.

Clique em “advanced settings” e escolha “MP3 VBR 128kbs”

Por último clique em “add job” e “start”. Depois disto é só ver o filme com uma super qualidade 😛

Parte II

A outra alternativa é o VLC Media Player, mais uma vez, disponível na versão portátil e normal.

Já com o DVD na drive clicamos em File e Open Disc… (ou CTRL + D).

Seleccionamos a opção DVD, Stream/Save e clicamos em Settings … Como podem ver também permite gravar um DVD para Audio Cd o que é bom caso seja um DVD de um concerto por exemplo …

No menu Settings seleccionamos “File” e escolhemos o local e o nome para o ficheiro a ser criado. Podemos também definir parâmetros como os codecs a ser utilizados, a taxa de transmissão de vídeo e áudio.

Feito isto é só clicar em ok e ele começa a Ripar o DVD. Neste programa não é tão fácil definir o tamanho final pelo que isso deve ser ajustado com um programa de conversão normal.

NOTA:
Este artigo foi escrito por Miguel Marinho para o Pplware.

– Downloads:

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de legnakrad
    legnakrad

    hum?

    é só de mim ou ao “riparem” este artigo retiraram-lhe 1/3 ?

    Oo

  2. Avatar de legnakrad
    legnakrad

    boas,

    errata:

    onde diz ”1/3” deve ler-se ”1/3 do conteudo”

    s/+

    l

  3. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Eu ando é aquui á procura de como meter três DVD num DVD+R DL com menus novos ou não sem que ele faça o reencode dos ficheiros. Preferência linux alguem tem uma ideia???

  4. Avatar de anibalCS
    anibalCS

    Alguem sabe como se ripa lucros dos bancos e das gasolineiras pa minha conta?

  5. Avatar de camexias
    camexias

    gostei do tutorial.

    será que dá de um avi de 800 Mb passar para 700 Mb para conseguir gravar num cd normal?

  6. Avatar de André

    Parabéns pela matéria !

  7. Avatar de Nuno Neves
    Nuno Neves

    Boas a todos. Eu por outro lado gostaria de saber como se passa um conteúdo ripado para ler no DVD da sala (a televisão é bem maior que o monitor). Ou seja gostaria que me explicassem qual os passos a tomar para tornar um dvd ripado possivel de ser leido num leitor de dvd convencional.

    Obrigadinho a todos!

  8. Avatar de t@ndre

    Vitor!!

    não percebi: “(ou não caseiro)”, que tipo de filmes estas a pensar?? 😛

  9. Avatar de Cartoon
    Cartoon

    @ Nuno Neves:
    deves querer dizer como passar um filme em divx ou rmvb, por exemplo, para o DVD (mpeg2 salvo erro).
    Se for isso, é simples. Basta utilizares por exemplo o Winavi. Se tiver legendas à parte, carregas o filme e as legendas ao mesmo tempo (é conveniente estarem na mesma pasta – ao carregares o filme para o Winavi, se não aparecer o ficheiro com as legendas escolhe em baixo no programa “all suported files” (ou um nome desse género))
    Depois é só carregar em converter. Mas antes é melhor criares uma pasta para enviar o filme e guardá-lo lá, se não depois tens que andar à procura dele.
    Já agora, se for permitido, está aqui o link com o programa “vitaminado” 😉

    http://downloads666.wordpress.com/2008/02/13/winavi-90-serial/

  10. Avatar de Cartoon
    Cartoon

    @Nuno Neves:
    esqueci-me de dizer que as legendas ficam embutidas no filme.

  11. Avatar de fernndo martini
    fernndo martini

    intererssante mas prefiro trabalhar c\ midias de DVD e usar o winavi p\ converter os filmes baixads p\ o formato de DVD

  12. Avatar de Nuno Neves
    Nuno Neves

    @Cartoon
    Acho que é precisamente isso que dizes que eu pretento.
    Vou tentar!
    Obrigado pela dica 😉

    Abraços

  13. Avatar de Cartoon
    Cartoon

    @ Nuno Neves:

    Já agora, depois para gravares o filme convertido para o DVD, podes utilizar o Ashampoo Burning Studio (desde que o conheci, mandei o Nero à fava).
    Escolhes a opção “Burn Movies and photos” e depois “Burn a video DVD from a prepared Folder”.
    Vais buscar a pasta onde está o filme já convertido e gravas isso num instante 😉

    Está aqui a versão grátis no próprio site da ashampoo (do lado direito):
    http://www2.ashampoo.com/webcache/html/1/home_2.htm

  14. Avatar de MuadHib
    MuadHib

    Tudo bem, mas com a banalizaçao dos dvds virgens e assim, quer dizer por 0.50€ tens um dvd, não será mais fácil usares o dvdfab, e dps pores no nero…mm usando um dual-layer (q cada vez sao mais baratos) é tão simples…e a qualidade fica intacta!

  15. Avatar de Cartoon
    Cartoon

    @ Nuno Neves:
    Afinal na versão 6.0, do Burning Studio, só aparece “Burn movies”. É que eu tenho a versão 8.0 e está um pouco diferente..

  16. Avatar de Nuno Neves
    Nuno Neves

    @Cartoon
    Obrigado! Mesmo agora que estava a abrir o mail para ver que comentário era, estava a pensar que software ía usar para gravar o dvd 😉
    Abraço!!

  17. Avatar de Cartoon
    Cartoon

    @Nuno neves:

    alguma dúvida, apita 😉

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Nuno Neves

    Para coverteres avi’s para dvd, podes usar o VSO ConvertXtoDVD. É tudo em um, e ao contrario do winavi, as legendas ficam opcionais (ao inves de coladas no filme)

  19. Avatar de manarte
    manarte

    @Nuno Neves
    Concordo com o “Pedro”!
    Sem duvida que o VSO ConvertXtoDVD é extremamente fácil de trabalhar, colocar legendas e até podes colocar 2 cd’s (em AVI por exemplo) num DVD. E até podes personalizar os menus. Tudo na boa e rápido!

  20. Avatar de manarte
    manarte

    Vitor e Miguel Marinho:
    Tutorial excelente! Cada vez temos mais curiosidade em cuscar o “nosso” Pplware! Tipo o “Bits&Bytes do 24 Horas!
    Sempre a frente!
    Thanks!
    😛

  21. Avatar de Cartoon
    Cartoon

    @ Pedro e Manarte:

    Concordo com vocês, o VSO também é um excelente programa e utilizo-o. Mas tendo em conta que o nosso amigo Nuno parece não ter muita experiência, o Winavi é muito mais simples de utilizar e mais intuitivo. E também cria um menu 😉

  22. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Eu tenho usado para ripar dvd’s originais o #1 DVD Ripper
    h**p://www.dvdtox.com/dvd_ripper.htm
    As legendas se as seleccionar-mos infelizmente ficam embutidas no vídeo.
    É mt bom, rápido e fica o avi com qualidade excelente.
    Os vídeos ficam com som AC3 surround.
    Suporta ainda conversão para os formatos:
    Apple iPod, iPhone, Apple TV, Microsoft Zune, Sony PSP, PS3, XBOX 360,Windows Mobile Pocket PC, Creative Zen Vision (and Vision M), Archos Media Player, HP iPAQ Pocket PC, Windows Smartphone, Video Cell / Mobile Phone, Windows CE
    # Rips all newly released DVD movies and home DVD in the market. (Unique in the world)
    # Rip DVD to Wii, PS3, Xbox360.
    # Convert recorded DVD to Windows Media Player compatible.
    # Rip DVD to MPEG1/VCD PAL/NTSC.
    # Rip DVD to MPEG2/SVCD PAL/NTSC.
    # Rip DVD to DivX, AVI, XviD.
    # Rip DVD to WMV((Zune, Pocket PC, XBOX 360, Archos Media Player, HP iPAQ Pocket PC, Creative Zen Vision…).
    # Rip DVD to MP4/H264 ,MP3, M4A,AAC for iPod, iPhone, Apple TV, PSP, Zune, Creative Zen players and many other portable players.
    # Rip DVD to 3GP, MP3, WMA, WAV, AAC, M4A for playback on almost all mobile phones.

    Eu acho este software o máximo, pena não ser free mas nada k uma boa dose de “vitamina C” ñ cure. Afinal esta a aproximar-se o inverno hehehehe

  23. Avatar de arkan
    arkan

    Valido o tutorial mas muito complicado…sempre ripei meus dvds usando:

    #1 dvd ripper
    # dvd fab
    # nero ahead dvd ripper

    o autognordian é bom, otimooo, mas so se vc tiver e fizer questão q o filme tenha qualidade DE DVD messssmo, mas é muito demorado, mas se for para ter com qualidade de dvd em torno de 3.65gb em avi 😐 é preferido gravar o dvd

    abss

  24. Avatar de Homem do Leme
    Homem do Leme

    O tutorial esta *****, mas o produto final ficou sem as legendas (guiei-me pela Parte I do tutorial). O que terei feito mal? Como posso colocar legendas (nao me apareceu para seleccionar, quando selecciono o som), menus e afins?
    Obrigado.

  25. Avatar de Miguel

    @Homem do Leme

    Obrigado pelas *****,
    Realmente a parte I é aquela que permite sacar “todas” as opções do dvd, incluindo as legendas. Agora os menus e isso nao aparecem em avi’s ou divx’s, para isso tens que copiar um DVD mesmo. Quanto às legendas ( no caso de estares a copiar um filme com legendas) tens sempre a opção de usar legendas externas pelo que recomendo que saques as legendas da net e as incorpores com o Auto Gordian Knot na opção respectiva ( n te esquecas nos settings de seleccionar “use external subtitles” e ou “force subtitles …”

  26. Avatar de Miguel

    @ arkan

    Referes aí programas que são pagos, este tutorial foi feito a pensar em programas a preço zero 😛 e em filmes com um tamanho final que caiba num cd e que tenha a qualidade original.
    Abraço

  27. Avatar de Phill Walker
    Phill Walker

    Pessoal gostaria de saber qual a melhor maneira de ripar partes de um dvd com filmes que foram gravados com uma camera vhs e voltar a juntar tudo noutro dvd com menus antes de cada filme. Tipo natal 2000, Carnaval etc no menu inicial do dvd para ser visto na tv?
    Abraço

  28. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Para converter filmes para dvd pesquisem por avi2iso

  29. Avatar de MoonRaider

    Algo complicado este tutorial, existem programas mais simples tal como o [PRG] DVDRemake Pro, DVD Rebuilder + CCE/Procoder, ou o DVDFab Platinum.

    Visitem o link para alguns tutoriais 🙂

  30. Avatar de Homem do Leme
    Homem do Leme

    @ Miguel

    Obrigado pelo esclarecimento, assim que tiver ocasião vou experimentar!

  31. Avatar de Ale.san
    Ale.san

    Legal, galera obrigado foram diversar dicas e baixei os programas DVD Decrypter e Auto Gordian knot , espero que consiga fazer comversões … eu estava tentando no dvd shirink, mas ele apanas destrava né? me responda quem entenda…
    bom gostaria de saber se o dvd utilizando DVD Decrypter e Auto Gordian knot, ficara apenas em um unico arquivo? e se ficara com cerca de 700mb ? ok e se os programas que vou instalar não são os melhores recomendados por favor..escrevam valeu abraço a todos….

  32. Avatar de jmgmad
    jmgmad

    Olá pessoal,

    Gostaria de saber se existe algum programa (s) para colocar legendas embutidas em filmes… existir sei que existe, mas qual é aquele que aconselham. Isto porque tenho filmes em .avi ou .mkv sem legendas que gostaria de passar para DVD com legendas embutidas para que depois possa visualizá-los numa televisão de sala! De preferência que não retire qualidade à definição que os filmes já trazem de origem…!

    Obg
    Abraço
    João Dimas

  33. Avatar de Leandro
    Leandro

    Parabéns muito bom !!!
    continue assim muito claro e objetivo!