Como criar um WebService no Netbeans? (Parte I)

34 Comentários

Os Web Services são muito úteis quando pretendemos desenvolver serviços e aplicações de grande escala/distribuídas… mas também para a interoperabilidade de sistemas! Os Web Services podem ser criados/programados nas mais diversas tecnologias e consumidos/invocados por vários tipos de aplicações (móveis, para desktop ou para a web).

Hoje vamos ensinar a criar um simples WebService no Netbeans.

web-service1


Quando se fala em plataformas para desenvolvimento, o Netbeans da Oracle é sem duvida uma das mais robustas, completas e populares pois dá suporte a um conjunto vasto de tecnologias.

Hoje vamos ensinar a criar facilmente um WebService. Para este tutorial usamos o Netbeans 8.2.

 

Criar um Novo Projecto Web

Para criar um novo projecto Web no Netbeans deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1) Criar um novo projecto (Web Application). Para isso escolher Java Web > Web Application

ws_000

 

Passo 2) Indicar um nome para o projecto e também a localização em disco do mesmo

ws_001

 

Passo 2) Para este projecto vamos usar o servidor GlassFish, (de referir que a versão do Netbeans instalada foi a Java EE). Depois carregar em Finish.

ws_002

 

Criar um Webservice

Para criar um WebService no Netbeans deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1) Botão do lado direito do rato sobre o projecto criado anteriormente e depois New > Web Service

ws_003

 

Passo 2) Indicar um nome para o WebService e também preencher o campo Package. Depois carregar em Finish.

ws_004

 

Testar o WebService

Uma vez que estamos a usar o GlassFish, este disponibiliza um “Tester” de WebServices. Para testar devemos começar por fazer o Deploy do projecto.

ws_005

Em seguida seleccionem o WebService e carregando com o botão do lado direito do rato escolham Test Web Service.

ws_006

Deverá abrir uma página no seu browser para que teste o Web Service. Por omissão, quando criamos um WebService é criada um WebMethod que escreve hello e a String que indicarmos.

ws_007

Aqui está o resultado “Hello Pplware” e a informação no pedido e resposta via protocolo SOAP (explicaremos num próximo artigo).

ws_008

E basicamente está feito o nosso primeiro WebService. Num próximo tutorial vamos ensinar a criar um WebMethod, dentro do WebService criado, que não é nada mais que uma função. Esperemos que tenham gostado e que tenham compreendido. Duvidas e questões deixem no mail.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tomás
    Tomás

    O netbeans é um lixo para desenvolvimento de projectos de grande escala em Java. O intellij é uma alternativa muito melhor.

    1. Avatar de minutogeek
      minutogeek

      Guarda para ti este tipo de coisas parvas…. Porque ao dizeres isso sem colocares lá uma ressalva deste tipo “Para mim o… é xpto”, fazes uma figura de urso desnecessária.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      São gostos muito pessoais.

    3. Avatar de 123asdasd123123123123
      123asdasd123123123123

      não digo que seja lixo, mas concorco que intellij seja bastante superior 🙂

    4. Avatar de Cenas e afins
      Cenas e afins

      Um é pago o outro não….

      1. Avatar de rand
        rand

        O IntelliJ também tem versão gratuíta, se não me engano não pode é ser utilizada para fins comerciais.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pronto, está tudo dito. netbeans ftw 😉

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Só para que fique aqui registado o IntelliJ IDEA Community Edition tem uma licença Apache 2.0 [1]. Com esta licença é permitido o desenvolvimento de software comercial [2] (quem quiser também pode pesquisar sobre este assunto pela net fora, há muita informação – talvez porque se estranhe um produto tão polido poder ser usado em ambiente comercial).

          Esta versão tem algumas limitações mas ainda assim é muito interessante [3].

          [1] https://www.jetbrains.com/idea/features/editions_comparison_matrix.html
          [2] http://stackoverflow.com/questions/1583995/am-i-missing-something-about-the-intellij-announcement/1584020#1584020
          [3] https://www.jetbrains.com/idea/features/editions_comparison_matrix.html

    5. Avatar de Alfredo Costa
      Alfredo Costa

      Ainda bem que o dizes, agora onde está o teu tutorial equivalente a este com um IDE que aches digno de ser usado pela tua superior pessoa?

  2. Avatar de Cebolas
    Cebolas

    Criar um webservice que corre no servidor embutido do IDE netbeans.
    “criados/programados” o que é que significa a barra neste contexto? E ou Ou? Normalmente a / usa-se para separar arigos (da lei) ou na formatação de datas.
    O termo correto não é função, é mesmo método.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quando crias/programas. O método não é nada mais que uma funcao (em PT) não no mundo da programação

  3. Avatar de bola
    bola

    Boa dica aproveitem a viagem e mostrem ao pessoal em visual studio também, boa iniciativa.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A ver se alguém aceita o desafio. Instalar o VS dá-me arrepios 😉

  4. Avatar de HM
    HM

    Netbeans??
    Deixem de usar o Netbeans porque vai morrer muito em breve (source: trabalho na Oracle)
    Existem melhores opções e igualmente gratuitos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A sua morte já é anunciada há mais de 10 anos 😉

    2. Avatar de Tico
      Tico

      Quais são essas alternativas melhores e gratuitas?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Eclipse talvez…não considero que seja melhor

  5. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Bom dia. Antes de mais bom artigo, muito informativo.
    Gostaria de saber se vão fazer esta rubrica de tutoriais usando SOAP? Não era preferivel explicar com o REST?

    Uma sugestão, como criar um web service usando a framework spring MVC.

    Cumprimentos,
    Pedro

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Começamos por SOAP e depois naturalmente avançamos para Rest

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Sim REST é o aconselhável mas eles vão fazer nos próximos.

      Abc

    3. Avatar de Pedro Costa
      Pedro Costa

      Muito obrigado pelas respostas. Tenho alguns conhecimentos na framework spring, tendo desenvolvido um web service com esta framweork, mas estou sempre pronto a aprender mais.

      Cumprimentos,
      Pedro Costa

  6. Avatar de ruiz
    ruiz

    Perdoem a minha ignorância mas….isto serve para que?

    1. Avatar de Daniel Moreira
      Daniel Moreira

      Aplicacoes web

    2. Avatar de jonasfreitas3
      jonasfreitas3

      exemplo: tipo tens uma base de dados, queres partilhar informação com terceiros, mas nao queres dar acesso a BD, crias um webservice com parametros de entrada…e devolve os resultados que pretendes baseados nesses parametros…no fundo é um acesso a BD indirecto sem afectar a seguranca da mesma (neste exemplo, podes aplicar em diversos outros casos)

  7. Avatar de Joao Ferreira
    Joao Ferreira

    Muito bom! Obrigado

  8. Avatar de minutogeek
    minutogeek

    Quem estiver a usar a versão 8.x pode encotnrar um problema que lhe impede de ver o resultado. Para tal ºe necessário adicionar isto no netbeans.conf na linha “netbeans_default_options: -J-Djavax.xml.accessExternalSchema=all depois é só fazer ESQ (se estiverem a usar o vi).

  9. Avatar de João
    João

    Para testar,
    bem melhor que o NetBeans, é o SoapUI, que tanto testa SOAP como REST.
    Uso com relativa frequência para testar WS dos quais não tenho o código fonte.

    Ver em http://www.soapui.org

  10. Avatar de jonasfreitas3
    jonasfreitas3

    a minha dúvida é..ainda alguém em 2016 usa SOAP? respostas em XML..wtf?…REST…JSON all the way…

    1. Avatar de João
      João

      Ui,
      é assim que se topam os juniors a milhas 🙂

      Sabes que, quando sai qualquer tecnologia, o mundo não vai atrás todo a correr fazer as migrações, para começar porque custam dinheiro, ninguém no seu perfeito juizo faz uma migração a correr para um processo crítico ao negócio.

      Essas migrações vão acontecendo naturalmente quando +e preciso mexer por qualquer outro motivo, e assim a tecnologia “antiga” ainda co-existe durante anos e anos.

      Nem sempre se anda a fazer coisas novas, também é preciso manter a funcionar as que existem 😉

      à muitos anos atrás desenvolvi umas libs em FORTRAN, e quase de certeza que várias dessas ainda bombam … e foi em FORTRAN 77 …. com uns upgrades depois para FORTRAN 90 😀 (jesus do que me fui lembrar)

      Tenta informar-te por exemplo do processo de migração da SIBS que anda a decorrer, depois pergunta por timmings … e vais perceber o que é mexer em sistemas críticos … isto não é “epá saiu uma cena nova… bute lá migrar”

      1. Avatar de jonasfreitas3
        jonasfreitas3

        Sr. Joao, deves estar a confundir-me com outro…
        Sou do tempo do Cobol, Basic e afins, muito antes de existir Internet.
        Se isto é um tutorial é para pessoas que estão a COMEÇAR e não para projectos de continuidade, bla bla bla..(que mais valia teres ficado calado) para quem vai começar…começar com SOAP/ XML é tipo como eu agora fazer agora um tutorial de PASCAL….

  11. Avatar de Valter
    Valter

    Boas,
    Eu gostava de ter o meu próprio WebService e sei cria-lo a nivel de programar. Mas depois não sei como abrir o acesso a este… Para por exemplo poder aceder a partir de qualquer sitio.
    Algumas dicas?

    Obrigado