Comandos Linux para Totós – Tutorial nº14

17 Comentários

Aprenda a criar alias

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. Pelo feedback que temos tido de muitos leitores sobre esta rubrica, concluímos que esta “pequena” documentação sobre Linux tem ajudado muitos a darem os primeiros passos no mundo do terminal preto. Era esse o nosso objectivo e ficamos muito satisfeitos com todos os comentários. Não se esqueçam que podem enviar as vossas dicas por e-mail para serem publicadas.

O terminal preto está pronto? Let’s go…

totos


Depois de na última rubrica termos aprendido a criar utilizadores através da linha de comandos (ver aqui) fica já definido que nos próximos artigos iremos ensinar a criar grupos e a perceber a informação contida no ficheiro que mantém o registo dos utilizadores.

Para um utilizador que usa frequentemente a linha de comandos é normal usar o mesmo comando, com os respectivos parâmetros, várias vezes nas suas sessões. Por vezes, os comandos podem tornam-se “complexos” e extensos e nesse momento nada melhor que criar um alias para simplificar a invocação do comando.

De uma forma geral, e no contexto do terminal de comandos linux, um alias é um nome “amigável” que podemos atribuir para invocar um comando complicado de decorar ou então um comando extenso.

Sintaxe do alias
alias novo_nome='comando'

Vamos considerar o seguinte comando como exemplo:

sed -e "s/pedro/Pedro/g" < entrada.txt > saída.txt

E se fosse possível invocar o comando seguinte escrevendo no terminal, por exemplo, apenas sedpp. Para tal, basta criar o seguinte alias:

alias sedpp=’sed -e "s/pedro/Pedro/g" < entrada.txt > saída.txt'

Desta forma, além de ser possível introduzir todo o comando referido, podemos apenas invocar o mesmo, escrevendo sedpp.

No linux existe o ficheiro .bashrc onde podemos guardar de forma permanente todos alias criados. Assim, mesmo que façamos restart ao sistema, a informação sobre os alias criados não é perdida.

Exemplo do ficheiro .bashrc (para quem quiser editar o ficheiro pode usar o comando vi .bashrc)

# .bashrc
# User specific aliases and functions
alias rm='rm -i'
alias cp='cp -i'
alias mv='mv –i'

alias sedpp=’sed -e "s/pedro/Pedro/g" < entrada.txt > saída.txt'

# Source global definitions
if [ -f /etc/bashrc ]; then
. /etc/bashrc
fi

Fácil não é? Ficamos agora a espera da vossa parte de alguns alias que acham que seriam interessantes de criar no terminal linux.

E se eu pretende-se apenas escrever ‘e’ para desligar o sistema?

Artigos relacionados

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de santiago
    santiago

    muito bom pplware o pplware e pior que chocolate….viciante

  2. Avatar de André Neves
    André Neves

    alias e=’sudo halt now’

  3. Avatar de mana
    mana

    é possivel criar um alias com password de root ?

    1. Avatar de zener
      zener

      penso que sim por exemplo: alias mys =mysql -uroot -ppasswd ‘

      1. Avatar de zener
        zener

        esquece… li e não percebi

    2. Avatar de André Silva

      Referes-te a evitar estar sempre a escrever a password para alguns comandos? Se sim, podes personalizar isso com o comando visudo. Nele, basta acrescentar uma linha, consoante o que queiras fazer. Por exemplo, assumindo que querias correr o apt-get sem password de root. Nesse ficheiro, assumindo que o teu username é mana, colocas o seguinte:

      mana ALL=NOPASSWD: /usr/bin/apt-get

      E verás que apenas precisas de fazer sudo apt-get install … sem necessidade da password de root.

      Agora, era giro combinar isto num alias. Também é possível! Por exemplo, criar um alias chamado instalar que vai correr o apt-get. No ficheiro .bashrc ou equivalente:

      alias instalar='sudo apt-get install'

      E agora apenas precisas de fazer

      instalar vim

      e iria instalar o editor de texto Vim, sem pedir password.

  4. Avatar de Valquiria
    Valquiria

    alias e=’sudo shutdown -h 00’

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      em vez de 00 podes por ‘now’ 😉

      cumps

  5. Avatar de Marcos
    Marcos

    Fantástico esses totós, simples e contundentes.
    Espero que continuem a postar…rs
    Valeu

  6. Avatar de Duarte Nogueira
    Duarte Nogueira

    E se eu ‘pretendesse’ apenas escrever ‘e’ para desligar o sistema?

  7. Avatar de CCF
    CCF

    E ainda,
    alias e=’init 0′
    ou
    alias e=’poweroff’

  8. Avatar de André Silva

    Sobre os aliases (e até já foi dito aqui no Pplware) tanto podem ser bons, como perigosos.

    Por exemplo, um dos meus favoritos, e que já vem por omissão nalgumas distribuições, é o ll (ls -l). É bom, porque depois de algumas dezenas de listagens de diretórios, já poupei algum tempo considerável.

    Agora, perigosos porquê? Por exemplo, redefinir o “rm” para “rm -i” dá bastante jeito, para não perdermos algum ficheiro mais valioso no meio de lixo. Mas como nalguns casos uma pessoa se habitua a essa salvaguarda no seu sistema, perde-se um bocado a preocupação de saber em concreto o que se quer eliminar (no caso dos “rm *” (eliminar tudo)). Como tal, ao trocar para outro sistema que não tenha esse alias, as coisas podem ficar perigosas se não houver um backup à mão.

    É por isso que sou um bocado “anti-alias” e apenas o tenho definido para algumas sequências de comandos que uso com mais frequência e para algumas brincadeiras. Mas não nego que são bastante úteis em termos de produtividade.

    Outra dica, e que algumas distribuições também já fazem, é separar os aliases noutro ficheiro, por exemplo “.bash_aliases” e depois incluí-lo no .bashrc original assim:

    if [ -f ~/.bash_aliases ]; then
        . ~/.bash_aliases
    fi
    

    Dessa forma, podem partilhar esse ficheiro e sincronizá-lo entre máquinas, por exemplo.

  9. Avatar de Swimmer
    Swimmer

    Alguém usa Debian Mint?

    É que não consigo achar esse ficheiro.

    Já agora, que tal ensinar maneira de ter o nosso bash numa pasta do dropbox e ele lá ir buscar (assim tinhamos o mesmo bash em qualquer maquina).

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Se não tem, cria.

      cumps

    2. Avatar de Pedro Carvalho
      Pedro Carvalho

      x2
      O meu Mint Debian não possui o alias nem consigo instalar através do “sudo apt-get install alias”:

      E: Não foi possível encontrar o pacote alias
      ————————-//——————————–

      O comando “vi -bashrc” vai para um ficheiro que não tem nada haver.
      Também gosto da ideia da pasta do DropBox.

      Ajuda, pff

  10. Avatar de Pedro Pinto

    Já agora, para quem quiser carregar de imediato o conteúdo do ficheiro .bashrc sem ter de reiniciar o PC/sessão, pode usar o comando source ~/.bashrc

  11. Avatar de Leonardo Coutinho
    Leonardo Coutinho

    Muito bom