Cabo submarino de fibra ótica vai ligar Portugal ao Brasil

45 Comentários

As infraestruturas de comunicação têm uma elevada importância nas mais diversas áreas da sociedade. Nas comunicações transoceânicas grande parte dos dados entre Continentes passam por cabos submarinos sendo que as ligações por satélite são usadas normalmente num segundo plano, especialmente pela questão da fiabilidade e largura de banda.

Sabia que Portugal vai ganhar um cabo submarino de fibra ótica com ligação ao Brasil?


Será já em 2018 que um cabo submarino de fibra ótica vai ligar Portugal ao Brasil. Esta cabo permitirá a comunicação de Europa com o Brasil, com a novidade de não passar pelos Estados Unidos.

Em declarações à agência Lusa o presidente do conselho de administração da EllaLink, Alfonso Gajate, revelou que  o cabo terá cerca de 9.400 quilómetros e irá unir Sines a Santos, no Estado de São Paulo no Brasil, com ramificações para Fortaleza (Brasil), Cabo Verde, Ilhas Canárias (Espanha) e Madeira (Portugal).

O cabo não irá passar pelos Estados Unidos por razões estratégicas e de própria segurança da informação. Alfonso Gajate considera “absurdo” que oito dos nove dos atuais cabos submarinos que ligam a Europa à América do Sul passem pelos Estados Unidos, com 99% do tráfego de dados, e apenas um, obsoleto e saturado, faça a ligação mais curta.

O presidente do conselho de administração da EllaLink assegurou que “o projeto tem o apoio do Governo português” e que a empresa tem de equipar um centro técnico que já tem em Sines e estará também presente em Lisboa, onde irá conectar a uma série de outras ligações já existentes na capital portuguesa.

O único cabo que neste momento liga a Europa ao Brasil, denominado Atlantis-2, já está com a sua capacidade praticamente esgotada e é usado, principalmente, para comunicações telefónicas.

Além do cabo submarino de fibra ótica entre Portugal e Brasil, está previsto para 2019 um cabo que ligará a Espanha e o Brasil.

Lusa

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spokyman
    Spokyman

    Para quem pergunta o porquê de ser exclusivamente ou mais “propriamente” para as Ilhas de Portugal, a razão é simples, o cabo submarino vai permitir a outros operadores a acederem com “mais facilidade monetárias” e levar os seus serviços as Ilhas que não possuem neste momento nem Vodafone, nem Nowo como serviço de Internet.

    A razão é bem simples, existindo mais um cabe é uma porta aberta a uma nova concorrência, o cabo submarino é da PT e está aberto a uma oferta grossista, mas nem todos a querem pagar apesar de novamente ressalto e menciono que a PT possui EM ABERTO a possibilidade de outro operador poder usar o cabo submarino.

    Porem o preço não é “barato” para alguns apesar da NOS Madeira (usar esse mesmo cabo e pagar a PT) a VDF diz que são preços “caros e absurdos” porem a NOS utiliza esse mesmo cabo.

    Logo não é mentira que a PT está aberto a novas propostas, o problema é um ISP querer gastar ou investir € nas Ilhas, com este novo cabo “supõe-se” não se pode afirmar, volto a realçar não se pode afirmar, mas supõe-se que seja prático preços mais acessíveis de forma a melhorar a concorrência.

    Por cá nas Ilhas só existe de momento MEO e NOS a nível de Internet,TV,Telefone fixo.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isso só fazia sentido se também passasse pelos Açores. Mas não, só irá passar pela Madeira.
      E os Açores também precisavam por uma questão de redundância. Se acontece alguma coisa ao (único) cabo existente será o mesmo que voltar ao tempo das trevas.

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Voces já tem Vodafone?

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Wtf? Sabes pelo menos qual é o intuito das ligações submarinas? Nada tem a ver com operadores.. Jesus..

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Oh amigo José, eu não disse que teria mas “fibra ótica” diz muita coisa, alem disso existe um plano para fazer isso acontecer e a propria Vodafone, ANACOM já falou disso.

        Pesquisa, antes de dizer asneiras! Não há paciência para aturar gente que acha que sabe, mas afinal não sabe de nada ou faz de conta que sabe!

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Os primeiros cabos submarinos opticos foram instalados nos anos 80, servem para comunicações intercontinentais, puro e duro servem para aumentar a largura de banda de acesso a outros países/continentes e para diminuir os tempos de resposta, os operadores não são sequer para aqui chamadas.
          O que não há paciência é para pessoas que ouvem buzzwords e fazem ligações entre temas sem nexo nenhum.

    3. Avatar de M3mn0t
      M3mn0t

      Tanta falta de info por aqui……..
      Meus caros:
      1º acham que é caro? Ninguem obriga a pagar… se ao menos soubessem quanto custa o material\infraestrutura\ reparações até choravam…
      2ºRedundancia? Mas acham o quê ? Que está tudo pendurado em cima de um “unico” cabo? ….
      3º Como diz e muito bem o user @josé Rodrigues, Intuito das ligações submarinas nem passa pela prioridade de “ISP’s”

      Em suma, Spokyman, deveria ler\absorver\estudar e talvez vir aqui a este bom site criticar(de forma construtiva ou na forma de aprendizagem) este assunto.

    4. Avatar de int3
      int3

      Desculpa mas a MEO, NOS, Vodafone e NOWO (tier-3) não são fornecedores de internet ao nível deste Tier (tier-1) com a exceção da vodafone que é tier-2.
      Por isso não faz sentido. Os cabos pertencem normalmente a ISPs de tier-1.
      Cogent ou telvent ou HE são exemplos de empresas que interligam grandes fornecedores de serviços como a OVH, claranet, FCCN. Depois é que os operadores que estamos a contratar serviços de internet é que ligam a sua infraestutura a um ISP tier-2 (gigapix em portugal) para poderem estar ligados à internet. Compram IPs à RIPE para atribuir aos clientes da forma como lhes bem entender.

      O cabo não é da PT nem é da MEO. É de uma empresa que cobra a quem o usar que normalmente são ISPs tier-2 (que interligam vários ISPs tier-3 e empresas com redes dedicadas).

  2. Avatar de Gustavo Dezen
    Gustavo Dezen

    Irmãos se encontrando mais uma vez.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Não somos irmãos, o Brasil não faz parte nem da UE como pode ser nosso irmão? Nosso irmão é Espanha que está ao nosso lado, esse sim é considerado o nosso “irmão” próximo, e com qual temos boas relações felizmente e ainda bem.

      Brasil fica muito longe, brasil e Portugal são paises que não são nada distintos, só se for pelo “Português” mas o Português é Português de Portugal logo não se é distinto em absolutamente nada.

      Não confundam PT-BR com PT-PT, la por terem português não significa que sejamos irmãos ou algo do género, posto isto brasil e portugal nada têm em comum (e ainda bem)

      1. Avatar de int3
        int3

        comentário desapropriado.

      2. Avatar de Astro
        Astro

        Pelo visto andavas a cabular as aulas de história, certo?

      3. Avatar de The Dude
        The Dude

        @Gustavo Dezen – Somos sim irmãos, esqueça lá o aziado acima.

      4. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Tristeza de comentário…

      5. Avatar de Vítor M.

        Spoky estamos mais ligados ao Brasil que a Espanha 😉 por isso, essa é a tua opinião, guarda-a bem, fecha-a num cofre, enterra-o no quintal e planta em cima um pessegueiro.

        Se não fosse o PT-BR, dado que são mais de 200 milhões a falar, 90% das apps nunca seriam traduzidas para PT-PT 😉

        Irmãos ou melhores amigos, a verdade é que a ligação é muito forte e fomos nós que a criamos. Tá certo mermão?

      6. Avatar de Bruna Tavares
        Bruna Tavares

        Spoky, es um grande palerma. Deixa de criar problemas entre brasileiros e tugas, nao fica bem nem pra ti nem pra ninguem.
        So nao temos melhores relacoes porque nao fazemos por isso. Por causa de gente como tu com mentalidades muito muito estranhas e infelizes.

        Gustavo, ignore, nem toda a gente partilha a opiniao do Spoky.

        PS: Lamento a falta de acentuacao, escrevo do estrangeiro.

      7. Avatar de Gustavo Dezen
        Gustavo Dezen

        Triste saber que tenha alguém a pensar desta maneira.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Triste é pensarem que todos têm de obrigatóriamente de partilhar a mesma opinião, então se assim for Espanha é irmão da colombia, peru, venezuela porque falam espanhol…

          Eu fico é triste com as vossas mentes, acham mesmo que eu fico chateado se um brasileiro dissesse o mesmo em relação a Portugal? Acham mesmo que sim? O que mudaria por uma pessoa ter dito isso? Vai acabar o mundo? Vai acabar com a vida humana? Muda algo? Não! Não muda ridiculamente nada.

          Vamos deixar de tentar agradar tudo e todos, e vamos la dar realmente a nossa opinião, independemente gostemos ou não é para isso que existe liberdade de expressão, e que eu saiba não insultei nem ofendi ninguem.

          Se sentiram-se ofendidos, não tenho culpa de serem sensíveis a um mero “texto” que deveria ser insignificante.

          Já estou a ver, qualquer dia temos pessoas a chorar atrás de um PC só porque leu um comentário da qual não concordava, ou não achava “correto”

          Vai um lecinho a esse pessoal? Vamos la ser mais adultos, e tentar compreender ambas as partes, se tu pensas assim Gustavo tudo bem, eu penso de outra maneira.

          E a maneira de que penso, não temos nada a ver uma coisa com a outra e é graças a essa coisa de pensarmos que somos irmãos que temos PT-BR como oficial nas aplicações e o PT-PT? Ah perâ já têm! Dizem eles, confundem e aplicam o PT-BR para tudo o que é sítio, eu pessoalmente quando tenho uma app que não tenha PT-PT e tenha PT-BR utilizo o Inglês é melhor, simples e muito mais eficaz e dispensa do “você” “galera” “beleza”

          Acordem pá, um comentário diferente de os vossos já é “um palerma, um ignorante” enfim, haja paciência para tanta falta de maturidade.

          1. Avatar de Gustavo Dezen
            Gustavo Dezen

            Se achas que é porque ambos falamos “Português”, é melhor voltares as aulas de história meu caro.

          2. Avatar de int3
            int3

            tu falhas numa coisa muito fácil. mesmo entre distritos em Portugal tens gírias, expressões, palavras completamente fora do contexto do português e no entanto são todos portugueses certo?
            O facto de no brasil terem expressões completamente diferentes das nossas fazem-nos serem diferentes de nós? Dentro do próprio brasil há vastas diferenças.

            Só tu e a tua ignorancia para nos fazer rir. Cresce um pouco.

      8. Avatar de CyberBattery
        CyberBattery

        A xefonobia é sempre assim… Paises da Europa acham-se superiores a Portugal, Portugal se acha superior ao Brazil e o Brazil se acha superior a outros países da América Latina. Isto nunca terá fim e todos saem perdendo, infelizmente.

        1. Avatar de int3
          int3

          isso é em todo o lado. até no brasil há muita gente se acha melhor que o resto.
          mas é a velha história do racismo. O branco diz algo mau sobre um preto é racista, um preto diz algo mau sobre um branco é liberdade de expressão e opinião.

      9. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
        Pedro Alexandre Costa Arantes

        E o que temos em comum com espanha? A língua? Brasil é como um irmão com quem cortamos relações a muitos anos…. :p
        Quanto ao português de Portugal tu também nao entendes patavina…. Da maneira que escreves deve ser portugues da Atrasadónia,… Ajuda ler o que escreves antes de clicar em enviar. esse cabo pouco ou nada vai beneficiar os operadores de serviço ao cliente. A intenção é encurtar a ligação entre servidores e consequentemente aumenta a velocidade e diminui os custos de ligação actualmente​ uma grande parte dos dados que chegam de servidores brasileiros vem pelos estados unidos, e como nas autoestradas, paga-se a passagem do tráfego. Quando abrir o cabo de 72 TB de Espanha uma grande parte dos dados vem directamente por ai. Fica mais barato para o operador mas para o cliente​ nao muda nada alem da velocidade que tende s aumentar. O actual cabo que liga Europa ao Brasil tek apenas 20Gb de capacidade, ou seja vamos ter 3500 vx mais velocidade na ligação directa. O resto para nos nada muda.

        Ricardo acontecer algona esse cabo é dificil, mas em ultimo caso existem os satélites para assegurar as comunicações básicas. Por essa mesma razão que sao guardados para segundo plano equipamentos que sao os pioneiros da expansão global da informação

      10. Avatar de Alc
        Alc

        Spoky, vai dar uma volta por Andrómeda!

      11. Avatar de Pardalão
        Pardalão

        deve ter sido um espanhol que fez essa observação.

    2. Avatar de João
      João

      Gustavo, não ligues ao Spoky.

    3. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não somos irmãos, quanto muito pais fundadores.

      Eu dispensava este cabo, agora o zika vai cá chegar mais rápido :\

  3. Avatar de Alvega
    Alvega

    Boa, gostei, e MUITO. Parece que esta tinha-me passado ao lado, pois o cabo entre Brasil e Espanha eu tinha conhecimento.
    “O cabo não irá passar pelos Estados Unidos por razões estratégicas e de própria segurança da informação”
    Este é o cerne da questão, com Amigos \ Aliados, como os EUA, ninguém pode estar descansado. Nao que os outros sejam melhores, mas ainda assim isso nao faz deles boa gente. Money,money, e ainda money, sao a unica linguagem conhecida lá por aqueles lados. Claro que de preferência Own money.
    Claro que com tantos pontos de ancoragem ao longo do percurso, logo….logo vai ser feita uma derivação do mesmo e possibilitar a devida intercessão de dados. Esperemos que demore algum tempo e que venha a ser detectada, pelo menos nas 1ªs tentativas.

    1. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
      Pedro Alexandre Costa Arantes

      Na fibra óptica a interceptação é quase impossível. Implica ser feita nos equipamentos instalados em terra. Quanto aos amplificadores instalados no meio do oceano penso que não será uma boa opção para quem pretende interceptar os dados

  4. Avatar de Belmonte
    Belmonte

    “O cabo não irá passar pelos Estados Unidos por razões estratégicas e de própria segurança da informação.”
    Top! Infelizmente ainda há muitos portugueses a acharem que os americanos sao os nossos amigos. A Europa (e o resto do mundo) tem que deixa de estar dependente dos Estados Unidos.
    Já agora… para quando uma agencia de rating sediada na Europa?

    1. Avatar de Darth
      Darth

      No dia em que quem empresta dinheiro confie numa agência de rating europeia. São eles que decidem.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      E vou mais longe, porque será que os EUA, a Rússia e o Reino Unido tentam tudo por tudo para acabarem com a UE, com o Euro….. e porque é que a Europa não pode ter um exército único? Sairia muito mais barato para cada país!!!!!!

      1. Avatar de int3
        int3

        como é?
        Sai? então porquê? dá-me uma razão lógica.

      2. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        O caminho a europa é mesmo esse, ou vamos para uma europa baseada em estados federais ou a europa se dissolve.

  5. Avatar de Luís
    Luís

    Eu só queria que passassem um cabo de fibra óptica para Oliveira de Frades, que por alguma razão desconhecida têm-na, mas não está feita a ligação as casas. Tenho aldeias a 2km d casa que pertence a um conselho vizinho, que tem as ovelhas a navegar a grande velocidade!!

  6. Avatar de poiou
    poiou

    E que tal esticarem mais 100 m de fibra para chegar À minha rua?

    1. Avatar de androidwizard
      androidwizard

      ehehehehe

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Drop Cliente pode ir até aos 500mbs ( máximo numa bobine)

    3. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
      Pedro Alexandre Costa Arantes

      100 metros? Nao achas que estas a abusar? Eu pedi 5 metros vindos de norte ou de sul e nao tive direito. O Vizinho da direita tem. O da esquerda é uma casa abandonada a mais de 10 anos, e tem… Ate me ofereci para pagar a instalação completa e mesmo assim nao quiseram…. Mesmo para meter o cabo da zon foi só com ameaça que cortava os cabos todos da rua porque do poste vao todos a minha parede ( sim eu posso legalmente fazer isso e deixar os vizinhos impedidos de ter tv ou mesmo telefone fixo porque​ agora é proibido, pelo menos em teoria, passar cabos aereos novos, e a lei diz que eu nao preciso aceitar os cabos na minha fachada)

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Irá depois ser mais fácil de receber emails de spam e phishing do Brasil ehheheh

    1. Avatar de Gustavo Dezen
      Gustavo Dezen

      Ou ao contrário…

  8. Avatar de joao terra
    joao terra

    A informação que li era Espanha Brasil e não Portugal

    1. Avatar de mike
  9. Avatar de TIGOS
    TIGOS

    Sou da capital de São Paulo/BR e acompanho ha alguns anos o PPLWARE. Tenho parentes no EUA e ja trabalhei com tugas antes.

    Infelizmente alguns tugas (tão quanto BRs) quando vão pro capitalismo selvagem do EUA acham superiores a qualquer um. Conheci familia portuguesa em CT/US que me fez entender isso.

    Portugal e o Brasil tem muito a se beneficiar mantendo esses laços, todos ganham.

    Infelizmente esse Spoky é mais um que “por ser europeu” se acha superior. E pelo visto não conhece nada de historia.

  10. Avatar de ÉLIO
    ÉLIO

    NÃO MOSTRA TODOS OS CABOS SUBMARINOS SÓ DA MADEIRA TEM 6 ACTIVOS MAS EXISTEM MAIS.
    http://www.dnoticias.pt/documents/1/0/576×432/0c0/0d0/none/11506/OPBA/cabo.jpg