Guia para Entrega de IRS – Parte III

23 Comentários

Muito bem, agora que já temos pleno acesso ao portal da Finanças, está na hora de começarmos a tratar do preenchimento da declaração. O preenchimento será de uma situação normal.


Já dentro do portal, dirigimos-nos ao separador lateral Contribuinte > Entregar > IRS

Será agora necessário fazer o login de um ou de dois sujeitos passivos, conforme seja a sua situação. Neste quadro escolha também o “Modo de entrega”.

Existem 4 modos:

Iremos escolher a primeira opção que será feita em modo online, isto é, estaremos a preencher a declaração directamente no portal.

Para isso e como a estrutura da declaração é em Java, terá de fazer o download que será solicitado pelo portal quando este der falta da instalação. Quero apenas alertar que no Windows Vista e no Windows 7, a máquina de Java não carrega logo em simultâneo após a instalação. Para forçar devem reiniciar o sistema.

Com o Java a funcionar deverá aparecer a declaração. Se esta estiver previamente preenchida será mostrado um quadro a informar.

Esta é a imagem que lhe aparecerá. Nela encontrará algumas indicações que lhe serão úteis ao longo do preenchimento.

Temos agora vários quadros que serão nada mais nada menos que a folha de rosto do modelo 3.

O Quadro 1 (Código do Serviço de Finanças) o Quadro 2 (Ano dos Rendimentos) e o Quadro 3 (Nome(s) do (s)  Sujeito(s) Passivo (s) e número Fiscal de contribuinte) aparecem previamente preenchidos.

No Quadro 4, vamos informar que se trata da 1ª declaração do ano.

No Quadro 5, informamos qual a nossa residência fiscal.

No Quadro 6, será colocado o estado civil do(s) Sujeito(s) Passivo(s).

No Quadro 7, será preenchida, se houver motivos, algumas informações. Caso não haja qualquer motivo para preencher o ponto A e B não se esqueçam de preencher o ponto C. Aqui é solicitado que insira ou confirme o seu NIB.

Observações: Na declaração impressa aparecerá o Quadro 8, 9 e 10. estes quadros são preenchidos automaticamente.

Estes são alguns dos aspectos básicos e normais no preenchimento do modelo 3. Não podemos esquecer as ferramentas necessárias, como o Java e o Adobe Reader, para termos acesso à informação em PDF. Durante o preenchimento será solicitado pelo programa que grave periodicamente a informação inserida.

Existe a possibilidade de recolher da Internet um simulador de IRS, no modo de preenchimento online está disponível no quadro da declaração um simulador. Logo poderá acompanhar a evolução antes de submeter os dados para as Finanças.

Existem muitas ajudas na aplicação. Falaremos delas depois porque até momento não se justifica usar nenhuma delas. Não invalida que possa ir tendo conhecimento das mesmas. O quadro está muito apelativo e fácil de navegar. Os utilizadores menos experientes, não devem temer mexer nestes quadros, até ao momento de submeter, tudo pode ser alterado.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N_Lite

    Artigo útil. É sempre bom ajudar aqueles que têm mais dificuldade.

    http://www.nyzux.net

  2. Avatar de gsantos
    gsantos

    Artigo muito útil para quem está a fazer o seu IRS pela primeira vez. Alguém sabe onde encontrar informação detalhada sobre as despeças que são dedutíveis ou não? Obg.

  3. Avatar de NunoCast
    NunoCast

    @gsantos

    penso que este site poderá ajudar:
    http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6099/609945/article.jhtml?articleID=167612

    P.S. google is your friend, use it! 😉

  4. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Para aqueles que estiverem interessados, deixo o link para download do Guia Fiscal 2008 da Deco Proteste. Aproveitem que vale a pena. Tirem as vossas dúvidas.

    http://rapidshare.com/files/168149040/IRS_Guia_Fiscal_2008_DECO.pdf

  5. Avatar de tomaz
    tomaz

    Boas, a declaração para trabalhadores independentes já pode ser feita? estou um bocado perdido no meio disto!

  6. Avatar de Pedromi
    Pedromi

    Boas, quando preencho a declaração eletrónica e faço submeter, aparece-me um erro do javascript…ja apareceu a alguem?? Alguem sabe solucionar??
    Tenho o XP e uso o IE!
    Abraço

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    @ tomaz

    Tens de entregar na 2ª fase, que ainda não começou…

    Ou seja, quando esta fase de trabalhadores dependentes acabar, começa a 2ª que é quando deves entregar. Vê o calendário fiscal no portal das finanças.

  8. Avatar de tomaz
    tomaz

    @Bruno

    Pois bem me parecia, é que tentei preencher como está agora e não deu :S

    Já agora é possível fazer o IRS em branco, ou seja declarar 0€? é que no ano passado não tive qualquer rendimento por conta própria apesar de ter a actividade aberta!

    Obrigado!

  9. Avatar de Luis Alberto Belo
    Luis Alberto Belo

    Pessoal, digam-me uma coisa sff.
    Estou a trabalhar em Espanha, no entanto vou apresentar aqui a minha declaração de IRS.
    Alguém me sabe dizer se tenho k declarar os meus rendimentos de Espanha sabendo que faço todas as declarações e descontos em Espanha.

  10. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Boas,

    Para trabalhadores Independentes, quando é que reembolsam o dinheiro?
    É igual para trabalhadores dependentes?

    ——-
    http://www.cidadeviseu.com

  11. Avatar de schmack
    schmack

    Boas
    Quem tem subsidio do “Arrendamento Jovem” onde e que dados coloca no IRS???

    thnaks

  12. Avatar de UKN
    UKN

    Porreiro. Já me está a esclarecer alguns pontos.
    Obrigado tb aos que puseram esses links nos comments que não se perde nada 🙂

  13. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Tanta pergunta para quê? Façam o download do Guia Fiscal e tirem as vossas dúvidas. Está lá tudo bem esclarecido. Se não quiserem fazer o download do Guia Fiscal, podem comprar o mesmo em algumas Livrarias ou Quiosques, isto se não estiver esgotado.

  14. Avatar de aospapéis

    Não se esqueçam de que podem ajudar muitas instituições com uma parte dos impostos que pagam ao Estado

    Vejam informações em:

    http://aospapeis.blogspot.com/search?q=declara%C3%A7%C3%A3o+de+rendimentos

  15. Avatar de Graça Pina
    Graça Pina

    Olá,
    Como é que se entrega a 1ª. declaração do ano simplesmente com atraso???
    É que não é de substituição, nem com rendimentos de outros anos, nada. Estou só fora do prazo…? Agradeço a ajuda.

  16. Avatar de Rosa
    Rosa

    Como é possivel, dizer, que podes sumeter a declaração IRS (dados 2009), estando parte de uma manhã e também parte de uma tarde, sem resultados das FINANÇas. Tempo perdido, a conteceu (hoje),dia 11/03/2010 !
    O que me dizem em message é:
    – “Por motivos de ordem técnica não nos é possivel responder ao seu pedido”. “POR FAVOR TENTE MAIS TARDE”.
    Tentar e voltar a tentar a submeter a declaração ? …
    Quem paga o tempo perdido, a Luz gasta e o tempo, etc…, e o Ministro diz:
    – PAGAR ! —. “Mas, tem que ser,logo após 20 dias à submissão da declaração” !
    Meia palavra basta – Somos muito … ! … ?
    Cumprimentos, ao nosso Povo !

  17. Avatar de Mauricio
    Mauricio

    Alguem sabe? No início tenho a informação de que a minha declaração foi pré-preenchida… só que não aparece lá nada. nem no rosto nem no anexos A. Mesmo depois do blackout de ontem, que eu pensava que era para actualização, tudo na mesma. No ano passado funcionou perfeitamente, este ano não. Ajuda quer através de telefone quer por e-mail é mentira. Cansei de a pedir sem resultado. Há 3 dias que tento, ainda por cima com a páscoa tudo trava. Espero que me respondam antes do dia 15… já duvido.
    Cpmts a todos

  18. Avatar de Viktor
    Viktor

    Ola. Tenho nacionalidade Portuguesa e durante muitos anos fazia apresentacao de IRS em portugal. Actualmente vivo em Espanha(motivos laborais) e esta ano fiz o IRS aqui.
    A pergunta e- devo tambem faser o IRS em Portugal o nao so obrigado? Sea alguem pode indicar me lo agradecia.

  19. Avatar de José Vitória
    José Vitória

    Pretendo preencher a minha declaração de IRS seguindo as instruções acima referidas. Contudo, como não gosto de comprar nada sem antes saber o preço,agradecia o favor a quem me possa informar se o JAVA é gratuito ou pago e neste caso quanto custa- Obrigado.

    1. Avatar de Ana L
      Ana L

      Não compra. Faz o download apenas, é grátis.

  20. Avatar de Rafaella
    Rafaella

    Qual seria o codigo do servico de financas, nao sei informar nao sei oq seria

  21. Avatar de Marisa
    Marisa

    Boa Tarde,

    Tenho o sistema operativo VISTA e não consigo instalar o Java que é solicitado pelo Portal das Finanças!!!!
    Algum conselho?

  22. Avatar de João António Sena
    João António Sena

    Boa Noite… venho pedir uma ajudazita…
    Preciso de introduzir o IRS de um amigo que só auferiu o subsídio de desemprego.
    Sei que, pelo valor que recebe, não seria necessário ele introduzir o IRS, mas ainda assim, ele insiste que quer meter pois tem uma casa e despesas de saúde para inserir.
    Consigo introduzir informação nos Anexos A e H.
    Ao validar, obtenho uma mensagem de erro… “é preciso introduzir um valor nos quadros 4 ou 10”, embora não entenda a razão de ser de tal mensagem…
    Será correto introduzir o Anexo A, com o valor de 1 cêntimo?
    O meu obrigado, pela ajuda que puderem dispensar ao exposto.
    Um abraço
    João Sena