XP e Vista grátis e legal!!!

62 Comentários

Isto seria o verdadeiro sonho para qualquer utilizador mas esse sonho não será de todo impossível.

Muitos utilizadores infelizmente utilizam versões do Windows “crackadas” devido aos preços muitas vezes excessivos que a Microsoft pratica nos seus produtos.

Para combater a pirataria e arranjar uma alternativa ao software pago, alguns programadores têm vindo a desenvolver versões do sistema operativo Linux com um design bastante idêntico ao XP e ao Vista.

  • Vixta

O Vixta é uma versão baseada no Fedora com um gestor de desktop, o KDE para dar um visual de Windows Vista.

É de salientar que o Vixta está disponível em português de Portugal e em Inglês uma vez que o seu autor é bastante luso.

  • Famelix

O Famelix é um projecto feito por brasileiros e chilenos e baseado em Debian, apresentando assim os idiomas, português do Brasil e espanhol do Chile.

Igualmente ao Vixta, utiliza o KDE. Dentro das versões do Famelix estão disponíveis com design idêntico ao Windows XP e ao Windows Vista respectivamente as versões 1.3 e 2.0.

Claro que o leitor vai dizer: “Isto realmente é tudo muito bonito mas toda a gente utiliza o Windows, depois eu quero jogar jogos, correr aplicações e não posso.”

As distribuições Linux actualmente (e em especial o Vixta e o Famelix) têm uns programas incluídos dados pelos nomes de Wine e Winex que permitem correr as aplicações e jogos para Windows no ambiente Linux.

  • Famelix 2.0

Claro que o leitor vai dizer: “Isto realmente é tudo muito bonito mas toda a gente utiliza o Windows, depois eu quero jogar jogos, correr aplicações e não posso.”

As distribuições Linux actualmente (e em especial o Vixta e o Famelix) têm uns programas incluídos dados pelos nomes de Wine e Winex que permitem correr as aplicações e jogos para Windows no ambiente Linux.

Ainda existe desculpa por usar software crackado?

Este guia foi-nos enviado pelo nosso leitor SpeedRider. Obrigado pelo empenho e tempo que disponibilizou a partilhar com a nossa plateia.

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio jorge
    Antonio jorge

    Muito bom post!
    Parabens SpeedRider e pplware 😉

  2. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Pôs instalei o Hackintosh (roda muito que bem na minha máquina) e por mim ficava para sempre com ele (tão elegante, e não falo apenas do visual não, mas também da usabilidade e da inteligência), mas há um “lack” imenso de softwares, plugins para Photoshop e o cão… essa maçã é meio azeda. Linux idem.
    Então… Microsofre mesmo… fazer o quê… a gente sofre, mas se diverte.

    Agora, não entendi o título “grátis e legal”, pra legal, o Windows falta muito. Ainda há pouco uns erros malucos no Windows Explorer que fica executando operações ilegais (deveria ir preso!) e precisa ser fechado. Sempre isso. SEMPRE ISSO!!!!!!!! Não demora 1 mês de instalação nova e começa essa porcalhada toda!

    Só pra constar, sou usuário windows desde sempre e vou continuar sendo usuário windows para sempre. E quando fui trocar de máquina, optei DE PROPÓSITO por um PC, justamente por essa questão dos softwares, manutenção e facilidade de encontrar peças de hardware, etc…

  3. Avatar de B80

    Sim, senhor! Excelentes iniciativas tenho de experimentar. Além de tudo ainda devem ter a vantagem de consumir menos recursos que as versões do windows.
    Quanto ao software crackado, (in)felizmente ainda vai ser uma realidade pois as empresas utilizam todas, ou quase todas, ferramentas das grandes marcas (windows, adobe, etc) e uma pessoa para trabalhar tem que estar por dentro desses softwares. Ora como ninguém tem os milhares de euros necessários para ter esse software legal em casa, os cracks vão continuar a fazer parte das nossas vidas e um mal necessário.

  4. Avatar de Ice
    Ice

    não tem haver com este tópico, alguém me podia ajudar entre estas duas placas gráficas qual é a melhor? ASUS 2600 XT 256MB DDR3 e ASUS 8600 GT MAGIC 512MB.

    abraço,

  5. Avatar de knozer
    knozer

    “têm uns programas incluídos dados pelos nomes de Wine e Winex”

    bem isso e muito bem na teoria ma a realidade e qeu a emulaçao faz o pc ficar masi lento, como tal nao s etem akele desempenho…

    anyway a ideia e mt boa, e que a realidade e qeu se o proposito do pc nao for jogos linux faz tudo mt bem, a teoria de nao encontrar software para linux actualmenet e um mito, e a emulaçaod e software windows tambem e mt boa o unico problema e algusn problemas de incompatiblidade, e erros que surgem… enfim os dois SO’s ja tiveram mais distantes ;P

  6. Avatar de tyurias

    so peca pela demora.

    ja tinha falado ao pplware sobre o famelix à muito tempo

    mas mais vale tarde k nunka

    fikem bem
    hasta

  7. Avatar de Sérgio A.
    Sérgio A.

    @sniffer:
    legal de legalidade, não legal de “legau”, como vcs dizem pra mencionar uma coisa “bacana”!
    Língua traiçoeira xD

  8. Avatar de LemoN
    LemoN

    Eu cá acho que nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

    Gosto do XP tal como é, e gosto do ubuntu tal como é (uso os 2).

    Acho estas copias de look’s completamente descabidas, mas é apenas a minha opinião claro. Acho que o que tem graça no linux, seja ele qual for (ubuntu, fedora, suse, etc) é mesmo o facto de ser diferente, além das cenas do costume.. grátis e bom.

    Misturar alhos com bogalhos a meu ver, não tem muito assunto.

    Sobre o hackintosh, um dia vou experimentar a ver se o meu portátil se aguenta com o Tiger.

    Já agora, Oh Sr. Pplware, no outro dia mandei-lhe um mail sobre o hack feito ao firmware do iPod video para conter as novas features do iPod Classic (menus e assim). Viste esse mail ou nem por isso?

  9. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    @LemoN
    Que mail é esse? eu tenho um ipod video, como é que isso funciona?

  10. Avatar de Vítor M.

    LemoN não vi isso!!!!!!!!

    Importas-te de o mandar de novo? Raios parta o SPAM do Gmail….

  11. Avatar de LemoN
    LemoN

    @iL caPo

    Dá uma espreitadela aqui:
    http://www.ipodwizard.net/showthread.php?t=30444

    Não tem muito que saber para ser sincero… é só usar o ipodwizard com esse firmware e está feito (procura pelo tutorial, até tens videos no youtube e tudo)

    Experimentei e funcionou na perfeição, no entanto, não gostei muito e voltei ao firmware original do ipod video, mas isso são gostos, claro.

  12. Avatar de LemoN
    LemoN

    Vitor: E-mail reenviado!

  13. Avatar de Dário
    Dário

    Isto realmente é tudo muito bonito mas toda a gente utiliza o Windows, depois eu quero jogar jogos, correr aplicações e não posso

  14. Avatar de pouic

    Será que visual studio .net corre em linux? 😀

  15. Avatar de Pisquinho
    Pisquinho

    Boas

    Os ambientes estão muito bonitos, do famelix até já tinha ouvido falar, mas prefiro o Ubuntu tal como é. Quanto à questão do Windows e compatibilidade em Linux, eu nunca consegui funcionar muito bem com o Wine, então optei por instalar o VirtualBox no Ubuntu e o XP lá dentro (o Vista nem em sonhos, o XP é 1 milhão de vezes melhor!!!!) e está à 7 meses a funcionar como um brinquinho, corre todos os programas, jogos (quase todos os que experimentei… mas não se pode ter tudo), internet, rede, etc.
    E agora perguntam porque não trabalho directamente no XP se o tenho dentro do Ubuntu… é que faço todas as semanas uma cópia do ficheiro do disco virtual do VirtualBox e quando o XP começa com BSOD (Blue Screen Of Death) ou é infectado com Virus e Spyware… é só repor o ficheiro do disco virtual da semana anterior, não há cá reinstalações e bloqueios com o computador…
    Tudo o que puder fazer no Linux, faço… Office, Internet, E-mail, etc.. e tenho os meus ficheiros bem protegidos…

    Fiquem Bem

  16. Avatar de hugo
    hugo

    hahaha..como? tanta gente a dizer mal do windows e todos o querem copiar!

    Apontam sempre o dedo ao preço do Windows, por acaso o Mac OS é de graça? Nisso não falam voces…

  17. Avatar de BM

    Parabéns pelo post, está simples, explicativo e magnifico.
    Já estou a sacar o SO para testar mais tarde.

    Diz ali em um ponto que corre aplicações do Win. Será que corre o Office? ou tenho que optar pelo Open Office ?

  18. Avatar de Bruno Bernardino

    Se querem saber os programas compatíveis com Wine (tudo que corre em XP corre em Wine, com mais ou menos dificuldade, só ainda não consegui meter o Flash CS3 a funcionar, e é uma das poucas razões pelas quais uso Windows…) podem ver em:

    http://appdb.winehq.org/

    Mas atenção que por exemplo, se não tiverem uma licença de um programa que normalmente precisa (por exemplo o Adobe CS3) e o instalarem no Linux para correr com o wine, continua a ser ilegal 🙂

    Quanto ao Visual Studio, não sei se corre em wine (tenho algumas dúvidas que funcione a 100%), mas terei de experimentar…

    Já agora, e relativo também ao post, isso é bom para os utilizadores que só ficam presos ao windows pelo facto de não se “habituarem” a nenhuma das distribuições de linux, porque realmente eu gosto do ubuntu e do fedora exactamente como são (claro que personalizados, mas o “feeling” está lá)

  19. Avatar de OneBullet
    OneBullet

    Poderia disponibilizar para gente o link direto para download do FAMELIX Português BRASIL ou VIXTA ?

    Vlw 🙂

  20. Avatar de BM

    OneBullet, Vais ao site http://vixta.sourceforge.net/ que tens lá a secção de download.

    Bruno Bernardino, obrigado pelo site do wine 😉

  21. Avatar de OneBullet
    OneBullet

    Consegui o link do FAMELIX 2.0 – 665mb

    * Montagem Automática de Disquetes;
    * Ambiente Gráfico semelhante ao Windows;
    * Reconhecimento Automático de Impressoras (Locais e Remotas);
    * “Mapeamento”de unidades de Rede, através de Samba e NFS;
    * Compactibilidade com o português do Brasil;
    * Utilização de fontes comuns ao Windows (Arial, Times New Roman, etc…).

    Roda em i586,i686

    http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/redir.cfm?vid=191&uid=1031&flag=1&goto=osi%2E0%2E2%2Dxilemaf%2Fosi%2E0%2E2%2Dxilemaf%2F0%2E2%2Dxilemaf%2Fxilemaf%2Fbup%2Frb%2Epsu%2Etenpsu%2Erodatlas%2F%2F%3Aptth

  22. Avatar de OneBullet
    OneBullet

    BM tu é rápido 😀 vlw brother 🙂

  23. Avatar de OneBullet
    OneBullet

    BM desculpe encomodar, mas poderias me dizeres se este VIXTA do link que você me passaste está em PORTUGUÊS BRASIL ? porque sou do BRASIL 😀
    Obrigado

  24. Avatar de OneBullet
    OneBullet

    Ice diz:
    31 de Outubro de 2007 às 12:01 am

    não tem haver com este tópico, alguém me podia ajudar entre estas duas placas gráficas qual é a melhor? ASUS 2600 XT 256MB DDR3 e ASUS 8600 GT MAGIC 512MB.
    _______________

    Ice eu sem sombra de dúvidas pegaria a ASUS 8600 GT MAGIC 512MB se for também DDR3 e veja com o fornecedor se ambas tem SHADERS 3, pega aquela que possuir esta característica, pois se não você não poderá jogar os GAMES lançados apartir de OUTRUBRO de 2007

  25. Avatar de SpeedRider
    SpeedRider

    Já vi que o feedback não está a ser mau. 🙂
    Vitor, faltam os links directos para os sites dos autores:

    http://vixta.sourceforge.net/
    http://www.famelix.com.br/

    Não sería melhor acrescentar ao artigo?

    Cumprimentos a todos

  26. Avatar de Vítor M.

    É isto que eu gosto, eu vi que faltavam os links ao post… mas sabia que isso iria fazer com que esta massa de visitantes excelentes colmatassem a falta 😉

    Muito bom trabalho.

  27. Avatar de SpeedRider
    SpeedRider

    Ha… afinal foi uma estrategia de markting vitor. 😉

  28. Avatar de Vítor M.

    SpeedRider foi mesmo falha minha, mas eram 3 da manhã e eu nem conseguía ver bem as teclas 😉 hehehe

    Seja como for, parabéns pelo post, eu, pela parte que me toca, fiquei cliente desta alternativa.

    Sempre que possas e queiras… já sabes portas abertas para partilhares. Obrigado.

  29. Avatar de Kayn
    Kayn

    O post ta bom, mas está demasiado absolutista na parte que refere emuladores. Sou utilizador maioriatario linux (neste momento com ubuntu), ja acompanho desde há muito tempo este tipo de emuladores (wine, cedega, etc) e tenho a dizer que, embora estejam cada vez melhores e a compatibilidade esteja a melhorar a olhos vistos, ainda está muito longe dum winxp de raiz, infelizmente.

    Tenho por base não usar corporate bullshit, desde ha muito tempo, mas quando quero jogar um jogo (o que acontece cada vez menos) ainda tenho uma partição de 3Gb com o xp.

    Quanto ao tópico em questão, francamente não gosto da ideia Linux com look Vista, por algumas razoes:

    – linux consegue fazer FRANCAMENTE melhor em termos visuais que qualquer SO da M$ alguma vez conseguiu. Com 1/10 de recursos exigidos, também. Se assim é, porque raio haveria eu de querer trabalhar “capado”?

    – a M$ nao criou nada de realmente novo no vista, excepto erros. Em vez disso, apostou em atirar areia pros olhos do povo com aspecto gráfico, novo nome e voilá, temos s.o. novo. Que realmente, para quem ainda so viu windows na vida e, obviamente, ainda não teve oportunidade de ver melhor, a ideia aparentemente colou. Eles conseguem, efectivamente, impingir 600€ de software às pessoas, com looks minimamente decentes.

    Quanto ao resto das pessoas, não sei, mas eu ia-me sentir uma besta se desse a exorbitância que pedem pelo Vista, provavelmente até tinha que comprar um pc novo para o correr, para depois constatar que comprei um ambiente gráfico novo e zero de produtividade acrescida, até pelo contrario.

    Vai daí que, fazer distribuições linux com look Vista, até pode ter piada pelo gozo e ironia da coisa (maior productividade, mesmo look, M$-free). Mas de um ponto de vista realista, é, de alguma forma, seguir o mesmo caminho de desenganos que a M$ está a tentar fazer pegar, ou seja, não é ser melhor que eles, logo não consigo concordar.
    Esta não é a maneira correcta de fazer as pessoas mudar de s.o.
    E a tanga de fazer as pessoas sentirem-se ambientadas ao novo sistema por ter um look parecido, também não pega. As distribuições de linux (ubuntu, por ex) estão extremamente fáceis de utilizar. De tal maneira, que, sinceramente, acho até mais facil de usar que o windows, ou seja, não há mesmo desculpas.

  30. Avatar de Ti@go

    Muito boa a dica!

    Brasil: 2014 é aqui! 😉

  31. Avatar de Mukambu
    Mukambu

    Desculpem. Nao tem muito a ver com o caso mas ca vai.
    O meu velho quer-me oferecer um SO legal.
    E deu-me a escolher entre o Vista e o XP.
    Qual me aconselham?!
    Sem contar com a vertente estética do Vista, isso é indiferente!
    Qual é mesmo o melhor SO!?
    Muito obrigado

    PS- xcelente trabalho.

  32. Avatar de Strone

    quem estudar numa universidade que seja msdn AA, tem o software todo da microsoft grátis, excepto o office, e já agora, escolher entre o xp e o vista.. XP e’ claro..

  33. Avatar de t@ndre

    Não será isto um atentado ao Linux?? 😐 🙂
    Bom artigo 😉
    ———————–
    http://www.sounatural.com

  34. Avatar de Marco
    Marco

    conversas de linux x windows são tão inuteis e adolescentes…… Cada um usa aquilo que sabe, que gosta e que pode……

  35. Avatar de Ricardo mendes
    Ricardo mendes

    Desafio vocës todos a rondarem nessas merdas de linux, que so copiam o windows e a microsoft a rodarem esses aplicativos

    1-Game Painkille Overlord.
    2-Game Command e Conqueror 3 tiberium 1.09 ja patcheado.
    E dentro do jogo ativar as armas de plasma humana
    E dentro do jogo ativar as armas de plasma humana + Nod Atomica
    3-Pinnacle Studio plus 11 RENDERIZANDO um avi de 4.7GBS para DVD em menos de 1h e meia em x86 sem ser dual core.

    DESAFIO….

    Vcs nunca que vao conseguir…Linux eh LInuXO…tanto que aqui no Brasil, os pcs LIXO da positivo, todos eles uma porcaria, viam com o linux framelixo, e o fëdor_a, e ninguem usava.

    Nem a prefeitura da minha cidade ABC sp usa essa desgraca de linux,

    Desafio feito seus LInuXO….

  36. Avatar de Tjda

    O pior é que nem todos os jogos correm em devidas condições no wine

  37. Avatar de Sílvio Horta

    @Ricardo mendes
    Tanta raiva contra o Linux… Até parece que o Linux fez mal a alguém (com a excepção da Microsoft, claro). Não compreendo o que o seu comentário traz de útil ao post. “No Comments”

  38. Avatar de João Correia

    já que se fala aqui em SO’s da linux, ninguém me sabe dizer algum que funcione num pc daqueles bué antigos (tipo quase sem memória grafica nenhuma, processador menor que 1000 Mhz e disco rígido de 10GB)

  39. Avatar de luis
    luis

    @Ricardo mendes
    e diz me la quanto tempo e que demora a desfragmentar a tua supermaquina com windows!

  40. Avatar de Gilberto Neto
    Gilberto Neto

    Usei windows a vida toda, agora estou diante de um dilema, minha placa mãe tem um defeito(o qual não imagino qual seja) que o XP não corrige e fica dando pequenas travadinhas no processamento.. então estou sendo OBRIGADO a usar o vista.. então aparece esse post.. resolvo então experimentar esse OS pra testar em minha máquina, com esperanças de que me acostume bem com o Sistema e que rode as aplicações que uso no Windows!

    OBS: minha máquina é:
    Asus P4v8x-mx
    P4 3.2ghz HT
    1gb DDR
    GeForce fx 5200 128mb 128bits

  41. Avatar de Ricardo Mendes
    Ricardo Mendes

    Simplesmente usando o Raxco perfect disck 32 minutos,

    e são dois hds SATA2 de 350GB….

    E é raiva não….esse sistema é uma bosta, e ele para mim não existe, ele é virtualmente falando um LIXO como todo e como em um tudo.

    É q os babadores de linuxo sempre se vangloriam e nem a merda o linus trovalds usa mais essa merda….já q se envolve mais e mais no mac.

    e o q tem a ver desfragmentar com o q eu APOSTEI ???

    E para tornar as coisas mais claras:

    Desafio qualquer um a pegar essas versões FÊDOR_A e tentar rodar esse jogo:

    SO ISSO:
    => BIOSOCK com o patc 1.01 de outubro, e na terceira fase com todos os monstros e dando tiro.
    => Então tá, vao falar, ah é para rodar em pc lento, então tá…..Rodem então o aplicativo PINNACLE STUDIO PLUS 9 o beeeem antiguinho q com winxp e num athlon 1200ghz e 256mbs e hd de 20gb rodava.

    DESAFIO…….DUVIDO, nenhum linux aguenta, RODA….nem na merd do WinE.

    Talvez não tenha sido para vc algo útil…MAS para o resto mostra como o sistema como o racionio de quem defende essas merdas de LINUX q ele não passa de um sistema de lerdos….e não de lammers, hammers, e nem hamersters..kakakak.

    Sem mais DELONGAS…silvio horta, shut up !!!
    Ricardo..

  42. Avatar de ZeX
    ZeX

    Ricardo Mendes diz:
    “Nem a prefeitura da minha cidade ABC sp usa essa desgraca de linux”

    Portanto, de toda essa tentativa de argumentação, pode-se concluir que aí na “Perfeitura” usam os PCs para jogos. Good for you!

    Mais haveria a dizer, mas fico-me pela versão resumida ->> Get a brain!

  43. Avatar de hugo
    hugo

    Podem ler, depois digam qq coisa..a culpa afinal é do Windows ou dos PCs?

    http://www.pcworld.com/article/id,136649-page,3-c,notebooks/article.html

  44. Avatar de Pisquinho
    Pisquinho

    Boas

    @Ricardo Mendes

    Onde estão os teus argumentos para o caso de o Linux ser um lixo? Se é pelos jogos, e toda a gente sabe que os jogos é no Windows, isso é insuficiente.
    Quanto ao teu desafio, estás a falar de programas feitos de raiz para Windows… não para Linux, e se eu te desafiasse a correres programas existentes apenas para Linux no teu Windows e por isso chamasse ao Windows lixo? É a mesma coisa, os teus comentários são de quem é pouco inteligente e com falta de visão.
    Não te esqueças quando acedes à Internet estás a aceder através de servidores Linux em quase 90% dos casos, assim como quando alojas uma página num “hosting” também em 90% dos caso estás a alojar em servidores Linux.
    Sobre o Linus e o uso de Macs, não te esqueças, ou se calhar não sabes, que o MacOSX é Unix… o percursor do Linux.
    Agora, só mais uma coisa, existem muitos mais programas em Windows que em Linux, porque quando uma empresa faz um programa para Linux, mais tarde ou mais cedo acaba por faze-lo para o Windows, mas quando é ao contrário isso nem sempre acontece… ora isso cheira-me a discriminação.

    Nota: Eu sou um utilizador muito frequente de Windows, mais de 80% e muito pouco de Linux, os restantes 20%, mas mesmo assim não sou é cego, apenas os programas que tenho que usar no meu dia-a-dia de trabalho só existem em Windows.
    Nota 2: Lixo, lixo é o Windows Vista, até o MS SQL fica uma arrastadeira no Windows Vista, por comparação com o Windows XP. Em diversos clientes que actualizaram para o Vista já tive que fazer o “downgrade” para o XP.

    Fiquem Bem

  45. Avatar de Ricardo Mendes
    Ricardo Mendes

    Meus requisitos caro amigo, analista de sistema, e tecnologo em processamento de dados, e Ceo da empresa q trabalho.

    Fiz curso ministrado por uma empresa do surrrrr conceituada em lixo, ops linuxo, dessa merda de linux além de já ter ‘mexido’ nas distro lixus, fedorenta, framelix, ubuntusco, e a grande merd do morimtosco….p/ as empresas governamentais daqui queria por essa bosta aqui…..fizemos um teste em 4 prefeituras, e desas 4 prefeituras TODAS nos imploraram para por o windows nem que fosse o xp starter q HJ acompanha os pcs positivos que antes viam com a merda do lixo, ops…Linuxo, foi mal, confusão de teclas, mas é Lixo mesmo.

    E td configurado perfeitamente, certo, e verificado pela empresa citada….

    E ao contrario de vc de falar downgrade, e de regredir a tecnologias que vão sempre ultrapassadas, eu me especializo.

    Se vc é cego, leigo em linux o problema é seu, mas acredite não esta perdendo nada….linux é uma grande BOSTA.

    Deveria se chamar LInXO. kakakakka…

    Nem a porra da conectiva nem a porra da Fêdorenta brasil, soube resolver o problema que o LInuXO apresentava em grandes dados da prefeitura na area de hospitalar…akakaka….

    UM técnico deles ja q a distro deles ‘foi’ vencida, veio, e simplesmente no notebook dele: ‘windows xp’….

    akakakak..

    Então cara, se vc se sente ofendido, ou se acha q é cego, taca o LIXO, ops, linuxo, linuso, ah vc entendeu é tudo uma merda….rss no pc.

    Se vc fes downgrade, desgraçade para xp, então vc das duas uma ou não gostou do vista e prefere ficar com algo q ‘até cego’ sbe usar, e q ñ precisa de comandos e de kernels FDPs p/mexer, ou sua máquina é um lixo e ta precisando de um upgrade…kkk.

    Pq rodo ms sql da prefeitura sem problemas e tudo click’n’use….já q vc gosta de termos assim..

    PASSAR bem…ou como falam aqui: FICAS BEM, encerro por aqui:

    LINUXO é lixo….AH entenderam….

    Ricardo

  46. Avatar de ZeX
    ZeX

    Ricardo Mendes diz:
    “Meus requisitos caro amigo, analista de sistema, e tecnologo em processamento de dados, e Ceo da empresa q trabalho.”

    Isso quer dizer o quê, ao certo? Por cá temos um Engº com o curso completo segundo ele, embora feito por fax e não que deixa de ser um incompetente e mentiroso congénito que se julga uma sumidade . E no entanto está 1º ministro.

    Quanto a vexa, a julgar pelo nível da escrita e de argumentos que por aqui debita, as conclusões quanto ás suas habilitações reais e respectivo nível intelectual não precisam de mais justificações pois são muito fáceis de tirar.

    Cumprimentos,
    ZeX

  47. Avatar de Márcio

    Este post é baseado claramente numa sequencia de posts minha, por favor coloque os devidos créditos, sugiro inclusive que você vá ao site conferir e aproveite para corrijir algumas informações do seu post que estão equivocadas… Se quiser os links lhe envio por e-mail.

  48. Avatar de Márcio

    Inclusive localizei outro site que está usando essas informações e linkando para as imagens que estão no seu site e estão consumindo sua banda, se quiser verificar: http://tecnow.info/?p=171, a menos que o site seja seu acho bom você olhar, pois, eu bem sei o que é os outros gastarem a banda do host que pagamos….

  49. Avatar de @c!r
    @c!r

    estas aplicações deixam o computador uma carroça, falam mau de windows e tentam imitar e resumindo fica uma bosta ,,,

    windows é windows doa a quem doer

  50. Avatar de volca

    Baixei o hackintosh e instalei wmware, mas nao consegui instalar, para na tela inicial de boot, alguém teria ae um tutorial bom e se possível em PT?

    Demorei mo tempo para baixar a iso e fiquei a ver navios.

  51. Avatar de Willian Rosa

    Olá. sobre este artigo que publiquei no TecNow, me desculpe por não ter linkado para ca, mas o problema é que o Opera 9.5 para o Mac, fui editar, e coloquei as imagens do meu servidor, e modificou todo o artigo, tirando as imagens, os textos com links da imagens, uma bagunça, me estressei e apaguei o artigo.

    Hehehe

    Abraço.

  52. Avatar de Xavier Soares

    Muitos parabéns pelo artigo…

  53. Avatar de francisco
    francisco

    “Ricardo Mendes diz:

    1 de Novembro de 2007 às 11:06 am
    Meus requisitos caro amigo, analista de sistema, e tecnologo em processamento de dados, e Ceo da empresa q trabalho. ”

    Estes são seus requisitos!!! vc deve ter é um curso de asno.

    Muitos utilizadores de Windows (do tipo deste Ricardo Mendes) dizem que o Linux não consegue fazer muitas das coisas que o Windows faz. Mas será verdade? Se calhar precisam é de saber o que o Linux consegue fazer e o Windows não!

    1. Linux não tem problemas com viroses. Com Windows, nem o Steve Balmer consegue livrar-se deles. Mais? Why Linux isn’t affected by Viruses.

    2. O Linux não precisa de desfragmentação. O sistema de ficheiros é bastante eficiente e acomoda os dados de tal maneira que não precisa ser desfragmentado. Mais? Lê aqui.

    3. Linux não tem DRM!!

    4. O Linux não crasha sem razão aparente. O núcleo do sistema operativo (kernel) é separado do GUI (X-window) e das aplicações (Openoffice, etc). Mesmo que uma aplicação crashe, o núcleo do SO não é afectado. No Windows, se o Internet Explorer crashar, vai todo o sistema atrás….

    5. O Linux não precisa de reinstalações frequentes. Em Windows, se o sistema crashar, é extremamente difícil recuperá-lo, e é seguramente mais fácil reinstalá-lo. Com isso, muitas aplicações e preferências serão perdidas, e enquanto que as aplicações terão de ser reinstaladas, as preferências nem sempre serão recuperadas. Em Linux, reinstalações do mesmo só por falha fatal do disco rígido enquanto que muitas das coisas podem ser reparadas sem recorrer à reinstalação. Os benefícios são enormes, as preferencias e definições dos utilizadores podem ser preservadas mesmo que o sistema operativo tenha de ser reinstalado, bastando para tal haver uma partição separada para a /home.

    6. O Linux não precisa de reboots por tudo e por nada. O Linux é altamente estável e mesmo que uma aplicação crashe, o sistema não precisa de ser reiniciado, basta reiniciar a aplicação ou o serviço em causa.

    7. O Linux consegue ler em mais de 100 tipos de sistema de ficheiros. O Windows fica limitado aos seus dois sistemas de ficheiros (FAT e NTFS).

    8. Com o Linux tu podes ter o seu código-fonte e o direito de modificá-lo ou repará-lo se o quiseres e conseguires.

    9. O Linux pode ser instalado em qualquer partição lógica. O Windows apenas pode ser instalado em partições primárias. Mais? Sugestões de particionamento.

    10. O Linux é escalável, desde o PDA/telemóveis até supercomputadores.

    11. Linux corre missões críticas de aplicações e exemplos vem da Boeing.

    12. Linux tem menos bugs do que o software proprietário o que resulta na maior estabilidade. Mais? Estatísticas.

    13. Podes partilhar todo o software com os teus amigos, pois é legal fazê-lo!

    14. Linux é menos dispendioso, não só porque o sistema operativo é grátis, mas também as aplicações o são. Como o Linux não tem problemas de viroses, não há necessidade de recorrer a antivírus.

    15. Tanto o Linux como o Windows tem terminais de ambiente shell ( command prompt, consolas), só que o ambiente shell em Linux é incomparavelmente superior, podendo escrever-se programas inteiros num terminal.

    16. Linux pode correr dum CD, duma pen USB ou pode ser instalado num disco rígido. Windows, por omissão não tem essas opções

    17. Há grandes possibilidades de que o Windows tenha back-doors de modo que certas instituições (Governo dos EUA através das suas agências de espionagem) tenham acesso aos seus dados quando o quiserem fazer. Em Linux isso é impossível de acontecer porque o software é de código aberto e por isso se houvesse algo de errado, seria facilmente detectado e removido. Mais? How NSA acess was built into Windows.

    18. Tanto o Windows como o Linux tem um ambiente gráfico de trabalho, só que o Windows apenas tem um. Em Linux tens vários e podes usar o que quiseres e que mais gostares, sejam mais completos, mais bonitos, mais rápidos ou nem sequer usar um ambiente gráfico.

    19. Quase todas as distros de Linux vem cheias, ou com acesso rápido a milhares de aplicações como suites de office, software edição de fotos, etc. Não só tens o sistema operativo de borla, como não tens de pagar para teres as aplicações.

    20. Grande parte das distros trazem o Openoffice.org que tem a capacidade de escrever documentos e apresentações em PDF ou Flash. Com Windows terás de comprar software adicional (ou usas o Openoffice.org para windows).

    21. Quase todas as distros trazem IMs como o Gaim ou o Kopete, e que se podem conectar a todos os protocolos (Yahoo, msn, ICQ, etc). Com o Windows vens limitado ao MSN, que apenas se conecta com outros programas que usem esse protocolo ou o do Yahoo. E tem publicidade intrusiva… Pelo menos, os utilizadores do Windows podem usar outros programas multiprotocolos, puxando-os à parte.

    22. Copiar/cortar e colar é mais simples, basta selecionar o texto e no local de destino clicar com o botão do rato do meio. Mais fácil e rápido que o Ctrl+C / Ctrl+V do Windows e que também funciona em Linux!

    23. É fácil instalar um Media Center no teu PC com o Linux. Não precisas de comprar software adicional ou instalar um sistema operativo diferente. Mais? Instruções.

    24. Linux já há muito tempo que tem desktops a 3D, seja o XGL ou o AIGLX ou o Metisse. E sem exigir hardware ultima geração!

    25. Múltiplos “cortar e colar”, basta usar o Klipper ou o Glipper que ele vai memorizando várias sessões de cópias.

    26. Imensas funcionalidades existentes no Konqueror ou Nautilus que vem por omissão, como ripar CDs, espaço em disco, etc e nem por sombras vem com o Explorer do Windows.

    27. Vários gestores de ficheiros que podemos usar a gosto em Linux ( Konqueror, Nautilus, Thunar, Xfe, xFfm4, etc), enquanto que no Windows apenas tem o Explorer. É certo que depois podes puxar outros comerciais e não só.

    28. Practicamente qualquer distro vem já com excelentes aplicações de bases de dados como o MySQL ou o PostgreSQL.

    29. Linux tem vindo a ser utilizado em clusters de supercomputadores, aliás, a maior parte dos supercomputadores no mundo usam Linux. Windows nem sonha a tal!

    30. Em Linux podes ter vários utilizadores logados ao mesmo tempo, seja com ou sem GUI, bastando saltares de uns para outros com algumas teclas do teclado… Linux é multi-utilizador e multi-tarefa!

    Não estão todas, mas deve chegar.
    Cumprimentos a todos

  54. Avatar de jg
    jg

    li algures

    Para servidores, Use LINUX
    Para máquinas domésticas, Use LINUX
    Para máquinas de trabalho, Use LINUX

    aqui tem uma boa solução para arrumar de vez o Windows XP
    e Windows BOSTA ou será vista

    parabens pelo post

  55. Avatar de Bruno Bernardino

    @francisco

    valente 🙂 assim gosto de ver a defender e a apresentar argumentos CREDÍVEIS para o seu SO preferido.

    No entanto, não podemos deixar de dar algum mérito à Microsoft, eles contribuiram muito para a expansão de informática e informação a nível mundial.

    Na realidade, pessoalmente só uso Windows para jogar um ou outro jogo que o wine não consiga correr, e para visualizar websites em ambientes windows, quer em ie ou ff (têm algumas diferenças mínimas e ocasionais entre so’s, mas mais o IE), porque de resto dá-me muito mais prazer trabalhar em linux, é mais rápido, estável e organizado.

    Felizmente espero que a nível de jogos tudo mude, até porque as empresas que desenvolvem jogos começam a apostar no futuro (linux).

    Não sou anti-windows nem anti-microsoft, nem, na realidade, anti-nada.

    Da mesma forma que não obrigo (apenas aconselho) as pessoas a tomar as escolhas que considero as mais acertadas a nível pessoal (problemas pessoais, escolhas “difíceis”, etc.), também não obrigo a usar linux, simplesmente digo que é a melhor coisinha que anda aí 😉

    Abraço e paz para todagente 😀

  56. Avatar de Script D_J
    Script D_J

    BOM ACHO Q O LINUX É O LINUX E DEVE SER DO SEU JEITO, E NAO SAI CRIANDO VISUAL FAJUDO DO VISTA OU DO XP, PARA DAR UM JEITO DE ATRAIR MAIS USUARIOS!!!!!!

    OBS: DEPOIS FALAM Q SO A MICROSOFT COPIA…………….. E CASO FOSSE O INVERSO, A MICROSOFT TIVESSE COPIADO O VISUAL DO LINUX, MEU DEUS DO CEU, JA ESTARIA CHEIO DE COMENTARIOS CHINGANDO DE TUDO Q E NOME E JEITO A M$!!!!!!!!!!

  57. Avatar de marco
    marco

    como faço donwload destes skins/temas?

    obrigado !!