Windows 8.1: Saiba um pouco mais sobre a sua rede

40 Comentários

Agora que o Windows 8.1 chegou e está já instalado na maioria dos computadores que antes suportavam o 8, existem sempre algumas dúvidas e questões.

Uma das mais recorrentes, da lista de questões que me chegam, é como pode um normal utilizador ter acesso a informações sobre a rede a que está ligado, quer seja uma rede de cabo ou sem fios.

Pois bem, esta pequena dica vai ajudá-los a aceder rapidamente a essa informação, sem que tenham de se aventurar em janelas de terminal ou que tenham de decorar comandos de DOS.

win_8_rede_00

Toda a informação a que vão aceder pode ser usada para identificar a rede a que estão ligados, mas também para entenderem qual o endereço IP que vos foi atribuído ou quais os servidores de DNS que estão a usar.

É muito útil quando têm problemas de ligação à vossa rede ou, por exemplo, quando querem saber mais sobre uma das ligações que estão a usar para aceder à Internet.

Claro que toda a informação está disponível também através da janela terminal e com o recurso ao comando ipconfig, mas esta forma é mais gráfica e mais simples para os utilizadores menos experientes e com menos prática destas questões.

Como obter informação sobre a rede no Windows 8.1

Comecem então por colocar o rato no canto direito do vosso ecrã, para que a CharBar seja mostrada.

De seguida devem escolher a opção Settings na CharmBar.

win_8_rede_1

Uma vez seleccionada esta opção a CharmBar irá mostrar toda a zona de definições do Windows 8, com várias opções passíveis de serem seleccionadas.

Devem escolher a opção que se encontra em baixo, junto ao canto inferior direito do ecrã. Falamos da opção Change PC Settings.

win_8_rede_2

Esta nova opção dá acesso a um novo conjunto de possíveis zonas de configuração do Windows, e a opção que procuram é Network.

Escolham-na e acedam a uma nova zona das configurações do Windows 8.1, reservada às opções associadas à rede.

win_8_rede_3

Caso não esteja seleccionada devem agora clicar em Connections e passam a ter agora diante de vós todas ligações de rede suportadas pelo vosso Windows 8.1, quer estas estejam ou não activas.

win_8_rede_4

Ao escolherem a interface sobre a qual pretendem saber mais informações, será apresentada toda a que interessa e que o Windows tem sobre essa ligação.

Naturalmente que esta informação será mais ou menos limitada consoante a interface esteja ou não activa.

Consultem então aí informação tão relevante como o endereço IP associado (v4 ou v6), os servidores de DNS, o sufixo de DNS (caso exista), tipo de ligação à rede (no caso das redes sem fios), endereço físico da placa e até o nome do fabricante e a versão do driver em uso.

win_8_rede_5

Nesta mesma janela podem configurar que a ligação escolhida deve apresentar dados estimados de utilização e/ou se é uma ligação controlada.

Está então explicada a forma de terem acesso a informação sobre as ligações de rede que o vosso Windows 8.1 tem presentes e quais os dados que estas têm atribuídos.

Homepage: Windows 8.1

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Vale a pena trocar o Windowns 7 pelo 8???

    1. Avatar de Zukay
      Zukay

      pra mim o Windows 8 acaba por ser um Windows 7 com mais ambiente grafico e uma app Store.
      Eu troquei e gostei. Mas para trabalho acho o Windows 7 mais partido. Vai de cada um.
      Troca e experimenta. Não perdes nada..

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        pelo visual, o windows segue um padrão, mas pela estrutura é diferente, podes notar pelo XP, lembra, a única coisa que evoluiu visualmente foi o menu, que hoje está no xfce do linux, mas o win 7 é baseado no KDE do linux eo win 8 é no gnome ( por favor, me corrige se eu tiver enganado)
        Por isso é que eu to com receio. No meu not, eu uso e não troco o ambiente gnome, mas uso uma versão modificada pela turma no Zorin OS, versão 6.4 (vale a pena conhecer) e no PC, tenho o win 7 baseado no KDE do linux. O win 7 trabalha bem, por isso o receio de trocar.

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Acho que o windows 8 funciona perfeitamente para trabalhar, e as aplicações são bastante úteis se souberes escolher. Aconselho mais ainda a quem têm um touchpad multitouch devido aos atalhos que são bastante práticos, gestos baseados nos mac. Vais ter alguma dificuldade no inicio devido á falta do botão inicial clássico, mas talvez se instalares um programa tipo Windows Shell o impacto não é tão grande.
          Existem várias coisas integradas com o sistema que permitem que a experiência windows melhore, não precisas de programas como poweriso porque a funcionalidade de montar imagens já está integrada no próprio sistema, a pesquisa é fenomenal ainda mais com a atualização do windows 8.1. Quais são as caracteristicas do teu fixo/portátil?

      2. Avatar de Rui
        Rui

        O windows 8 é muito bom. Mas há uma clara diferença do modo de utilização, mas o win8 é mais directo, vou dar-te um exemplo. Queres procurar um programa, até ao windows 7, tinhas de navegar em inúmeros separadores até descobrires o dito programa, no win8 escresves o nome do programa e ele vai filtrando enquanto escreves, melhor é impossível.
        Já tive até o windows 8.1 pro, mas removi porque tornava o computador claramente mais lento, mesmo com 4 gb de memória. Já o windows 8 considero mais rápido que o 7.

        1. Avatar de killwill
          killwill

          É +ou-1 : sudo dist-upgrade

        2. Avatar de mc
          mc

          E desde quando isso é novidade? Só não fazes isso no 7 se não quiseres.

        3. Avatar de Tiago
          Tiago

          Estás enganado o 7 já fazia isso… uso todos os dias…

  2. Avatar de Leandro
    Leandro

    O que eu sei é que depois que atualizei para o 8.1 não consigo nem ver um vídeo no youtube sem que ele pare no meio.

    1. Avatar de Zukay
      Zukay

      Isso é estranho. Tenho PC com Win 8 e tablet com Win 8 RT e ambos sem nenhum problema

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        Tenho vários problemas, com vídeo (AMD FirePRO V8800) fica verde os vídeos. E problema para carregar vídeos. Eles param o tempo todo. Já atualizei o driver de vídeo, mas a questão da rede continua ruim.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Já escrevi em cima. Eu já tive o windows 8.1 pro x64 instalado e voltei ao windows 8 precisamente porque notava que o computador ficava claramente mais lento. Em relação ao windows 8 só tenho bem a falar.

          O 8.1 é bom mas só aconselho a computadores recentes e potentes 🙂

          1. Avatar de Nome (Obrigatório)
            Nome (Obrigatório)

            O meu portátil não é recente nem é potente e corre o Windows 8.1 tão bem quanto corria o 8, ou seja, muito melhor que corria com o 7.
            O que é que eu fiz? Procurei à pata as drivers mais recentes para os vários componentes, indo aos sites dos fabricantes.

          2. Avatar de Leandro
            Leandro

            Rui, eu tenho um X6 com 16gb de ram e uma FirePro V8800. Não é um computador menos potente. Drivers no Windows 8.1 estão sendo uma dor de cabeça pra mim.

          3. Avatar de boy
            boy

            Aconselhas mal. A tua máquina é que não está boa. Actualiza a bios e os drivers de todos os componentes. Tenho um Toshiba x200 com o 8.1 a funcionar sem qualquer stress.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Pois, pois. Tentem os drivers de um sony vaio de 2009 e vão ver o pesadelo. A Sony não deixa instalar drivers directamente dos fabricantes e eu tenho os drivers mais recentes que existem…. Feitos para o windows 7!!!!

    2. Avatar de paulo
      paulo

      eu tive o mesmo problema so ficou bem quando formatei w8 para estado de fabrica e depois atualizei para w8.1

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Para quem tem a versão 8 e usa a rede Eduroam, não actualize para já para a 8.1 .

    1. Avatar de André Filipe
      André Filipe

      em resposta ao Paulo, não vejo o porquê de quem utiliza a eduroam não actualizar para o 8.1. No meu caso até fiquei coma ligação muito mais estável que no 8 (não vai abaixo com tanta facilidade e não apresenta problemas ao ligar à rede)

    2. Avatar de Pedro Simões

      Porquê?

      Tenho o meu windows 8.1 a usar a rede eduroam dias inteiros e não tenho o mínimo problema.

      Qual o problema que detectaste?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Desde que actualizei para 8.1 não consigo ligar-me à Eduroam (Ualg). O mesmo acontece com colegas meus que também actualizaram. Pede o utilizador, dominio e password mas depois de todos os campos introduzidos diz que não consegue ligar (tenho a certeza que todos estão bem introduzidos).

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Um amigo, também esteve com problemas, no entanto tinha a ver com os drivers da placa de rede. Não será tb o teu problema?

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Onde posso encontrar drivers da placa de rede compatíveis para ligação à eduroam?

        2. Avatar de Miguel Costa
          Miguel Costa

          Um amigo estava com problemas em ligar… e quando desligou a firewall do Windows conseguiu imediatamente ligar-se!!! Sim, leram bem.. firewall do Windows!!! Até fiquei tolo dos olhos!!

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Qual o problema que encontraste? Não tenho qualquer problema, antes pelo contrário, o W8.1 está muito mais maduro.

      Lembro-me que havia uns conflitos entre as placas Wireless da Atheros e a rede edurom, mas isso na altura do Windows Vista

  4. Avatar de sakura
    sakura

    eduroam aimda a uso….em windows 8.1day update 23/11, all ok.

    windows 8 ……. E o FUTURO ….. nao perdao o tempo com o windos7.

    users > o windows 7 e igual ou menhor que o win 8 mas o 8 tem muitoooo caminho pela frente hoje o win 7 == win 8
    E IGUUAL. tem e uma UI do sec. 21, nao confundir com ios, linux, bbs,
    em linux ubunt salamadar.
    ios …. ???? esta no sec. XX nos 64bits…..e opemgl + ps3 sony ……..
    a MS ja passou isso a tempos……………….direcX 11 the best

  5. Avatar de Leo
    Leo

    Tenho um problema com a AMD e Intel talvez por causa da compatibilidade, por isso acabei por restaurar para o Windows 8

  6. Avatar de Jose
    Jose

    É preciso tutorial, no Windows 7 com dois cliques, tenho acesso a essa informação, http://i.imgur.com/3CpwCj1.jpg

    Ainda dizem que o Windows 8 é mais fácil de usar, lol.

    1. Avatar de André P
      André P

      Esse gestor de rede não é do sistema operativo, é do fabricante da tua placa de rede.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Oh andre se e para dizer barbaridades, mais vale estares calado.

        E Rochita, cada um tem a sua opinião, é favor de ter respeito pelos os outros e ser menos agressivo.

        Usei o Windows 8 desde do beta, e nunca vi nada que o faça superior ao Windows 7.

        As vendas e o lançamento do Windows 8.1 são o reflexo do quão o Windows 8 foi mau.

    2. Avatar de Rochita
      Rochita

      No windows 8 também só é necessário 2 cliques. Botão direito no canto inferior esquerdo e clicar em ligações de rede. Não queiras começar a dizer que o windows 7 é mais fácil de usar, nunca usaste o windows 8 diariamente, se queres comparar atalhos, funcionalidade, fluidez é melhor estares calado porque o windows 8 é em tudo superior ao 7.

    3. Avatar de ThatFace
      ThatFace

      André P & Rochita

      A dupla de advogados da M$

      Parecem 2 crianças a defender os seu digimons favoritos…
      Isto já parece a Apple, pode ser um tijolo completo, mas aque defender até ao fim…
      A perfeição só se alcança com erros, e o windows 8 tem muitos, disso posso dizer, pois uso todos os dias.

  7. Avatar de k
    k

    Honestamente? Nunca nenhum windows foi tão fácil de aceder a esta informação e trocar um ip que no XP.
    A implementação do “centro de rede e partilha” foi uma borrada desde sempre. Não implementa nada de novo que já não houvesse e obriga a clicks extra. No win8 ainda se podia clickar com o botão direito do rato em cima da ligação para propriedades, o que fazia sentido sendo que o o win sempre teve usou a ideia geral de usar o botão direito como opções extra de contexto. No 8.1 nem isso e o único acesso é com o tutorial.

    Em minha opinião, em termos de configurações, a do pouco que melhorou foi o a partir do windows 7 o windows conseguir fazer uma coisa que já tentava desde o xp – instalar drivers directo da net sem grandes problemas. Tudo o resto em configurações não particularmente mais fácil e muitas vezes, muito mais moroso. Por exemplo aceder ao painel de gestão da impressora para ver o que está na fila de impressão. No xp era directo. Em todos os outros exige pelo menos mais um ou dois passos extra.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Concordo plenamente! Esta coisa do windows 8 é muito giro mas para tablet, quem trabalha e precisa de despachar as coisas quer é que as coisas sejam simples e directas e estas alterações não foram para melhor.

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    Também estou a ter problemas com o Windows 8.1
    Mau suporte na gráfica, alguns lags e hangups.
    Estou seriamente a pensar voltar ao 8.0

  9. Avatar de Alessandro
    Alessandro

    Li alguns relatos de lentidão e vou passar como resolvi alguns problemas. Instalei o 8.1 em maquinas novas e antigas. Fiz também a instalação em dois notes. Um Lenovo X220 e um Sony Vaio antigo. Somente duas ficaram mais lentas com o update. Resolvi isso fazendo a instalação clean.

  10. Avatar de Santos
    Santos

    Também sou mais um infeliz com o 8.1 , tenho um HP que comprei novo em Maio de 2013 com o win.8 , caí na burrice de atualizar pela loja para o 8.1, apesar de passar várias horas para atualizar depois nem sequer iniciou, esteve 3 horas a rodar aquele cordão de bolas redondo até que por fim vem dizer-me que aconteceu algo inesperado e voltou á edição anterior.
    Mas não ma dei por vencido, peguei numa isso que tenho do 8.1 e resolvi cortar o mal pela raiz:
    Preparei uma pen e arranquei o computador com a instalação do 8.1 limpei o disco e fiz instalação limpa, após isso fui ao site da HP e para meu espanto ainda não dispõem os controladores todos para o 8.1, ora então instalei os que havia disponíveis, e os que faltavam tentei mas sem sucesso por os do 8, começou logo ali a dar problemas, mas deixei ficar a ver no que dava.
    Não demorou muito a minha prova de teste, após fazer a ditas atualizações do Windows já não arrancou, tive de fazer o desligar forçado no botão de energia e depois já arrancou, mas era sempre assim, quando se fazia um reinicio nunca arrancava.
    Só funcionava o arranque na opção desligar, e passado uns minutos ligar de novo.
    Foi uma desilusão total, já para não falar em muitos pormenores, a maior parte dos antivírus existentes ainda não são compatíveis, no meu caso tenho o Kaspersky Pure e nem sequer se consegue instalar, solução fazer o RECOVERY de fábrica e aguardar por melhores alternativas porque o 8.1 para mim foi um desastre.

  11. Avatar de Santos
    Santos

    Em relação ao Wi. 8.1 ainda é muito recente e há falta de muitos controladores, programas, antivírus e afins compatíveis.
    Eu também caí na “burrice” de fazer atualização do Win. 8 para o 8.1 através da loja e meti-me numa carga de desespero, após umas longas horas de espera e estragar o que estava a funcionar bem, depois nem sequer conseguiu arrancar, estive perto de 5 horas esperando até que desisti e desliguei no botão.
    Tentei também fazer uma instalação limpa do W.8.1 mas também não tive sorte, aqui instalou sem problemas mas como a HP ainda não dispõe dos controladores todos para o 8.1, utilizei mas sem sucesso os do 8.
    Depois após fazer as atualizações do Windows começou a ter problemas em arrancar quando se fazia o reinicio do sistema, o arranque só funcionava na opção desligar e esperar uns minutos para ligar de novo.
    Foi esta a minha infeliz experiência de teste do Win8.1, tive de efetuar o RECOVERY de fábrica para resolver toda esta confusão.

  12. Avatar de Fernando neto
    Fernando neto

    OBrigado por as Dicas.
    Gostaria de Receber dicas de como configurar uma Rede no windows 8.1 e como trocar a Senha caso precise

    obrigado
    Ass. Fernando neto de sousa

  13. Avatar de Flavio
    Flavio

    o meu pc quando vou ver vídeos no youtube ou no facebook n carrega apenas veijo uma tela verde