WIFI Antenna Hack

35 Comentários

Este pequeno truque pode fazer a diferença. Muitas vezes são técnicas simples que pendem a nosso favor. Já mostramos neste post uma técnica diferente para aumentar o poder de difusão de sinal wireless, hoje voltamos com um outro truque… simples e funcional!


No vídeo é explicado como aumentar o material condutor capaz de uma captação maior, esta técnica poderá ser aplicada na antenas de recepção.

Faça o seu e dê-nos o seu testemunho, mas atenção, a responsabilidade por resultados menos satisfatórios será somente suas :D. Será que funciona?

Obrigado Paulo Izidoro pela sugestão.

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Primax
    Primax

    Para ajudar podem comprar uma antena que me parece ser a mesma demonstrada aí no vídeo neste site aqui:

    http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.5265

    Em relação ao site, é mais que de confiança, já aí encomendei tanta tanta coisa.

    Já encomendei uma e irei experimentar só pelo gozo ;D

    1. Avatar de sjk
      sjk

      O vídeo é deveras engraçado…

      Já agora, por curiosidade, quanto pagaste pelos portes/taxas de envio?

      1. Avatar de zl
        zl

        Eu também já estou farto de encomendar nesse site e sabes a melhor não tem portes e taxas / alfandega nunca paguei.

        Abraço

      2. Avatar de Primax
        Primax

        Afirmativo, FREE SHIPPING, tens é de ter cuidado com o que encomendas, tipo facas e afins, que ás vezes ficam presas na alfândega.

        Mas tens sempre o factor sorte. Eu já encomendei facas, bb guns… até agora nada parou lá.

        Ainda hoje recebi uma encomenda,um carregador genuíno para a psp.

  2. Avatar de ruca
    ruca

    Gostei do pormenor da palhinha pintada.
    Agora a sério: tecnicamente funciona, e permite ganhos de recepção nas antenas omnidirecionais. No entanto, é necessário ter muito cuidado no rigor das medições para não alterar o comprimento de onda.

  3. Avatar de Ganhotoman
    Ganhotoman

    Até fazia isto na fonera!
    deve ficar interessante.

  4. Avatar de Daminore
    Daminore

    Não consigo perceber o inglês do vídeo, alguém pode fazer a tradução? Obrigado

    1. Avatar de puff
      puff

      tas a brincar… So pode!

    2. Avatar de JDuarte

      Amigo,
      Tira o som e vais perceber tudo…. a serio….
      Eu não tive qualquer dificuldade em entender… mas basta olhar….

      Abraço.

    3. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      Ajuda com o texto em inglês?

      http://www.youtube.com/watch?v=efgO6q-IDVw

      Abraço

      Iv@n

  5. Avatar de PM
    PM

    Parece interessante, só tenho um questão.

    existe algum problema se o fio for maior??

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Na recepção, quanto maior, melhor; na emissão, tem que ter um comprimento múltiplo ou sub-múltiplo do comprimento de onda da frequência utilizada (3×10^8(300.000.000)/hz=mm).

      1. Avatar de Mrodrigues

        Isso não está correcto, tanto na emissão como na recepção, se não tiver um comprimento múltiplo do comprimento de onda não vai funcionar mesmo…

        Para o caso de antenas verticais, o comprimento ideal é de 1/4 do comprimento de onda, comprimentos superior ou inferiores
        vai aumentar as ondas estacionárias.

        Isso do quanto maior melhor é incorrecto e a teoria por trás das antenas é muito mais complicado do que isso.
        Fica o reparo …

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Esqueci-me do plano de terra 😛 (estava a confundir com dípolos horizontais) – já não me lembro muito do que li… :/

          Mas sobre a recepção, tinha-me sido dito há bastante tempo por um “técnico” (para um rádio de ondas curtas/médias) e a verdade é que a antena (um simples fio de cobre nu) funcionava “bem”, logo, nunca o questionei 🙂

          Pode sempre tentar isto:
          http://w5jgv.com/tree_antenna/index.htm 😉

          1. Avatar de Mrodrigues

            Sim, nesse caso sim, por exemplo o site que referiu a antena é para os 750Khz ou seja um comprimento de onda de 750m,neste caso 1/4 são 187m.. Nestes casos é mesmo necessário grandes grandes antenas ehhe. Por exemplo para comunicar com os submarinos a frequências VLF (3–30 kHz) São utilizadas KM de fio em postes de madeira para comunicar…
            http://en.wikipedia.org/wiki/Communication_with_submarines

  6. Avatar de Inluxc
    Inluxc

    Bem pessoal acho que vou esperimentar isso em casa logo.. a minha PS3 esta a precisar de um boost do meu router… hehehhehe

  7. Avatar de Paulo Ribeiro

    já fiz e funciona, por motivos profissionais acabei por comprar uma antena de 18Dbi e outra de 12Dbi para ter em 2 escritórios que ficam de frente separados por uma avenida, mas apenas comprei por serem escritórios e as antenas estarem a vista. a “hacked version” está em casa, não sei ao certo o ganho mas deve rondar os 3dbi.
    a pureza dos materiais utilizados e como se solda importa imenso!!!! nada de cortar muito curto, dá sempre asneira

  8. Avatar de Paulo Leite

    Já fiz… e realmente funciona…. quando substituímos uma antenas convencional, desde que mais pequena, regista-se o melhoramento do sinal.

    Em relação ao PM, não é conveniente aumentar o comprimento do fio, uma vez que é calculado para o comprimento de onda em que vai operar, neste caso julgo 2.4Ghz.

    1. Avatar de PM
      PM

      Obrigado pelo esclarecimento…

  9. Avatar de Paulo Leite

    Já agora, em vez da palhinha, tinha à mão manga termo-retráctil que usei e ficou 5 estrelas…

  10. Avatar de Computed Life

    mais uma coisa para experimentar já vi muitas maneiras de aumentar o sinal wireless.

    Cumps

  11. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Possível sim haver um ganho na recepção do sinal, mas tudo aí importa sim. O comprimento da antena, o diâmetro do fio, o nº de espiras da bobina, o diâmetro, o espaçamento entre elas e também seu posicionamento. Tudo é calculado em função do comprimento de onda da frequência de trabalho. Conforme as medidas usadas na bobina ela pode é se tornar uma barreira para a recepção dos sinais da frequência utilizada. Uma antena tem que ter sintonia com frações do comprimento de onda ou seja, 1/2(61mm para o centro de 2,412 a 2,484Ghz, padrão 802.11b), 3/4(91,5mm)…
    A bobina é uma divisão na antena e pelo que vejo no vídeo, usou 1/2 comprimento de onda na parte junto da base e um pouco menos de 3/4( para reduzir capacitancia)na haste final.
    Eu não faria a emenda e sim, salvando as medidas, soldaria direto ao conector.
    Como não é nada comercial, variações são toleráveis. Vale o teste.

    Abraço

    Iv@n

  12. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Este vídeo tem as instruções em Português (e de uma forma muito criativa!)
    antena wireless de 2dbi pra 5dbi
    http://www.youtube.com/watch?v=6taAWbtAEq4

    Pode ser adicionado também ao artigo!

    E aqui mais umas alternativas (antena caseira no formato Biquad com alcance de até 12dbi)
    http://bsone.blogspot.com/2009/05/4-dicas-para-aumentar-o-sinal-da-rede.html

  13. Avatar de Tomania

    Este site tem muitas outras maneiras de aumentar o alcançe de WIFI mesmo sem alterar e/ou degradar a antena original
    http://www.usbwifi.orconhosting.net.nz/

  14. Avatar de AirCrack

    Excelente, nunca tinha visto esse tuning 😉

  15. Avatar de Sérgio Pontes

    Parece ser bem facil de se fazer!

  16. Avatar de Mrodrigues

    Boa Sugestão Vitor,só uma pequena correcção “condutor capaz de uma captação maior, esta técnica poderá ser aplicada na antenas de recepção.”, não existem propriamente antenas de recepção,salvo equipamento que possuem uma antena para transmitir e outra para receber apenas nesse contexto…O hack apresentado no vídeo vai melhorar a capacidade de recepção e a de transmissão da mesma maneira, devido ao teorema da reciprocidade , que significa que as várias propriedades da antena aplicam-se igualmente para transmitir e receber sinais…portanto se este hack melhora a recepção vai melhorar igualmente a transmissão.

    Quando à antena melhorar, se respeitarem as medidas vai mesmo melhorar, devido a inserção do elemento helicoidal na antena, que aumenta a capacidade omnidireccional da antena, as antenas dos telemóveis (os que usava antena) era exactamente iguais a estes em menores dimensões.

  17. Avatar de BacK|TracK

    Boas a todos.
    Uma pergunta onde se pode comprar aquelas antenas da imagem?
    E o que devo ter em conta parar comprar uma.
    Eu gostava de uma que atingi-se 3km.
    []’s

    1. Avatar de Mrodrigues

      Para 3 Km, é melhor usar uma antena direcional, com está não vai lá não.. Opta por uma YAGI ou uma parabólica

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        As que estão na imagem são yagi (esq.) e parabólicas (as outras) 😉

        1. Avatar de Mrodrigues

          Pensei que se referia à antena do hack… 😀

  18. Avatar de Pedro

    Tenho uma box da Zon, uma Netgear, e uma Wii a 20mt. Queria ligar a Wii à net mas não tenho conseguido! Já experimentei este hack da antena assim como os menos invasivos.
    Nao queria mexer na wii, mas tudo indica que o problema seja a antena de recepção desta!
    O problema é o sinal passar por 5 paredes e não tenho como colocar isto mais directo!
    Alguma ideia para ajudar?
    Mas sim, este hack amplifica a distancia do sinal. No telemovel passei a conseguir ir um pouco mais longe.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Pela necessidade de uma ligação fiável e com boas prestações, e caso as soluções acima apresentadas não funcionem bem nessa situação, e também para evitar “mexer” na consola, sugiro mesmo um router adicional a meio caminho, ou mesmo junto à dita cuja. Fazes uma passagem de um cabo de rede através da preinstalação das linhas telefónicas (tiras 1 cabo e pões outro) ou então estabeleces um entreposto mais perto da consola, num ponto da casa onde o sinal ainda seja decente, e crias uma nova rede, tendo a 1a rede wireless como provider da ligação à internet, e ligas a consola na 2ª rede. com 30 euros ja fazes a festa. Eu tenho um prato e amplificador, e consigo uns confortáveis 200mtrs (da minha casa até casa dos meus pais), com umas 50 paredes pelo meio. Não é bonito nem barato, mas as redes do vizinhos nesse alinhamento moram cá todas 🙂

  19. Avatar de Lindomar
    Lindomar

    Eu também fiz e funciona !!! E veio bem a tempo.

    Acabei de comprar um adaptador wifi usb que tem pouco alcance e não estava funcionando com meu roteador atual pela distância, quando vi esta notícia não pensei duas vezes !

    Agora o adaptador wifi está sendo utilizado normalmente no meu computador !

  20. Avatar de Bruno Lemos
    Bruno Lemos

    mas como ligo isso ao meu router da meo???