Vídeolog Pplware – Salvaguarde o IMEI do seu Android

65 Comentários

Por See Mee para o Pplware

Todos os telemóveis possuem um IMEI, um número de identificação do equipamento. Cada um tem o seu e esse é um registo bastante importante nas funções básicas do dispositivo. Para a simples realização de uma chamada telefónica é fundamental ter esse “requisito”, já que sem IMEI a rede não efectua chamadas e não permite ligar à Internet.

Por vezes esse registo, devido a actualizações, alterações de ROM ou outras pequenas modificações, é indevidamente alterado no sistema. Se não houver uma cópia de segurança, poderá ser complicado voltar a ter os dados físicos que constituem o IMEI no software, o que poderá levar à necessidade de recorrer à assistência técnica da marca.

Neste vídeo vamos mostrar como pode salvaguardar o IMEI no caso de essa situação desagradável lhe acontecer.

videolog_16_560


Deixamos como sugestão alguns gestores de ficheiros que tiram partido de permissões root. Outros mais haverá.

Download: Root Browser
Download: ES File Manager
Download: Root Explorer

Canal YouTube SeeMee

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D
    D

    Em que situações em concreto se pode dar a perda do IMEI?

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      flashar mal uma rom. já me aconteceu num Samsung Galaxy S

      1. Avatar de Daniel Gomes
        Daniel Gomes

        Como resolveste?

        1. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          encontrei uma rom das originais e flashei essa, depois fiz backup da pasta efs depois flashei outra vez o cyanogenmod e restaurei a pasta efs, apartir daí todas as vezes que flashei nunca mais deu problemas.

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Eu sempre usei ROMS oficiais do Sammobile e fiquei sem IMEI e não tinha backup da EFS. Já tentei de tudo para recuperá-lo mas sem sucesso. Estás a dizer-me que se puser a cyanogen, tenho possibilidade de recuperar o IMEI?

  2. Avatar de Bruno Miguel
    Bruno Miguel

    Boa tarde,

    Eu tenho um Acer Liquid E2 Duo e não tenho esse diretório no Root.. Onde o posso encontrar?

    Parabéns pelo videolog 😉

    1. Avatar de Ricardo Mira
      Ricardo Mira

      Boa noite Bruno Miguel, desculpe não ter a resposta a sua pergunta, mas eu gostaria de saber se o Acer Liquid E2 Duo é bom e se o recomenda pk estou interessado em comprar um.

      Obrigado

      1. Avatar de André Correia
        André Correia

        Até 200 euros não encontra melhor muito fluido rápido bem construído recomendo mas no seu caso ponderava um nexus 4 mas se não quiser adquirir o nexus este não é nada mau

  3. Avatar de Hélio Ferreira
    Hélio Ferreira

    Eu no meu ideos x5 usei o ToolBox5irom

    1. Avatar de VSpeed
      VSpeed

      acho que funciona em vários modelos, não so no ideos.

  4. Avatar de LuisC
    LuisC

    Não consigo encontrar o directório “EFS” no meu Galaxy Mini.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Qual é o gestor de ficheiros que estás a utilizar?
      Tens permissões de acesso root?

    2. Avatar de Agatho
      Agatho

      Sobre estas questões de root tenho pesquisado mas ainda não encontrei ninguém que o faça comercialmente. Alguém dá me uma dica ou um contacto para fazer root?
      Obrigado

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Que equipamento é o teu?

  5. Avatar de Valente
    Valente

    Seria importante mostrar o local onde se pode ver o IMEI !!! Erro grave.

    Definições -> Acerca do Dispositivo -> Estado -> e aí se vê o IMEI. Se não estiver é porque há problema.

  6. Avatar de Rc
    Rc

    Por favor, alguém entendido que leia. É uma emergência!

    Conheço um rapaz que comprou um Galaxy S4 na fnac há 1 mês atrás sensivelmente. De um dia para o outro o telemóvel deixou de fazer comunicações (chamadas, etc) ele levou-o à vodafone na boavista, no porto, e encaminharam o telefone para os técnicos especializados da Tamet. Ao que diz o relatório, o telemóvel sofreu adulteração do sistema android (root ao que eles dizem). Ora, eu sei o que é root, tenho-o feito há meses no meu telemóvel pessoal, este rapaz que conheço nem faz a mínima ideia para que serve ou como se faz! O ridículo vem agora: a vodafone pede 230 euros por uma placa nova para reparar o telefone. Eu disse-lhe para não pagar, como é óbvio, porque ele não faz a mínima ideia do que se passou com o telemóvel. Lá na vodafone, o senhor que nos atendeu usou o *#06# para ver o imei e apareceu “null” e disse ele que ali estava uma prova de como foi adulterado. Pelos vistos ele foi à fnac hoje e lá também não assumem nada.

    Existe mais alguma solução?

    PS: mesmo eu sabendo fazer root e para que ser e etc etc, nem o recomendaria a ele, nem faz sentido sequer a um telefone topo de gama com 1 mês de uso, daí que isto é inédito, nunca vi uma situação parecida sequer. Ajuda pede-se por favor.

    1. Avatar de Nuno Sousa
      Nuno Sousa

      Não se se ajudará….
      http://xperiahtcrootingrom.com/repair-samsung-galaxy-s4-imei-fix-galaxy-s4-gt-19500-imei-error/
      verifique se nao é a versão 4g..pois essa pelos visto nao funciona

      1. Avatar de Rc
        Rc

        Pois, o dele é o i9505…

      1. Avatar de Rc
        Rc

        “The seller has to prove that the defect is caused by user’s actions before completelly voiding the warranty. Unless that, the standard 2 years of the warranty is still valid.” eu disse mais ou menos isto na vodafone. Pedi provas para me mostrarem como concluíram que o android foi adulterado. Apenas responderam que “os técnicos da Tamet ligaram o telefone ao computador deles, correram um programa que faz scan ao kernel e detectou automaticamente que não estava de origem” nem insisti mais porque estava para deitar aquilo tudo abaixo… E o problema nem é comigo(!), mas sei bem que o rapaz que conheço tá a ser aldrabado porque ele não faz a mínima ideia do que são roots, flashs, rom’s, etc…

    2. Avatar de Valente
      Valente

      E por acaso em Definições – Acerca do Dispositivo – Estado não tem lá o IMEI???

      1. Avatar de Rc
        Rc

        Não, nas definições também não aparece sequer.

        Vou testar as sugestões, muito obrigado! Cumprimentos.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Não percebi uma parte. Afinal onde foi comprado o equipamento? Na fnac ou na Vodafone? É que não faz sentido ir a sitios diferentes tendo o telemóvel tao poucos meses como foi referido.

      1. Avatar de Rc
        Rc

        Foi comprado na fnac. Mas como o problema, em teoria, era da rede ele foi à vodafone ver porque não conseguia fazer/receber chamadas/sms/mms. E os técnicos da Tamet (para onde a vodafone envia equipamentos 4G pelos vistos) disseram que o android tinha sido adulterado.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Ao existir esse “desvio” é normal a fnac não assumir, porque eles (fnac) nao sabem se a loja vodafone é um agente autorizado ou uma loja oficial. Isto implica que a empresa para onde vai a reparação do equipamento nao seja a mesma.
          Aqui fica uma dica para toda a gente que adquirir equipamentos e avariar ou algo do genéro usar a garantia nesse próprio sitio onde comprou, se não fica com o mesmo problema do nosso companheiro, não assumem a responsabilidade

          1. Avatar de Cláudio Esperança
            Cláudio Esperança

            A garantia também pode ser ativada diretamente na marca (por exemplo através dos serviços disponibilizados no país pela mesma ). Por vezes é mais simples resolver estas questões diretamente com a marca pois elimina o intermediário

        2. Avatar de Alex
          Alex

          Nesse caso sugiro irem à SOS Mobile.

    4. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      Como o Valente referiu e muito bem, em principio, o root não faz com que percas a garantia do equipamento. Para perderes esse direito, a marca/representante tem de provar que foi a instalação do root que danificou o equipamento, o que pode não ser assim tão simples de fazer.

      Por exemplo, se fores para um tribunal, a marca têm de provar inequivocamente que foi o utilizador que danificou o equipamento com as suas ações, algo muito mais dificil do que parece. Por exemplo, a causa do problema poderá ter origem num defeito de hardware, ou uma atualização de software que possa ter corrompido o sistema de ficheiros, e ao cliente basta introduzir uma destas dúvidas para que a argumentação da marca/representante caia por terra.

      Neste caso em particular, sendo um problema de software é muito estranho estarem a propor a troca de hardware. Pessoalmente recomendaria que se falasse diretamente com a samsung, indicando que existe uma não conformidade associada ao equipamento e solicitando o que tem de ser feito para ativar a garantia. Nunca falar na questão do root e se sugerirem que esta poderá ser a causa do problema, nunca assumam a culpa (pois, estão a tentar imputar as culpas ao cliente e perdem o direito à garantia nesta situação). Caso a marca não resolva a situação no prazo legalmente estabelecido, a reclamação é o passo seguinte e, caso mesmo assim o problema não seja resolvido, pode avançar-se para tribunal (embora geralmente nunca chegue a esta parte).

      Sugiro a leitura de outro comentário que fiz no pplware sobre este assunto onde deixo algumas sugestões para resolução de problemas semelhantes, devidamente fundamentados na legislação Portuguesa: https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/5-razoes-para-mudar-de-um-iphone-para-android-parte-i/#comment-731842

      1. Avatar de Rc
        Rc

        Muito obrigado Sr Cláudio. Já lhe enviei o link deste comentário para ele seguir exactamente esses passos. Pelo menos recomendei-lhe isso, primeiro tentar a via legal, “atacando” as marcas (fnac, vodafone e samsung) e posteriormente, se não resultar, testar a via roms oficiais e restore..

        1. Avatar de Cláudio Esperança
          Cláudio Esperança

          Sempre às ordens. Boa sorte…

      2. Avatar de zombie
        zombie

        Claudio, ja agora uma duvida :
        – se uma peça for apenas reparada, a garantia sera sp 6 meses (para a reparaçao claro)? ou ha algumas nuances ? ja vi espertalhoes a tentar impingir 3 meses.
        – se a peça ou artigo for substituida por uma usada ( nao ha reparaçao, apenas eh substituida por uma usada ao inves de nova, como comprar um carro usado em vez de novo) , a garantia mantem-se em 2 anos. eh mm assim ?
        grato p/ atençao

        1. Avatar de Cláudio Esperança
          Cláudio Esperança

          Olá Zombie 🙂

          Penso que a lei não seja clara no caso especifico da reparação, mas penso que neste caso de aplica o tempo de garantia remanescente para o bem adquirido. De qualquer modo, como consumidor, não és obrigado a aceitar a reparação do componente conformidade e podes exigir a substituição do mesmo. Neste caso é mais vantajoso para o cliente pois a garantia do bem substituído na primeira vez renova para o período de dois anos, isto é, passas a ter uma garantia para a peça substituída que vai para além da garantia dada ao resto do bem. Por exemplo, se for trocada a placa mãe ou o monitor de um portátil que tenha 18 meses, se essa placa ou monitor avariarem 30 meses depois da aquisição inicial do equipamento, são obrigados a proceder à sua substituição (não havendo neste caso reposição do tempo de garantia para esta segunda substituição).

          A garantia de um bem adquirido em segunda mão, seja uma peça ou um bem completo, mantém a garantia remanescente desse bem. Ou seja, se comprares um carro com um ano esse carro manterá a garantia por mais um ano ou seja, a garantia é relativa ao bem e não a quem adquiriu.

          De qualquer modo, no caso de avaria durante a garantia eu recomendo sempre a substituição por componentes novos e nunca peças usadas. Pode compensar no preço de aquisição, mas depois torna-se complicado fazer valer a fatura caso não exista a data da compra original (dado que a garantia é contabilizada a partir desta data).

          Espero ter ajudado.

          1. Avatar de zombie
            zombie

            Ola Claudio, obrigado pela resposta.
            Mas eu, ate me referia mais ao periodo fora da garantia. as tipicas reparaçoes. p ex mando reparar um componente de um pc, maquina cafe, etc… a garantia da reparaçao eh sp 6 meses ? (se for substituido ai ok serao os 2 anos pa esse componente);
            Qto aos bens adquiridos ainda em garantia, ok, tens apenas a remanescente (ainda da propria marca ), mas a directica UE e a lei nacional acho k n fazem distinçao entre ser novo e usado o bem adquirido (bens moveis de consumo). p ex. se compras um carro novo, sao 2 anos( da marca ), mas se compras um usado kom 4 anos tb sao 2 anos(aqui nao da marca, mas dado pelo comerciante que o vende ) a nao ser k exista acordo especifico com o comprador ( p ex com reduçao de preço ).
            Nao sabia, que se podia EXIGIR a substituiçao por componentes ou mm aparelho novo durante a garantia; normalmente o que se diz eh que quem da a garantia em novo, tem 3 hipoteses aleatorias pa resolver :
            1- reparaçao, no prazo maximo de 30 dias (poucos cumprem, a começar pelas telecomunicaçoes)e se ultrapassado, passamos tb, pas 2 hip seguintes.
            2- substituiçao do bem
            3- devoluçao do dinheiro (p ex a western digital normalmente nem repara nem substitui por novo, devolve o guito e nem te da opçao, mm que ainda exista o artigo).
            Mas que, estas 3 opçoes, sao aleatorias do vendedor, sem escolha do comprador.
            GRATO PELA ATENÇAO
            Abraço

          2. Avatar de Cláudio Esperança
            Cláudio Esperança

            Olá Zombie.

            A minha interpretação da lei é que a reparação mantém o período da garantia vigente, não aumentando nem diminuindo da duração da mesma. Por exemplo, se tens um equipamento com seis meses e que foi reparado (sem substituição de material), a garantia desse bem continuará a ser a dos 18 meses remanescentes.

            Relativamente a bens usados e do que conheço da lei, a única referência que a mesma faz é relativamente à compra de bens usados no período da garantia (sendo a garantia mantida em caso de troca de dono). Se compras um bem não imóvel com mais de 2 anos, a lei não estabelece qualquer tipo de garantia. O vendedor pode dar uma garantia própria, mas esta não está regulamentada e é considerada uma garantia adicional. Neste caso penso que se aplica o mesmo que se aplica às extensões de garantia, que são garantias do vendedor. Por exemplo se compram algo com 3 anos de garantia, os dois primeiros anos estão cobertos pela garantia prevista na legislação, mas após este período são aplicadas as garantias dadas pelo vendedor (por exemplo, se o bem apresentar alguma não conformidade após os dois anos, aplicam-se o termos previstos nas letrinhas pequeninas do contrato que assinaram e não a legislação relativa a bens de consumo).

            Relativamente às opções da disposição do consumidor elas na realidade são 4: reparação, substituição, resolução do contrato (devolução do dinheiro) ou redução do preço (associado ao valor da não conformidade do bem). Segundo a alínea nº5 do artigo nº4 do decreto lei nº67/2003 de 8 de abril, “O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.”. Isto significa que a decisão é do lado do consumidor e nunca do vendedor, a menos que este último consiga provar em tribunal que é impossível ou um abuso de direito, algo que pode não ser assim tão fácil (embora com bons advogados nada seja impossível).

            Por isso sim, se algo que comprarem avariar ou se manifeste uma não conformidade que não permita utilizar o bem para o fim expetável, podem exigir a substituição ou devolução do dinheiro (as opções que me parecem mais interessantes), algo que vai muito para além dos 15 ou 30 dias que algumas superfícies publicitam como se fossem muito nossas amigas (só estão a cumprir o que a lei já prevê).

  7. Avatar de Hugo Neves
    Hugo Neves

    Pois. Aconteceu com o meu galaxy S3 . Depois de um update e a seguir de um downgrade perdi o meu miei. Tentei de tudo mas por fim teve k ir para a marca. Por isso aconselho.

  8. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Obrigado pela dica. Como não tinha o Root Explorer, tive de o comprar (€ 3,59) pois com as outras apps embora se possam ver os ficheiros, não copiam. Este Root Explorer, pelo que vi, vale o investimento.
    Para ver o IMEI basta inserir no teclado do telefone *#06#. Esta salvaguarda do IMEI apenas é válida para quem os equipamentos roteados. Nos outros, não aparece a pasta “efs”.

    1. Avatar de Rui Pedro™
      Rui Pedro™

      Esperimenta o ESexplorer.
      Gratuito e mete os outros a um canto em funcionalidades incluindo root

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Er… o root explorer é gratuito… pelo menos a versão que uso, é.

      1. Avatar de Rui Pedro™
        Rui Pedro™

        O Root Explorer gratuito faz pouco mais que o explorador nativo. Além do mais a versão gratuita não tem acesso root.
        Uso e recomendo o ES file explorer. Gratuito, com muitas funcionalidades como Acesso root ao sistema todo,FTP explorer, online, lan e bluetooth, App manager, Net manager, Text editor, Visualizador de multimedia,…

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Se assim fosse eu nao o teria sacado, ora… Garanto que existe um Root Explorer gratuito com todas as funcionalidades de root a que temos direito.
          E não foi sacado de vão de escada…

          1. Avatar de Rui Pedro™
            Rui Pedro™

            Estás a falar deste?
            https://play.google.com/store/apps/details?id=com.speedsoftware.rootexplorer

            Ou deste?
            https://play.google.com/store/apps/details?id=com.speedsoftware.explorer

            Como podes ver o Root Explorer é pago!
            O de baixo é o mesmo programa, gratuito, mas sem root.

  9. Avatar de Azia
    Azia

    E nos Tablets ???

  10. Avatar de Peter

    RC, eu sei provalvelmente o que se passa… esse teu conhecido que instale a rom:
    I9505XXUDMH8_I9505OXXDMHA_I9505XXUDMH8_HOME.tar.md5

    usando o Odin na opção PDA, atenção que esta rom já traz o novo bootloader, e não deixa já voltar atrás, caso se tente instalar outra com o bootloader antigo o telefone fica com warranty void 0x1 e pode ficar sem som wifi e sem telefone…

    eu passei por isto e resolvi.

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Sim, é verdade… Esse processo pode ser que te resolva a situação! 😉

      1. Avatar de Rc
        Rc

        Já lhe dei as opções possíveis, esta incluída, para agora ele escolher o que quer fazer e muito obrigado pela ajuda, cumprimentos.

  11. Avatar de Rui Pedro™
    Rui Pedro™

    “Para a simples realização de uma chamada telefónica é fundamental ter esse “requisito”, já que sem IMEI a rede não efectua chamadas e não permite ligar à Internet.”
    Esta afirmação é errada.
    Tenho um telemóvel SEM IMEI há cerca de 3 anos e sempre recebeu e fez chamadas, SMS e MMS em EDGE.
    Nem as operadoras sabem que telefone uso.

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Isso é smartphone tipo “James Bond” 😉

      1. Avatar de Rui Pedro™
        Rui Pedro™

        Não é smartphone.
        É um telemovel simples com camara.

  12. Avatar de fábio eliseu
    fábio eliseu

    Que tal simplesmente tirar a bateria e ver o email no autocolante?

    1. Avatar de fábio eliseu
      fábio eliseu

      ups. imei

      1. Avatar de Rc
        Rc

        Não é pertinente a não ser que o queira escrever manualmente. Porque o problema está no imei que está inscrito digitalmente no telefone (o que lhá identidade) e não fisicamente por baixo da bateria..

  13. Avatar de Filipe Paixão

    Esa pasta “EFS” existe no meu telefone mas ao entrar lá dentro está vazia?

    Isso é assim mesmo ou então o porque?

  14. Avatar de JR15
    JR15

    Boas pessoal alguém me pode dizer onde posso encontrar os controladores do meu smartphone?
    O smartphone é um sony xperia j com o android 4.1.2, ja procurei no sote da sony e nada não encontro este modelo em lado nenhum e quase como se não fosse reconhecido por eles…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      A que chamas controladores? Drivers para ligares o gingarelho ao PC, é isso?

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Se for drivers, vê o link no final. Aparentement existe um tal de PC Companion que os contém.

      Drivers for all Sony smartphones and tablets are available in our PC Companion software. PC Companion is a collection of tools and applications you can use when you connect your device to a computer. PC Companion contains Xperia™ Transfer, a tool for moving content from an iPhone to your new Xperia™ device. PC Companion also offers device software updates, contacts and calendar management, and a backup and restore feature for your phone content (availability of applications depends on your phone and operator). You can also transfer and organize your media content using Media Go. Over time, more applications can be added and downloaded when made available by Sony or your operator.

      Just download and install PC Companion from the link below, and connect your device.

      http://www.sonymobile.com/gb/tools/pc-companion/

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Vai a http://www.sonymobile.com/gb/tools/pc-companion/
      É um pacote que contém o que queres.

  15. Avatar de JR15
    JR15

    penso que sejam “drivers” ou la o que é sei que pelo que vi preciso disso pa fazer o root ao telemovel…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Sim, drivers. Já te indiquei o link.
      May the force be with you.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Sim, são, JR. Controladores = drivers.

          1. Avatar de JR15
            JR15

            então devo estar a perceber mal pois isso e programa mas não drivers?

        2. Avatar de Alex
          Alex

          É um programa que CONTÉM os controladores de que precisas. Um driver é apenas software que te permite ligação de um dispositivo ao PC.
          Perguntaste onde estavam os drivers para o teu aparelho e eu já indiquei o link.

  16. Avatar de VSpeed
    VSpeed

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1591997

    para fazerem backup e restauro quando tiverem problemas, apenas com um click. só precisam de root