Vídeolog Pplware – Reconhecimento automático de música

33 Comentários

Por See Mee para o Pplware

Possuir um simples programa no telemóvel, que permita identificar as músicas que tanto gostamos e cujo nome não sabemos, nos dias de hoje é uma tarefa muito simples.

Há algumas aplicações que fazem rápidas procuras de músicas, bastando para isso que a aplicação esteja a correr enquanto a música se encontra a tocar. Em poucos segundos apresentará ao utilizador toda a informação acerca da música ouvida e até mesmo a “letra”.

Aqui ficam duas soluções para nunca mais ficar sem saber qual o nome da música que está a ouvir.

Video_LOG_14_560


Download Shazam: Android | iOS
Download TuneWiki – Lyrics for Music: Android | iOS

Canal YouTube SeeMee

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hmx
    hmx

    para quê essa app se o google tem um widget que busca músicas?

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Mas isso és tu que sabes…

      Há muita gente que desconhece estas aplicações e não podemos estar virados somente para os utilizadores que já sabem conhecem bem o que temos disponível na Play Store.

      Mesmo assim obrigado pela sugestão!

    2. Avatar de Nuno Vilaça
      Nuno Vilaça

      Pode-me dizer qual é?

  2. Avatar de Telmo Viana
    Telmo Viana

    Hmm posso estar a ser ingénuo mas parece-me que grande maioria dos utilizadores conhece o Shazam (está no top das apps) e sabe para que serve.. o que me veio à cabeça foi “um posto só para isto? o.O”

    1. Avatar de Telmo Viana
    2. Avatar de See Mee
      See Mee

      Tens razão Telmo mas não podemos estar direccionados somente para o utilizador experiente… 😉

  3. Avatar de Profect
    Profect

    Prefiro o SoundHound, mas também já usei o Shazam.. e agora o próprio android já tem um sistema desses incorporado..

  4. Avatar de Zé

    Agora o google now faz isto e muito bem…

  5. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    E os que não conhecem, não têm direito?

    1. Avatar de Paulo Pinto
      Paulo Pinto

      Não, não têm.

      pplware, favor de só efetuarem post sobre aplicações que eu tenha conhecimento. Para que quero saber de aplicações que não conheço?

  6. Avatar de Sam
    Sam

    Boa tarde,

    Sou visitante assíduo do vc site que pessoalmente acho muito interessante. Por norma não comento, mas desta vez não pude deixar de reparar que na imagem principal do artigo está escrito “Reconheçe”. Pois bem está aí um erro ortográfico.

    Espero que aceitem esta crítica, como constructiva e continuem o bom trabalho!

    1. Avatar de Profect
      Profect

      Boas 🙂

      Não me parece erro, isto porque acho que aquilo é o ” ´ ” do estÁs .. se não seria “Reconhece o que estas a ouvir”

      Abraço

      1. Avatar de See Mee
        See Mee

        Isso mesmo… 😉

    2. Avatar de Hugo Cura

      Sam, todas as críticas são aceites de bom grado e agradecemos sempre os reparos que levam a melhor os conteúdos.
      Neste caso concreto, discordo pois a palavra não está escrita da forma que refere.

    3. Avatar de guilherme santos
      guilherme santos

      É o assento agudo no “a” da palavra “estás”, que se encontra por baixo da palavra “reconhece”!
      Já agora, Sam, na tua frase: “Espero que aceitem esta crítica, como constructiva e continuem o bom trabalho!”, deverias ter escrito “Espero que aceitem esta crítica como construtiva (e não constructiva…) e continuem o bom trabalho”. Não há lugar ao “c” no meio desta palavra.

      1. Avatar de Profect
        Profect

        Já que estamos numa de bom português.. “Não há lugar PARA O “c” no meio desta palavra.”

        :p

        1. Avatar de guilherme santos
          guilherme santos

          Agradeço o teu comentário mas penso que ambos estão correctos, depende do sentido que se quer atribuir à frase.
          Neste caso concreto, parece-me que se se escrevesse “não há lugar para o “c” a ideia seria “não haver espaço” para o “c” (o que não é, obviamente, o caso). Aqui parece-me que a ideia prevalecente é “está errada a utilização do “c”.
          Seguem 2 “links”, recolhidos “à pressa”, de entre vários outros, com exemplos da expressão “não há lugar a”:

          *http://www.publico.pt/opiniao/noticia/tem-de-haver-lugar-ao-sonho-1596212
          *http://www.linguee.pt/portugues-frances/traducao/pode+haver+lugar.html
          De qualquer modo, é sempre bom que se tentem esclarecer as dúvidas!

          Ab.º

        2. Avatar de See Mee
          See Mee

          Tá bonito…isto vai deixar de ser um post sobre as aplicações Shazam & TuneWiki para se falar em bom português… LOL

          1. Avatar de Profect
            Profect

            *Está bonito

            xD

        3. Avatar de See Mee
          See Mee

          Infelizmente não consigo responder ao teu último comentário sobre o “Ta bonito”, mas tinha que te dizer que com essa não estava à espera…conseguiste com que tivesse um sorriso aqui em frente ao PC.

          É preciso gente assim…bem disposta!

          Força aí nos “posts”.

          1. Avatar de Profect
            Profect

            Thanks 🙂

            btw uma questão a nível da base de dados desses serviços.. sabes como é que funciona? é que cada vez temos mais serviços com isso.. usam todos a mesma BD? se não.. qual será a nível de BD o maior?

        4. Avatar de See Mee
          See Mee

          Não! Cada um possui a sua base de dados… Por isso é que algumas músicas são reconhecidas por uns e por outros não.

          Cada vez que fazes um “tag” de uma música, ele tenta recolher 10 segundos e depois faz uma pequena “impressão digital” para poder efectuar o upload para a sua base de dados para comparações.

          O algoritmo do Shazam tem como das principais funções realizar espectrograma 3D, onde é identificado nessa frequência todos os picos e com mais algumas formulas conseguir elaborar uma comparação com o ficheiro enviado e a sua base de dados.

      2. Avatar de guilherme santos
        guilherme santos

        Estive à espera até agora e, nesta “onda de bom humor”, ninguém reparou no meu (propositado, juro…)”assento” agudo! Mas é melhor esclarecer antes que chovam comentários. Claro que é…
        “acento” agudo. Fiquem bem!

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Hm, no windows phone há reconhecimento de músicas nativo através do botão de procura.
    Para ver letras ao mesmo tempo que a música uso o musixmatch, é bastante fixe.

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Obrigado pela dica do musixmatch!

  8. Avatar de Vítor Hugo
    Vítor Hugo

    Porquê ter dois programas quando se pode ter só um?

    MusiXmatch

  9. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    O wp8 tem esta funcionalidade incorporada ba ferramenta de pesquisa. E não podia ser mais simples: bastam dois toques e temos o sistema a identificar aquela música que está no ar.

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      E tudo nativamente!

  10. Avatar de Nuno Vilaça
    Nuno Vilaça

    Se eu estiver a ouvir a musica a partir do mesmo telemovel, tambem funciona?

  11. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Só falta mesmo um reconhecimento de filme por falas ou contar um pouco a historia isso era brutal assim saberíamos o nome do filme 🙂

  12. Avatar de Gato Guga

    SoundHound Pro é melhor.