Vídeolog Android #6 – Vantagens em ter acesso root

69 Comentários

Por See Mee para o Pplware

Conheça as vantagens do processo de “root access” no telemóvel ou tablet Android!

Com este vídeo ficará a perceber alguns benefícios de ter acesso root no seu equipamento Android, tais como instalar diferentes ROMs, alterar firmware, mudar kernel, mover aplicações para o cartão SD, remover aplicações nativas, aumentar memória interna, fazer um backup mais completoe muito mais.

video_root_560


Download: Titanium Backup

Canal YouTube SeeMee

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu gostava de saber fazer o root ao meu Vodafone Smart 2,já tentei de tudo e sem sucesso!Se me alguém pudesse ajudar agradecia.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Nesse tlm nunca fiz root, mas noutros dispositivos costumo a usar o Z4root. Normalmente apenas faço root temporário. Depois já posso fazer o que quero da máquina.

    2. Avatar de André Pinto Moreira
      André Pinto Moreira

      Nuno fiz no outro dia a um telemóvel Vodafone Smart II 2 e até foi fácil. Podes enviar-me um email que eu ajudo-te: andrepm_90@hotmail.com

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Já enviei um mail,muito obrigado! 🙂

  2. Avatar de BN
    BN

    Atenção que o facto de se moverem as aplicações para o cartão de memória na Samsung não é assim tão simples como se fosse de origem, sem essa limitação…..

  3. Avatar de Guru da Patagónia
    Guru da Patagónia

    então e as desvantagens?
    a segurança poderá estar comprometida

    1. Avatar de pixar
      pixar

      O ideal é fazer o root temporário do SO, fazer o que precisamos e depois fazer unroot. Assim, a segurança mantem-se. Claro que quando fazemos o que precisamos isso significar fazer asneiras, então é mesmo inseguro.

      1. Avatar de See Mee
        See Mee

        Sim, Pixar também concordo contigo quando ainda somos “verdes” no assunto…

        Obrigado pela resposta!

        1. Avatar de PedroT
          PedroT

          Instalas o SuperUser e já controlas o que tem acesso root…
          Atenção que a insegurança não vem de ter acesso root mas do que se faz com ele.
          É semre de evitar instalar aplicaçõe fora do play…

  4. Avatar de pixar
    pixar

    Uma coisa que nunca percebi é porque quando se fala de acesso root no Android, o logo aparece com uma pala no olho e com os “ossos” cruzados como se de pirataria se tratasse.
    O acesso root nada tem a ver com pirataria. Alguém sabe o porquê?

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      kakakakaka

      Essa observação está boa…e até concordo contigo nesse reparo!

      Digámos que assim combina mais com um “sujeito” que tem um nome esquisito (root)… 😉

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Acho que que é mais uma sujeita: Rute 😀
        Ah jeitosa…

        1. Avatar de See Mee
          See Mee

          E há mulheres bem perigosas…Bem mais problemáticas que o Root! lol

    2. Avatar de Profect
      Profect

      Para a Google é considerado pirataria.. Até que não aconselham a fazer root.. o Icon se não me engano veio da app SuperUser, a primeira app para root, que serve como gestor de permissões.

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Não aconselham porque fazê-lo, quando não se percebe muito da coisa, é colocar em risco a segurança do tlm. Essa é uma das razões porque o Android é considerado inseguro. Todos brincam com o root, até para instalar vírus…
        Um prof meu dizia que root era para os tinha no sítio. Quem não tinha, devia brincar com outro tipo de utilizadores.

  5. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    Boa tarde!
    O que era mesmo ideal era haver um TUTORIAL como se faz ROOT ao Android!
    Sei que existe um outro post com algumas ferramentas para fazer ROOT, mas experimentei-as todas e não consegui, talvez por inexperiência e por ainda não perceber como se faz!
    Já estive no site Androidpt e tem lá um Tutorial sobre como fazer para o meu programa mas está muito confuso e por esse motivo ainda não me aventurei a isso!
    Não quero a papinha toda feita apenas tenho receio de fazer alguma coisa no TLM que o inutilize!
    Como sei que aqui no PPLWARE são uns gajos porreiros e que gostam de ajudar, poderiam aceder ao meu pedido!
    Se porventura eu não ter visto todo o site do PPLWARE á procura de ajuda e já existir um outro post com o TUTORIAL, peço desculpa por estar a repetir o pedido!
    Bem hajam!!!

    1. Avatar de Rui Soares
      Rui Soares

      Queria dizer Telemovel!

    2. Avatar de Dave
      Dave

      Olá Rui!

      O “fazer” root ao Android também tem as suas manhas. Nem todos os dispositivos fazem Root da mesma maneira nem com as mesmas ferramentas.

      Acho que o melhor fórum para pesquisares informações sobre isso será o xda-developers. É um fórum internacional, pelo que terás que ler tudo em inglês, mas foi assim que comecei :).

      Cumprimentos

      1. Avatar de Rui Soares
        Rui Soares

        Tb já conheço esse forum, mas o tempo que diponho para pesquisar é limitado, pois com 2 filhos gemeos não me sobra muito tempo!!!
        Obrigado pela ajuda Dave!

    3. Avatar de See Mee
      See Mee

      Olá!
      Estou a preparar um vídeo sobre como fazer o Root que será lançado talvez na próxima semana…
      Obrigado pelo teu comentário!

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Espero que esse e funcione no meu. Os outros nunca deram regultado no meu LG E400. . . . 🙁

        1. Avatar de See Mee
          See Mee

          Vou tentar elaborar um video que seja um pouco mais abrangente nos modelos existentes, pois como já foi aqui dito, o processo não é para todos igual…

          Obrigado pelo teu comentário!

          1. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Obrigado 🙂

            E continuação de um ótimo trabalho 🙂

      2. Avatar de Rui Soares
        Rui Soares

        Muito obrigado pela ajuda!
        Ficarei á espera para tb me aventurar no mundo Android!
        Bom trabalho See Mee!!

  6. Avatar de Rui B.
    Rui B.

    Quer se queira quer não, fazer root pode abrir uma ou várias brecha de segurança. Há sempre um risco e deviam ter salvaguardado isso no vosso vídeo.

    Depois há outra coisa, falaram do root, mas não explicaram em concreto o que é nem qual o conceito por detrás disso. Acho que mais 2 minutos de vídeo para uma introdução mais cuidada teria sido melhor para quem não está dentro do assunto.

    Antes de o fazer leiam sobre o assunto. Mas seja como for, todos os meus telefones levaram com root e “ROMs” cozinhadas e até agora nada a apontar.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Isso já foi explicado muitas vezes aqui no pplware. Basta na pesquisa procurar por root android e já aparece. Acho que no consultório pplware de há algumas semanas também tem lá a explicação.

    2. Avatar de See Mee
      See Mee

      Olá Rui B.

      Dou-te razão quando dizes que ainda ficou algo por explicar, mas sabes que fica sempre muito por dizer…

      Foi um video com a intenção de ajudar a perceber algumas das vantagens de ter o “root access” e talvez mais dois minutos como referes, poderia ter ajudado mais…

      Obrigado pelo teu comentário!

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Resta tb dizer que o root não traz problemas de segurança.
        O que trás problemas de segurança e utilizador que instala o que quer (ler pirataria) sem se preocupar se a origem e segura.
        E o mesmo que acabar de instalar um alarme em casa e convidar um ladrão para o jantar.

        Aquele abraco

    3. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      Sim, fica sempre (eu que o diga).

      Quanto as falhas de segurança, isso não está apenas ligado ao que instalamos de fontes manhosas, mas também relacionado directamente com a programação da própria ROM e também com apps vindas directamente do Google Play. Infelizmente cada vez tem sido mais frequente o seu aparecimento no Google Play.

      A minha referência acima estava relacionada com o facto de nem tudo ser um mar de rosas e que é necessário ter atenção e apenas dar permissões as APPs apenas e só quando é estritamente necessário.

  7. Avatar de Ano
    Ano

    Que ROM bonita… Como se chama?

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Boas!

      Para a semana vou lançar um video como ter um aspecto semelhante no teu equipamento.

      Obrigado pelo comentário!

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        É uma ROM ou uma app?

  8. Avatar de migas
    migas

    Por que razão incluem publicidade nos vídeos? Já não chega a TV…

    1. Avatar de K
      K

      Para não teres tu que pagar para os veres. 🙂

      1. Avatar de See Mee
        See Mee

        Bem verdade…

  9. Avatar de btxeize
    btxeize

    Já fiz root a dois telemóveis (Galaxy Y pro Duos e HTC ChaChaCha) e correu lindamente, para o noob que sou em Android.

    Mas deu para perceber que depende muito do equipamento (foi muito mais complicado no HTC), mas há tutoriais no XDA developers forum que sã geniais!

    Claro que o que ajudar e seja universal, força

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Olá btxeize!

      Eu também sou a favor do Root nos equipamentos…FREEDOM! 😉

  10. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Boas pessoal
    Alguém sabe o nome do launcher mostrado no video?

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      O user see mee disse num comentário a cima que iria fazer um vídeo brevemente.

  11. Avatar de jimmy
    jimmy

    o que eu acho é que estas apresentações, são demasiado más para se ver até ao fim. desde a linguagem e estruturação do video, ate mesmo a aspectos tecnicos, que fazem transparecer que não percebem sequer de que estão a falar.
    enfim, recebam isto como uma critica construtiva, para tentar melhorar em muito os vossos videologs.
    fiquem bem

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Olá Jimmy!

      Tens todo o direito de criticar a linguagem, a estruturação do video e os aspectos técnicos.
      Como fui eu que o elaborei gostava que me apresentasses alguns exemplos (YouTube) de algo melhor nestes assuntos, tipo reviews a aplicativos Android totalmente falados em português (PT). Se não encontrares, convido-te a fazeres um e depois mandas o link para eu aprender. 🙂
      Também eu estou receptivo a melhorar as formas de elaboração de vídeos…
      Estamos sempre a aprender!

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        A pessoas que sabem criticar o trabalho dos outros, depois deles estarem feitos.

        Nota-se realmente algumas falhas na fala, mas pelo menos e genuíno!

        O conteúdo e bom e se fazes melhor demonstra que és capaz, de abordar outro tema com alguma qualidade!

        1. Avatar de See Mee
          See Mee

          Olá Fernando!

          Todos os meus videos têm sido “On-the-Go”, ou seja sem um “guião” previamente feito… Tentarei melhorar essa questão no decorrer do tempo, mas assim tem uma vantagem, os erros no Android acontecem… Tento ser verdadeiro e sem floreados a “enganar” o pessoal a dizer que é um sistema perfeito.

          Obrigado pelo teu comentário Fernando!

  12. Avatar de Cesar
    Cesar

    tenho um LG L7 ja tentei por diversas vezes fazer root mas nunca consigo, reconhece o dispositivo e tal mas depois dá-me sempre erro quando tenta rootear o tlm. Sugerem algum programa específico ou é melhor aguardar pelo video/tutorial da próxima semana?

  13. Avatar de Luis
    Luis

    A unica razão de ainda não ter feito root ao meu GT-S5570 é que ainda tem garantia e se o fizer, a garantia perde o efeito. :C

  14. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    A garantia não perde o efeito como se pode verificar na directiva da comissão europeia: http://dre.pt/pdf1s/2003/04/083A00/22802283.pdf e o respectivo decreto de lei http://dre.pt/pdf1s/2003/04/083A00/22802283.pdf. Só perdes a garantia se após 6 meses de adquirires o produto o fabricante fizer prova de que o mal do aparalho foi resultante de algo que tu fizeste, caso contrário o equipamento é abrangido pela garantia.

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Olá Pedro Santos!

      Obrigado por partilhares tão importante informação…

  15. Avatar de Luís Sardinha
    Luís Sardinha

    Olá pessoal.

    Eu comprei um Optimus San Remo, cuja marcar é um Alcatel One Touch Idol, e gostaria de saber em primeiro lugar se é possível fazer root a este telemóvel, se algum de vocês já fez e caso se tenha baseado em algum tutorial, se por favor me pode disponibilizar.

    Fiz umas pesquisas na net mas não encontrei assim nada em concreto.

    Será que me podem ajudar?

    Muito obrigado.

  16. Avatar de california
    california

    E fazer Root no Galaxy Note N7000 alguém sabe um processo fácil? tipo z4root?

  17. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Para root do Alcatel One Touch Idol também conhecido como Alcatel OT-6030D http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2130276.

    1. Avatar de Luís Sardinha
      Luís Sardinha

      Obrigado Pedro.

      Vou verificar.

  18. Avatar de Alberto

    Lá vão os fabricantes e os operadores móveis contratar piratas chineses para fazer um brutal DDOS durante 6 meses ao site da pplware! 🙂

  19. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Seria bastante interessante que no video também fossem apresentadas as desvantagens de se fazer toot num dispositivo Android.

    Cumprimentos
    César Oliveira

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Uma sugestão para um futuro video.

      Obrigado pelo comentário!

  20. Avatar de Cesar
    Cesar

    tenho um LG L7 ja tentei por diversas vezes fazer root mas nunca consigo, reconhece o dispositivo e tal mas depois dá-me sempre erro quando tenta rootear o tlm. Sugerem algum programa específico ou é melhor aguardar pelo video/tutorial da próxima semana??

  21. Avatar de pedro
    pedro

    Gostaria que me ajudassem a fazer root ao meu galaxy ace plus da vodafone, obrigado

  22. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Para fazer root ao ace plus tambem conhecido como Samsung Galaxy Ace Plus S7500
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2284737.

  23. Avatar de Deus
    Deus

    Gostei muito do artigo mas acho que seria importante relembrar as pessoas que depois a marca em caso de avaria se recusa a cobrir a mesma… Já aconteceu comigo na vodafone e por isso eu não volto a fazer root ate que a garantia termine.

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Sim, tens toda a razao… Faltou-me referenciar isso!

      Obrigado pelo “relato” da tua situação… 🙂

  24. Avatar de Theodoro
    Theodoro

    Como posso rootear o Multilaser Prime ? Quero muito ter acessor su

  25. Avatar de Juniior Dutra
    Juniior Dutra

    Pow, procurei em vários sites mas até agora não consegui fazer o Root no meu Galaxy S4 mini i9192!! Alguém aí sabe algo que possa me ajudar? Se souber responde aki ou me envia por e-mail juniiordutra@gmail.com

  26. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    Boa tarde!
    Para quando um Tutorial para novos e amadores utilizadores de Android?
    Tenho um Vodafone Smart II e espero e desespero á procura de um tutorial que não seja confuso!
    Obrigado e peço desculpa por estar a “exigir” o tutorial!
    🙂
    Sandações

  27. Avatar de Hugo Azevedo
    Hugo Azevedo

    Boas…
    Eu tenho um samsung Ace plus GT-S7500 e não consigo fazer root, o telemovel era bloqueado á vodafone, mas já foi desbloqueado, como e que processo utilizaram não sei, só sei que ficou com alguns bugs, e gostava de fazer root mas nem boot dá, clicando as teclar volume up +home+on/off, não faz nada, está sempre a reiniciar, mesmo fazendo volume down +home+on/off, igual, não faz nada

  28. Avatar de Bruno Casteleiro
    Bruno Casteleiro

    E root ao samsung galaxy trend ? É possível ? Não encontro grande informação fiável na web ..

  29. Avatar de Gil Fernandes
    Gil Fernandes

    Depois de fazer Root o telemóvel as aplicações instaladas através do google play tem acesso as mesmas coisas que as mesmas dizem ter?

    1. Avatar de Hugo Cura

      É confusa essa questão. Com acesso root, as aplicações consegues executar comandos que exigem permissões mais elevadas (root) mas sempre com o consentimento explícito do utilizador.