Veja os novos atalhos de teclado que pode usar no Windows 10

14 Comentários

O Windowe 10 é a mais recente novidade da Microsoft. Anunciado esta passada semana, depressa chegou para que todos o possam testar, ainda numa Preview técnica.

São várias as novidades que nele podemos encontrar e por isso a Microsoft teve de criar novos atalhos de teclado para as podermos usar sem recorrermos ao rato, usando apenas o teclado.

Hoje vamos dar a conhecer os primeiros atalhos de teclado que surgiram associados às novidades que o Windows 10 apresentou!

atalhos_windows_10_1

Os atalhos de teclado são já uma presença constante no Windows (e também noutros sistemas operativos), permitindo que qualquer utilizador possa controlar o seu sistema com recurso apenas ao teclado, sem ter de usar o rato.

Todos temos memorizados os nossos atalhos favoritos e mais usados, recorrendo a eles na hora de apressar a execução das tarefas que tão bem conhecemos.

Existem atalhos mais simples ou mais complicados, sempre associados a acções dentro do Windows. Desde o simples copiar (Ctrl + C) e colar (Ctrl + V) até ao muito mais avançado activa/desactiva do rato por teclado (Alt esquerdo + SHIFT + NUM LOCK).

Claro que ninguém tem todos estes atalhos memorizados, mas os mais usados têm-nos sempre presentes e em utilização.

As novas funcionalidades do Windows trouxeram, como seria de esperar, mais um grupo de atalhos, e por isso tratamos de os apresentar para que possam ser testados e quem sabe até memorizados para utilização posterior.

Eis então a nova lista de atalhos e as suas funções dentro do novo Windows 10:

  • Colar e arrumar janelas: WIN + ESQUERDA ou DIREITA (pode ser usado também com CIMA ou BAIXO para aceder aos outros quadrantes)
  • Mudar para a janela recente: ALT + TAB (não foi mudado) – Mantendo carregado mostra a nova janela de visualização do Task view, ao largar muda pra a aplicação.
  • Task view: WIN + TAB – O novo Task view é aberto e mantêm-se aberto.
  • Criar novo desktop virtual: WIN + CTRL + D
  • Fechar o  desktop virtual actual: WIN + CTRL + F4
  • Mudar entre desktops virtuais: WIN + CTRL + ESQUERDA ou DIREITA

Agora só precisam de instalar o novo Windows 10, quer seja numa VM ou num PC e testarem estes novos atalhos em funcionamento.

Vão de certeza facilitar a utilização das novas funcionalidades e tornar ainda mais simples este novo sistema operativo da Microsoft.

atalhos_windows_10_2

Estes são apenas os primeiros atalhos que se conhecem. Com o constante lançamento de novas funcionalidades que se esperam que venham a surgir no Windows, é provável que surjam também novos atalhos e novas formas de controlar o Windows.

Lembrem-se que o Windows 10 tem ainda outras áreas que podem ser exploradas e que de certeza têm também novos atalhos de teclado que podem ser explorados. Assim que os tenhamos iremos partilhá-los com os nossos leitores.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Modem
    Modem

    Colar e arrumar janelas: WIN + ESQUERDA ou DIREITA (pode ser usado também com CIMA ou BAIXO para aceder aos outros quadrantes)

    A novidade aqui é mesmo os quadrantes porque isto já funciona no Win7

    1. Avatar de Vítor M.

      Por falar em janelas 😉

  2. Avatar de dajosova
    dajosova

    Parecendo que não isto faz-me equacionar a compra de um ecrã maior de 24″ ou 27″, sendo que já uso um de 22″ e um de 19″.

    preciso de multi-task… O que vocês fariam?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      eu usaria 2 monitores Full HD de 22-24″ com LCD IPS, os precos tem caído e encontras já boas opcöes. Já estive a brincar com PCs com tal configuracäo e presumindo que o teu PC aguenta processar tanta coisa, ter um monitor com um programa estilo Photoshop, e outro um Winword/Web Browser é a loucura!

      Ou entäo num a passar um filme e noutro o trabalho normal (já näo falo de jogos porque tal configuracäo exige muito esforco €€€ em GPU e RAM)

  3. Avatar de xuxu
    xuxu

    Arrumar as janelas ficou fácil,difícil deve ser arrumar aquele cabelo ….

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Ainda me rio quando vejo a imagem!

  4. Avatar de Toninho
    Toninho

    como se instala dual boot com win7 ?

  5. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Quem já usou, sabe dizer-me se já está estavel q.b. para usar no dia-a-dia? E performance 3D/jogos, inferior/igual/superior ao 8.1?

    Näo sei se já experimentaram o VLC “Metro”, seja a versäo beta anterior (que já existe há uns bons meses) ou esta nova beta, mas säo experiencias horrendas. Metade das vezes a app fecha-se sem explicacäo (muito relatos na net, e a mim aconteceu-me um par de vezes), e dentro da app, ao contrário da versäo normal, a app é o cúmulo da simplicidade e falta de opcöes. Totalmente a evitar IMO.

    Algo que procuro, seja Win 8.1 ou 10, é um Video Player (estilo VLC mas que näo gosto, ou estilo SMPlayer) que seja uma app muito ligeira, rápida e com aceleracäo por hardware, suporte rede/SMB, legendas .SRT e, se possível, também ambiente “metro”?

    1. Avatar de Yur-pt
      Yur-pt

      Não detectei bugs. E até acho que está a funcionar bem demais, tendo em conta que é apenas uma versão de testes.

    2. Avatar de Nuno Saldanha
      Nuno Saldanha

      Experimenta o KMPlayer. Não sei se tem metro, mas é excelente 😉

  6. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Alguém andou a usar o Ubuntu.

    1. Avatar de naaah
      naaah

      Naaah, claro que não, coincidências…

  7. Avatar de roberio

    Axei windows 10 muito bom devia ser ja definitivo é pq povo poe defeito em td,menos quando ta em uma roda bebendo e comendo churrasco.

  8. Avatar de roberio

    Meus parabéns a todos criador da windows.