Um pequeno teste…

33 Comentários

Numa situação normal ao apagar um ficheiro, ele será pura e simplesmente movido para a Reciclagem até que decida proceder à sua remoção. É este o comportamento em todas as versões d0 Windows e é assim que deve ser. Digamos que é a forma que o Windows dispõe para “proteger” os utilizadores contra eles próprios, garantindo que não são eliminados ficheiros que mais tarde podem vir a fazer falta.

Mas voltemos ao teste. A ideia é que tentem apagar mais de 1000 ficheiros em simultâneo no Windows 7 ou no Windows Server 2008 R2. Não é fácil, mas é realizável. O que espera que aconteça a esses ficheiros? Que sejam removidos para a Reciclagem, verdade?


Falso!

No caso destes dois novos sistemas operativos da Microsoft, esses ficheiros são pura e simplesmente apagados. Este comportamento, como é lógico, não é normal e pode causar a perda dos dados. Dados que somente poderão ser recuperados recorrendo a ferramentas especializadas na recuperação de ficheiros apagados.

Solução?

Este problema foi já reconhecido pela Microsoft e foi inclusivé disponibilizado um update (o KB980408) que vem resolver este problema.

A razão desta falha não foi explicada, mas é sem dúvida grave pois permite a perda de dados. Mas apenas em situações de excepção e não deve ser frequente a eliminação de mais de 1000 ficheiros.

Este problema aplica-se às seguintes versões do Windows 7 ou Server 2008 R2

  • Windows 7 Enterprise
  • Windows 7 Home Basic
  • Windows 7 Home Premium
  • Windows 7 Professional
  • Windows 7 Starter
  • Windows 7 Ultimate
  • Windows Server 2008 R2 Datacenter
  • Windows Server 2008 R2 Datacenter sem Hyper-V
  • Windows Server 2008 R2 Enterprise
  • Windows Server 2008 R2 Enterprise sem Hyper-V
  • Windows Server 2008 R2 Standard
  • Windows Server 2008 R2 Standard sem Hyper-V

Como referimos antes, existe já uma resolução para este problema e a Microsoft já a está a disponibilizar nos updates do Windows. Por isso, caso não tenham as actualizações activas é uma óptima razão para o fazerem.

Download: Windows 7 32bits
Download: Windows 7 64bits
Download: Windows Server 2008 R2 64bits
Download: Windows Server 2008 R2 IA-64
Homepage: KB980408

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nobre
    Nobre

    Ma como são possíveis erros deste tipo?

    1. Avatar de Yamato
      Yamato

      Esse erro já é mais que antigo, o xp o 98 pelo menos já o tinham e corrige-se (pelo menos neles) mudando as configurações da reciclagem e do recycler.
      E pelo menos no xp, server2003 e no server2003 eles avisam antes que a eliminação será definitiva.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        nao é aceitavel que um so pago tenha este tipo de erros ha ja tantas versões, desculpem mas se fosse software livre ainda pronto …agora software pago..!!??

        cmps

        1. Avatar de Alexandre Alves
          Alexandre Alves

          HAHAHAHA

          Só por ser pago é bug free???? Tens uma noção muito má da realidade e ainda pior … se for software livre ainda concordas que existam bug’s ???
          Ou seja da tua perpectiva
          pago -> sem erros e “bom”
          livre -> com erros e bosta

          O que tas a dizer simplemente não faz sentido … já que se comprares um carro também tens bugs … e na tua perpectiva deviam ser bug free … (ex: Opel Astra de 2006, bug no motor de arranque, Fiesta de 2002, o circuito de água perdia água) e se pesquisares vais encontrar muitas mais marcas ….

          1. Avatar de Rui Costa

            Não é à toa que 11.000 porches foram recolhidos….

  2. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Dentro do mesmo assunto, ou quase isso, se alguém souber como desabilitar o SHIFT-DEL, que é o default para os meus dedos, me avise, ficarei muito agradecido… 🙂

    1. Avatar de HikariKyubi
      HikariKyubi

      Só tens de ir às opções da Reciclagem e definir aquilo para apagar os ficheiros em vez de os mandar para a Reciclagem, que é o que eu tenho (e o Recuva instalado, “just in case” :P)

      1. Avatar de Yamato
        Yamato

        Também tenho o recuva em todo o lado, de resto é a primeira coisa que instalo num pc

    2. Avatar de djx
      djx

      Shift+del e nada mais 😛

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Aahahahaha eu sou igual XD nada me salvará XD

    4. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Pessoal, o meu problema é que apago em definitivo os arquivos quando deveriam ir para a reciclagem. Eu deveria usar somente o DEL no lugar de SHIFT-DEL. Só que meus dedos são mais rápidos que a minha própria vontade. Acabo apagando em definitivo arquivos que não deveriam ser apagados.

      1. Avatar de ViajantE
        ViajantE

        Já somos dois, habituei-me ao SHIFT+DEL e nunca melembro de fazer só DEL lollll

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          três 😀 Quando vi este artigo, imaginei que deveria haver mais pessoas com o meu defeito. Já “chorei” devido ao teimoso do meu indicador esquerdo 🙁

          1. Avatar de Ricardo M
            Ricardo M

            Eu tenho aqui um utensílio ideal para vocês que têm esse hábito. Uma colher de pau! É só dar com ela nas mãos quando forem carregar no Shift! 🙂 Kidding… Abraço!

      2. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Eu utilizo o dedo indicador para carregar na tecla Shift, se tu também usas este dedo, podes sempre cortá-lo e assim quando fores carregar em Shift-Del, carregas só em Del.
        Já experimentei isto com outras pessoas e resultou. Ainda hoje me agradecem.

  3. Avatar de legnakrad
    legnakrad

    boas,

    adicionalmente (e neste caso não é um erro),

    convém ñ esquecer q a reciclagem, por defeito, está configurada p\ um máximo de 10% do tamanho total da partição. logo, ao atingir esse valor, começa a eliminar os ficheiros mais antigos.

    desconheço como funciona no Vista\7 (embora muita provavelmente seja idêntico ao XP)

    s/ +

    1. Avatar de legnakrad
      legnakrad

      adenda:
      entenda-se mais antigos como os ficheiros q foram apagados primeiro.

  4. Avatar de sj
    sj

    Não sei se é de mim, mas penso que sempre me aconteceu, sempre que tentei apagar um ficheiro ou quantidade de ficheiros suficientemente grande, ele não fosse parar à reciclagem. Desde o 98, passando pelo Xp, etc…

    Para arrependimento temos o tempo em que ele pergunta se queremos mesmo eliminar 🙂

    1. Avatar de pedro j.
      pedro j.

      Sim, não vai parar à reciclagem, mas avisa primeiro! Sempre foi assim. As pessoas (preguiçosas) é que pensam que quando surge uma mensagem de aviso, foi apenas porque o programador no dia em que fez aquilo tava mal disposto…

  5. Avatar de Pedido de Ajuda
    Pedido de Ajuda

    A todos os que me ajudaram um grande obrigado, salvaram-me a “pele”…lol

  6. Avatar de Melo
    Melo

    Parabéns as pessoas que descobrem , este tipo de coisas.
    Apesar de que às vezes descobri.mos coisas sem querer, há pessoas, enfim, dedicadas à procura de erros -.-
    AHAHAHA

    1. Avatar de Rammy
      Rammy

      Que triste…

      Chamam-se testers…

      E quando os erros nos batem à porta, a nossa obrigação para connosco próprios e dizer aos autores que o erro existe. Eu já fiz isso várias vezes para vários programas, particularmente programas open source.

  7. Avatar de lol
    lol

    ainda me lembro de quando estagiei numa loja de informático e me pediram para fazer um limpeza a um computador (apagar temporarios, cookies, bla bla). Cometi o erro de esvaziar a reciclagem… não é que o cliente tinha coisas importantes guardadas… na reciclagem… :medo:

  8. Avatar de Shadow
    Shadow

    … mas isto é um erro??

    Avisa sempre que vai eliminar os ficheiros, e pergunta se queremos continuar…
    Parece-me mais que foi uma decisão da Microsoft ao programar a reciclagem, hoje pode não fazer muito sentido dado que os discos têm capacidades enormes mas mesmo assim…

  9. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    A “Reciclagem” sempre foi e sempre será uma ideia estúpida para utilizadores estúpidos.
    Quando se manda apagar um ficheiro parte-se do principio que não é preciso para nunca mais.
    Como disse alguém num comentário acima, teve um cliente que “guardava” ficheiros supostamente importantes na reciclagem, eh pah… sou eu que sou mt parvo ou para isso existem softwares de Backup?!?!?
    Parece que gostam de ter o disco “atulhado” de tretas… ou se apaga, ou não se apaga, o meio termo é das coisas mais estúpidas que pode haver na informática.
    Long live /dev/null 😀 😀 😀 😀

    1. Avatar de Bap
      Bap

      Concordo plenamente com o que referiste, porque se é reciclagem, 99,9% é para eliminar, só por mero acaso é que 0,1% será para recuperar porque se mandou para lá por engano.
      Haja bom censo, ou é ou não é.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Em todo caso, tens sempre software para recuperar, e se era realmente importante, (porno não incluida) lol… há casas da especialidade, para recuperação de dados.
        mas isto deve ser q… 0,0001% dos casos.

  10. Avatar de Hawk
    Hawk

    Já tenho esta atualização instalada desde 28/04/10. Manter as atualizações automáticas é o que há.

  11. Avatar de José Victor

    Algumas versões do Windows permitem configurar um percentual máximo do HD que a lixeira poderá ocupar. Por isso, e pelo fato de os HDs não serem tão grandes como são hoje, ao excluir muitos arquivos não era dada a opção de mandá-los para a lixeira.

  12. Avatar de ivo
    ivo

    Erro? qual erro?
    Já estão a reclamar com a MS por causa de um suposto “erro” lol.
    Tudo bem que eles até lançaram 1 patch para resolver isto mas quem vai apagar mais de 1000 ficheiros é pq realmente os quer apagar.. não?

  13. Avatar de 30.000 ficheiros?
    30.000 ficheiros?

    1000 ficheiros pode parecer muito mas até nao é.
    Uso um programa de vigilancia que passa 24 x 24 horas a detectar movimento e a escrever nos discos.
    Por cada camera, chega a gerar 30.000 ou mais fotogramas, numa semana chega aos 16 GB.
    Agora o busilis…
    Alguém me sabe explicar porque é que o windows 7 leva tanto tempo a apagar ficheiros?
    No XP (com o mesmo software) o máximo que poderia levar para apagar seria grossomodo 1GB/minuto talvez nem demorasse tanto.
    Outro dia, ao eliminar cerca de 16GB de fotogramas – entre 150k e 700k, qual nao é o espanto qundo o 7 me diz que vai demorar 30 minutos!!

    1. Avatar de 350.000 files
      350.000 files

      Boa noite – update ao post!
      de dia 14/05 até 21/05 tenho 7.03 GB, e são 382.625 files
      O Win7 diz que vai demorar 1 hora para apagar (shift-del)
      Acham normal???

  14. Avatar de NINJA
    NINJA

    é estupido já a grande diferença entre o xp e o vista foi essa por vezes mandava-se copiar alguma coisa e nos ultimos 5 ou 0 segundos akilo empanca 2 a 3 minutos

    é a parvoeira desde que mudei para mac os nao tive mais nenhum problema com empancamentos de genero nenhum nem ter de desligar o pc á pressa e ficar 1 hora a levar com instalação de atualizaçoes