Saiba como pode carregar rápido o seu smartphone

35 Comentários

Às vezes o mais simples, de tão simples que é… nem parece que seja verdadeiro, que funcione ou que seja a solução! Mas é simples testar e verificar que funciona.

Sabe aquele momento em que vai sair de casa e repara que não tem bateria no telefone, que este “morreu”? Quando ainda o liga para ter pelo menos uns 10 minutos a carregar e ver se este consegue energia suficiente? Pois bem, se usar um truque muito simples, terá um ganho substancial.

Coloque o seu smartphone no modo de voo!


Actualmente todos os modernos smartphones têm esta opção que serve para cortar toda e qualquer transmissão, desligando as antenas existentes nos dispositivos. Activando esta função, não haverá transmissão de dados, não haverá texto ou chamadas a entrar ou sair do seu telefone.

Quando é que usa esta opção? Geralmente esta funcionalidade é usada quando queremos ter uns momento de paz, sem as muitas notificações do telefone, quando estamos numa reunião, na sala de aulas, num local de culto, que não devemos ser importunados ou quando vamos de avião, para que as comunicações do dispositivo não interfiram com as comunicações e sistemas da aeronave.

Modo de voo permite carregar mais rápido

Mas saiba que quando precisa que o seu smartphone carregue rápido, pode colocá-lo em modo avião ou modo voo?

Modo voo iOS •Modo voo Android • Modo avião Windows Phone

Isto acontece porque não estando o seu telefone ligado à Internet, não estando ligado ou a tentar sincronizar com a rede GSM e não estando com as apps de localização a solicitar dados à antena GPS, estas apps (nativas ou não) ficam sem actividade quando estão em segundo plano o que poupa bastante a energia que está a entrar no smartphone. Isso permite que a bateria esteja somente a armazenar energia.

E se carregar com ele desligado?

O desligar e o arranque consomem energia. Claro que com ele desligado o carregamento será mais rápido, contudo ao ligar o consumo recebe um pico e lá se vai a vantagem de o ter desligado.

Esta sugestão pode parecer simplista, mas resulta. Depois não se esqueça de activar de novo as funcionalidades de comunicação, desligando o modo voo, mas deixe ligado apenas o estritamente necessário (veja mais dicas aqui)… não se esqueça que o tempo de carregamento curto não levou a capacidade da bateria ao máximo!

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Invision
    Invision

    O meu telemovel consome cerca de 0.3% por hora em standby e demora 2 horas a carregar(o que se traduz numa diferença de 0.6% em ligar o modo de aviao), por isso não acho que justifique fazer isto…podendo perder alguma chamada. Só se for num sitio com má recepção em cujo consumo em standby é superior por causa de estar sempre à procura de rede. Desde que se desligue o wifi e o gps penso que não vale a pena por em modo avião

  2. Avatar de Fabio Silva
    Fabio Silva

    Parece ser uma ideia boa, mas existe já acumuladores de energia que sao baratos e sao sempre muito mais praticos.

    1. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      Exacto. Tenho um Avrha Volta 7000mAh Power Bank que dá um imenso geitão!

  3. Avatar de César Faria

    Ou carreguem o smartphone com o carregador do table…

    1. Avatar de vitor morais
      vitor morais

      Cuidado com isso, que normalmente os telemóveis têm limites de corrente.
      Um amigo meu estragou o telemóvel assim..

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Se as tensões dos carregadores forem iguais e a do carregador do tablet tiver o mínimo de corrente exigido pelo smartphone (a mais não faz mal), não haverá problema.
        Quem limita a corrente de carga é o telemóvel e não o carregador.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          “Quem limita a corrente de carga é o telemóvel e não o carregador.”
          creio que estás enganado. O telemóvel, o máximo que terá é uma protecção contra sobrecarga, parando o carregamento, e mesmo assim a carga que aceita poderá ser superior ao ideal, o que com o tempo degrada mais depressa a bateria. O carregamento de baterias é de certa forma complexo, passando por uma fase em que varia a tensão com corrente constante, seguido duma fase com tensão constante e corrente variável, e isso é o carregador que faz, dado que é o único aparelho com circuitos capazes de regular tensão e corrente!

          1. Avatar de pixar
            pixar

            Estou certo. O circuito electrónico de controlo de corrente está no telemóvel. O carregador que ligamos à tomada apenas garante que a tensão de saída do carregador não seja diferente de 5V (nos carregadores de cabo USB) e tenha um mínimo de corrente.
            Se estou errado, explica como é feito o carregamento do telemóvel quando ligas ao PC. Quem controla a corrente? O Windows?

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Posso estar errado! mas pelo o que percebo o USB tem normas para o carregamento de dispositivos, por isso não precisas dum SO para regular tensão e corrente, tal como se tu tiveres certo a regulação não é feita pelo SO do dispositivo.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Sim, dá para carregar o telefone através da energia do tablet ou mesmo do portátil só com a bateria, já o fiz quando houve um apagão que durou umas horas. Mas é só mesmo em casos de extrema necessidade.
    O melhor mesmo é aproveitar, como já foi dito acima, os carregadores de bolso já estão a um preço bastante aceitável.
    Dá sempre jeito.

    1. Avatar de César Faria

      eu não digo com a energia do tablet, mas sim com o carregador do tablet. normalmente a intensidade da corrente (em mAh) fornecida pelos carregadores dos telemoveis é inferior à das baterias, levando a que demore mais tempo a carregar. Os tablets têm baterias com maior capacidade, logo necessitam de carregadores que tenham mais intensidade. E estes carregam mais rápido o smartphone.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Existem limites para a corrente que uma bateria deve receber… ultrapassar o limite pode degradar a bateria. Para além disso o carregamento tem fases diferentes dependentes da percentagem de carregamento. O carregador utilizado deve ser capaz de fazer essa transição optimizada para a bateria…

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não faz qualquer sentido.
    Se o telemóvel morreu, para quê ligá-lo e colocá-lo em modo de vôo para carregar? O modo mais simples e eficiente é carregar esses dez minutos e só o ligar na saída.
    Para quê o ligar “para ter os 10 minutos a carregar?”
    É verdade que o ligar consome mais bateria, mas para evitar isto basta que seja ligado ainda conectado ao carregador. Aí não há a perca da vantagem de se ter desligado…
    Outro ponto,não mencionado, é que os extremos da bateria, abaixo de 10% e acima de 90% são os que mais demoram a carregar, por isso, mais uma razão para o fazer com ele desligado.
    Se o telemóvel morreu e é urgente que o utilizador o carregue para fazer esse uso, então é porque não o pode ter em modo de vôo, porque aí nada recebe.

    1. Avatar de Vítor M.

      Quando tem 1% está sem power suficiente mas permite colocar em modo voo e carregar mais rápido dessa forma.

      Penso que me fiz entender.

  6. Avatar de ptpedropt
    ptpedropt

    e eu a pensar que iam falar em amperes..

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      Quantos mais, mais rápido e não há perigo visto que se o telemóvel não funcionar com tantos amperes, ele simplesmente não usa.
      ex tenho carregadores de 0.7 mAh, de 1.2 mAh e de 2.0 mAh e nota-se que com o último carrega bastante mais rápido.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        isso com o tempo pode dar cabo da bateria se o carregador não tiver forma de regular a corrente que passa para o telemóvel!

      2. Avatar de Balmer
        Balmer

        Acho que não estás muito ciente de como funciona o carregamento da uma bateria, quais os riscos ou não.

        O telemóvel de facto só vai usar a energia que precisa, no entanto, se tens uma bateria vazia então esta vai carregar tão depressa quanto o que estiveres a despejar para cima dela a não ser que haja um circuito de limitação.

        Disto isso, podes muito bem carregar a bateria do telemóvel com um carregador de 10 amperes (10000 mAh — 0.7 mAh? 2.0? lol o que?), só que a carga rapida tem o senão de aquecer a bateria o que não só a desgasta mais rapido, como cria risco de incendio.

        Mais amperagem, melhor carga; com senão.
        Há uma razão porque os carregadores que vêm com os telemóveis raramente são de mais de 1 amper de carga.

  7. Avatar de Abílio
    Abílio

    Já costumo fazer isto, ocasionalmente.

  8. Avatar de Tiago Correia

    Eu quando verifico que estou sem bateria, tenho sempre uma segunda hipótese, que é carregar com o isqueiro do carro quando vou para sair de casa.

  9. Avatar de paranoiasnfm

    É o que faço há muito tempo: carregar o telemóvel em Modo de Voo. 🙂

  10. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Comprei há tempos um carregador para ligar ao isqueiro do carro e o “técnico” que me o vendeu, referiu-me que só deveria utilizar aquele modo de carregamento se estritamente necessário pois o carregador de isqueiro carrega muito rápido mas deteriora muito a bateria do telemóvel.
    Não sei se ele sabia o que estava a dizer ou não.

    Gostava que alguém com conhecimento na matéria me elucidasse.

    Obrigado

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Depende dos Amperes de saída.
      Eu comprei um com 2 portas de saída de 2.4 A.
      Isto é muito e é só para utilizar em SOS.

      A grande maioria dos carregadores para telemóveis têm saídas entre 0.7 e 1.2 A.
      Isto é suficiente na maioria dos casos, mas quanto maior amperagem + rápido carrega.
      Mas ao mesmo tempo esses A extra também aumentam a temperatura da bateria e isso deteriora-a…

      1. Avatar de pixar
        pixar

        O problema não está na corrente mas na tensão. O facto de o carregador PERMITIR 2,4A não significa que, ao ligar um tlm, os irá utilizar. Tudo depende do dispositivo de consumo. No entanto, se a tensão de saída for superior aos 5V anunciados no carregador, poderá fazer muita diferença.
        Para teres uma ideia, em circuito aberto (sem telemóvel ligado), o carregador de tomada do meu telemóvel tem uma tensão de 4,95V (ligeiramente abaixo dos 5V anunciados). O carregador de isqueiro que raramente uso no carro, tem uma tensão de saída de 11,4V, mais do dobro anunciado. Claro que em carga o valor desce para os 7V, mas mesmo assim é muito mais alta do que devia.
        Escusado será dizer que fazer muitas cargas no carro não dá saúde à bateria do telemóvel.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          O problema está nos 2, embora ter tensões superiores seja mais grave pois afecta a química da bateria. Corrente superior afecta a temperatura da bateria durante o carregamento e a saúde destas baterias é afectada pela temperatura.

          “O facto de o carregador PERMITIR 2,4A não significa que, ao ligar um tlm, os irá utilizar. Tudo depende do dispositivo de consumo”
          tanto quanto eu sei depende muito mais do carregador! O dispositivo não consegue fazer essa regulação de corrente, apenas poderá dar indicação ao carregador da sua condição. Terá de ser o carregador a ajustar a corrente que fornece!

          1. Avatar de pixar
            pixar

            Vamos lá ver se me explico bem.
            É a corrente que vai matar a bateria como aconteceria connosco que nos submetessemos a uma corrente elevada. Certo. Mas essa corrente só existirá se houver tensão. Isso significa que se a tensão me mantiver nos 5V, independentemente de o carregador ser de 1A ou 2A, o tempo de carga será o mesmo. Isto porque esse valor de 1A ou 2A é o VALOR MÀXIMO que o carregador suporta e não a corrente que obrigatoriamente será consumida.
            Isto que eu disse só não será verdade se a corrente nominal de carga da bateria for superior ao máximo suportado pelo carregador. Nesse caso, o tempo de carga será superior ao normal. Também poderá acontecer que o circuito de regulação de tensão do carregador desligue por completo a carga para evitar sobreaquecimento.

          2. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Agora a sério!!! Vocês acham que se fossem os carregadores(maioritariamente chineses e defeituosos) que regulassem a corrente algubém iria propor micro USB pra todos os dispositivos móveis?

            A tensão de carga de uma bateria é feita pela ligeira tensão (e note-se ligeira) inversa nos pólos da bateria. Uma vez a corrente flua no sentido inverso a corrente segue uma curva linear(parecida com a lei de OHM).

            O que danifica a bateria? 3 coisas:
            Temperatura, corrente inversa excessiva e tensão inversa aplicada aos pólos. Pois bem… a intensidade da corrente inversa é o que faz aumentar a temperatura da bateria(transformação de energia eléctrica em energia química liberta energia sobe a forma de calor). À medida que uma bateria vai carregando a tensão aos seus pólos vai aumentando diminuindo a diferença da tensão inversa aplicada diminuindo a corrente de carga. Finalmente chego onde queria 😛 é aqui que entra a noção de CARREGADOR DE BATERIA!!! Um bom carregador de bateria aplica uma tensão máxima suportada pela bateria sem ultrapassar o limite de corrente inversa. Existem carregadores mais sofisticados onde até a temperatura da bateria entre na jogada mas como fazem isso dá muito trabalho a explicar!! 😛

            Pois bem… Telemóveis… Chips muito pequenos controlam esta tensão de carregamento da bateria MAS, a tensão é mantida pelo transformador a 5V à entrada(um pelo menos tenta :D).

            Se ainda assim não acreditam façam uma googladela por MAX1898.

            Espero que tenha tirado as duvidas a algumas pessoas.

    2. Avatar de pixar
      pixar

      Os carregadores de isqueiro de carro podem ou não ter um problema associado que é a falta de estabilidade das tensões do automóvel.
      Se o carregador for de boa qualidade, a tensão se saída será sempre 5V (que é a tensão de carga nos smartphones com cabo USB), independentemente dos picos de tensão do carro.
      O problema é que muitos carregadores têm tensões de saída um pouco superiores o que fará cargas mais rápidas com correntes mais elevadas. Isso sim pode danificar a bateria e até explodir o telemóvel.

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      isso depende do carregador! Não é por ser um carregador de isqueiro que vai carregar mais depressa… qualquer carregador deve regular a tensão e corrente que fornece aos aparelhos!

    4. Avatar de zane
      zane

      Acho uma opção mais saudável e é melhor pra emergências, é ligar o telemóvel ao USB do radio. 😀

      Penso que é muito mais seguro que o do isqueiro e a voltagem penso que seja menor.

      Isto para quem tem e dá 😀 , o meu velhinho nokia 5800 tem que ser por isqueiro, só a versões a seguir da nokia é que é possível carregar por USB.

    5. Avatar de levi
      levi

      É SO VER A VOLTAGEM DA BATERIA DO SEU CELULAR SE É A MESMA DO CARREGADOR SE FOR NADA A VER, NÃO ESTRAGA DE MODO NENHUM A AMPERAGEM NADA A VER SE A AMPERAGEM FOR MAIOR VAI CARREGAR MAIS RAPIDO SÓ ISSO,SÓ UM EXEMPLO EM UM CARRO QUE SE USA BATERIA DE 40 AMPERES SE VOÇE COLOCAR UMA DE 100 AMPERES VAI FONCIONAR MELHOR AINDA VAI DAR MAIS PARTIDAS O SOM PESSADO VAI TOCAR MAIS TEMPO, NEM POR ISSO ELE VAI TER POBLEMAS, SÓ LEMBRANDO UMA COISA TEM QUE SER DE 12 VOLTES, SE VOÇE ME PERGUNTAR PORQUE ENTÃO NÃO COLOCARÃO ASSIM NO CARRO SIMPLES NÃO TEM ESPAÇO PORQUE ELAS SÃO MAIORES, E PRA FONCIONAR UM CARRO DE MOTOR LEVE NÃO A NESSECIDADE, MAIS UM SOM POTENTE SIM MUITOS COLOCAM BATERIA ASSIM, ISSO TUDO É SÓ PRA VOÇE ENTENDER SOBRE, AMPERAGEM. ATÉ ESPERO QUE FOI ÚTIL ISSO TUDO.

  11. Avatar de Duarte Rego
    Duarte Rego

    Já agora, e que o tópico é sobre carregamentos, uma pergunta:
    É aconselhável carregar um tablet com ele ligado e a trabalhar nele? Isto “vicia” a bateria?
    Obrigado.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      boas,

      não, a bateria não vicia por usares o tablet durante o carregamento. A única diferença é que o carregador ficará sujeito à soma das duas correntes: consumo de utilização do tablet e consumo na carga da bateria. Mas isso não traz problemas porque os carregadores estão dimensionados para isso.

      1. Avatar de Duarte Rego
        Duarte Rego

        Obrigado pixar. Assim fico mais descansado.

  12. Avatar de humberto
    humberto

    posso carregar o meu smartphone com um power bank de 2.4′ faz mal ?