Sabe como fazer um reboot de emergência no Windows 8?

8 Comentários

A utilização de um sistema operativo pretende-se que seja estável e sempre controlada, sem que precisemos de esperar problemas ou complicações.

Mas por vezes precisamos de desligar a nossa máquina mais depressa do que é normal e para isso precisamos de recorrer a alguns truques.

O Windows não é um sistema que seja naturalmente rápido a desligar, mas graças a um pequeno truque podemos aumentar a velocidade de desligar deste SO e realizar um reboot de emergência.

reboot_emergencia_1

A razão pela qual o Windows não é um sistema rápido a desligar prende-se com o facto de este necessitar de realizar algumas tarefas específicas que garantem se manterá sem problemas.

Por outro lado tem necessidade de dar a oportunidade de aos utilizadores de gravarem o trabalho que estão a realizar, para que nada se perca.

Mas este último processo é o que mais tempo demora, podendo, em algumas situações muito específicas, ser contornado e o reboot ser mais rápido.

Apesar de muitos não o conhecerem, o Windows tem essa opção escondida, não acessível de forma simples, mas que pode ser usado por todos e sem qualquer limitação.

Como fazer um reboot de emergência no Windows 8

Antes de iniciarem o processo de reinicio do vosso Windows através desta forma, e mesmo para futura referência, devem ter presente que o que o torna mais rápido é o facto de não permitir ao utilizador gravar os seus documentos ou outros ficheiros que têm abertos.

Limita-se a gravar em disco a informação que o SO necessita e a terminar, de forma abrupta, as aplicações que estão a correr, garantindo assim um desligar muito mais rápido.

Este processo pode ser de alguma forma agressivo para os ficheiros em que estão a trabalhar, podendo levar a perdas de informação.

No entanto, e em certas e determinadas situações, todas elas muito específicas, podem usar este método para reiniciarem o vosso Windows em tempo recorde.

reboot_emergencia_2

Para iniciarem o processo de reinicio de emergência, apenas têm de carregar simultaneamente nas muito conhecidas teclas Alt + Ctrl + Delete e vão ser levados para a também conhecida janela de controlo do Windows.

Neste passo devem manter pressionada a tecla Ctrl, ao mesmo tempo que carregam no botão de power que se encontra no canto inferior direito do ecrã.

De imediato será mostrada a janela de reinício de emergência do Windows, onde devem carregar no botão Ok para que avance e que seja feito o reinciar do Windows.

Também aqui será mostrada a mensagem de que não será dada a possibilidade aos utilizadores de gravar os seus documentos ou ficheiros.

reboot_emergencia_3

Esta é uma opção que pode ser usada quando uma aplicação se recusar a ser terminada e necessitarem de desligar o Windows ou, por exemplo, se precisarem de desligar a vossa máquina de forma mais rápida, e sem qualquer gravação de ficheiros.

É um método para ser usado em último recurso, mas que convêm terem presente e saberem usar para se precisarem. É mais uma dica útil para o Windows!

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa dica 😉 Não tinha conhecimento e certamente que vira a dar jeito.

    Este método também funciona no Windows 7?

    Cumps

  2. Avatar de André Costa
    André Costa

    Funciona Perfeitamente.

  3. Avatar de SmileX
    SmileX

    Outra forma que pode ser ainda mais rapida seria criar um batchfile com o comando:

    shutdown -f -s -t 0

    e ou manter esse ficheiro no desktop ou criar um atalho para ele, de forma a estar sempre disponivel.

    Funciona para todas as versoes do windows!!

    1. Avatar de Luis silva
      Luis silva

      é! e toda a gente é crânio em informática……

      isto simplifica um pouco mais……

      1. Avatar de Rui Cruz
        Rui Cruz

        Não é preciso ser crânio, basta usar o google às vezes..

        Para o fazer:
        Crie um bloco de notas e escreva aquele comando: ” shutdown -f -s -t 0 ” (sem aspas), pode alterar o valor a seguir ao T que diz respeito ao tempo até o comando ser executado. Guarde o bloco de notas, altere a extensão do ficheiro (caso não tenha as extensões à mostra, terá de ir a uma pasta qualquer > Ferramentas > Opções de Pastas > (desmarcar) Ocultar extensões para tipos de ficheiros conhecidos) para “nome do ficheiro.bat” e está pronto a executar.

        Outra forma, é através da criação de uma atalho. Segundo botão do rato no ambiente de trabalho, vá a “Novo” e depois “Atalho”, insira o comando “shutdown -f -s -t 0” (sem aspas novamente) no caminho do atalho e está pronto a executar.

  4. Avatar de Abílio
    Abílio

    +1
    Também crio desde o XP, mas seja dita a verdade que nem no 7 nem no o 8 me fez falta.

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Excelente dica confesso que não conhecia, no meu dia a dia utilizo uma forma que nunca me deixou ficar mal (especialmente em servidores Windows mas funciona perfeitamente em sistemas operativos para “casa”). Cuidado ao utilizar o WMIC pois contem muitas funções apenas para utilizadores avançados.

    abrir uma linha de comandos e escrever:

    wmic os where primary=true call reboot / shutdown (consoante aquilo que se pretende) e “enter” no final do comando.

    Tambem é possivel executar este comando em maquinas remotas mas isso fica para uma próxima.

    Uma boa continuação a todos

    Obrigado

  6. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Não acho lento o desligar do 8.1… Pelo contrário, foi a versão que mais rapidamente me concedeu um encerramento (e início) quase instantâneo… Mais rápido, só se for o Speedy Gonzalez…

    Claro que antes de pedir o encerramento, encerro todos os programas abertos, salvaguardo os ficheiros, etc., etc., etc.