Router Fiber Gateway MEO: Partilhe o conteúdo de uma PEN/Disco USB

55 Comentários

Foi batizado de Router Fiber Gateway e é um dos mais poderosos equipamentos a este nível disponibilizado por uma operadora. Este equipamento garante velocidades até 10x superiores, comparativamente ao modelo anterior, uma vez que suporta a norma 802.11ac Wave 2 (largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps).

Depois de mostrarmos aqui várias funcionalidades deste equipamento, hoje vamos ensinar como podem partilhar os conteúdos de um disco externo/Pen USB, ficando estes acessíveis a todos os utilizadores que estejam ligados à rede.


O objetivo deste artigo consiste em ensinar a partilhar conteúdos de um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede.

De referir que a Fiber Gateway suporta na interface USB o sistema de ficheiros FAT32 e NTFS.

Como configurar a Partilha de conteúdos?

Passo 1) Acesso à interface de gestão

Para começar devem aceder à página de administração do router usando o endereço http://192.168.1.254 e introduzir as credenciais de acesso (meo/meo).

Já dentro da interface de gestão, escolham Serviços e depois acedam à secção Acesso e dispositivos de armazenamento. Não se esqueçam de ligar a Pen/Disco USB ao router!

O próximo passo é criar um utilizador.

Passo 2) Criar utilizador

A criação do utilizador é relativamente simples. Para tal basta indicarem um nome de utilizador e uma password.

Depois de criado o utilizador, deverão vê-lo associado à Pen/Disco USB.

Passo 3 – Aceder à  PEN/Disco

Depois de criado o utilizador, no primeiro acesso a FiberGateway vai criar automaticamente duas pastas na Pen/Disco USB. (pastas “public/disk1_1_share” e a pasta com o nome do utilizador).

Todo o conteúdo que estava na PEN/Disco contínua intacto, apenas sendo criadas estas duas pastas adicionais.

A partir de qualquer PC ligado à rede, basta que se liguem ao servidor com o IP 192.168.1.254 e introduzam as respetivas credenciais (imagem com exemplo no macOS). Para ver como fazer no Windows basta aceder aqui.

Se as credenciais indicadas estiverem correctas, deverão ter acesso aos conteúdos da PEN/Disco USB.

Esta funcionalidade é interessante na medida em que nos permite partilhar, na rede, diversos tipos de conteúdo através de um dispositivo de armazenamento USB. Esta pode também ser uma boa solução para termos um sistema de backup centralizado na rede, ou até mesmo a sua cloud particular. Experimentem.

Leia também…

Router Fiber Gateway MEO – 5 coisas que pode fazer

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Passos
    Passos

    Funciona para o exterior? no router da “fofafone” tem a opcao mas está bloqueada a rede interna (desativaram a opcao LAN ou WAN)

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Atenção,ó meu caro,que a Vodafone já começou a chegar aos novos clientes o novíssimo Smart Router 2.0 Olhe só estas qualidades—»”Equipado com tecnologia Wi-Fi 11 ac,o Smart Router 2.0 é sinónimo de hipertasking – graças à tecnologia MU-MIMO (Multiuser Multiple Input, Multiple Output),que garante uma ligação simultânea de múltiplos equipamentos por Wi-Fi com máxima qualidade e estabilidade.” MAIS—»”O novo Smart Router 2.0 garante-lhe velocidade e cobertura incomparáveis com tecnologia Wi-Fi de vanguarda (MU-MIMO, Beamforming, 4 antenas Wi-Fi alta performance, Band Steering, Seamless roaming e canal 160Mhz).” E FINALIZANDO—»”Nova frequência de Wi-Fi 5GHz // Sem interferência de routers vizinhos // A nova rede Wi-Fi 11ac sobre a banda 5GHz tem mais canais e mais espaçados entre si, o que contribui para a redução de interferência e maximiza a qualidade de serviço.” Agora fale lá sobre o router da “fofafone” !! Já agora,permita-lhe dizer o seguinte,se puder,vá à página do teste de velocidade aqui do Pplware(que é uma parceria com a nPerf),e visualize os testes de velocidade que eu já fiz seja neste mesmo teste,seja no Speedtest.net,seja no Speed.io/,e veja lá os resultados que obtive.Ah,já agora,queria apenas dizer que por diversas vezes ultrapassei a barreira dos 1000 Mbps(1 GB),em download !! “Deleite-se”,meu caro… 😀 😀 😀

      1. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        Penso que o da Vodafone so partilha por FTP.
        Acho que não faz smb (cifs).

        1. Avatar de PeterSnows
          PeterSnows

          Peco desculpa faz smb (cifs) também.
          Acabei de testar.

      2. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        Hefesto deixe-se de tretas! Tudo o que este “novissimo” router da vodafone (aka Huawei com CPU da HiSilicon) tem já existe no do MEO (100% português que na verdade são é)! E é IMPOSSÍVEL passar a barreira dos 1000 Mbps com estes routers que só têm porta gigabit! No dia em que tiver um Smart Router 2.0 ou Fibergeteway com porta 10 Gbps e uma placa de rede no seu PC 10 Gbps acompanhados de um bom CPU e bastante RAm é que conseguirá obter valores superiores a 940~960 Mbps-
        Em vez de andar a c@g@r postas de pescada em defesa da operadora X ou Y informe-se!

        Cumprimentos

    2. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Olhe,ó “Passos”,acabei mesmo agora de fazer mais um teste—»(http://pic.nperf.com/r/304636097-Pm72wM1G.png) // (https://www.nperf.com/r/304636097-Pm72wM1G) Isto de estar quase sempre a ter velocidades de 1000 Mbps (1 Gb),dá que pensar !! E quando me vier o Smart Router 2.0,então é que vão ser elas !! Mas não se incomode,os routers da “fofafone” não prestam… 😀 😀 😀

      1. Avatar de Hefesto,o Grande
        Hefesto,o Grande

        Atenção que o teste diz que foi feito às 02:42:52 GMT,mas foi feito às 03:42:52.Não sou nenhum trafulha nem ando aqui a guardar resultados nem a enganar ninguém,seja quem for. 🙂

        1. Avatar de duda2018
          duda2018

          Faz então um teste para velocidades na china
          na meo da 800mbps

          1. Avatar de Hefesto,o Grande
            Hefesto,o Grande

            Ó “duda2018”,não seja idiota !! NINGUÉM consegue em Portugal,como cliente particular,ter velocidades de 800 Mbps(com 1 GB contratados),em download,num teste de velocidade para a China !! O único website que permite fazer esse tipo de teste para a China é o antigo (http://legacy.speedtest.net/),e mesmo neste tem que ter o adobe flash player instalado.De realçar que este tipo de teste só dá tipo em browsers como o Pale Moon,o Waterfox ou o Cyberfox,se não me engano.E mais,desafio-o terminantemente a publicar aqui o resultado do seu tão propalado teste em que consegue essa velocidade de 800 Mbps.Eu publico também um meu,nem que tenha velocidades de miséria,isso lho garanto !! Primeiro faça você um teste e publique-o aqui e eu farei o mesmo,juro por quanto mais me é sagrado.Não estou aqui para brincadeiras. OLHA QUE CONVERSA—»”Faz então um teste para velocidades na china
            na meo da 800mbps”

          2. Avatar de Hefesto,o Grande
            Hefesto,o Grande

            Olhe,já fiz um teste mesmo agora.Este é o meu resultado a partir da cidade de Xangai,no extremo sudoeste da China (http://www.speedtest.net/result/7413978891.png) // (http://www.speedtest.net/my-result/7413978891) Já viu o ping—»377 ms Você faz melhor ?? Quase 230 Mbps em download e quase 7 Mbps em upload.Faça você o mesmo teste,para a mesma cidade,e para o mesmo host(CoreLink Inc.)Depois publique aqui se sempre chega aos “800 Mbps” que tanto diz que tem.Não me faça rir,não seja imbecil !! 😀 😀 😀

  2. Avatar de Altino
    Altino

    nao tem nada a ver mas o power rôto da nos é uma sucata

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Ó homem,se puder ou quando puder mude para a Vodafone.Desde há 25 meses que sou um cliente felicíssimo na Vodafone !! 🙂

      1. Avatar de duda2018
        duda2018

        Isso és tu, pensas que um router é isso, os routers das operadoras nao prestam, se tiveres um router com portas fibra de 5000€ então falamos 😉 não largo o meu cisco por nada

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Pena é que Vodafone não ande a alargar a rede fibra, fez um acordo de partilha com a NOS, no meu caso dá que nada de Vodafone nem NOs na minha morada, pq coiso da NOS e tal.

  3. Avatar de Ricardo Sebastião
    Ricardo Sebastião

    Já vou experimentar logo em casa, obrigado pelo artigo!

      1. Avatar de Pedro N
        Pedro N

        Existe forma de aceder aos dados no exterior?

  4. Avatar de Luís Azevedo
    Luís Azevedo

    E os funcionários da MEO, do outro lado a ver os ficheiros partilhados… LOL

  5. Avatar de Mc
    Mc

    Espero que tenham corrigido o bug desse ip não ser retirado da pool DHCP

  6. Avatar de RafaDJ
    RafaDJ

    Bom artigo mas, falta uma informação:
    No Windows 10, se tiverem dificuldade em aceder ao disco, tem que se activar o protocolo SMB1 que encontra-se desactivado. Para isso têm que abrir o PowerShell (Admin) e correr o comando “Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol” , ou no Adicionar/Remover programas, activando a opção “SMB 1.0/CIFS File Sharing Support”

    Pagina da MS – https://support.microsoft.com/pt-pt/help/2696547/how-to-detect-enable-and-disable-smbv1-smbv2-and-smbv3-in-windows-and

    A partir dai já se consegue aceder ao disco sem problemas (disco formatado em NTFS ou Fat32, é igual)

    1. Avatar de Pedro Araujo
      Pedro Araujo

      Grazie man, salvaste a pátria!

  7. Avatar de Bruno Neves
    Bruno Neves

    Como posso aceder ao Disco atraves de uma box android?

  8. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    Existe um problema logo no Passo 1 , visto que o UPNP devia estar desligado neste e em todos os outros routers é pertinente este aspecto devido á vulnerabilidade que este serviço tem.

  9. Avatar de ACMSeBr
    ACMSeBr

    Net cara e não se compara a de vocês!
    🙁
    BOM teste https://www.nperf.com/pt/r/305066577-4rFkv0FK

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Infelizmente tenho conhecimento que vocês aí no Brasil pagam muito pela Internet e têm velocidades muito baixas,seja em download como em upload.Não percebo,um dos maiores países do mundo e já devia estar mais que modernizado neste aspecto.Enfim… 🙁

  10. Avatar de Adriano Santos
    Adriano Santos

    No windows 10 não funciona.

  11. Avatar de Ricardo Sebastião
    Ricardo Sebastião

    Não consigo entrar em http://192.168.1.254 com o user e pass que uso para aceder à area de cleinte na página do MEO…

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Boa noite !! Hoje um técnico da MEO instalou esse router na minha morada, funciona muito bem, porém quando tento partilhar o meu disco, eu até o localizo mas ele informa que está vazio. Uso Macbook e o aplicativo Infuse na Apple tv e Iphone, em todos o disco aparece vazio. O mesmo está formatado em formato NTFS. Poderia me dar alguma ajuda ? Desde já agradeço.

  13. Avatar de Pedro Liberato
    Pedro Liberato

    Boa tarde pessoal.
    Com o router technicolor eu consegui aceder ao disco pela smart tv e box android tv.
    Mas neste router não consigo, será que me podiam dar uma ajudinha?
    Obrigado

  14. Avatar de spyvspyaeon
    spyvspyaeon

    Funciona impecável.

    tenho videos em um SSD externo ligado ao router, no Telemóvel consigo aceder via App android “network places smb” e reproduzir os videos via VLC que por sua vez envio para o Chrome cast para ver na TV. Como não tenho smart TV esta foi uma boa solução. Recomendo.

  15. Avatar de __IRON__
    __IRON__

    Estou a tentar ligar a um disco instalado no router, com o utilizador que também lá adicionei, mas no OSX Catalina ao efectuar a ligação não me aceita os dados de acesso do utilizador criado. Alguem tem ideia do que poderá estar a faltar. Em windows funciona sem problemas. Obrigado.

    1. Avatar de bruno
      bruno

      acontece-me exatamente o mesmo. depois de criar o utilizador e ter o disco ligado na porta USB, quando tento ligar ao servidor e insiro as credenciais não reconhece o servidor.

      1. Avatar de frpp
        frpp

        Acontece-me o mesmo.. conseguiu resolver?

  16. Avatar de AF
    AF

    Boa noite,
    Conseguir ligar o disco e consigo ler e escrever no mesmo com PC utilizando o Windows 10. Qual a velocidade esperada de transferencia de ficheiros? Pergunto isto porque quando copio ficheiros do PC para o disco (ligado ao router) ou do disco para o PC tenho velocidades de 3mb/s. É uma velocidade muito baixa. É “normal”? O que pode ser feito para aumentar a velocidade? Tenho o PC ligado com cabo de rede ao router e o disco é de 2.5”.
    Obrigado.

    1. Avatar de spyvspyaeon
      spyvspyaeon

      As velocidades no melhor dos casos é esperado ser 5mb/s no máximo, do que tenha conhecimento. Melhor solução que encontrei é colocar o disco no PC transferir e ligar no router.

      A velocidade de leitura é maior do que gravação.

  17. Avatar de Nelson Casquinha
    Nelson Casquinha

    Boa tarde,
    Tive exatamente o mesmo problema ao nível das velocidades e acabei por deixar ligado a um raspberry pi 2.
    É mauzito por apenas ter ligação a 100Mbps (escreve no máximo a 12.5MB/s em qualquer HDD), mas é melhor do que 5Mbps…
    A ideia é muito boa, mas infelizmente as velocidades são muito baixas no FTP do fibergateway.

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boa tarde. Fiz a configuração e consigo aceder sem problema ao disco na rede interna. Sabem se é possível aceder a este mesmo disco fora de casa? Obrigado.

  19. Avatar de MRSSP
    MRSSP

    Boa tarde. Alguém me sabe aconselhar qual melhor pen wifi a comprar para fazer a ligacão de net entre um pc e o novo router da Meo, por WIFI?

  20. Avatar de rsilvestre
    rsilvestre

    Boa tarde.

    Quais os passos para o SO Linux?

    1. Avatar de andré L
      andré L

      deduzo que seja via protocolo smb://(ip da parta usb)/(nome da pen).

      1. Avatar de rsilvestre
        rsilvestre

        Agradeço a sua resposta.

        No entanto, não resulta.

  21. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Passo 1) Acesso à interface de gestão
    Para começar devem aceder à página de administração do router usando o endereço http://192.168.1.254 e introduzir as credenciais de acesso (meo/meo).
    Passo 3 – Aceder à PEN/Disco
    A partir de qualquer PC ligado à rede, basta que se liguem ao servidor com o IP 192.168.1.254 e introduzam as respetivas credenciais.
    Vamos lá ver… se utilizarmos o ip indicado (192.168.1.254) para acder ao disco, acabamos por entrar de novo na interfece de gestão do router.
    Em que é que ficamos afinal?

    1. Avatar de José Laão
      José Laão

      Igual por aqui, falam nos MAC e afins com o protocolo SMB, mas no windows não aparece nada na rede, e ao tentar lifar por FTP dá erro nas cardenciais, ou seja bosta feita por portugueses. Quem comeu a inteligencia aos enginheiros da Altice Labs ficou com fome, pois os software deste router é a maior bosta que existe, lento para caraças sem opçoes nenhumas uma autentica bosta e nem a partilha de um disco por USB funciona enfim

  22. Avatar de ct4er
    ct4er

    Há dias que tenho este router, FIBER GATEWAY, e tenho um computador MacBook Air com macOS Catalina e não consigo fazer ligação à partilha. Fica sempre a pedir o utilizador e password. Como resolver?
    Com o linux não tenho nenhum problema.
    Muito obrigado.
    ct4er

    1. Avatar de frpp
      frpp

      Boas. Conseguiste resolver? Acontece-me exatamente o mesmo.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      quando souberes diz, que ando aqui aos papeis tbm 🙂

    3. Avatar de Mente aberta
      Mente aberta

      Olá como fazes para aceder ao USB do router no Linux, eu tenho o Mint e não consigo aceder, possivelmente estou a fazer mal os passos, podes-me dizer como fazer ?

  23. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Tenho um WDMYCLOUD, não consigo configurar via FTP de modo a aceder fora de casa a cloud, poderiam-me ajudar?

    Cumprimentos.

    1. Avatar de ct4er
      ct4er

      Boa noite Rui Castro.
      Suponho que se refer a MYCLOUD da Wester Digital.
      Não sei se já consultou este link:
      https://support-en.wd.com/app/answers/detail/a_id/2141/related/1/session/L2F2LzEvdGltZS8xNjAwMTExMTc3L2dlbi8xNjAwMTExMTc3L3NpZC9mVTlmOTRzczlsd0JZT1FmQzJGS3E0TnIwWmJkRTg4OXVLNmM3VTBiRmVkRk55X0NsMnZXaDFxYjVaQ2RqZEtsZ3RyV096aGtDY0k1TUM0ZEJQN0M4NFRLVTJNeDZUM1E2azdoaXZuSjFhZ0syaGtoVHlSMzZuM3clMjElMjE%3D
      Eu tenho o My Cloud Home e não tenho acesso por FTP. O backup é feito automaticamente.
      Está satisfeito com o equipamento?
      Espero ter ajudado.
      Até de repente.
      ct4er

  24. Avatar de frpp
    frpp

    Não funciona! Dá erro. Indica que a password está incorreta.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Obrigado. Consegui aceder ao disco com ambos programas. Não consigo perceber porque o Finder não funciona. Alguém conhece a explicação?

  25. Avatar de Adore
    Adore

    Sugestões ou soluções que permitam acesso ao disco fora da rede? Já procurei em forums mas não percebo nada sobre abrir portas! Já configurei o DNS (utilizei desta vez o da MEO), mas sempre que tento configurar o acesso através de um tlm ligado à net móvel, este não aceder ao listo ou criar a ligação!
    Tenho o fibergateway, já cheguei a conseguir fazê-lo com um router anterior TG784v2 (se não me engano), e com o DNS criado em no-ip, mas com este router não estou a conseguir!

  26. Avatar de Diogo
    Diogo

    Alguém sabe como configurar/aceder ao disco através de uma Smart TV Samsung(Q60T – Tizen 5.5)?
    Tenho uma Sony, e sempre consegui aceder, mas com esta não estou a encontrar ou a conseguir aceder!