Router Fiber Gateway MEO: Como criar rede GUEST via app

23 Comentários

A Meo/Altice disponibilizou recentemente uma app para iOS e Android para facilitar a gestão do Router Fiber Gateway da MEO. Esta app foi desenvolvida em Portugal, mais especificamente por elementos da Altice Labs de Aveiro.

O Pplware já testou a app e hoje mostramos como é fácil, por exemplo, criar uma rede GUEST.



Porque devemos criar uma rede GUEST?

Esta opção é interessante, por exemplo, quando temos visitas em casa e não queremos dar as credenciais da nossa rede principal (até porque depois de ligado à nossa rede até é possível controlar remotamente a nossa box da TV). Outro cenário é numa loja comercial, onde passa a ser possível criar uma segunda rede para clientes ou fornecedores.

Ativar as redes wireless públicas no Router via interface Web

 

Como ativar e configurar rede GUEST via app móvel?

O processo para ativar a rede GUEST no router da MEO é algo bastante simples. O equipamento permite a existência de uma rede GUEST a funcionar nos 2,4 Ghz e também nos 5Ghz. Hoje vamos ensinar como podem ativar e personalizar a rede GUEST que irá funcionar na banda dos 2,4 Ghz.

Depois de ativada a rede Guest devem ir ao separador das Redes, como mostra a figura seguinte e depois carregar em Editar, no topo da interface, para procederem à personalização (ex. nome da rede e password de acesso) da rede Guest.

Uma vez realizados os passos anteriores, temos a nossa rede Wi-Fi Guest disponível e com nome personalizado.

Além destas configurações, podemos através da app:

  • Mudar os nomes das redes Wi-Fi que funcionam nos 2,4 GHz e 5 GHz
  • Alterar as respetivas passwords de acesso às redes Wi-Fi criadas
  • Ativar ou desativar o botão WPS para as redes Wi-Fi disponíveis
  • Visualizar os equipamentos ligados na sua LAN e WLAN
  • Gerir permissões de ligação e horários/dias de semana aos dispositivos da sua rede
  • Alterar o canal e definir largura de banda do canal Wi-Fi assim como a potência de transmissão
  • Ver informações sobre o equipamento

Caso tenha algum problema, pode sempre desfazer e refazer configurações, ligando-se à Fibergateway por cabo ethernet com um PC e acedendo ao browser de administração do Fibergateway através de http://192.168.1.254.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Brandão
    Brandão

    E então o modo Bridge já foi desenvolvido?

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Também espero….

  2. Avatar de Dan
    Dan

    E eu ainda à espera que desliguem o MEO-WIFI, não tarda abro o roubar e desligo de vez, vou para configurar DNS não dá, está demasiado limitado para o cliente.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      O utilizador de acesso, “MEO”, é apenas um utilizador… não é admin. Está muito limitado ao que consegue alterar.
      Pode ser muito bom para muita gente, mas odeio estar limitado pelo operador. Daí querer o modo bridge rapidamente, para, pelo menos, ter um router que posso controlar a um nivel muito mais avançado.
      Não que mudar o DNS a usar, fosse avançado…. mas a MEO sabe que assim os utilizadores escapam ao “bloqueio” de sites pelos operadores…. por isso tira a opção.
      Se alguém souber de um utilizador com permissões de admin, partilhe 🙂

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        nada que não resolvas com um asus com firmware para as redes portuguesas. até podes desligar o da meo e utilizar só o asus

    2. Avatar de prodrigues
      prodrigues

      Estás a te referir ao Technicolor? Este ” Fibergateway” deve ser diferente e até para pior mesmo já se podendo criar a rede “guest”… nada como ter o ONT separado.

      Se estás com um Technicolor podes observar isto:

      http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html

      1. Avatar de Dan
        Dan

        Estou mesmo com este. pode ser bom por um lado mas não temos liberdade.

  3. Avatar de Charles
    Charles

    Alguém sabe como desactivar a rede “meo-wifi”.
    Em qualquer operadora com serviço idêntico, tão é passível…
    Com o fibergateway não consigo. Alguma dica?

    1. Avatar de Charles
      Charles

      Desculpem…
      Queria dizer “tal é possível…”

      1. Avatar de João Cardoso
        João Cardoso

        Para desativares o MEO-Wifi tens de ir à Área de Cliente (https://www.meo.pt/cliente).
        Ao desativares, perdes também o acesso à utilização do MEO-Wifi

      2. Avatar de César
        César

        Qual é o problema do “meo-wifi”?
        A operadora desativa essa opção com uma chamada… Mas quem desativar esse serviço fica sem o poder utilizar quando tiver fora de casa… Não percebo a necessidade de desativar esse serviço…

        1. Avatar de Dan
          Dan

          tipo eu não uso e quero menos radiação dentro de casa simples

          1. Avatar de João Cardoso
            João Cardoso

            Menos radiação, LOL.
            Em todo lado tens radiação, as torres de telemóvel emitem radiação, os retransmissores de rádios emitem radiação etc. A não ser que a tua casa seja uma espécie de Gaiola de Faraday, vais continuar a ter radiação em casa.

          2. Avatar de Dan
            Dan

            Da minha vida sei eu da tua sabes tu, eu não quero o router a transmitir ponto. Quanto menos melhor. só uso o necessário

        2. Avatar de Charles
          Charles

          Tens toda a razão.
          Penso que será algo psicológico! Talvez pelo facto de me estar a ser imposto…
          Se tivesse essa opção nativame te, talvez até a deixasse ligada!
          Obrigado ao João pela explicação.

  4. Avatar de Charles
    Charles

    Obrigado pela explicação.
    Se bem que tens toda a razão… Aquilo não incomoda!

  5. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Pois não incomoda… o maior incómodo é mesmo não possuir rede para convidado. Eu resolvi com um Asus…

  6. Avatar de João Santos
    João Santos

    E fazer QOS???? ainda não dá?

  7. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Boa tarde,

    Merdinha para essa rede Guest desse router MEO, esta rede não tem nada a ver com a principal, é muito mais fraca em termos de ligação, que a principal está sempre a falhar …

    O que posso fazer para melhorar essa rede Guest?!

  8. Avatar de Eu
    Eu

    Desculpem desenterrar isto…
    Se usar uma rede guest para colocar um Raspbery Pi a funcionar como WebServer (coisa simples para uso pessoal) ou NextCloud ligado por WiFi à guest Wireless, o resto da rede e os dispositivos conectados à principal ficam totalmente isolados?

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    Como editar a rede meo-guest? A app não tem o separador das redes e só tem um botão para ligar e desligar a rede guest, mas é pedido password para aceder e não existe password porque não foi metida qualquer password e nem sei onde ir para poder editar a rede meo-guest… :SSSSSS

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Esqueçam! Tive 20min a ver a app e agora depois de acabar de postar, voltei lá e dei com a cena em 2segundos :S 😛