O que fazer caso lhe roubem ou perca o seu Windows Mobile

66 Comentários

O Windows 10 Mobile, apesar de não ser um sistema operativo muito usado, é um muito completo e recheado de funcionalidades extremamente úteis. Um dos aspetos destacados pelos seus utilizadores é mesmo o seu modus operandi, sendo muito simples e eficiente a executar as tarefas que lhe são propostas.

No entanto, muitos utilizadores não exploram ou conhecem toda a coletânea de funcionalidades nativas do Windows Mobile e, por isso, hoje damos a conhecer como pode recuperar o seu telemóvel Windows e proteger os seus dados no caso de o perder ou de ter sido roubado.



O primeiro passo deste tutorial é um passo preventivo e consiste em ativar a localização do telemóvel. Aceda às Definições -> Atualizar e segurança -> Localizar Telemóvel.

Neste menu deverá ativar a opção “Guardar periodicamente a localização do meu dispositivo, para que seja mais fácil de o encontrar, mesmo que a localização esteja desativada.“. Esta ativação será essencial para poder aceder e controlar remotamente o seu smartphone Windows.

O que fazer em caso de perda

Agora imagine que se esqueceu do local onde deixou o seu dispositivo Windows. Primeiro que tudo deverá aceder a account.microsoft.com/devices e iniciar sessão com a sua conta Microsoft.

Ser-lhe-ão apresentados todos os dispositivos Windows associados à sua conta Microsoft. Deverá selecionar “Localizar telemóvel” no dispositivo pretendido e poderá constatar que aparecerão várias informações correspondentes ao seu dispositivo, entre os quais a última localização em que foi localizado pelo sistema e a carga de bateria que apresenta.

Esta localização já poderá ser fulcral para conseguir encontrar o seu dispositivo. No caso de esta informação não chegar, poderá localizar o seu dispositivo em tempo real, para isso basta selecionar “Atualizar mapa“.

No caso de não ser suficiente, o último recurso será ativar o “Toque“, que fará com que o telemóvel reproduza um som estridente e alto, mesmo estando em modo silencioso.

O que fazer em caso de roubo

Em caso de roubo, a Microsoft permite que o utilizador alerte o infrator para a devolução do equipamento e reforce a segurança do código de desbloqueio.

Para isto, o utilizador deverá aceder à mesma página onde consegue localizar o telemóvel, mas desta vez deverá selecionar a opção “strong>Bloquear” e inserir os dados solicitados.

O que é pedido é um novo código de desbloqueio de 6 dígitos (mais seguro face ao padrão de 4 dígitos), um número de telemóvel no qual o utilizador possa ser contactado e uma mensagem que será apresentada no ecrã aquando do bloqueio do dispositivo.

Se o bloqueio do telemóvel não tiver apresentado resultados, a Microsoft disponibiliza um último recurso que, basicamente, apaga todos os dados e rastos do utilizador do smartphone.

Esta opção “Apagar” está acessível junto de todas as outras, mas tenha atenção para usá-la apenas em último caso, porque elimina todas as possibilidades de recuperar o rasto do telemóvel.

Estas dicas serão sem dúvida úteis e valiosas em situações anormais de maior aflição, neste caso a perda ou roubo de um bem tão essencial como o nosso smartphone.

A Microsoft fez um excelente trabalho ao rechear o seu sistema operativo móvel com estas funcionalidades e capacidades que poderão salvaguardar os dados e os equipamentos dos seus clientes.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Mas… alguém quer roubar um WP?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Podes sempre perder. Temos os dois casos cobertos.

      Ainda assim, há gente para tudo, logo, não é descabido que possa ser roubado um Windows Phone.

      1. Avatar de Rui Sousa
        Rui Sousa

        À minha sobrinha já lhe roubaram um, há uns anos

    2. Avatar de okapi
      okapi

      A mim até roubaram-me o Lumia 640, e não me devolveram limitei-me a seguir estes passo e a pedir à operadora para bloquear.

    3. Avatar de Pageros
      Pageros

      Os ladrões não gostam de telemóveis de 600€ com que não sabem trabalhar, preferem os telemóveis rascas de gama baixa ou intermédia… Um topo de gama não lhe interessa, 🙂

    4. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Por incrível que parece no mercado de usados, dependendo do modelo, ainda valem bastante dinheiro.

      Compara o preço de um Lumia 1020 (2013) e de um iPhone 5S (o teu único ponto de comparação) e a diferença de preço é mínima.

      1. Avatar de Menina Nerd
        Menina Nerd

        O iPhone 5s ainda recebe atualizações, o 1020 morreu no 8.
        Podem até pedir 3000euros pelo Lumia… isso prova que há interessados?

    5. Avatar de JJ
      JJ

      Eu pergunto:
      Mas quem é que quer roubar qualquer smartphone?

      Se o utilizador tiver “dois dedos de testa”, vai mandar bloquear o IMEI na operadora, e esse equipamento vai simplesmente deixar de funcionar em toda a UE.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Tens alguma informação que confirme isso? Da última vez que vi não existia uma base de dados dessas para toda a UE – nem sequer havia legislação para tal. Existia partilha apenas entre operadoras de alguns países.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Agora realmente não sei confirmar…
          Mas, pelo menos sei que em Portugal existes-te essa informação entre operadoras.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Isso em Portugal existe, e creio que as operadoras partilham a informação com operadoras nalguns países, mas não haverá uma base de dados comum para toda a UE.
            O bloqueio de IMEI é de eficácia limitada, os aparelhos facilmente podem ir parar a outros países onde isso não tem efeito. E nem sequer inutiliza o aparelho completamente.

          2. Avatar de Mico
            Mico

            Quem rouba para vender, vende ao exterior… Pq nao tem esse risco.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          … legislação europeia…

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    O que fazer caso lhe roubem? Aproveitar e comprar um novo equipamento, apesar de o WM ser um excelente Sistema Operativo, o mesmo esta a ser abandonado pela Microsoft, e a prova disso são as aplicações que têm saído e alguns sem suporte, ATÉ APLICAÇÕES da própria Microsoft! Como é ainda pensam que o WM ainda não morreu?

    Com menos de 10% de quota no mercado, MENOS! E este ano voltou a baixar ainda mais! Não há explicação, por mais que inventam, por mais que lutem para defender este sistema operativo deixem as ilusões para o canto, aplicações que são da própria Microsoft deveria ser as últimas a abandonar o barco! Até a própria Microsoft deixa de oferecer os seus produtos no seu próprio Sistema, isso significa o quê? Que não está a morrer? Está bem de saúde!?

    Só fica iludido mesmo, quem for fanboy! O pior é que acabam sempre a vir pessoas a achar que o WM ainda vale a pena! Teimam e não querem aceitar a verdade, que até a própria Microsoft deu um exemplo que foi descontinuar algumas apps da própria.

    Da sempre para rir um pouco, com certos comentários em que ainda teimam que o WM vai causar um grande impacto, com menos de 10% de quota (recordo que este ano baixou ainda mais!)

    Eu, já nem ligo aqueles que ainda vêm fazer trolling tentam, mas o trolling evapora-se a partir do momento em que a própria Microsoft da ainda mais razão ao facto de várias pessoas dizerem «O WM está a morrer» é a Microsoft a dar razão a mesma de forma indirecta descontinuando Apps e deixando o Suporte a vários equipamentos.

    Já para não falar dos lançamentos com WM da própria Microsoft
    Podem vir criticar, eu digo e disse a verdade. E direi, por mais que critiquem irei o fazer porque a final de contas gostem ou não, a opinião é permitida e não cedo a pressões de fanboys por tanto sim é para continuar.

    1. Avatar de Pedro Simões

      E quanto a este guia? Que achas?

      1. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        Não acha nada ,porque mais uma vez ,só vejo malta que secalhar não usa nem nunca usou o SO, a bater no morto .
        Faz-me confusaõ a comichão que este SO faz a tanta gente ,quando se calhar só tem 2 % de mercado aqui em Portugal. Fiquem lá com os vossos androids e iphones ,e deixem quem tem wm10\wp8.1 em paz .Nem todos podemos gostar do mesmo ,e ainda não preciso de uma app para me lembrar que tenho de ir á casa de banho

        1. Avatar de celso
          celso

          Isso mesmo. Não sou fã da microssoft mas digo que liguei hoje o meu velhinho lumia 735 e tenho uma atualização lançada há dois dias atrás. Com que então, abandonou?

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Perdestes esse tem para escrever isso tudo? Nem uma palavra acerca do artigo. É mesmo de pessoa que não tem mais nada que fazer na vida, a não ser falar mal e não dizer nada. A taxa de desemprego em Portugal até podia estar mais baixo

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Okapi então pelo teu argumento também não tens nada que fazer na vida, se seguirmos o exemplo. Perdi tempo a escrever aquilo e tu percebeste tempo a responder-me.

        Eu gosto é de pessoas como tu «Não tem mais nada que fazer na vida» no entanto também perdeste tempo a comentar enquanto poderias aproveitar a hora de almoço para planear as tarefas do dia no teu trabalho.

        Fizeste uma pausa, mas a pausa não te proibe de pensares na forma como vais executar o trabalho que fazes. Pela tua lógica também não tens mais nada que fazer, só pensas em comer, tens que trabalhar o dia todo! Cuidado!

    3. Avatar de DB
      DB

      Um texto tão grande e não disse nada. Mais do mesmo.
      Tenho um 950, um excelente telefone, e não, não preciso de 200 APps instaladas, tenho as suficientes, e não sinto falta de nenhuma.
      Sou profissional no ramo da informática, tenho todas as aplicações que necessito no telefone, e não entendo este tipo de textos de quem não sabe metade da historia.

      1. Avatar de David Piçarra
        David Piçarra

        tens um telemóvel que podia ter tido potencial mas não virou um tijolo graças a M$

        1. Avatar de DB
          DB

          Tijolo? essa está boa, se tivesse escrito essa frase com virgulas perceberíamos se o telemóvel teria se transformado ou não num tijolo. Mas pelo que refere diz que não virou um tijolo, graças á Microsoft, graças a Deus.

          1. Avatar de DB
            DB

            O meu tijolo tem ligação VPN a várias empresas para suporte técnico, Netflix, Spotify, Televisão MEO GO, FAcebook, Instagram, Skype, MBWay, sincronização e dupla segurança com a Cloud Microsoft, Messenger, Office 365, camera 20MPixels e vídeo 4K com estabilização de imagem, Continuum, etc etc etc…. não sei onde está o tijolo.

          2. Avatar de Rui Sousa
            Rui Sousa

            O Lumia 950, tijolo? Tomara muitos terem as características deste telemóvel

      2. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        Mas não tem pokemon go,um jogo altamente didático ,que faz falta a qualquer adulto e criança.Bem se calhar agora a moda já é outra ,como pertenço á classe dos “burros “que têm WM10 ,nem sei que jogos e apps estão na moda.

    4. Avatar de PAULO
      PAULO

      Menos de 10%?Se fosse 8% ou 9% era uma festa, na verdade está abaixo de 1%.

    5. Avatar de JJ
      JJ

      Mas qual foi a app da Microsoft, que a mesma deixou de suportar no Win10Mobile?

    6. Avatar de Mico
      Mico

      Que grande testamento para dizer cliches… Só esse trabalho mostra q tens pouco para fazer ou es parte interessada.
      Muitos carros já deviam ter morrido, mas circulam porque os donos gostam.
      Versões do fishoid tb morreram à muito, mas os peixinhos aina tem esperança de autualizacao do isco velho para o novo… Crentes

  3. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Falta salientar que existe também uma opção nas definições do telemóvel para encriptar toda a informação. Assim em caso de roubo, muito dificilmente terão acesso aos dados

      1. Avatar de Rui Sousa
        Rui Sousa

        Não esquecer que a encriptação pode abranger também o cartão SD

  4. Avatar de userxpto
    userxpto

    O que fazer? compro um android 😀

    não resisti 😀 e olhem que eu sou dos resistentes que ainda usa um 640XL

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Isso porque não se encontrar no mercado nenhum Win10Mobile a venda… só por isso…

  5. Avatar de David Silva
    David Silva

    A ideia é boa, mas parece que não funciona a 100%.
    Ao tentar localizar, aparece “Visto pela última vez às 09/08/2017, 19:22:20”
    Eu neste momento estou a cerca de 30km dessa localização, e ao tentar atualizar a localização aparece “Não é possível localizar o seu telefone neste momento. Tente novamente mais tarde.”
    O telefone está ligado à internet por wifi, mas não serve de nada. Não atualiza a localização!

  6. Avatar de torf
    torf

    Isso já existe desde o windows phone 7. Fiz isso tudo quando me roubaram um lumia 710.

  7. Avatar de eachtime
    eachtime

    O que fazer? Trocar finalmente por um smartphone que tenha apps 😀
    (sorry, n resisti)

  8. Avatar de Davide Pereira
    Davide Pereira

    se roubarem o wp é esperar e rezar……. para que não o devolvam

  9. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Palhaçada ja me roubaram o 550 e essa treta é muito gira mas se o móvel for desligado la se vai a localização. Se for logo reposto o software com outra conta nunca mais o ves. O meu esta sempre numa das ruas de Lisboa. O melhor sempre a fazer é ligar para a rede e mandar bloquea lo caso não seja livre. Se for ja foi, nunca mais o ves.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Vais ao teu operador, com o IMEI do equipamento e mandas bloquear… o mesmo nunca mais funciona dentro da UE…

      1. Avatar de JJ
        JJ

        PS: Não consigo confirmar se aplica-se em toda a UE, mas em Portugal aplica-se.

  10. Avatar de Nelson Batalha
    Nelson Batalha

    Eu ja perdi (depois encontrei passado uma semana) o telemovel WM e tive que usar esta funcionalidade que é excelente. tenho WM Lumia 630 ha mais de um ano e estou a gostar. Pode nao ter as apps que os outros tem, mas é um telemovel muito funcional (e é para isso que serve um telemovel). Mas realmente tenho pena que a propria Microsoft esteja a abandonar o barco. Excelente artigo, apesar que achar que quem ja tem, ja sabe e quem nao tem, infelizmente ja nao vai ter .

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Gosto muito do meu Lumia 435 (o mais básico de toda a gama Lumia) com mais de 2 anos, já com Windows 10 Mobile e a funcionar sem qualquer problema. Através do sistema de pontos ficou-me por 10 euros! Arranjam melhor por este preço? 😉
    Há a eterna questão do número de aplicações ser muito inferior à concorrência, mas enquanto der para o que quero não penso trocar.

    1. Avatar de Nelson Batalha
      Nelson Batalha

      o meu 640 custou 30 dollares no Best Buy nos USA 😉

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ganhaste! 😀

  12. Avatar de Lino
    Lino

    Tive WM por vários anos e é de longe o melhor SO, á excepção das apps, aí sim tiro o chapéu ao Android e a Apple.
    Pelo motivo de não ter todas as apps e as que tinham eram limitadas mudei para android, minha esposa mudou para iphone e ambos dizemos o mesmo, boas apps com boas funcionalidades mas o SO é bem limitado. É uma pena….

  13. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    O Windows Mobile morreu ?
    Esperem pela resposta da Microsoft.
    http://www.techadvisor.co.uk/new-product/mobile-phone/surface-phone-uk-release-date-rumours-microsoft-surface-phone-feature-rumours-3627431/

    Cada um que compre o que mais gosta.
    Eu por mim fico-me pela Microsoft . Surface Phone.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Na minha opinião sim, o Windows Phone morreu. Mas cuidado que isso não significa que a Microsoft vá abandonar o mercado mobile.

      Há ainda muito a saber sobre o Windows no ARM e como isso pode ser usado para proveito da Microsoft.

      Vamos ver surgir telefones com hardware Microsoft, com processadores ARM e a correr uma versão (mais ou menos) completa do Windows 10. Essa vai ser a grande revolução do Windows e da Microsoft no mercado móvel.

      Mas repito, é a minha opinião, nada de factos concretos ou provas reais.

      1. Avatar de DB
        DB

        Tem razão Pedro, o Windows Phone morreu, mas o Windows 10 Mobile continua. De facto existem pormenores onde se percebe que nem o melhor jornalista percebe do que está a falar.

      2. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        O WP8.1 morreu em julho ,e o WM10 vai morrer em 2018 .Isto não era novidade se a malta se habitua-se a ver na pagina da MS, o tempo de vida dos SO´s da MS .Está lá as datas todas ,só não vê quem não quer ,é mais façil vir para aqui dizer que foram enganados pela MS .

    2. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Espero que seja verdade ,mas acho que não vai ser na IFA que se vai ver o tão esperado Surface Phone

  14. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    a ladroes mesmo com mau gosto já não se fazem ladroes como antes

  15. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Agradecer? Eheh

  16. Avatar de jorgeazevedo1
    jorgeazevedo1

    O PPLW ultimamente tem trazido muita informação sobre o W10 e ainda Mobile. Afinal continua a ser o sistema que desperta paixões e alguns ódios. Eu mantenho-me no barco W10 porque continua a ser o SO que me presta todos os serviços que preciso e quando não app, há outra solução. Tenho Android para poder comparar e manter ligação. Mas no fim, continuo a achar o W10 mais funcional e atraente . Opiniões.

    1. Avatar de vitor
      vitor

      Apoiado Jorge, ca em casa usamos o w10m. Sim tem falta de apps, nao vale a pena dizer que não. Mas para nos é o SO mais fluido e completo de raiz. Faz muito do que um android e iphone faz e de raiz, sem apps externas. Pplware, continuem com artigos sobre todos os SO sejam mobile ou desktop…

  17. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Há muito desconhecimento sobre o que o sistema windows 10 mobile é capaz de fazer. Só quem usa no dia a dia é que sabe. Eu tenho o Lumia 950 com uma das melhores câmaras do mercado, 20 MP lente Carl Weiss, filma em 4k, tem o sistema “continuum” que me permite usa-lo como desktop diariamente. Já nem tenho computador, basta-me o telemóvel usado nesse sistema. Desbloqueia o aparelho com os olhos, permite carregamento wireless, tem espaço de memória interna que chega e sobra, 3GB de RAM, écran espectacular. Não compreendo tanta critica. Faltam apps? Sim, mas para isso existe uma coisa chamada “browser” ou então as chamadas apps-clientes. O sistema é perfeito? Não… Mas também, qual o sistema que o é?

  18. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Não esquecer que o Lumia 950 é de 2015 e tem muitas características que a Samsung anunciou como novidades no seu recente telemóvel

  19. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Já me aconteceu isso, por acaso não tinha password no telemóvel, num instante conseguiram retirar a minha conta e deixei de o poder seguir… a meu ver não funciona muito bem
    Espero que Android e IOS sejam melhores nesse aspecto..

  20. Avatar de joaq
    joaq

    Windows Mobile 10. simplesmente o melhor SO móvel.

  21. Avatar de Arkan
    Arkan

    DAR GRAÇAS A DEUS, e fugir do lugar o mais rapido possível porque podem querer te devolver!

  22. Avatar de David Vasconcelos
    David Vasconcelos

    Se roubarem, melhor que ficar com ele, vai ser da maneira que muda para Android. Mudei para android e posso dizer, foi a melhor escolha em anos. Tenho instalado, cerca de 10 jogos que nunca podia ter no WM. Windows Mobile e rasca, e quem continua com um e porque nao sabe que com 60 euros ja se compra um decente android.

  23. Avatar de infeliz
    infeliz

    amim roubaram me o meu smartphone mandei bloquear o imei na operadora ainda fui a policia e para meu espanto quando me dizem que quem o roubou basta ir aos monhes e mandar desbloquear pois ate imei já conseguem mudar

  24. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Foi precisamente isto que fiz.
    Aliás roubaram-me o meu dentro da empresa…

    (consegui ver que o mesmo tinha sincronizado com o Gmail numa hora em que me encontrava à procura dele dentro da empresa).

    Fiz queixa à psp, mas nunca mais o consegui recuperar.

  25. Avatar de infeliz
    infeliz

    se for este o caso que os monhes alteram os imei dos smartphones vai comecar a ver cada vez mais roubos a este tipo de aparelhos

  26. Avatar de Hugo
    Hugo

    O que é o windows phone? 😀

    1. Avatar de okapi
      okapi

      É aquela coisa que faz mostrar a tua ignorância no que se trata a novas tecnologias sejam elas boas ou más. 🙂