Problemas de rede no Explorador de ficheiros do Windows 10? Eis a solução

25 Comentários

Com a chegada da Atualização de abril do Windows 10 muitas coisas foram mudadas e muitos novidades surgiram neste sistema operativo. Como nem tudo correu como a Microsoft esperava, surgiram também alguns problemas.

Um dos problemas que ainda não foram resolvidos limitam o acesso de rede com o Explorador de ficheiros. A Microsoft anda não tem uma correção, mas disponibilizou uma solução que pode ser aplicada.

Windows 10 rede Explorador de ficheiros solução

Esta falha que está a afetar o Windows 10 limita a utilização do Explorador de ficheiros para aceder a partilhas de rede e a outros elementos fora da máquina.

Esperava-se que já existisse uma solução, mas por agora apenas existe a admissão do problema por parte da Microsoft e uma solução para a resolver de forma manual.

Como resolver o problema do Explorador de ficheiros

A solução da Microsoft passa pela alteração do arranque de um conjunto de serviços. Para isso devem executar o comando services.msc, chamando-o com a sequência de teclas Win + R.

Windows 10 rede Explorador de ficheiros solução

Para cada serviço devem aceder abrir a sua configuração e aceder ao separador Geral, alterando o Tipo de arranque do valor que estiver definido para o valor Automático (Início Atrasado).

Serviços a alterar

  • Browser de computador (Browser)
  • Anfitrião do Fornecedor de Deteção de Funções (FDPHost)
  • Publicação de Recursos de Deteção de Funções (FDResPub)
  • Ligações de Rede (NetMan)
  • Anfitrião de dispositivo UPnP (UPnPHost)
  • Protocolo PNRP (Peer Name Resolution) (PNRPSvc)
  • Agrupamento de Redes Ponto a Ponto (P2PSvc)
  • Gestor de Identidades de Redes Ponto a Ponto (P2PIMSvc)

Após esta alteração devem aplicar a configuração com o botão OK e avançar para o serviço seguinte da lista que apresentamos acima.

Windows 10 rede Explorador de ficheiros solução

Após a mudança de todos os serviços devem reiniciar o computador e o problema deverá estar finalmente resolvido. Vão finalmente poder aceder a ficheiros partilhados em rede via o Explorador de ficheiros.

Espera-se que a Microsoft resolva o problema de forma direta com uma simples atualização, mas por agora não existe data prevista para essa chegada, sendo o mais provável que surja com a Patch Tuesday do próximo mês.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Nunca tive tal problema.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Perdi horas e formatei máquinas por ter este problema em alguns clientes. Maldita Microsoft.

  3. Avatar de José Neves
    José Neves

    Boas,
    já tinha notado q algo de estranho se estava a passar … deixei simplesmente de ver e aceder através do explorer as outras máquinas depois da última actualização
    consegui alterar todos os serviços que indicam à excepção do “Browser de computador (Browser)”
    dá erro 87 parâmetro incorrecto
    entretanto alterei para Automático (acionar início)
    há solução para este erro?
    Agradecido pelo vosso artigo

    1. Avatar de Ask Me
      Ask Me

      Também me dá o mesmo erro nesse serviço.

  4. Avatar de Mc
    Mc

    Não tenho esse problema. Noto é que o simples copiar ou apagar um ficheiro e o directory refresh estão lentos. Isto num i7 com ssd

  5. Avatar de Bruno Almeida
    Bruno Almeida

    Eu quando inicio, o explorer crasha… deixa de responder, nem aparece icones durante varios minutos, e acho que é por causa da “app” “conta microsoft” que não sei como desativar a porcaria daquela “app”

    1. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Não tem como desativar. Esse “app” é que gerencia a conta de usuário do sistema. É um processo vital do sistema. Usa o comando sfc scannow para verificar a integridade do sistema e se houver alguma falha, serão substituídos os arquivos defeituosos.

  6. Avatar de XicoBandito
    XicoBandito

    Não me queixo de nada o meu explorador está a funcionar devidamente em partilhas de rede…

  7. Avatar de informado
    informado

    Só de ver as imagens do Windows faz rir… 🙂

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Também eu, faz me lembrar o kde que eles copiaram. A diferenca é que no windows dá para trabalhar e fazer coisas, ja no linux nem para ver um jogo do mundial serve.

      1. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        Não dá para ver um jogo do Mundial?
        N sei porque dizes isso mas eu vejo streams na boa no meu portatil com linux mint

  8. Avatar de Ask Me
    Ask Me

    O problema que eu estou a ter de rede com a nova atualização é de não conseguir localizar um PC pelo nome, só consigo pelo IP. Se coloco por exemplo \\Servidor ele não encontra mas se for pelo IP dele já encontra.
    Acontece em todos os PCs que cá tenho.

    1. Avatar de BA
      BA

      Eu tive este problema, deve ir a “Funcionalidades do Windows”, e colocar o visto em “SMBv1” (apenas no “cliente” pois o “servidor” não é propriamente necessário para este problema).
      Continuação.

      1. Avatar de BA
        BA

        “SMBv1” ou “Suporte para Partilha de Ficheiros SMB 1.0/CIFS” conforme lhe apareça.

      2. Avatar de cmariano
        cmariano

        Não é a solução mais viável em termos de segurança, considerando as vulnerabilidades do SMB V1, contudo, se for num ambiente domestico com duas ou três máquinas temporariamente é uma medida a ser adotada.

        1. Avatar de BA
          BA

          Ok, mas por esse ponto de vista então todo e qualquer Windows 10 está e é vulnerável pois se verificares um W10 sem este problema verás esta opção de SMB Cliente está activa. Se instalares um W10 de raiz também aparece activa. Ao menos comigo ambas aconteceram e foram previamente verificadas. Já verifiquei outras maquinas e em todas aparece activo. Continuação.

          1. Avatar de cmariano
            cmariano

            Desculpa contrariar o teu raciocínio, mas numa instalação limpa do Windows 10 V1709 ou superior , o SMB V1 não vem instalado por omissão.

            No Windows 10 Home e Pro que ainda tenha o SMB ativado após uma instalação limpa, o mesmo é desinstalado automaticamente ao fim de 15 dias caso não seja utilizado em nenhuma transação.

            Poderia continuar com a explicação, mas a informação é publica para consulta no site de suporte da Microsoft.

            Continuação…..

    2. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Já me aconteceu isso. Tive de ir ás definições de TCP/IP > Avançadas > Separador WINS e Ativar NetBios por TCP/IP.

  9. Avatar de R4mmstein
    R4mmstein

    O problema que eu tenho é ao abrir os browsers sem ser da Microsoft…da Firefox e chrome, ao abrir perco a ligação da net!! o mais estranho é que diz ter ligação mas não consigo abrir nada…no browser diz que excedi o tempo de abertura da pagina e para verificar o proxy e firewall, etc..!! se eu abrir os browser da Microsoft primeiro funciona tudo normal tanto no edge como o internet explorer, mas basta abrir um dos outros que fico sem ligação !! alguém tem este problema e sabe como resolver?? 😉

  10. Avatar de John
    John

    Tantos problemas dá o update de Abril… eu tenho um com a indexação de ficheiros no Outlook, simplesmente deixou de fazer e está a ser um tormento procurar o que quer que seja no email. Já tirei o outlook da indexação, já voltei a pôr, já refiz a indexação, já reinstalei o office mas nada, pesquisas no email só quando lhe apetece. Solução: reverter a actualização até que saia outra bem pior!

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Sim realmente o Update de Abril do Win 10, tem muitos problemas, incompreensíveis, até parece que os Técnicos da Microsoft, mandam cá para fora os Updates, depois estão-se borrifando para os inspecionar. Aliás a Microsoft, com este SO Win 10, parece já ter perdido o fio à meada de erros, e mais erros, que não conseguem reparar. já lá vão 3 anos, e o único SO que mais ou menos se aproveitou, foi: FALL CREATER UPDATE. Pessoalmente estou ficando cansado, e vou Fazer um sacrifício monetário, para comprar um PC – APPLE.

  11. Avatar de anjomale
    anjomale

    Já estava a desesperar!… finalmente RESOLVIDO!

    Fiz uma instalação limpa do Windows 10, mas deixei de comunicar com os outros PCs através do Explora
    dor do Windows, numa rede instalada em casa.
    Apliquei as soluções descritas no início deste artigo, no que à ativação de Serviços (services.msc). O problema ficou aparentemente resolvido na comunicação entre PCs através das respectivas Pastas Partillhadas.
    Mas NÃO RESOLVEU o acesso ao meu NAS (disco de Rede – D-Link 320L), para backups, partilha de ficheiros, etc.
    … até que, nas entrelinhas dos comentários anteriores, percebi que tinha de activar o “Suporte para Partilha de Ficheiros SMB v1.0/CFS”.

    Assim o fiz em “Ativar ou desativar funcionalidades do Windows”.

    Reiniciando o PC, o problema ficou finalmente RESOLVIDO!

    Raio da Microsoft!!… Sabendo deste problema, até hoje ainda não o resolveu!!

  12. Avatar de Marco
    Marco

    Já tive vários problemas,um deles foi meus programas e jogos desapareciam dos Windows 10,na altura até formatei o Windows pensando que era algum vírus.
    E agora problemas de rede???
    Volta Windows 7 estás perdoado

  13. Avatar de Manuel Azevedo
    Manuel Azevedo

    Meu Caros,
    Fiz todas estas alterações no meu Win 10 Pro, mas não consigo que ele me vá ler ficheiros no outro Pc com Win 7 Profissional.
    Ou seja: detecta o outro Pc e seus discos, mas diz que não tenho permissão para aceder.
    NOTA: o contrário Win 7 > Win 10, lê ficheiros sem problemas.
    Alguém me pode ajudar?.
    Obrigado desde já.
    Manuel Azevedo