Rebelião nos processos!!!!

29 Comentários

Sou visitante do Pplware já há uns bons meses, parece-me que é já uma referência em Portugal quando o assunto é informática. Depois da graxa deixe-me pedir um esclarecimento. Muitas vezes o meu computador tem os gráficos nos 100% e tudo fica tipo caracol, é um stress, reparei que nos processos tem lá mais de 50 a comer memória. Um que come sempre acima dos 60 megas é o svchost.exe não o consigo desligar, como posso saber para que servem esses programas a correr no meu Windows? Obrigado. Nuno Roldão.

Olá Nuno. A graxa é sempre bem vinda, mas referência ao nível nacional ainda não, mas conto convosco para lá chegar ;-).
Bem, acho que tens ‘coisas’ a mais a correr no teu PC. Antes de mais, vais dar uma olhadela no menu de arranque do Windows, vê se lá não tem nada que possas apagar. Mas o mais importante é mesmo o serviço de arranque. No menu iniciar, em executar escreve msconfig, agora na janela “Utilitário de configuração do sistema” abre o separador “Arranque” faz o seguinte, retira tudo o que está seleccionado menos o antivírus, agora faz “Aplicar” e “Fechar”, na pergunta se queres reiniciar agora ou mais tarde clica em reiniciar agora. Depois de iniciado o PC volta ao Gestor de tarefas e verifica os processos. Não te fará mal instalar o CCleaner por exemplo e “limpar” o registo do Windows, uma limpeza ao disco e um desfragmentar. Depois se persistir essa actividade no teu PC, começas pelo antivírus, um scan total, passas também o spybot e já agora aproveitas a actualização e corre o Ad-aware.

Para saberes o que são os processos a correr no teu Windows dá uma olhadela no tasklist.org, vais gostar de saber o que “come” a tua memória, a do PC quero eu dizer.

Homepage: tasklist.org

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CHAGAS

    És visitant ou és o Visitant? LOL??. 😀

    Quanto ao teu problema e como disse o Vitor analisa bem o que tens no arranque e corre o CCleaner que vai notar uma grande diferença no geral.

    Um abraço,
    CHAGAS.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas, falando e processos glutões, eu tenho 7 processos svchost.exe a correr no meu portatil… Sony Vaio com Windows XP SP2 que liga à net através do meu PC fixo. Destes, 4 são do “utilizador” SYSTEM, 2 são Serviço de Rede e um é Serviço Local. Não é que o portatil esteja mt lento, cada um come cerca de 2 megas menos o local (4 megas) e um dos SYSTEM que come 24 megas, mas será alguma deles malware?
    PS – São todos svchost.exe, nenhum é svch0st.exe por se acaso (:

    1. Avatar de Constantino

      SVCHOST: como corrigir???
      ver em http://www.repair-svchost.org/
      fazer o dowload do program RegCure e instalar. Depois correr a aplicação.
      Será parecido com o CCleaner????

  3. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Eu vivo uma situação semelhante ao Miguel.
    Embora utilize /diariamente!)o CCleaner, o Spybot, o Ad-ware, AVG Anti-virus e o System Mechanic. Será normal?

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Chagas
    Essa analogia do Visitant é forte coitado do rapaz ele até confessou ser engraxadorhehehe, Agora esse tal de Visitant eu é que gostaria de lhe dizer umas coisas mas infelizmente fui censurado até compreendo para não baixar o nivel . Quanto ao nosso Amigo Nuno penso que o Vitor disse tudo o CCleaner é uma ferramente poderosa e indispensável
    Bem Haja e
    Abraço
    Carlos

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Lápis Azul
    É normal já me aconteceu no portátil e eu uso os mesmos o CC lener diariamente assim como o Spybot e Ad-Adware , agora quanto a antivirus não uso o AVG prefiro o Kaspersky, mas não fiz nada do que o Vitor está a ensinar e bem fiz muito simplesmente o Recovery ao disco C se fizesse como o Vitor diz tinha poupado muito trabalho. Tenta e depois comenta se ficou bom para nós sabermos
    Bem Haja
    Carlos

  6. Avatar de RVSilva
    RVSilva

    CCLeaner, MUITO BOM!!!

  7. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Carlos
    Camarada, expliquei-me mal! Embora no meu “gestor de tarefas” aparecerem vários “svchost.exe” a “bulir”, a minha máquina não se arrasta, nem tem comportamentos, ditos estranhos.
    Apenas acho estranho aquela aplicação aparecer tantas vezes… só isso.
    Obrigado à mesma pela disponibilidade.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Exactamente, comigo é mais uma dúvida que propriamente um problema ^^ Tanto svchost? Tenho 7 lol. Uso também o CCleaner, o Ad-aware e o Spybot, e o Kasp como antivirus,de vez em qd o antispyware da mnh Firewall, Agnitum Outpost. É mesmo normal ter sete deles a correr na máquina?

  9. Avatar de Nuno Reimor

    Pessoalmente creio que svchost faz parte do sistema do Windows e como tal é natural e obrigatorio que corra por trás.Mas há uma remota e quase infinita possibilidade de esse ficheiro que esta a correr ser um keylooger disfarçado de sistema de Windows.Sei isso porque em tempos ensaiei a fundo e por curiosidade quase tudo quanto era keylooger.Existe um,e não tenho a certeza que seja esse,até pode não ser,que é o PERFECTKEYLOOGER que depois de instalado fica a correr por trás do nosso sistema a espiar tudo o que fazemos e a enviar informação via ftp ou smtp para fontes externas.Esse programa disfarça-se criando um ficheiro com o nome svchost.Por veses quando partilhamos o PC com outras pessoas temos que ter cuidado.Esse programa por exemplo na sua versao executável não é detectado por antivirus,e depois de instalado, se outra pessoa der permissão ao firewall nunca mais é detectado.
    Espero ter contribuido para o problema,
    Cumprimentos

  10. Avatar de dc
    dc

    Esses svchost.exe normalmente são aplicações em estado BETA ou TRIAL que não estão definidas…
    Mesmo assim o Vitor á umas semanas atrás postou uma aplicação que monotorizava os processos todos e as directorias de onde estes eram carregados, se fomos a analizar bem vamos ver que a maioria destes processos são anexos ou aplicações instaladas no nosso sistema, mas mal configuradas pelos utilizadores que não tem o cuidado de configurar correctamente, especialmente quando estas tem a função de carregar automaticamente com o Windows, como é o caso do MSN ou de um Anti-Virus…

  11. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Neste site dá para ver o que significa cada um dos processos:

  12. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Parece que não aceitou a tag..

    O site é este:

    http://www.processlibrary.com/

  13. Avatar de AM Marcos
    AM Marcos

    @dc

    Qual era esse post? Podiam colocar ai o Post (é claro que podia procurar, mas se puderem facilitar, era melhor, certo?)
    É que eu estou com o mesmo problema…
    tenho o CPU sempre a 100% no taskmanager… qual é a ferramenta (do Hiren’s CD ou doutra ferramenta) que me aconselhas para corrigir os problemas desse tipo?
    O sistema operativo da maquina ainda é o Windows 2000 professional, com o Service Pack 4. Normalmente uso o Browser Avant (já agora qual é a tua opinião sobre o mesmo?????) Entretanto disseram-me que tenho um browser hijacker… como posso corrigir esse problema?

    Só mais uma coisa: acham útil fazer as actualizações do windows? Há quem diga que não tem nada de novo, nem Importante…, e que antes pelo contrário apenas tráz problemas, gastam espaço e recursos aos PC’s…

  14. Avatar de Paulo Reis
    Paulo Reis

    Boa Tarde, tenho uma duvida acerca do ccleaner, isto é quando faço análise ao sistema, no final aparece deseja guardar modificações do registo? eu eu clico em sim, mas devo guardar a onde, ou será que não devo guardar. Um abraço Paulo Reis

  15. Avatar de Sávio Rodrigues
    Sávio Rodrigues

    Prezados Colegas,

    Abaixo segue um link que descreve bem o processo svchost. Nesse site vocês podem obter bastante dicas úteis de segurança, principalmente relacionadas a processos carregados pelo Windows.
    Forte abraço e até breve!
    http://linhadefensiva.uol.com.br/docs/svchost/

    Sávio Rodrigues

  16. Avatar de Gu1g0
    Gu1g0

    sempre passo o CCleaner.. e o Spybot..
    e anti-vírus passo o norton mata vírus.. ahsuhauhshuas
    e d vez enquando uso o TuneUp Ultilities 2006
    mto bom esse programa pra várias coisas.. apesar do consumo d memória dele.. mas vale a pena..
    pq ele eh mto bom mesmo..
    abraço

  17. Avatar de Gu1g0
    Gu1g0

    ah e tb uso o Ad-Aware SE Personal.. ;D
    agora fui mesmo..

  18. Avatar de ZeX
    ZeX

    O pobre do svchost.exe está farto de ser maltratado nesta thread embora não seja bem o bicho-papão. 🙂

    Svchost.exe is a generic host process name for services that run from dynamic-link libraries (DLLs).”

    Sendo um processo genérico, pode ser usado por aplicações “menos simpáticas” mas, no fim de contas, ele apenas está a fazer aquilo para que foi desenhado.

    Para mim, um dos melhores métodos de identificar a aplicação que está a usar “a boleia” de uma determinada tarefa do svchost.exe é um programa que julgo até já ter sido mencionada neste blog. Chama-se Process Explorer, e é tão simpático que nem precisa de instalação. 😉

    Sabendo então a aplicação, ou pelo menos o nome do .exe que a invocou, torna-se bastante fácil, com a ajuda do amigo google ou de um dos vários links já aqui postados, de decidir, se é benigno, maligno ou simplesmente indiferente ter ou não “aquele” svchost.com activo.

  19. Avatar de Felipe'Corvo

    Valeu pela dica Vitor!
    Acho que tenho que fazer isso no meu PC também pois parece estar caindo o desempenho…

    Esse programa parece ser bem intereçante… Obrigado! 😉

  20. Avatar de Machado
    Machado

    Já agora pessoal, alguém sabe qual o nome daquele prog, que elimina os processos desactivados no MSCONFIG?

    Já o usei, mas após formatação máquina nunca mais o coloquei e esqueci nome…

  21. Avatar de Machado
    Machado

    Ok Achei o nome….

    CHAMA-SE MSCONFIG CLEANUP

    Muito útil, todos deveriam usar, e é FREEWARE….

  22. Avatar de dc
    dc

    @AM Marcos
    Andei á procura do tópico aqui no Blog mas não encontrei… mesmo assim o gestor de processos que eu uso e que não precisa de instalar e é extremamente simples e leve é o ProcX
    Download:
    http://www.ghostsecurity.com/downloads/ProcX.exe

    Quanto ás actualizações, estas são sempre bem vindas, á umas que complicam a vida mas mais tarde existem sempre actualizações para as actualizações por isso o meu conselho é: “Actualiza-me essa maquina, ate por questões de segurança”. também uso o W2000 SP4 com todas as actualizações e é dos sistemas Windows mais equilibrados que conheço… útil e sem maricadas como o XP.

    Quanto ao Browser… seja Firefox ou Opera ficas sempre bem servido… o resto por muito bem que digam necessitam sempre de suporte pelos utilizadores e nem toda a gente sabe personalizar um browser, nomeadamente o Avant.

  23. Avatar de Chioli
    Chioli

    Eu Uso O CCleaner Muito bom ele limpa tua maguia ^^ !!!!

    Avg uso tambem ^^ !!!!

    Abraço

  24. Avatar de Paulo C.
    Paulo C.

    Ganda Dica Vitor, isto não so vai fazer jeito ao Nuno como também a mim e a outros leitores…

  25. Avatar de Breno
    Breno

    parabéns pelo blog amigo!!!!
    fique sabendo que você faz sucesso aqui no Brasil também!!!

    abraço

  26. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Visitei por curiosidade e fiquei cliente. Esta dica do CCleaner foi muito oportuna para mim.
    Grato.
    Carlos Gomes