Raios… perdi os favoritos!

44 Comentários

De facto foi verdade, sim sei que foi coisa de newbie erro meu, excesso de confiança. Já conhecia a ferramenta com que estava a lidar, já tinha feito aquela rotina e já sabia o que poderia acontecer aos favoritos, era por isso um procedimento conhecido, de repente… desapareceram-me os meus “milhentos” favoritos. Estive perto do pânico!

Calma, o Firefox é considerada a ferramenta das ferramenta por algum motivo.

Todos os dias o Firefox cria um backup dos favoritos, sempre que o navegador é aberto. Guarda até 5 cópias com datas distintas. Os favoritos desaparecem por várias razões: o ficheiro está corrompido, apagamos deliberadamente o ficheiro ou por causas extraterrestres…

Como recupero os meus bookmarks?

Deixa-te de tretas e vai directo ao assunto sff.

Ok, ok sem stress, vamos seguir algumas pistas:

  • Os browsers da Mozilla guardam os dados em locais separados para cada conta existente no computador, é importante fazer o login da conta onde está instalado o Firefox que perdeu os favoritos.

  • Os browsers da Mozilla permitem guardar os favoritos e outras informações em perfis diferentes, como sabe o Firefox permite carregar diferentes perfis, se criou um perfil novo, provavelmente não terá nesse perfil os favoritos importados, pode residir já aqui a razão para o desaparecimento dos favoritos. Seja como for, caso os tenha de facto perdido tenha em atenção o perfil que está a carregar. Mais informações aqui.

  • Outro aspecto que deverá verificar é se os favoritos aparecem no Gestor de Marcadores (Bookmarks Manager) do Firefox, se isso estiver a acontecer e mesmo assim não os vê no menu principal então o problema poderá partir do ficheiro localstore.rdf, pode estar corrompido, veja aqui como proceder.
  • Bom, se nesta altura tudo ainda estiver por resolver, vamos vamos ao método directo, vamos buscar manualmente os favoritos guardados no último backup do Firefox, que deve ser recente, ele antes de abrir uma sessão nova, faz uma cópia, logo devem ser os seus últimos favoritos guardados.
    • Começamos por procurar no Windows por: bookmarks.* para o Windows mostrar todos os que existem na máquina. Ou então vai a C:\Documents and Settings\Utilizador\Application Data\Mozilla\Firefox\Profiles (utilizador é o nome que carregou no login).
    • Dentro poderá ter vários perfis criados, procure o bookmark.html e veja a data de cada ficheiro, a mais recente será a que procura.
    • No Windows Vista faça o seguinte: Botão Iniciar, na pesquisa escreve %APPDATA% e cairá no local onde encontra a pasta Mozilla, dentro Firefox e por sua vez dentro desta Profiles, depois terá um ou mais perfil criados, abra essa(s) pasta(s) e procure a pasta bookmarkbackups.

Para outros sistemas operativos e para outras aplicações da Mozilla, existe aqui uma ajuda fundamental. Encontre o local correcto, onde estão os perfis que guardam os backups.

A ferramenta que me levou a cometer o terrível erro foi o Foxmarks, agora não passo sem a utilizar. Se não confia nestes passos, então utilize o Mozbackup.

  • Update do Eduardo
    Quem quiser mais de 5 backups basta fazer:
    1. Na barra de endereços colocar: about:config
    2. Depois alterar a chave browser.bookmarks.max_backups para o valor pretendido.

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tigas
    Tigas

    Bem Excelente…
    Estou mais descansado assim;
    Boa posta!

    1. Avatar de Leonardo Paz
      Leonardo Paz

      Ajuda:
      Aconteceu-me a mesma coisa, mas com o Google Chrome!
      Abri o navegador nesta manhã e todos meus favoritos sumiram!!!!
      Como faço para recuperá-los???
      Obrigado!

      1. Avatar de Prissila
        Prissila

        Descobriram como recuperar os favoritos do Chrome??? HEEEEEEEELP!!!! D’=>

  2. Avatar de S. Costa

    Bom… muito bom. Por vezes o excesso de confiança trama-nos. Mas aqui está um excelente tutorial e não tenho duvidas que irá ajudar muito boa gente, alguns anos atrás dava-me imenso jeito, porque também fiquei sem os meus favoritos… azar!!!

  3. Avatar de Sharky
    Sharky

    Porque não utilizar o bookmarks do ‘google’ ou mesmo o del.icio.us do ‘yahoo’ ou até outros que existem online?

    Dessa forma estarão sempre disponíveis em qualquer parte do mundo (online)

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas! excelente toturial, bem olhem eu tenho aqui um problema, tinha algumas passwords guardadas no firefox, acontece que houve um problema com o disco e nao consigo arracar do disco, apenas aceder a ele, existe alguma forma de recuperar estas passwords?
    desde ja obrigado

  5. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    E porque não usar o Foxmarks? Tenho isso nas minhas máquinas todas… O bookmark que eu meto aqui aparece automáticamente nos meus outros PC.

    Sempre que instalo um pc novo, é so instalar aquela extensão e pimba, fico com os meus bookmarks todinhos lá! 🙂

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Boa Dica, já agora sabes se há alguma solução semelhante mas para quem usa o Opera?

  7. Avatar de Joao Vitor
    Joao Vitor

    Desde que uso a extensão Foxmarks, nunca mais tive de me preocupar com essas coisas, de backups e perder e depois recuperar..

    Foxmarks é a melhor solução pois:

    ->Permite aceder aos seus bookmarks em qualquer pc;
    ->Sincroniza os bookmarks nos PCs que voce quiser;
    ->O servidor está na net, ou seja, se o vosso PC explodir, quando comprarem um novo, instalam a extensão no novo firefox e pronto, ficam com os bookmarks tal iqual como estavam antes da explosão 🙂

    Cumps

  8. Avatar de ALL
    ALL

    “ou por causas extraterrestres…” LOLADA

    Eu uso o Foxmarks tal como o KaiserSoze falou e pessoalmente estou bastante contente, já me aconteceu estar na faculdade ou em casa de um amigo meu e queria mm aquele site q tinha nos favoritos mas n sei o endereço, no problem o Foxmarks revolve 😀

    Qt a esta característica do FF, por alguma coisa o acho o melhor browser 😀

  9. Avatar de Vítor M.

    KaiserSoze foi precisamente nesse add-on do FF que distraidamente numa instalação nova do FF mandei colocar no servidor os mesmo bookmarks que tinha no FF, isto é mandei remover os meus favoritos do servidor, que tinha sincronizado com outra máquina, e enviei os novos que vêm por defeito no Firefox.

    Ora segundos depois a outra máquina, que estava ligada, sincroniza e faz o quê? Limpa os favoritos correctos e grava os que o servidor lhe indica como alteração… tunga f….. tudo.

    Enfim, coisas feitas com a cabeça no ar, depois é agarrar e pesquisar na net, felizmente temos esta forma de os recuperar. 🙂

  10. Avatar de janielton
    janielton

    Já uso foxmarks a varias anos..sempre me salvou! So ter cuidado para nao sobrescer errado e desabilitar a sincronizacao automatica!
    flw

  11. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Principio primitivo que dá os seus frutos: exportar os favoritos para uma pasta à escolha e posteriormente copiar e enviar para um dos seus emails. Mais simples não há!

  12. Avatar de Evandro Luiz
    Evandro Luiz

    e mesmo que vc va pagar os favoritos no servidor por engano ele te pergunta antes de tal ação.

    ele é bom tb para quem tem linux na mesma maquina, assim os dois SO ficam com os favoritos iguais

  13. Avatar de Vítor M.

    Evandro Luiz eu utilizo o Forxmarks para sincronizar os favoritos do Firefox do Windows com o Firefox do Ubuntu, do Firefox do portátil com o Firefox do desk, dos Firefoxs de casa com o Firefox da minha máquina na empresa, e com o Firefox portable, sempre que preciso de alguma informação existente nos meus favoritos e não estou na minha máquina.

    Portanto, esta extensão para mim é importantíssima, apenas da primeira vez que a utilizei… meti água 😉

  14. Avatar de Nuno Peralta

    Eu uso o Windows Live Favorites 😀 porque uso o Internet Explorer… e assim tenho os meus favoritos em qualquer lado =D

  15. Avatar de Nuno Peralta

    De qualquer maneira, tenho sempre as shadow copies do vista =D (aquele sistema operativo que ninguém gosta)

  16. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Quem quiser mais de 5 backups basta fazer:
    1. Na barra de endereços colocar: about:config
    2. Depois alterar a chave
    browser.bookmarks.max_backups
    para o valor pretendido.

    🙂

  17. Avatar de João Leal
    João Leal

    E quando as passwords vão à vida? Há alguma maneira de as recuperarmos?

  18. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    O tutorial está muito bom e o humor ainda o torna mais agradável (… os extraterrestres :)).
    Eu sou mais básico: periodicamente faço uma cópia de segurança pelo próprio menu do Firefox, sem mais extensões ou complicações :).
    Felizmente nunca perdi os meus “bookmarks”, porque se isso tivesse acontecido sem ter “backups” este tutorial era excelente para me ajudar na recuperação.

  19. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    obrigado, a 3 dias tinha perdido meus favoritos :(, agora com esse poste seu recuperei-os 🙂

  20. Avatar de dominus
    dominus

    bem se quiserem um bom on-line bookmarks usem o chipmarks ! para mim é o melhor

  21. Avatar de A.C.

    Há dias atrás … (burrice minha) instalei o Firefox 4 Beta e assumiu os favoritos do que uso actualmente … como não gostei do anterior ou porque se calhar deu-me … desinstalei no painel de programas o Dito …. e os favoritos foram-se todos … tentei várias maneiras mas não consegui reaver esses favoritos … agora que vejo aqui uma situação parecida? … apetece-me perguntar … terei solução para isso … Um abraço … ah… já agora continuem com esse trabalho excelente … Não passo um dia sem cá vir … Obrigado

  22. Avatar de Majesticskull

    Ontem mesmo perdi todos meus favoritos, acho que porque o firefox atualizou ou alguma coisa relacionada com atualização de add-ons. Sorte, mas sorte mesmo que eu tinha feito um backup semana passada, e não perdi mais que algumas páginas. Mas essa dica é muito boa sim, a próxima vez que acontecer vou seguir esses passos! Abraços!

  23. Avatar de JotaPP
    JotaPP

    Eu uso o Foxmarks no Mozilla há já algum tempo e aconselho.

    http://www.foxmarks.com/

    Props pro ppl.

  24. Avatar de _lamy_

    Eu uso o “google brownser sync” addon para o firefox também! 🙂
    Para além de sincronizar os favoritos sincroniza mais umas quantas coisas como passwords, history…

  25. Avatar de GonManaia
    GonManaia

    Boa tarde a todos,

    há um plugin bastante bom para o Firefox, faz backup de bookmarks, temas, passwords, configurações do browser, guarda todos os plugins instalados, ou seja, guarda todo o Firefox como ele está! 😉

    O backup é guardado numa pasta escolhida pelo utilizador e ainda pode ser agendada a frequência com que se faz o backup

    o plugin chama-se FEBE – https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/2109

  26. Avatar de Caiano Silvestre

    ?”#$%&$?O)&?$)(#(%##%#””?(“&!#$%!&

    Agora é que dizes!!!!!

    (O que eu suei!)

  27. Avatar de Vítor M.

    Caiano, é pá ainda devo ir a tempo de ajudar muitos 😉

  28. Avatar de rui almeida

    pena este post não ter sido colocado à 1 semana atras, perdi todos os favoritos do firefox e a unica copia que tinha, tinha 1 ano, enfim à males piores.

    Mas obrigado pela informação para a próxima já não acontece. 🙂

  29. Avatar de Dav7

    DAMN!!

    Pensei que este post me ia salvar mas não,

    o meu problema é que tenho tudo guardado com o Google Browser Sync, mas desde que na 2ª feira formatei o PC que, depois de instalar o FireFox, não consigo que o Browser Sync se ligue á minha conta para me devolver os links!!!!

    da sempre este erro:
    http://img393.imageshack.us/img393/6065/clipboard02wk0.jpg

    já estou a desesperar 🙁

  30. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Para IE sugiro a Windows Live Toolbar tem la um addin para os favoritos apenas necessitam de uma conta live id e fazer sign in para sincronizar os favoritos da maquina com os favoritos online.
    Assim se utilizam várias maquinas basta instalar a toolbar para terem sempre os favoritos sincronizados entre máquinas.

    Na eventualidade de não poderem instalar a toolbar podem sempre aceder aos favoritos online que ficam associados à conta live id.

    Hasta!

  31. Avatar de Bruno Zouein Pereira

    Não é mais facil se utilizar um serviço web… como o http://sistemas.zopostyle.com, tem agenda e favoritos…

  32. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    boas dicas mas como já passei por experiencias bem desgradaveis procurei, procurei e optei pelo serviço mais simples que foi o do site de.icio.us….lá voce gurda tudo e acessa de qualquer lugar, alem de colocar links de acesso rápido no seu browser, seja qual for…….

    saudações e boa vida a todos !!!!!!!!!!!

  33. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    o nome do site é http://del.icio.us/

  34. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Bem, esta dica e’ fantástica. Confesso que já me fez falta algumas vezes.

  35. Avatar de KOISO
    KOISO

    eu uso o DEL.ICIO.US pos meus favoritos n FFXe tb posso ver os meus favoritos em klker pcsem ser preciso instalar plug-ins e tal…

  36. Avatar de Gaby
    Gaby

    Funcionou para mim =) muito muito obrigada pela dica!

  37. Avatar de Jê
    Jê

    Bela dica, parabéns.

  38. Avatar de Hugo
    Hugo

    Valeu cara!!! Minha irma instalou o firefox 3.0 aqui e meus favoritos sumiram, já estava disposto a tirá-lo e nunca mais usar… Mas consegui recuperar os favoritos!!! Realmente esse programinha é esperto!

  39. Avatar de м!кэ
    м!кэ

    Aconteceu-me a mesma coisa mas no IE 7 m me ajuda?
    Já fiz tudo e mais alguma coisa ( restauro; copiar a pasta do “allusers” para a minha pasta de “user”; gerir addons), mas nao aparecem… Isto tudo aconteceu depois de instalar uma barra de bookmarks da Delicious – http://www.ieaddons.com/en/extensions/

  40. Avatar de м!кэ
    м!кэ

    Desculpem, depois de desinstalar a tal barra…

  41. Avatar de Borbo

    Sempre add favoritos da forma tradicional e quando preciso formatar máquina, tudo vai junto. Fiquei sabendo meses atrás que existe um meio de se ter estas páginas add (acho que direto na sua página de email Gmail). Saberia me dizer se realmente isto é possível e como fazer?
    Obrigada