Quer melhorar a performance do seu Windows 8? É simples!

57 Comentários

O Windows 8 veio mudar muito no campo dos sistemas operativos. A maior diferença para os seus antecessores assentou na parte que os utilizadores mais usam, a sua interface.

Muitos foram os que tiveram problemas de adaptação, mas com o tempo viram que era mesmo apenas uma questão de tempo.

Agora que estão habituados a usar o Windows 8, é hora de o tornarem ainda mais responsivo e com uma melhor prestação.

win8_performance_0

O Windows, quer a versão 8 (8.1) ou as suas antecessoras, foi preparado para gerir de forma eficiente os recursos que tem disponíveis. No entanto, nem sempre esses recursos abundam, e o Windows não os consegue tratar da melhor forma.

Existe ainda o caso de haverem recursos disponíveis e o Windows usá-los para embelezar o sistema e tentar dar ao utilizador uma experiência mais rica, o que nem sempre é benéfico.

A forma de conseguirem libertar esses recursos para as funções mais importantes e que aumentam o desempenho da vossa máquina é simples e rápido de implementar. Apenas necessitam de saber onde alterar.

A sua maioria são efeitos visuais que apenas servem para mostrar ao utilizador um sistema mais limpo e com ma imagem cuidada, o que nem sempre é o desejado, por quererem um sistema mais rápido e com melhor resposta.

Como melhorar facilmente a performance do Windows 8

Para acederem à gestão dos recursos e aos efeitos que o Windows irá gerar, precisam de clicar com o botão direito do rato no novo botão Start.

Da lista de opções disponíveis devem escolher System, que é a que vos dá acesso às definições do sistema, onde vão alterar as opções seleccionadas.

win8_performance_1

Na nova janela que se abrir, a referente ao vosso sistema, devem escolher a opção que permite aceder às definições avançadas do sistema.

Por isso cliquem em Advance system settings, localizada na zona esquerda dessa janela.

win8_performance_2

A janela que for aberta de seguida alberga todas as definições do vosso sistema. É composta por vários separadores, cada um contendo informação e definições específicas de cada área do sistema.

A que procuram é Advanced, pelo que devem escolher esse separador. Aí dentro devem carregar no botão Settings, da área de Performance.

win8_performance_3

Estão agora na zona das definições que o Windows controla e que trata da componente visual do sistema operativo. Estão disponíveis quatro conjuntos de opções distintas, cada uma com um grupo de definições seleccionadas.

O vosso sistema deve estar com a gestão automatizada, o que corresponde à opção Let Windows what’s best for my computer.

win8_performance_4

Devem agora escolher uma de duas opções. Ou definem de imediato a melhor performance possível, com a opção Adjust for best performance, ou escolhem Custom e definem as opções que querem activas, seleccionando abaixo as que querem activas, da lista disponível.

Para esta última opção podem ir seleccionando opções e aplicando, vendo se estas têm ou não impacto no sistema e/ou na interface do Windows.

win8_performance_5

Para além da melhoria do próprio Windows, e caso os ajustes feitos sejam elevados, os utilizadores podem até notar uma ligeira melhoria na duração da bateria.

A escolha do perfil mais adequado pode não ser imediata pois esta é uma situação de compromisso, entre os efeitos visuais apresentados e a performance geral do Windows.

Esta pequena dica consegue dar um pouco mais de performance generalizada ao Windows, retirando alguma latência que possa existir, tornando-o mais rápido e melhor de usar.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Al'thor
    Al’thor

    Acho que desde o windows 2000 que essa opção existe, se calhar ainda mais cedo ainda, como no 98 SE.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, mas não deixa de ser uma opção válida e que podemos usar.

      Provavelmente muitos não se devem lembrar ou saber que pode ser usada.

      1. Avatar de Al'thor
        Al’thor

        Claro que é valida, apenas o titulo é enganador. Nao é exclusivo do windows 8… 🙂

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Isso que ia dizer, não façam isto exclusivo do Windows 8, porque esta integrado no Windows a anos.

          1. Avatar de Atitudes
            Atitudes

            Também concordo plenamente. Isto não é novidade nenhuma nem exclusivo do W8…

        2. Avatar de Trambulhao
          Trambulhao

          Exclusivo para o Windows 8 seria: Quer melhorar a performance do seu Windows 8? É simples! Mude se sistema.. 🙂

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Yap, eu não me lembrava dela XD

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      eu cheguei a usar essa opção quando tive o windows xp em algumas máquinas de velocidade de caracol.
      O windows 98 não sei se teria nesse local, mas claro que podiamos optimizar o sistiema.

      Já lá vão uns aninhos e já não me lembro bem lool

      Mas tenho saudades do velhinho windows 98se

    3. Avatar de Carlos Ferreira
      Carlos Ferreira

      Bingo

    4. Avatar de kaka
      kaka

      a melhor solução é mesmo instalar o win7
      cumps

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        O windows 8 é bem mais rápido e eficiente que o windows 7 em qualquer computador… aprende a trabalhar nele.

        1. Avatar de José
          José

          Totalmente de acordo, mais um desde lado!

        2. Avatar de José
          José

          Totalmente de acordo, mais um desde lado!

        3. Avatar de Sergio
          Sergio

          O win7 foi muito muito bom, mas o win8 também o é, e melhor. A única cena que a malta se queixa é do modern ui que ninguém usa, e do botão iniciar que eu deixei de ver utilidade para ele. Habituem-se

          1. Avatar de Rochita
            Rochita

            Eu uso o modern ui e é bastante útil e rápido… mas isso sou eu.

  2. Avatar de Andrey de Oliveira
    Andrey de Oliveira

    Num AMD K6-II 500Mhz e 4MB de memória de vídeo talvez fizesse sentido.

    Nas máquinas de hoje isso não faz nem cócegas.

    Rodo o Windows 8 suavemente num Netbook com processador Atom das primeiras gerações com tudo isso ativado.

    1. Avatar de Al'thor
      Al’thor

      Duvido que corra num Atom de primeira geraçao devido ao Windows 8 requerer instruçoes que o Atom nao disponibiliza nem nas versoes mais recentes, como instruçoes PAE e instruçoes NX ao nivel dos cores, coisas que os Atoms nao fornecem.

      Alem de que o Windows 8 requer uma resoluçao minima de 1366×768 e sao poucos ou nenhuns os netbooks que fornecem essa resolução.

      1. Avatar de Eusebio Muneme
        Eusebio Muneme

        Nao concordo co Al’thor, segundo a Microsoft qualquer Pc que rodo o Seven roda O win 8…

        Se o seu PC roda o seven, irá rodar sim o windows 8 sem problemas. Veja os requisitos mínimos:
        • Processador de 1 GHz ou superior
        • 1 GB de memória RAM (32-bit) ou 2 GB RAM (64-bit)
        • 16 GB de espaço livre no disco rígido (32-bit) ou 20 GB (64-bit)
        • Suporte a DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior
        • Resolução de tela mínima de 1024 x 768

      2. Avatar de Rochita
        Rochita

        Estás a falar do windows 8 original… o novo 8.1 permite a sua instalação em muitos mais equipamentos e a resolução minima é de 1024 x 768.

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Duvida mal caro amigo.
        Porque eu também corro o windows 8.1 num netbook que tem um atom dos primeiros sem stress algum. E não tenho essa resoluçao minima que indica. Corro a 1024×600.

        abraço

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        Bzzzt! Errado, mas foi uma boa tentativa!
        O Windows 8 funciona perfeitamente em CPUs Intel e AMD bem velhinhos , como o Celeron M, que é ainda mais velho que o Atom original.
        O CPU ter PAE ou não não faz diferença nenhuma se só se tiver até 4GB de RAM, e duvido que algum Netbook Atom original sequer suporte mais do que isso fisicamente.
        E se o CPU não suportar NX, a única coisa que acontece é que algumas funcionalidades de segurança não estão disponíveis.
        E tanto o 8 como o 8.1 funcionam perfeitamente no meu velhinho Acer com um Celeron M380 que só tem 1024×768 de resolução. No 8.1 até o Snap funciona.

      5. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        Essa resolução apenas é necessária para algumas funcionalidades do Win8.

      6. Avatar de Al'thor
        Al’thor

        Errado? Explica isso ao meu EEEPC 1008HA, que foi impossivel instalar windows 8.

        http://www.thewindowsclub.com/your-pcs-cpu-isnt-compatible-with-windows-8

        Nao estou a inventar nada, é um requesito MS. Quando tentei instalar no netbook deparei-me com a bonita mensagem de que o meu CPU nao era compativel (Atom N280).

        1. Avatar de Andrey de Oliveira
          Andrey de Oliveira

          Windows 8 Consumer Preview. Tente com a versão RTM. O meu netbook é o N270.

        2. Avatar de Rochita
          Rochita

          Já tinha dito que estás a falar do windows 8 original… tenta o 8.1 que resolves isso…

      7. Avatar de Andrey de Oliveira
        Andrey de Oliveira

        Realmente não consigo rodar as aplicações METRO na resolução nativa do display que é 1024×600, mas posso forçar ela em 1024×768, que é a resolução mínima exigida, caso precise abrir algum app.

        Embora eu não costume usar os apps metro nele, ele ainda é mais leve que o Windows 7 Starter Edition que veio com ele pra trabalhar no Desktop.

        http://www.baboo.com.br/windows/review-instalando-o-windows-8-em-um-netbook-basico/

        Todos os Atoms para netbooks suportam MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, EIST, e XD bit (uma pequena implementação do NX), e HT.

        https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Intel_Atom_microprocessors#Netbook_processors_.28sub-notebook.29

    2. Avatar de joao
      joao

      Suavemente? Deve ser um suavemente algo lento, não? Digo isto porque ainda outro dia fiz uma recuperação num Eee com atom e ficou um terror. Fiz uma formatação limpinha com apenas o essencial e ficou utilizável. Mas suave não me pareceu. Isto tudo com o 7. Com o 8 a diferença será assim tão notória?

      Cumps….

      1. Avatar de Andrey de Oliveira
        Andrey de Oliveira

        Na minha opnião o Windows 8 PRO roda melhor que o Windows 7 Starter que veio com ele.

        E roda suave dentro das limitação do Netbook, como navegar na internet, edição de texto no bloco de notas e cliente de RDP. Ninguém está falando aqui de usar pra trabalhar com planilhas do Excel, rodar jogos e fazer uso intenso de multi-tarefa.

        O ponto é que para a tecnologia dos dispositivos atuais, ao meu ver, a personalização dessas configurações quase não causam impacto na performance.

  3. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Win7 ftw!

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como melhorar a perfomance do Windows 8?

    Actualizar para o 8.1!

    1. Avatar de k
      k

      Honestamente? Quase discordo. Pesquisas que eram praticamente instantâneas no 8, passaram a ser um arrasto no 8.1

      É um problema nos index e tem solução mas mesmo assim não me resolveu a 100%. O 8 ainda tem um feel mais rápido nos vários pcs que uso.

      http://winaero.com/blog/fix-start-screen-search-is-very-slow-in-windows-8-1/

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Se puderes desativar a opção de pesquisa bing fica como estava… se tiveres um bom processador e uma ligação razoável á internet a pesquisa é instantánea na mesma… impressionante como podes pesquisar tudo e num piscar de olhos aparece os resultados de internet, ficheiros, programas… quero ver quem faz isso no windows 7.

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        Concordo, foi a primeira coisa que reparei quando actualizei para o 8.1

  5. Avatar de Juninho Pernambuco
    Juninho Pernambuco

    Eu neste momento tou sem pc, mas o do meu tio ta bom. Vou ja la testar essa boa dica. Obrigado 🙂

  6. Avatar de Sérgio Trindade
    Sérgio Trindade

    Usava eu o xp e isso já existia, qual vista…

  7. Avatar de Hater
    Hater

    Como melhorar a perfomance do Windows 8?
    format c:

  8. Avatar de Jeromo
    Jeromo

    Essa opção existe desde o windows 95. Mas o pior não é isso, o pior mesmo é afirmar que os usuários só precisavam de tempo para se adaptar à nova interface. Matéria tendenciosa pra dizer o mínimo.

    1. Avatar de José
      José

      Porquê? A habituação não demora mais do que dez minutos,me isto num perfeito leigo! Alguém habituado a sistemas operativos nem cinco minutos perde.

  9. Avatar de Off The Grid
    Off The Grid

    Sinceramente não percebo o pessoal que vem para aqui mandar vir com as publicações dos editores do site.
    Qual é o problema de esta opção já existir no xp? Tal como o Pedro disse, é uma opção válida e basta.

    Se vão dizer mal, calem-se e proponham alternativas, que é para isso que cá estamos.

    Parecem os fanáticos apple-android cada um a puxar para seu lado

    1. Avatar de Jeromo
      Jeromo

      Contradição! Se pensas que quem vai dizer mal deve calar-se, por que não se calas!

  10. Avatar de Mesmo
    Mesmo

    Isto tambem de ter um i7 é outra coisa. COmo posso deixar as duvidas para o consultorio do Pplware?

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas. Podes enviar para consultorio@pplware.com ou na nossa página do Facebook, onde são recolhidas também as dúvidas.

  11. Avatar de codeglitch
    codeglitch

    Para melhorar ainda mais a performance, formate o computador!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Formatar?
      Que tal criar logo ao inicio uma imagem do sistema “limpo” e depois simplesmente “chama-la”?

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    é simples! formate-o

  13. Avatar de Agastado
    Agastado

    Pois eu estou a usar o 8 desde o lançamento, agora o 8.1, no meu já velhinho toshiba x200. Ultimamente, e porque a Intel não actualizou os drivers da placa wifi, tenho muitos blues screens. Por isso devo de regressar ao 7. Deverá ser o fim da linha do meu portátil. Agora não venham para aqui dizer mal do sistema, o qual o único defeito é ter de ser democrático à força pois tem de ser compatível com tudo o que há de hardware. Não será este o s.o. mais avançado do mundo?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      “Não será este o s.o. mais avançado do mundo?”
      não

      Será este o SO mais usado no mundo?
      sim, é bem possivel

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Nenhum dos 3, Windows, OS X e Linux, qualificam como “o mais avançado”, todos eles têm as suas raízes nos anos 80.

        Depois há o problema de se saber o que quer dizer “mais avançado”, porque, por exemplo, tanto o Windows como o OS X têm kernels híbridos, a meio caminho entre o monolítico e o micro, enquanto que o Linux é monolítico, e nisso são ambos mais avançados que o Linux, mas há outras áreas acontece o contrário.

        Mais avançados são o Minix, o Midori…

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Basta usar um SSD e faz-se magia em performance.

  15. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tenho o 8.1 no ultrabook, aquilo é uma maravilha.

    Inicia e desliga em poucos segundos 😀

    1. Avatar de Leonardo Alves
      Leonardo Alves

      Eu Tenho Um Notebook

  16. Avatar de pjunior
    pjunior

    Acho mais fácil formatar e colocar Linux