Quer controlar o espaço ocupado no seu Windows Phone?

21 Comentários

O controlo da informação que temos nos nossos dispositivos permite que tenhamos uma noção exata do espaço que está ocupado. No entanto, e porque o sistema operativo e as aplicações que instalamos geram ficheiros e outra informação, acabamos por perder o controlo do espaço que está realmente ocupado nos nossos equipamentos.

Felizmente a maioria dos sistemas operativos tem uma forma, mais ou menos, directa de aceder a essa informação.

No caso do Windows Phone esta informação está numa zona específica e é de fácil acesso. Vamos saber como podemos aceder a ela e até geri-la.

espaco_wp_0

A importância de termos acesso a esta informação está relacionada com a necessidade de fazermos uma gestão do espaço que temos disponível quer para os nossos ficheiros, sejam eles de qualquer tipo, ou para as aplicações que queremos adicionar.

Este espaço não é, infelizmente, infinito e mesmo nos equipamentos com maior capacidade tendem a ficar cheios de ficheiro, aplicações e outras informações.

O resultado prático é que os equipamentos tornam-se mais lentos, sem a capacidade de instalar novas aplicações ou de criar e receber ficheiros.

O Windows Phone permite que consultem esta informação de forma simples, garantindo que saibam de forma detalhada qual a ocupação do espaço disponível e quais as aplicações que estão a consumir esse espaço.

Como aceder à informação de ocupação de espaço no Windows Phone

Essa informação é acedida dentro das definições e por isso devem aceder à lista de aplicações e escolher essa opção.

Uma vez aí dentro devem procurar a opção verificação de espaço e escolhê-la.

espaco_wp_1
Acesso à verificação de espaço

A verificação de espaço começa por percorrer o vosso sistema e avaliar qual o espaço que está ocupado antes de apresentar a informação. Este processo demora alguns segundos apenas.

Depois disso é mostrada a informação na forma de uma circunferência, que representa a totalidade do espaço disponível, com a ocupação real a ser mostrada em secções.

Para além desta informação podem também verificar a mesma com a apresentação dos dados na forma de uma tabela. Também aqui a informação é separada por tipo de ficheiros.

espaco_wp_2
Informação geral sobre espaço ocupado

Se fizerem swipe para a esquerda saem da zona onde é apresentada a informação de forma geral e passam a tê-la na forma detalhada.

Esta informação dá aos utilizadores uma visão muito mais pormenorizada do espaço, sendo detalhada a informação num nível muito mais pormenorizado e com a possibilidade de acederem às zonas de configuração de todas as áreas.

espaco_wp_3
Informação detalhada sobre espaço ocupado

A informação apresentada é de extrema utilidade para fazerem a gestão do vosso Windows Phone e para entenderem onde está a ser ocupado o espaço no dispositivo.

Com essa informação podem depois tomar as decisões necessárias para libertar espaço que necessitam.

Controlem então a ocupação e vejam, directamente no sistema operativo, onde podem ganhar espaço e onde estão os maiores consumidores.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rsantos
    rsantos

    eu tenho um huawei w1 e eu nao tenho essa funçao.

    1. Avatar de Javier Mata
      Javier Mata

      No meu da, basta deslizar o dedo para a direita…

      Tenho Nokia lumia 925 e não consigo comentar na app do pplware, alguém com o mesmo problema?

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        A mim também me acontece isso no L820. Já reportei ao pplware e não disseram nada.

    2. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Essa função parece-me que só existe nos Lumia com WP8…
      Tenho um HTC 8X e para aceder à gestão de espaço tenho de ir a “settings” e depois a “phone storage”.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Sim o WP7.8 era muito mais genérico, só apresentada espaço total e ocupado. Ou então detalhes quando ligado ao Zune.

  2. Avatar de oiele
    oiele

    só criam este tipo de tópicos para dizer que o windows phone não foi esquecido de ser falado aqui no pplware. se fossem pesquisar assuntos mais importantes sobre casos do windows phone valia mais a pena do que ver coisas que toda a gente sabe

    1. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Dor de cotovelo é lixada!!!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Dor do cotovelo com o quê??? Quem pelos vistos está aziado és tu.

  3. Avatar de jack madruga
    jack madruga

    Já há dias fiz este comentário acerca do 710, se arrependimento matasse!!! Estive a ver neste cangalho (Grande Barrete)e dá para ver o espaço mas nada mais, quanto ao tópico nada, nem apagar nem mais, apenas resetar e por como de fábrica, perdoem o desabafo, bela M..da,com este é o 10º ou 11º Nokia. Mas nunca mais, então de bateria nem se fala.

    1. Avatar de oiele
      oiele

      é o que faz comprar smartphones sem pesquisar direito ou mexer direito nele antes da comprar. depois a culpa é da marca

    2. Avatar de ev
      ev

      710 foi lançado em 2011, contudo é um bom telemóvel, mas tem as sua limitações como qualquer outro. A começar pela versão do OS até WP 7.8. Tirando isso mais vale atualizar para um Lumia 720 ou superior.

      Não percebi a parte de não dar para apagar dados? Claro que dá.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      comprei um igual em junho/2012 e dou muito bem uso desse Smartphone…nao fiz um reset ainda…experimento mts apps…tem uma qualidade de ecra ainda melhor que muitos windows phone que estao a sair agora.

      nao tenho sentido necessidade de comprar outro WP a nao ser pelas novas Specs e apps que o windows phone 8 veio trouxe.

      Dou muito uso do GPS Nokia Drive…melhor que isso num telemovel nem sei se existe…

      Dicas para sua Bateria melhorar –

      Ver que apps tem a funcionar em segundo plano(live Tiles)

      de noite se nao for necessario coloque o telemovel em modo de Aviao

      Penso que o pplware lançou um noticia sobre esse assunto recentemente.

      Tambem devo referir como esse Nokia foi um dos produtos lançados para “penetrar” no mercado dos Smartphones com o windows phone 7.5, normalmente nessas alturas as marcas lançam bons produtos(hardware;Specs) por preço mais baixo para convencer no mercado e obter boas reviews.

      quero dizer com isto que deve ter em maos um telemovel que se estimado deve durar bastante e nao dar problemas de maior.

      Quando decidir reciclar esse telemóvel lembre-se que pode sempre usa-lo como arma de anti-roubo automóvel, tem um bom sistema de localização do mesmo.;)

  4. Avatar de Abílio
    Abílio

    Não é uma definição existente no Windows Phone mas sim dos Nokia Lumia…

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Sim, os Nokia estão mais “artilhados” que os restantes WP8.
      Vantagens de pertencer à casa mãe?

      1. Avatar de Nome (Obrigatório)
        Nome (Obrigatório)

        Muito antes de pertencer à casa mãe, os Lumia sempre vieram mais artilhados. São actualizações como a Amber ou a Black que fazem os Lumia sobressair da concorrência (que verdade seja dita, também não é muita).

      2. Avatar de António
        António

        Nem por isso. Essa app de gestão de espaço já é “antiga” nos Lumias com WP8, ainda pré-compra por parte da MS. A vantagem é a Nokia se preocupar com os utilizadores do WP ao contrário da HTC e da Samsung.