Qual a potência da minha antena Wireless?

48 Comentários

Um dos assuntos pelos quais tenho sempre muita curiosidade, está associado à tecnologia wireless, mais concretamente a antenas. Este artigo tem por objectivo indicar algumas noções de antenas na tecnologia wireless.

Bem para começar vamos falar sobre ganho. O ganho da antena é normalmente indicado em decibéis isotrópicos (dBi). Trata-se do ganho em comparação com uma antena isotrópica (uma antena que não existe na realidade) e que é uma antena perfeita pois propaga a mesma quantidade de energia para todas as direcções.

Este tipo de antenas apenas serve como comparação para cálculos. O ganho das antenas também pode estar representado em dBd, para converter para dBi apenas temos de somar 2,14.

Alguns exemplos de antenas:

Dipole “rubber duck”  – 2.2 dbi (a 11 Mbps tem +/- um alcance de 30 m)

– Yagi  – 13.5 dbi (a 11 Mbps tem +/- um alcance de 3.2 Km)

As antenas podem-se dividir em 2 tipos: Omnidireccionais (irradiam o sinal em todas as direcções – 360º) e Direccionais (ou Sectoriais, que cobrem uma determinada zona, dependendo do ângulo)

Quanto maior o ganho de uma antena, mais direccional ela é, ou seja, a energia é concentrada numa única direcção o que também nos garante um menor ângulo de radiação.

Então e qual a potência/energia máxima radiada ?

A questão da potência não está só associada à antena. Temos de contar com o equipamento emissor, as perdas no cabo e fichas e o ganho que a antena nos dá. Em termos matemáticos temos:

Energia radiada (dBm) = potência do emissor (dBm) +  – perda no cabo e fichas (dB) + ganho da antena (dBi)

O limite de energia radiada (EiRP) para as redes Wi-Fi é,em Portugal é de 100mW (20dBm).

Para saberem quantos dBis tem a vossa antena acoplada ao router dêem uma vista de olhos na datasheet do vosso equipamento.

Para quem pretender dar uma vista de olhos nas antenas da Cisco e ver algumas características pode fazê-lo aqui

Brevemente escreveremos mais sobre este tema.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Madaleno
    Luis Madaleno

    Uma coisa que me chateia na wireless lá de casa é que mesmo com uma antena externa de 5 dBis de ganho, não tenho sinal nenhum de jeito.

    Como é raro usar Internet em casa ainda não dediquei o tempo necessário para resolver isto.

    Mas o estranho é que apanho sinal de vizinhos e com mais força que o sinal da minha própria antena dentro de casa.
    E estou a falar sem atravessar nenhuma parede numa distância de 5 metros já o sinal é muito fraco.

    Alguém já teve estas experiências?

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Já viste se não tens isso a usar os mais canais que os teus vizinhos?

      é um dos problemas comuns.

      há um tuturial mto bom aqui no pplware sobre como definir os canais.

      mostra as frequências de cada canal.
      Podes usar o Netstumbler ou o inssider para ver que canais usam as redes existentes na zona, e tu escolhes um diferente.

      espero que ajude.

      1. Avatar de Luis Madaleno
        Luis Madaleno

        @JPedrosa

        Obrigado pela dica. Vou analisar isto melhor. Mas tinha ideia que conflitos destes só na mesma rede e não em redes diferentes. Logo o meu router no mesmo canal do vizinho do lado não deveria interferir.

        1. Avatar de JPedrosa
          JPedrosa

          se queres que te diga, já ouvi as duas versões.

          na minha, ao configurar, usei os truques todos que apanhei e pronto 😀

          1. Avatar de ha e tal
            ha e tal

            Se estão a usar a mesma frequencia (ou seja, canal) é obvio que há interferencias, nao interessa se a rede é diferente ou nao, numa determinada frequencia se so pode estar um componente a transmitir.

            Exemplo simples e pensarem nas rádios FM, obvio que se duas radios usassem o msm canal, tipo 96.2 ou whatever, nao se iria perceber nd, ia haver interferencias.

    2. Avatar de bedas
      bedas

      router d-link e placa wi-fi com chip intel..?
      se for é aconselhável mudar o firmware do router. podes encontrar por ex.: em routertech.org

      1. Avatar de Luis Madaleno
        Luis Madaleno

        É um NetGear da Zon.

    3. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      @Luis Madaleno

      5 dBis já é alguma fruta….para casa chega e sobre…
      Talvez problema na antena ou nos conectores.

      Pedro Pinto

      1. Avatar de Luis Madaleno
        Luis Madaleno

        @Pedro

        Eu acho que alguma coisa no router não está bem.
        É um NetGear da Zon. E a antena é uma Dlink omnidireccional.
        O router de vez em quando fica meio marado e tenho de o desligar.

        O facto de o router estar fechado dentro da caixa de distribuição não me parece ter nada a ver, uma vez que a antena está cá fora.

        A falta de tempo para me aborrecer com estas coisas faz com que o problema se arraste.

        Obrigado pelo comentário.

        1. Avatar de RichardCooper

          Eut tb tenho um Router da Netgear , mas nao é o da Zon, mas tinha o mesmo problema, congelava a ligaçao. Intalei o Firmware mais recente da Netgear, melhou a performance, mas de vez em quanto flipava.

          Instalei um firmware não oficial da DG Team, e ficou excelente.

          Tenta actulizar o Firmaware original.

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      Já pensou em chamar um técnico para configurar sua antena? Eles estão aí pra isso. 😉

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    tenho um modem wireless da zon e a minha duvida é a seguinte…se alguem se ligar ao modem atraves do wireless ou cabo (na area do wireless ignoremos a questao das passwords bla bla bla) esse alguem consegue invadir o meu computador e ter acesso aos meus ficheiros?

  3. Avatar de Sepas
    Sepas

    Yagi que dá para surpreender são as feitas em simples latas das batatas Pringles 🙂

    1. Avatar de Luis Madaleno
      Luis Madaleno

      @Sepas

      Como é que isso?

  4. Avatar de Alexx
    Alexx

    Pode parecer estúpido mas aconteceu me uma coisa parecida … só que o problema era mesmo da placa wireless do meu acer. Os restantes computadores funcionavam às mil maravilhas, incluindo o pequenito Eee. Até que resolvi por uma estante no corredor e puf, lá se foi o sinal em dois quartos que estavam em linha recta com o modem e antena. O mais incrível é que na divisão mais longe da casa tinha sinal qb. Mudei de antena, recomendada por um amigo expert e a coisa melhorou. A tecnologia wireless é de facto muito confortável mas tem destas coisas … às vezes cai, outras “minga” 🙂

  5. Avatar de André

    Se o meu router smc 7904wbra-n desse para substituir as antenas, há muito que ja o tinha feito…

  6. Avatar de JRPFernando

    Fiz uma antena caseira, a qual me permite receber um sinal a cerca de 3,4Km de distância (medidas do google earth) com LOS. Mal encontre aqui o esquema coloco-vos o link, pois por vezes, com um bocadinho de paciência, fazemos o que comprávamos por mais de 100€…

    Estou a gostar de ver o pplware voltado para as redes wireless.

    1. Avatar de JRPFernando

      esqueci-me de dizer que o sinal chega muito bom com o windows xp… ainda não fiz medidas de intensidade.

      1. Avatar de Newtomic

        Já somos dois à espera! 😛

    2. Avatar de Manuelito
      Manuelito

      Cá espero por esse esquema, para ver se tiro umas ideias.
      Cumps.

      1. Avatar de JRPFernando

        http://sos.clan.akinosul.com/antena/Amos%20Aquario%20Ajony.pdf

        esta é a antena mas o esquema da minha tem mais uma dobra de cumprimento em cada uma das partes… agora infelizmente não o encontro…

      2. Avatar de JRPFernando

        ENCONTREI!!!! lol

        http://www.qsl.net/yu1aw/InvAmos9%20dim.jpg

        Mãos à obra! Garanto-vos que é fácil de fazer e os resultados são espectaculares!

    3. Avatar de jorge
      jorge

      amigo sera que podes enviar o esquena da antena

  7. Avatar de moonnn
    moonnn

    Boas pessoal para quem quer aumentar o seu sinal a baixo custo nada melhor que usar o material que nos rodeia vejam

    http://www.usbwifi.orconhosting.net.nz/

    mostes de antenas wifi feitas em casa algumas a apanhar a 4km de distancia

  8. Avatar de moonnn
    moonnn

    correçao pessoal onde diz 4km sao 10km vejao a foto nº14

  9. Avatar de sampaio
    sampaio

    alguem me sabe dizer se existe alguma aplicação para aumentar a potência da minha antena wireless

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      A potência da antena wireless não se aumenta, o que se aumenta é o seu ganho (trocando-a por outra, normalmente por uma de painel, mais directiva) ou a potência de transmissão. São duas coisas diferentes.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @Sampaio isso é uma questão de hardware não de software. No entanto podes verificar no teu router se tem la alguma campo para configurar isso. Normalmente esse informação do power ou vem em percentagem (100%, 75%…) ou em mw (100 mw, 75mw, 25mw)…quanto mais melhor…no caso de queres restringir o sinal a uma determinada zona, etnão deves reduzir o power de transmissão.

        1. Avatar de sampaio
          sampaio

          muito obrigado pelas respostas!

  10. Avatar de Pedro Neto
    Pedro Neto

    Boas Pessoal.

    Eu queria colocar uma dúvida. estou a fazer uma auditoria ao sinal de uma rede com o inSSIDer (já agora, muito obrigado pela excelente dica) e como me aparece o resultado em dBm fiquei um bocadinho á nora.

    Por exemplo, no caso do programa me dar um resultado de 80 dBm num teste, quer dizer que o sinal está bom, ou está fraco?

    O sinal é tanto melhor quanto maior for a onda apresentada no gráfico?

    Desde já, muito obrigado

  11. Avatar de Pedro Pinto

    @Pedro Neto
    O que tu viste foi -80 dbm. Isso quer dizer que tens um sinal fraco. Vê a seguinte escala:

    – Excellent: -57 to -45 dBms (75 to 100%)
    – Good: -75 to -58 dBms (40 to 74%)
    – Fair : -85 to -76 dBms (20 to 39%)
    – Poor: -95 to -86 dBms (0 to 19%)
    – No Link

    1. Avatar de goncalofbg
      goncalofbg

      acho k nao pode ser -45 o maximo.
      ora vejam:
      http://img16.imageshack.us/img16/5130/sinalc.jpg

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @goncalofbg

        É tudo uma questão de placas. Essa escala vi num forum do InSSIDer. Há placas com mais sensibilidade que outras, ie, conseguem ir buscar o sinal mais longe. -30 é OPTIMO !!!

  12. Avatar de paulo
  13. Avatar de Arkan
    Arkan

    um programa bom para medir isso sem complicaçao e em metros

    é o intel wireless checking, mas tem que registrar no site da intel

    ele vai medindo seus wireless por perto, e vai mostrando de 0 a x metros o alcance.

  14. Avatar de mmick
    mmick

    Aconselho a todos a procurarem os firmware da DD-WRT (google). Sao imensamente superiores aos das marcas, com melhorias nos ganhos (de recepçao/emissao) e com muito mais opçoes. Quanto ás antenas feitas de latas elas sao direccionais logo só interessam para ligaçoes de um dispositivo, nao para uma casa (omnidireccionais).

    Outra coisa a rever sao os canais se bem que os proprios router costumam automaticamente definir um canal sem problemas. Os melhores router (para particulares) sao os da Linksys, o meu ASUS nao é mau mas nao chega aos pés dum Linksys…

  15. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Uma correcção:
    O ganho é em dB, ou dBi como referes, mas não em dBm.
    dBm é referenciado a 1 mW e é usado para medir a potência dos sinais, ou seja, com corrente a passar. Do mesmo modo o dBW é referenciado a 1W. O ganho é sempre o mesmo, é independente da potência transmitida.
    Para converter de dB para dBm soma-se 30.

  16. Avatar de Pedro Pinto

    @Pedro A.
    O ganho pode ser apresentado em dBi ou dBd. Para conversão pode-se usar a seguinte formula: dBi=dBm+2.14. A maioria dos fabricantes usam dBi para quantificar o ganho.

    Ja agora, alterei o dBm que la tinha para dBd.

  17. Avatar de Duarte Gouveia
    Duarte Gouveia

    Pedro Pinto,

    Relativamente aos níveis de radiação emitida “EiRP em Portugal é de 100mW” existe alguma legislação a que tenhamos de obedecer? Por exemplo se quiser fechar um link ponto a ponto com 1km a 2,4Ghz terei de ajustar os níveis de potencia de saída para os 100mW?
    Obrigado.

  18. Avatar de Pedro Pinto

    @Duarte Gouveia,
    Segundo a ETSI (European Telecommunications Standards Institute ) é esse o valor máximo para Portugal. Já andei a ver no site da Anacom a ver se encontro a legislação em PT…
    Assim que tiver indico isso. Se alguem tiver que indique aqui no site..please..

    Pedro Pinto

  19. Avatar de Pedro Pinto

    @ Duarte Gouveia

    Com ajuda do site wireless.com.pt descobri o seguinte:

    LEGISLAÇÃO e REGRAS para comunicações via Rádio em PORTUGAL

    “…Abram então o anexo que envio aqui juntamente (que não é a cópia do Diário da República, mas sim apenas o AVISO do ICP) e consultem a página 4, (tem uma tabela – procurem a linha que diz “Redes locais via rádio (RLANs) 2400-2483,5 GHz – máximo 100 mWatt P.I.R.E.” ” – http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=44269&contentId=12487 Aí tens tudo

  20. Avatar de Pedro Pinto

    Características técnicas e isenção de licença individual de equipamentos de pequena potência e curto alcance utilizados em RLANs funcionando na faixa de frequências 2400 – 2483,5 MHz

    http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=53869&contentId=86159

  21. Avatar de irlm
    irlm

    porque é que nos chipsets intel draft n só apanho até 54mb/s e o router é um Asus RT-N11 draft n 300mb/s? vi no site dd-wrt, nao é compativel. Já actualizei o firmware mais recente ( 2.0.1.0), alguem pode me responder à minha pergunta, sff…

  22. Avatar de nobel silva
    nobel silva

    boas a yagi antena é para receber ou enviar sinal?é mto dficil a instalaçao?é q estava a pensar cmprar uma para aumentar o sinal do meu router.abraço

  23. Avatar de elbe brandao

    gostaria se essa antena é para telefonia rural

  24. Avatar de telmo afonso
    telmo afonso

    Boa noite, necessito comprar uma antena que tenha alcance de pelo menos 500m, qual o preço e o que acoselham?