Quais os principais atalhos de teclado no Windows 8?

71 Comentários

Com números de instalação fantásticos, o Windows 8 começa a ser já um verdadeiro caso de sucesso. Este novo sistema operativo da Microsoft chegou há poucos dias e começa a dar já cartas frente à concorrência.

Como todos os novos sistemas requer alguma habituação e este em particular pode requerer algum tempo adicional pois a sua interface mudou de forma quase radical.

Como nem todos os utilizadores deste novo SO são ferrenhos adeptos do rato, o Windows disponibiliza uma vasta combinação de teclas para termos acesso através do teclado. É por isso hora de aprendermos ou recordarmos quais os principais atalhos que a Microsoft disponibilizou no Windows 8



Uma vez que é um novo sistema operativo existem também outras novidades na interface. Para vos ajudar a usar melhor e a conviver melhor com as novidades apresentadas, deixamos abaixo a lista de atalhos de teclado que a Microsoft disponibilizou de forma oficial.

Atalhos Globais do Windows 8
  • WIN + Q – Abre a pesquisa
  • WIN + Z – Acede às opções das aplicações
  • Win + Barra de espaço – Muda o idioma / layout do teclado
  • Win + Y – Mostra o Ambiente de Trabalho
  • WIN + W – Pesquisa nos parâmetros do sistema
  • WIN + F – Pesquisa por ficheiros
  • WIN + I – Abre as definições (Menu Start – Settings)
  • WIN + K – Abre as definições de ligações Menu Start – Connections
  • WIN + O – Desabilita a rotação do ecrã
  • WIN + C – Abre o Charms
  • WIN + V – Alternar entre notificações
  • WIN + Shift + V – Alternar entre notificações, no sentido inverso
  • WIN + Enter – Activa o narrador, que irá ler em voz alta o titulo e conteúdos das janelas abertas
  • WIN + PageUp – Move os “tiles” para a esquerda
  • WIN + PgDown – Move os “tiles” para a direita
  • WIN + Shift +. – Move o separador [ecrã] para a esquerda
  • WIN +. – Move o separador [ecrã] para a direita

Todos os atalhos Globais

  • Tecla Windows – Traz para destaque o ecrã principal da interface Metro. Podem aí começar a escrever o nome da aplicação que pretendem usar, tal como o fazem no Menu Iniciar do Windows 7.
  • Win + B – Muda para o Desktop classico e selecciona a área de notificação.
  • Win + C – Chama para o ecrã o menu Charms, onde podem pesquisar, partilhar e alterar as definições.
  • Win + D – Muda para o Desktop classico do Windows.
  • Win + E – Lança o Explorador de Ficheiros, na zona O Meu Computador.
  • Win + F – Chama o ecrã de pesquisa de ficheiro da interface Metro.
  • Win + H – Abre o painel de partilha do Metro.
  • Win + I – Abre o painel de Definições, onde podem mudar as definições para a aplicação actual, do volume, das redes sem fios, desligar e ajuste do brilho.
  • Win + J – Muda o foco entre aplicações Metro coladas.
  • Win + K – Abre o painel de dispositivos (para ligar um projector ou outro dispositivo).
  • Win + L – Bloqueia o PC e volta ao ecrã de bloqueio.
  • Win + M – Minimiza todas as janelas de aplicações no Ambiente de Trabalho.
  • Win + O – Bloqueia a orientação do dispositivo.
  • Win + P – Permite a escolha entre ecrãs disponíveis.
  • Win + Q – Abre o ecrã de pesquisa de aplicações Metro.
  • Win + R – Muda para o Desktop classico e mostra a caixa de execução (Run).
  • Win + U – Muda para o Desktop classico e mostra o Ease of Access Center.
  • Win + V – Alterna entre toasts.
  • Win + W – Chama o ecrã de pesquisa de Definições Metro.
  • Win + X – Lança o menu Iniciar.
  • Win + Y – Permite espreitar o Ambiente de Trabalho.
  • Win + Z – Abre a barra da aplicação para a aplicação Metro actualmente em utilização.
  • Win + Seta Cima / Baixo – Move os tiles para a Esquerda / Direita.
  • Win + Tab – Abre o menu para alternar entre aplicações Metro.
  • Win + , (virgula) – Aero Peek no desktop.
  • Win + . (ponto) – Cola a aplicação Metro em utilização a um dos lados do ecrã (Lado direito)
  • Win + Shift + . (ponto) – Cola a aplicação Metro em utilização ao lado oposto do ecrã (Lado esquerdo)
  • Win + Espaço – Muda o idioma de input e o layout do teclado.
  • Win + Shift + V – Alterna entre toasts, de forma inversa.
  • Win + Enter – Lança o Narrator
  • Win + Teclas de Setas– Switch to the (classic) Windows desktop and enable Aero Snap
  • Ctrl+Tab – Lança todas as aplicações listadas no Start Screen
  • Ctrl+F1 – Minimiza / Maximiza a ribbon no Windows Explorer

Atalhos do Explorador de ficheiros

O explorador de ficheiros do Windows 8, tal como tínhamos já apresentado aqui, sofreu também algumas alterações significativas e a sua imagem está diferente. A utilização da Ribon permite que seja usada a mesma forma de apresentar os atalhos, tal como tem sido feito noutras aplicações da Microsoft.

Devem por isso carregar em Alt e serão apresentadas os atalhos que podem usar em cada um dos separadores da Ribon. Carreguem então em Alt e depois em:

  • A – para abrir as “special features”
  • C e O – para copiar o(s) ficheiro(s) seleccionado(s)
  • C e P – Copiar o caminho em sistema para o ficheiro ou pasta seleccionada
  • C e F – Copiar uma pasta
  • D – Eliminar a(s) pasta(s) ou ficheiro(s) seleccionados
  • E – Editar o(s) ficheiro(s) seleccionados
  • H – Mostrar o histórico de versões de um ficheiro
  • M – Move os ficheiros
  • N – Cria uma nova pasta
  • P e S – Insere uma etiqueta
  • P e R – Mostra as propriedades de um ficheiro
  • P e E – Abrir com
  • S e A – Seleccionar todos
  • S e N – Desseleccionar
  • S e I – Inverter a selecção
  • R – Renomear o(s) ficheiro(s) seleccionado(s)
  • T – Cortar
  • V – Colar
  • W – Criar um novo documento, usando os templates disponíveis

Com estes atalhos vão com certeza conseguir usar o Windows de forma mais rápida e mais intuitiva, sem terem de estar sempre a recorrer ao rato. É natural que estas combinações sejam mais usadas em Desktops do que em dispositivos de toque, mas caso pretendam podem também usá-las nesses equipamentos.

Adaptem-se ao Windows 8 e vão descobrir um sistema operativo novo e com muita potencialidade. Ainda está a crescer, mas mostra já a maturidade necessária para se tornar um vencedor e dar-nos a nós o apoio necessário.

Homepage: Windows 8 PT

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MrT
    MrT

    Boas,

    Será que podiam fazer um artigo no qual comparem o Windows 8 e o Windows 7? (Dizer o que é que cada um tem de melhor e pior em relação ao outro. E fazer um overall, no qual digam se existe uma real vantagem em apagar o Windows 7 e instalar o Windows 8.)

    Obrigado.
    😉

    1. Avatar de Sérgio Rebelo

      Ouvi já de várias fontes que o Win8 foi criado “em cima” do Win7… Por isso não esperes grandes diferenças além do ‘look’…
      Mas não vás por mim…

      Cumps,
      Sergio.

      1. Avatar de Nuno Pinto
        Nuno Pinto

        Enganas-te. Totalmente criado de raiz.
        Nada tem a ver com o windows 7.

        1. Avatar de Leandro
          Leandro

          Está completamente errado Nuno, o Windows 8 é uma evolução sobre o Windows 7 sim, mas desde quando isso é ruim??

    2. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Viva,

      Essa é fácil, o Win 8 faz tudo o que o 7 faz e mais…Podes mudar á vontade…já n volto ao 7 !!!

      1. Avatar de L. Melo
        L. Melo

        Mesmo num pc sem touch compensa?

        1. Avatar de Leandro
          Leandro

          Com certeza, nunca mais instalo o Windows 7, muito melhor que o 7.

        2. Avatar de Letz
          Letz

          Compensa claro! o boot é muito mais rapido

      2. Avatar de HP
        HP

        Estou profundamente desiludido… paguei 29,99€ e vou ter de desinstalar pois o Windows 8 não suporta WIFI com WEP Shared key!!!!!!!!!!!!!!!

        1. Avatar de okapi
          okapi

          De qualquer das formas contacta a MS porque o SO tem garantia de suporte de online de 90 dias e podem até ter a solução. Eu estou em pior situação, ando de volta para instalar desde o dia 26 e até hoje ainda não consegui, nem o suporte técnico da MS depois de muitas horas ao telefone e mesmo utilizando o acesso remoto ( Logme ) deram com o problema, mas aquilo que o suporte fez também eu já o tinha feito. Vou experimentar fazer o download em modo de compatibilidade XP SP3, pode ser que resolva.

          1. Avatar de HP
            HP

            O upgrade mantendo todas as definições deu-me erro. Funcionou apenas com a opção de manter os ficheiros pessoais.

    3. Avatar de Martinho
      Martinho

      Bem mais rápido a arrancar e melhor gestão de memoria, são as mais valias, vale a pena

  2. Avatar de NF
    NF

    “Com números de instalação fantásticos, o Windows 8 começa a ser já um verdadeiro caso de sucesso.”
    Acho que esta expressão é um exagero, cerca de 90% das pessoas que conheço não gostam. Eu pessoalmente vejo vantagens e melhorias nesta versão, mas não gosto do design e da usabilidade e eu já uso o windows 8 à cerca de dois meses. Quanto ao número de instalações obviamente que é enorme, a Microsoft disponibilizou versões completas para download e muita gente teve curiosidade em experimentar.

    1. Avatar de roger carvalho
      roger carvalho

      Curiosidade ou não isso é coisa que não aconteceu com Windows 7 nem vista e muito menos XP.
      ao menos nunca nessa proporção.

      Não volto jamais ao Win7.

  3. Avatar de cf
    cf

    E uma review dos ultrabooks disponiveis no mercado? vs macbook air tambem.. era porreiro pplware

    1. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      Só se for comparar ultrabooks com windows 8 vs macbook air a executar windows 8 também assim é que é justo.

  4. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    WIN + C – Abre o menu iniciar ?!

    Não! Abre o charms!

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      CTRL+ESC também abre o Charms.
      CTRL+SHIFT+ESC abre o gerenciador de tarefas.

  5. Avatar de Goncalo Alves
    Goncalo Alves

    o windows 7 ta para o xp, assim como o 8 ta para o vista…
    se achaste o XP bom… se achaste o vista mau…

    win8 tem tudo o q serve para atrapalhar um gajo

  6. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    A pergunta que quero fazer, é: o Windows 8 é um programa autónomo, ou é um “upgrade” do Windows 7?
    Por outras palavras: posso instalar o Windows 8 SEM ter, previamente, o W7?

    1. Avatar de Jacinto Leite
      Jacinto Leite

      Não. Tens que ter instalado o 3.11->95->98->ME->XP->Vista->7 e finalmente o 8

    2. Avatar de Eduardo Passos
      Eduardo Passos

      O Windows 8 é um Sistema Operativo. Sim, podes instalar o win8 sem ter o win7. Mas também tens a opção de fazer upgrade.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        E onde se pode comprar essa versão “não upgrade”?! É que nas lojas só encontro a versão upgrade. 🙁

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Não existe versão “não upgrade” ou ” Full Retail “, por enquanto, fala-se que só a partir de Março, mas vais ter que ter o bolso recheado. Pelo que fui informado é sempre necessário a 1ª vez até validar a Key ter um Windows de versão anterior por isso é versão upgrade e aqueles que ainda validaram com versões piratas acabou a festa.

    3. Avatar de Ricardo Ramos
      Ricardo Ramos

      José o Windows 8 tal como todos os Windows, são sistemas operativos que se podem instalar individualmente sem se ter um Windows anterior.

      O que aconteceu com este windows 8 a versão Pro pelo menos, é que toda a sua base é do windows 7, e foram acrescentados melhoramentos e novas tecnologias ao S.O.

      Atenção que convêm é ter em conta a as especificações do PC que queres instalar o Windows 8, apesar de eu achar que até é bem possível ele rodar bem em PC´s mais antigos…

      Espero ter ajudado

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Obrigado, Ricardo, e obrigado aos restantes comentadores que me responderam.
        Na verdade, já tenho o Win8 instalado e, confesso, foi uma agradável surpresa. A minha dúvida apareceu pelo facto de o Win8 ter mantido todas as instalações anteriores, ou seja, os programas, e ter aceitado todos os controladores – mesmo o de um “velhinho” (7 anos de idade…) scanner.
        Aproveito para esclarecer os frequentadores deste portal que ainda tenham dúvidas: vale a pena!

      2. Avatar de ekanja
        ekanja

        Ola. Visto que se pode arrancar pela ISO do win8 e instalar do Zero (formatar o win7 e instalar o Win8) a minha pergunta é:

        – vale a pena instalar do zero?
        – ou fazer o upgrade logo por cima do win7 nao cria problemas nenhums?

        thanks

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Na minha opinião, acho que vale sempre a pena instalar a partir do zero

        2. Avatar de Poyta
          Poyta

          Tenho uma infinidade de jogos e softwares(que agora estão chamando de aplicativo?) e TODOS funcionaram perfeitamente, não ficou uma “gambiarra”. Ficou perfeito!

  7. Avatar de Jacinto Leite
    Jacinto Leite

    Devia era haver um atalho para formatar e banir este sistema operativo.

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      É, pra esse tipo de comentário principalmente.

  8. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    O windows 8 é um Sistema operativo novo, pode-se instalar de origem num computador. mas também dá para fazer apenas upgrade ao windows 7, e assim manter os programas e ficheiros pessoais no mesmo lugar. Já o windows 7 tem esta opção ao instalar de fazer upgrade através do windows vista. Cumps.

    1. Avatar de Poyta
      Poyta

      Negativo, ele não mantem registros e etc, acaba fazendo não funcionar mais nada, diferente do windows 8 aonde mantém tudo perfeitamente rodando se já rodava no 7

  9. Avatar de Seveconfidential
    Seveconfidential

    Boas dicas .. andava a procura disto … Obrigado 🙂 o W8 tem os seus senãos, mas estou a começar a gostar da diferença, um novo conceito que vai agradando a medida que o vamos conhecendo .. no inicio detestei (meu rico W7) tb depois do Vista qualquer coisa era boa :)) este W8 incomoda ao ter de se fazer o mix entre os 2 conceitos, o que vem do W7 e o metro no W8, mas viva a novidade ehehe agora toca a descobrir o W8 . Obrigado pelo vosso Post

  10. Avatar de Bruno Lemos
    Bruno Lemos

    Boa noite.
    Eu já ouvi muitas historias, mas sempre é verdade que dá para colocar o menu iniciar (oficial) e retirar a interface metro?

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      Tinha no Developer Previw se não me engano, depois mataram de vez.

    2. Avatar de Seveconfidential
      Seveconfidential

      podes baixar o start8 🙂 espero que ajude

      1. Avatar de ekanja
        ekanja

        mas por exemplo: se eu no meu teclado carregar na tecla Windows vai abrir o novo menu tipo o Iniciar do win7 certo?

    3. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Eh pá, esquece lá o menu iniciar e retirar a modern UI ??? a grande inovação do win 8..para isso ficas no 7, mas acredita para mim o 7 morreu, windows 8 está muito melhor !

  11. Avatar de silva

    Bem melhor, to usando o windows 8.

  12. Avatar de Seveconfidential
    Seveconfidential

    estou realmente perdido no W8 é com o Messenger e como ligar uma webcam na Metro .. não dá para postarem algo acerca disso ???? Obrigado pelas vossas dicas

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      O próprio “menu iniciar” (assim, entre aspas) já tem um atalho para a webcam. Chama-se “câmara”. Ele assume-a automaticamente.

      1. Avatar de Jaíne
        Jaíne

        esse atalho para a camera sumiu do meu menu iniciar, sabe como faço pra voltar?

  13. Avatar de irlm
    irlm

    e atalhos touchpad arrastar cantos, e deslizar dedo para esquerda abre menu iniciar, Drivers Elantech.

  14. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Bem, faz algum tempo que muitos destes atalhos dão comichão…não têm nada de intuitivo.. andaram a criar a roda quadrada… mas é um pequeno pormenor, e não chega para borrar a pintura.

    Win8 foi feito para aproveitar o maná das apps (muitas delas à volta dos “touch devices”…. é onde anda muito $$$$$, e a Microsoft acordou tarde para isso… mas acordou… a “store” já está a ficar cheia.

    Para o dito uso normal.. o Win8 é isso mesmo.. normal

  15. Avatar de César Araújo

    O meu teclado não tem a tecla do windows e agora?

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      LoL..compra um novo…acho que já está na altura!!!

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Ctrl + Esc faz o mesmo efeito !!!

  16. Avatar de Mário Mendes
    Mário Mendes

    Ainda não testei o Windows 8 mas gostaria de fazer uma pergunta a quem souber disseram-me que a Licença deste novo windows só permite que seja instalado 3 vezes,ora a ser verdade eu que me farto de formatar e reisntalar o meu pc porque estou sempre a testar aplicações e o meu windows ao fim de algum tempo ja esta todo marado,vale mais se calhar deixar estar o Win 7.

    1. Avatar de José
      José

      Podes instalar em 5pcs diferentes, mas podes instalar as vezes q quiseres em cada um desses pcs..

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        Então se eu comprei a versão de atualização. Com uma chave só eu posso instalar no meu computador e no computador da minha esposa sem problemas?

    2. Avatar de Leandro
      Leandro

      Mário, eu acredito que seja em 3 computadores diferentes e não 3 vezes no mesmo computador.

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        Muito obrigado okapi, tenho essa dúvida faz tempo.

  17. Avatar de Leandro
    Leandro

    Alguns problemas do Windows 8:
    O Messenger não está me servindo de nada, já que não transfere arquivos de nenhum tipo. Estou completamente perdido sobre isso. Se eu estou com o Messenger do desktop aberto, fico recebendo notificações no Metro(chamo Metro mesmo) e no desktop. Está horrível a integração do Messenger.

    A integração com o Xbox, pior ainda, quase não tem recursos, não dá pra conversar com os amigos, nem por texto nem por voz, nem por sinal de fumaça, nem pombo correio, nada! Não dá nem pra alterar a imagem do jogador.

    O programa de música não está tocando as músicas por streaming, só as que tenho no pc. E faltam alguns recursos, outros estão escondidos quando poderiam estar na tela principal.

    Como podem ver, são problemas independentes do Windows, já que são programas externos.

    Agora, problemas do próprio Windows:
    O reconhecimento de voz ainda não funciona em Português(absurdo)

    A falta de integração com flash no Internet Explorer do Metro é cruel. (mais absurdo ainda)

  18. Avatar de José Cordeiro
    José Cordeiro

    Olá 🙂

    Win + X é uma das que uso mais no win8 abre um menu muito interessante do sistema 😉

    cumpz

  19. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Boas pessoal do pplware,
    Fiz a aquisição do windows 8 através da net, até agora bastante satisfeito. Mas entretanto fiquei com uma duvida, visto ter feito a actualização directamente do 7 e não ter pedido nem criado nenhum suporte fisico, onde posso voltar a fazer o download do sistema no site da microsoft? Já corri tudo e não vejo nenhuma referencia a isto.
    Obrigado desde já.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Digita, ” http://www.mswos.com ” no teu browser e preenche os dados que deste na altura da compra como, ordem de compra, emails, etc e depois vais ter acesso á tua conta online onde podes fazer até 10x o download e depois criares o ISO ou então a compra do suporte fisico. Caso não saibas checa os teus emails e caso não encontres procura na pasta SPAM.

      1. Avatar de Mário Silva
        Mário Silva

        Muito obrigado Okapi.
        Finalmente cheguei lá!
        Estava dificil… 🙂

  20. Avatar de Leandro
    Leandro

    Descobri um bug no Windows 8 na parte de jogos, além de incompleto esse recurso apagou minhas roupas compradas de avatar. Quando troquei as roupas pelo Windows 8 e acessei no Xbox para trocar novamente elas não estavam lá. Tive que baixar tudo novamente no histórico.

  21. Avatar de filas
    filas

    e um atalho para chegar facilmente ao menu de encerrar?

    Dantes era tecla Windows seguido da Seta para cima e Enter. ..

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Atalho não conheço , mas vê se o link abaixo te ajuda em alguma coisa.
      http://tinyurl.com/8gjv34k

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Experimenta ” Ctrl + Alt + Del ” pode ser que este te sirva.

  22. Avatar de hobbit
    hobbit

    ora boas!

    na worten está à venda a versão full retail/completa ou apenas actualização?
    é que na loja disseram-me que era a completa.

    http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04983022&oid=30|69420|73331&c=2657742

    afinal é o quê?

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Não há versões Full Retail. Fala-se que só a partir de Março e sem certezas. Essa que está no link é uma versão upgrade em caixa.

      1. Avatar de hobbit
        hobbit

        bem me parecia, 70€ é pouco.
        e a dizerem-me que era full…
        mas, se aparecer, fazem ideia de quanto custará o full retail, para poder instalar de raiz?
        não gosto de upgrades…

  23. Avatar de okapi
    okapi

    O meu Windows 7 Full custou menos do que isso portanto não seria novidade voltarem a pôr este preço em Retail Full.
    Não esperes bons preços quando e se sair, eu comprei o de caixa e quando instalei no desktop formatei o disco e instalei do zero.Já no Laptop com 18 meses nem o consegui instalar e nem o suporte técnico da MS que já era de esperar sabe resolver. Pelo menos já tenho a promessa de me devolverem o dinheiro, quanto ao SO prefiro continuar com o Windows 7, este novo Windows para o que quero e funções que utilizo só atrapalha. Assim mantenho no desktop até me chatear. Já agora de que cor é caixa desse que falas, é que o meu as cores são diferentes, a caixa interior predomina a cor verde.

  24. Avatar de José Jaime
    José Jaime

    Win + X – Life Saver

  25. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    Boas,

    Algum atalho para controlar o volume do windows 8?

    No windows 7 usava win + F11 e win + F12

  26. Avatar de André
    André

    Se é melhor isso é fato, mais complexo, mais dinamico, show de bola. confesso que apanhei um pouco no primeiro dia, depois que acostuma é fichinha. Adeus Winndowns 7 e seus antecessores.

  27. Avatar de rosaleonropedro
    rosaleonropedro

    No word quando escrevia um texto carreguei em alguma tecla e ficou tudo as riscas rosa e verde e todos os programas que abra estão com essa cor…Já restaurei o sistema e não alterou a cor nem este efeito…
    Alguém me pode ajudar????