Pequeno truque que pode libertar gigas de espaço no seu iPhone

84 Comentários

Se tem um iPhone que está constantemente a queixar-se que não tem espaço de armazenamento disponível, então poderá realizar várias acções para libertar espaço… mas hoje apresentamos mais uma.

Esta mais recente, apareceu há dias na Internet e é muito curiosa. É uma acção fácil, simples e parece resultar. Há pessoas que conseguiram “gigas” de espaço livre.

Pequeno truque que pode libertar gigas de espaço no seu iPhone


Vi este truque há uns dias na web mas queria testar. Sem testar não poderia afirmar que funcionava e como tal, no passado fim-de-semana, agarrei no iPhone 6 de 16GB e fui verificar se este truque de facto era credível.

 

Ganhar espaço ao tentar descarregar um filme do iTunes

Pode parecer um contra-senso, mas na verdade quem descobriu esta maravilha de truque estava a tentar descarregar um filme e recebeu uma mensagem a informar que o espaço disponível era menor que o tamanho do filme. No entanto, deu continuidade à acção que vamos ver até conseguir gigas de espaço livre.

Passo 1: Vamos então a Definições > Geral e Informação. Agora veja o espaço disponível que tem no seu iPhone. Está no campo Disponível.

pplware_iphone_espaco01

 

Passo 2: Abrimos a app iTunes Store, vamos aos filmes e procuramos um grande. O que todos estão a usar, porque é de facto poderoso em termos de tamanho é o “The Lord of the Rings: The Two Towers”. Precisa de uns humildes 8 GB de espaço, por isso é um exercício bom para obrigar um iPhone a libertar espaço. Basicamente pode ser qualquer outro filme, desde que seja maior do que o espaço disponível.

Encontrado o filme, apenas vamos tentar alugar o filme. Claro que a ideia não é gastar dinheiro com o filme, isto porque quando tentarmos alugar e o nosso iPhone não tiver espaço, a acção é anulada e não iremos pagar nada. Por isso não se preocupe!

pplware_iphone_espaco02

Passo 3: Porque o iPhone não tem espaço, o iTunes dispara um aviso. Nessa altura clicamos na opção Definições, desse aviso. A seguir navegue até à opção Geral > Informações e verifique agora o espaço que tem agora na opção Disponível. Sim, é possível ainda obter mais.

pplware_iphone_espaco03

 

Se repararem, só nesta acção ganhei 500MB de espaço. Continuando a fazer esta sequência de acções, podemos conseguir muito mais espaço. Contudo, difere de sistema para sistema. Há quem tenha conseguido vários gigas, eu só consegui 1,2GB de espaço livre.

Podem ver aqui neste tópico vários testemunhos. Mas há um dado curioso! Testei este método noutro iPhone e o inverso também aconteceu. Portanto, há aqui duas explicações plausíveis.

 

Porque se consegue este espaço?

Segundo o que se tem falado, e é algo que já se conhece de outras acções no passado, as apps da Apple para conseguirem espaço fazem o trabalho de limpar os ficheiros temporários que existem alojados no armazenamento do iPhone. Ficheiros que resultam da actividade normal do iOS mas também das actualizações do sistema operativo.

Recentemente, com o iOS 9.3.1, dá a entender que o iTunes estava já a criar ficheiros temporários da tentativa de gravar o filme no iPhone… logo a ser consumido espaço de armazenamento. Foi estranho porque, rapidamente, a cada tentativa, perdia 200 a 300 MB. Fica, contudo a dica para testarem. Vão ver que podem resolver de forma rápida o problema de falta de espaço.

Mais sugestões:

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Setoff
    Setoff

    O meu passou de 3.6GB disponiceis para 5.4GB

  2. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Funciona. Fui de 5.5 GB para 7.3 GB disponíveis. 🙂

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    1.6GB Ganhos 🙂

  4. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Triste é que para se arranjar espaço, tenha de se recorrer a estes “truques”… Se existisse forma de libertar espaço de forma explicita, ou então se existisse um cartão de memória externo, seria tudo muito mais simples. Só que assim a Apple já não vendia tanto… Há que fazer render o peixe com formas de obsolescência programada. Enfim…

    1. Avatar de James
      James

      É uma questão de tempo, o limite mínimo de Gb já esteve em 8Gb agora estão em 16Gb e com os novos iPad Pro estão em 32Gb… vai melhorando.
      Mas claro que depende do uso de cada um.

      1. Avatar de Joka
        Joka

        Uma questão de tempo? Se bem me lembro o minímo do 3GS e do 4 eram 16GB, só apareceram iPhones 4 de 8 Gb depois de sairem os iPhone 4S para manterem um low cost no mercado.

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Se fizesse isso só vendia Iphones de 16 gb

  5. Avatar de Joao Pereira
    Joao Pereira

    Passei de 1,3GB para 2.7GB com 3 ações. Durante a ação de limpeza no icon “Telefone” apareceu a indicação “A limpar…”

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho um de 5S de 32 GB e ganhei 2,4 GB. Fiz duas vezes seguidas.
    Quando comecei tinha 5,7GB disponíveis e passou para 8,1. Não fiz mais porque assim já aceita o download do filme . Espetacular 🙂

  7. Avatar de DG
    DG

    Funciona, passou de 8GB para 11.9GB. Ótima dica!

  8. Avatar de Quim Tostas
    Quim Tostas

    Tenho disponível 51.4GB onde arranjo um filme que ocupe mais que isto? ahahah

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Há algum filme maior que 13,6Gb? 🙂

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Depende do filme 😛

    2. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Exatamente a mesma pergunta para 24Gb… 😛

      1. Avatar de campeao
        campeao

        Se tens 24bg precisas de espaço pa que?

  10. Avatar de João MS
    João MS

    Não é possível liberar este espaço com uma ferramenta de limpeza de temporários ou com um simples gestor de ficheiros?

    1. Avatar de RVM
      RVM

      É.

      A Aplicação da bateria com o ícone laranja dá…

    2. Avatar de The Onee
      The Onee

      Pelos vistos não, os utilizadores têm que recorrer a este truque.

    3. Avatar de wow
      wow

      É possivel sim, faço isso semanalmente e esta técnica apenas me removeu 500mb. Porque ainda nao o teria feito esta semana.

  11. Avatar de Francis
    Francis

    ponham um sd card

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      +1 ou liguem um ssd por OTG

    2. Avatar de Phoenix
      Phoenix

      Nah, no iphone não me parece que isso pareça tão cedo infelizmente, se aparecesse, aposto q as vendas aumentavam… mas enfim

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Há uma aplicação que faz isso! O battery Doctor. Têm uma opção que apaga os ficheiros temporários

  13. Avatar de FAP
    FAP

    Só deu para aumentar de 7.2 para 8.2, depois já deixava alugar o filme 🙂

  14. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    eu com jailbreak usava o ccleaner. Mas deixei de usar, pois na realidade não estamos a conseguir nada de especial. O espaço limpo hoje pelos temporários será usado amanhã por outros. O iphone não vai aumentanto aumentando aumentando os temporários. Volto a dizer ganhamos hoje 1GB mas amanhã já o perdemos outra vez.

  15. Avatar de Flavio
    Flavio

    Ao que parece isto é um rotina no sistema para limpar espaço quando precisa dele correto? Porque nao fazer uma aplicaçao que corra esta rotina? so precisamos de saber qual é 🙂

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      no iOS não podes correr coisas do sistema assim à toa.

  16. Avatar de SandoX
    SandoX

    O battery Doctor acho que faz extamente o mesmo que isto no iOS.

    1. Avatar de SandoX
      SandoX

      * faz o mesmo que isto ele limpa a cache.

    2. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      Não faz…

  17. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    E eu passei de 7 gigas para 19 gigas adorooooooooo MUITO

  18. Avatar de Anabela
    Anabela

    No Iphone 5 esta acção fez-me perder 100Mb

  19. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Feature no ios! Para limpar ficheiros temporários, basta tentar alugar filmes.
    Se fosse no Android era bug.
    Uma simples adição de slot para cartão externo fazia milagres. Mas infelizmente ta muito fechado o sistema.

  20. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    No meu Android de 50 euros, navego nas pastas e apago o que não interessa

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      O teu Android de 50ur encrava antes de chegares sequer à app de gerenciador de ficheiros.

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu consegui mais 1.9gb.

  22. Avatar de Rui C
    Rui C

    Do melhor, passei de 3,7 para 6,3gb

  23. Avatar de Turboman
    Turboman

    Há uns tempos atrás tive um problema destes e o mais curioso é o que o Itunes dizia que eu tinha mais espaço livre do que o próprio telemóvel dizia. O que eu descobri é que certas aplicações criam muita cache que mesmo com o battery doctor não conseguia melhorar. No meu caso a app era o Meo Music mas acontece também com o Spotify e outras apps similares. Desinstalei a app e voltei a instalar e só assim recuperei o espaço. Vou tentar agora isto para ver se também resulta

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fantástico!
    Repeti 3 vezes e passei de 2,5GB para 4,9Gb

  25. Avatar de Roberto
    Roberto

    Isto está relacionado com a cache nativa do iOS. Esta cache pode ser utilizada para gravar dados que não são importantes (ex: imagens, feeds de noticias, etc) de modo a reduzir o recurso a net e poupando assim dados moveis. A vantagem deste sistema de cache é que o mesmo e controlado pelo sistema, e por isso quando é preciso espaço para instalar alguma coisa o sistema apaga alguns destes dados. O que estão aqui a fazer e dizer ao sistema que e preciso espaço para ele apagar coisas.

  26. Avatar de pedro c
    pedro c

    ipad 2

    500 mb para 5,9 gb com “dois alugueres”.

    Obg

  27. Avatar de El ninho
    El ninho

    Eu fiz isso e apenas passei de 3,3 para 3,4 mas apagou os alarmes que tinha configurados! Sera coincidência ou pode apagar mesmo “definições” do utilizador?

    1. Avatar de Vítor M.

      Essa é nova! Deve ter sido coincidência, do que testei nenhum teve esse efeito nem li em nenhum lugar. Podes testar de novo?

  28. Avatar de Miguel
    Miguel

    1.6 para 4.2 yesssss

  29. Avatar de Jaymão
    Jaymão

    Boas! Isto também resulta em iPads? Ou só mesmo em iPhones? Obrigado.

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Támbém resulta em iPads.
      Nada como testar, em vez de vir para aqui fazer uma pergunta à espera não sei quanto tempo por uma resposta.

      como vês perguntaste dia 4 e só hoje, dia 7, te responderam.

  30. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fantástico!,
    Passei de 2,5 para 4,9GB

  31. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    A accao é muito Boa, especialmente quando precisamos urgentemente de espaco para algo (Fotos, etc)

    Triste é que os aparelhos da Apple sao dos mais caros e ainda assim é preciso andar com “estratégias” para conseguir espaco fruto de nao quererem (a Apple) gastar uma dezena de dólares com mais um chip de Flash e assim dar -já que se paga um absurdo- “ar” aos clientes. Fico abismado como já aos anos que a concorrência na mesma gama de precos oferece RAM (3Gb+) e Flash (32Gb+) como padrao e a Apple ainda tem modelos a precos absurdos com <32Gb…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      E um ssd com memoria cache slc do 6s/se…tens nos outros? O cartao sd nunca foi hipotese da apple…basta pensar porquê e ha muitas razoes plausiveis.

  32. Avatar de Nada disso
    Nada disso

    Isto convém pensar.

    O que fez o iOS quando precisou de mais espaço? Libertou-o. Como não eliminou ficheiros permanentes, eliminou dados em cache e ficheiros temporários e fechou apps em segundo plano..

    Mas faz isto quando precisa – não é necessário forçar, usando “apps de ganhar espaço” ou o processo do post. É até desaconselhado – não se ganha nada com isso, nem em rapidez (antes pelo contrário) nem em espaço efectivo disponível. Devem ter confundido o iOS com outro SO qualquer 😉

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Alguém percebeu …..

      Abc

    2. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Então, Benchmark do iPhone 6, agora chamas-te “Nada disso”? lol

  33. Avatar de Jose
    Jose

    Passei de 1,3 para 3,9

  34. Avatar de jeton90
    jeton90

    Bem eu ganhei 400 megas no 5s depois vejo no 6 de 64gb

  35. Avatar de Nelson
    Nelson

    1.3gb livres para 5.8. Fantástico! 😛

  36. Avatar de Joaquim Ramos
    Joaquim Ramos

    Afinal também têm de limpar a cache.. e depois hà muitos maçaricos que não têm que usar programas como ccleaner para limpar, mas recorrem a outros meios…. enfim …

  37. Avatar de XXXX
    XXXX

    O meu tem um botão para limpar os ficheiros temporários.
    Ah ok tenho um Lumia 730 e isso é nativo do Windows 🙂 não é preciso truques 🙂

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Nem o Windows nem o Android: ambos tem a funcao de eliminar Cache caso seja necessário, e em muitos Samsung há uma App para obrigar apps a entrar em poupanca e podes limpar a gosto Cache/RAM se achares que algo nao está nos conformes. Ou seja, podes deixar tudo em automático ou podes efectuar coisas manuais.

      No iOS é (só) automático (ou com mezinhas…) e com modelos suficientes só com 8 ou 16GB de Flash o espaco acaba rápido… já para nao falar que ao terem apenas 512MB ou 1GB RAM a esmagadora maioria dos dispositivos, o “segredo” de tanta fluidez é fazer Cache e Cache e Cache e Cache… e acabar com a vida útil e espaco da Flash.

  38. Avatar de Luís
    Luís

    Passei de 1,8 para 3,7 Espetáculo!

  39. Avatar de Licas
    Licas

    Catita!
    No meu iPhone 5S, de 1,7GB, passou para 2,4GB e numa segunda tentativa, passou para 2,5GB. Não aumentando depois disso.
    Obrigado.

  40. Avatar de Rafael
    Rafael

    Fiquei com dúvida se realmente iria funcionar, mas deu certo. Eu estava com 700Mb e foi para 3.5Gb livre.

  41. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu fiz num iPhone4 ainda com 7.1.2 e não ganhei nada (mantive os 500MB). Em contrapartida recebi a fatura para pagar o aluguer do filme que não cheguei a fazer download (já reclamei, claro).

  42. Avatar de Fernando Mendes
    Fernando Mendes

    Passei de 800MB para 2GB. Mas quando tentei outra vez fiquei com o filme comprado, e os 13,99 EUR já foram, mesmo sem conseguir fazer o download.
    Hoje recebi a fatura e não me deixam devolver o filme.

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Agora aproveita e vê. 🙂

  43. Avatar de Felipe
    Felipe

    O meu foi de 1.9 para 3.9!! 🙂

  44. Avatar de Miguel
    Miguel

    eu passei de 525mb para 526mb depois para 527mn e depois para 524mb depois tentei novamente e passei para 525mb e não fiz mais não fosse ficar sem espaço!…

  45. Avatar de Jorge
    Jorge

    A apple vai corrigir o bug que permite apagar o padding da nand, assim obriga-vos a dar mais $100 pela versao acima da vossa com mais espaço.

  46. Avatar de Carlos O.
    Carlos O.

    Boa noite a todos, experimentei e realmente resultou, tinha 2,3 GB livres e com 4 tentativas seguidas passei para os 3,7 GB livres. Boa dica!!

  47. Avatar de Pedro
    Pedro

    Viva. É possível colocarem o modelo do telemóvel e a versão do iOS que têm quando enviarem os resultados dos vossos testes? Já vi pessoas a conseguirem pequenas proezas e outras nem por isso (eu incluído).
    Obrigado.

  48. Avatar de Andre
    Andre

    Wow, consegui 1,9 GB…
    obrigado pela dica! Fico à espera de mais posts dedicados ao melhoramento de desempenho para o meu iphone!
    Obrigado Pplware
    André

  49. Avatar de Manuel mendes
    Manuel mendes

    O Vitor Martins esqueceu-seque dà para ver que a comparação està muito mal feita.(Exemplo) 5 videos + 145 fotos a menos.Não vejo onde està a vantagem dos 500 Megas

    1. Avatar de Vítor M.

      Nada disso caro. Ele vai apagando os vídeos e as imagens que estão no lixo. Além disso, alias diz isso tudo no texto, ele apaga também outros ficheiros inúteis de antigas instalações. Lê o texto sff.

  50. Avatar de Nuno Soares
    Nuno Soares

    Boas, passei de 500 megas para 3,5 Gigas.
    Obrigado pela dica.

  51. Avatar de Luis Batista
    Luis Batista

    Bem, comigo perdi o espaço em vez de o ganhar!!!

    Tenho um iPhone 4S, que tinha 957Mb livres, a primeira vez que fiz passou a ter 956Mb livres e à segunda vez passou a ter 955Mb! parei logo de tentar alugar… :/

  52. Avatar de I podes
    I podes

    Dábliu tê efe! um cleaner para um IOS tão “perfeito” e tão caro? #facepalm

  53. Avatar de Nuno Pais
    Nuno Pais

    Olá pessoal boa dica.
    Passei de 2.8gb para 6.6gb

  54. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não funciona no iOS 10 e desconta o valor do aluguer no cartão…

  55. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pessoal, este truque funcionou até agora… com o Ios10 ao fazer, acabei por comprar o aluguer do filme 😀 fica o aviso 😉

  56. Avatar de Rui Azevedo
    Rui Azevedo

    Este procedimento continua a funcionar com o IOS 10?? Eu penso que também acabei por pagar o aluguer do filme…

  57. Avatar de diogo_ludovina@hotmail.com
    diogo_ludovina@hotmail.com

    Acabou no iOS 10

  58. Avatar de André Faria
    André Faria

    Passei de 2,59 para 4,59Gb num SE 16Gb.
    Top

  59. Avatar de Mario
    Mario

    Funciona com o IOS 10. Acabei de ganhar 2,5Gb.

  60. Avatar de David
    David

    Impecável… Passei de 711Mb para 3.72Gb!

  61. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Este truque há uns 2 anos que deixou de funcionar.
    Porque voltaram a reciclar este truque?
    À conta deste truque tive de pedir devolução da compra de um filme.