Peppermint OS 9 – O “Ubuntu magro” mas igualmente poderoso

39 Comentários

Ao longo dos anos o Pplware tem acompanhado a evolução de várias distribuições Linux. O Peppermint OS é uma delas pelo facto de ser direcionada para máquinas que não tenham muito poder computacional, mas mantendo toda a elegância do popular Ubuntu.

Recentemente, foi lançado o Peppermint OS 9 que traz novidades interessantes.

Peppermint


O Peppermint OS é um sistema operativo que foi criado com o objetivo de suportar hardware mais antigo, dando uma nova vida às máquinas com hardware mais limitado.

Esta última versão está disponível com os ambientes gráficos Xfce e LXDE e é baseada no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), o que significa que tem suporte durante 5 anos. Ao contrário de outras distribuições, o Peppermint OS 9 está disponível para máquinas com arquitetura de 32 e 64 bits.

Esta nova versão vem com o Kernel 4.15.0-23 e o gestor de ficheiros Nemo file manager chega na versão 3.6.5. Esta versão inclui novos temas Gtk e em termos de interface há vários tweaks. O xfce4-screenshooter é a nova ferramenta para fazer screenshots. Destaque ainda para o facto de suportar Flatpak e pacotes Snap via GNOME Software, que agora aparece no Menu Principal.

O Htop tem agora também o seu próprio menu e está também disponível nesta versão. Em termos de browser o Mozilla Firefox substitui o Chromium como browser por omissão.

Todas as novidades desta versão podem ser consultadas aqui.

O Peppermint OS 9 integra as melhores ferramentas das actualidade do mundo open source:

  • Office
    • Document viewer, Gmail, Google Calendar, Google Drive
  • Internet
    •  Mozilla Firerefox , Dropbox, BitTorrent client, Ice
  • Graphics
    • Editor by pixlr, Express by pixlr, image viewer, simple scan, screenshot
  • Multimedia
    • GNOME Mplayer 1.0.8 Media Player, Guayadeque Music Player
  • Accessories
    • Archive manager, calculator, file search, terminal, gedit text editor, printer manager, Bluetooth manager

Peppermint OS 9

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Para mim o Manjaro é a melhor distribuição do Linux, uma das mais bonitas na minha opinião (volto a reforçar na minha opinião!)

    Mas o Peppermint nem é nada mau, pessoalmente se tivesse que escolher iria pelo Manjaro.

    1. Avatar de Josué
      Josué

      O Manjaro apesar de se quererer posicionar como um Arch Linux para leigos, ainda dá muito trabalho e updates ocasionalmente continuam a causar problemas inclusive podem destruir o sistema operativo. Uma distro com base em Debian/Ubuntu será sempre superior no que toca a stabilidade e é isso que a maioria das pessoas quer.

      1. Avatar de gui
        gui

        Exatamente. Da mesma forma constatei que o Deepin também apresenta os mesmos problemas do Manjaro.

      2. Avatar de Calvin
        Calvin

        Só burro não sabe usar Manjaro pra dizer ser dificil!!!

        1. Avatar de arc
          arc

          Esta….até doeu!!

  2. Avatar de anonymo
    anonymo

    Para mim o PepperMint é a melhor que existe, isto porque é baseada em ubuntu e tem uma interface muito intuitiva e bonita. Esta distro está mesmo pensada nos utilizadores.

    1. Avatar de Josué
      Josué

      Concordo. Peppermint, Linux Mint e Linux Lite são os meus favoritos.

    2. Avatar de cmenemrs
      cmenemrs

      Recomendo o MX Linux.. Uma excelente distro com ferramentas próprias. Inclusive, faça parte da comunidade, ajude na tradução etc.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      também gosto bastante! 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        Cheira-mje a “Fúria do Açúcar”…eheh

    4. Avatar de Kussuk
      Kussuk

      Olá
      Já experimentei várias distros, a primeira foi a Ubuntu 10.04, na altura instalei-o por troca do Windows Vista (sem pestanejar).
      Desde então já testei num Portátil modesto distro como o Elementary, Peppermint o Zorin o LXDE o, aliás ainda tenho o magalhães da minha filha com Lubuntu no disco e SD card com Peppermint, dual boot , funciona mas neste momento está encostado.

      Atualmente uso uma pen 832 Gb) com o SOLUS OS,onde tenho instalado e uso:

      – Blender
      – Onlyoffice (melhor que WPS e Librofice)
      – Kdenlive
      – Gimp
      – Spyder (IDE for python)
      – Browser – Tor, firefox e Brave

      Como disse, uso através de pen num HP Elitebook8470p, bastante fluido.

      Questiono o PPWARE par quando uma review?

      Outra Distro interessante é a Neon KDE, (apesar de ter tido algum travamento ) tem um excelente gestor de ficheiros o Dolphin.

      Nota: Para que conste estou a escrever de Imac, mas adoro a liberdade que o linux me permite.
      Cumps

  3. Avatar de Altino
    Altino

    pffff pepermente cheio de google botnets

    1. Avatar de Realista
      1. Avatar de Altino
        Altino

        “google” duuuhhh..

        1. Avatar de Realista
          Realista

          A noticia está ao lado das que dizem que a terra é plana?

          Obrigado.

    2. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      “pepermente”?????? Nice try… Not good enought… try harder.

  4. Avatar de Márcio
    Márcio

    Pedro Pinto o Pippermint também já traz o Office da Microsoft online. Para mim o Pippermint é umas das melhores distros do mundo Linux,uma distro user friendly.

  5. Avatar de irlm
    irlm

    traz o exclusivo “ICE” que é uma especie de PWA no linux

  6. Avatar de gui
    gui

    Não seria este um ‘MINT’ mais magro ao invés de um ‘Ubuntu magro’?

    1. Avatar de Silvio
      Silvio

      È baseado no ubuntu assim como o mint , por conter menu iniciar não quer dizer que seja uma distro (A,B ou C) o que muda é o ambiente de trabalho gráfico Xfce e LXDE

      1. Avatar de gui
        gui

        Grato pela resposta.

  7. Avatar de arc
    arc

    As sardinhas assadas, estavam no ponto, a salada de pimentos, nem se fala, era de comer e chorar por mais, as febras, essas estavam com um paladar divinal, e o …. maduro tinto era do melhor. Pior mesmo foi depois compilar o kernel de baixa latência!

    Viva o São João!!

    1. Avatar de eu
      eu

      Meu, deves te ter esquecido de tomar os comprimidos hoje.

      1. Avatar de arc
        arc

        @eu
        Meu?!?!?

        Desculpe, mas tem algo contra os Santos Populares?

        Ops, já sei, você deve ser ecléctico, é mais Danças de Salão, Balé Clássico, Musica Erudita, Caviar Beluga, Krug Brut Blanc de Noirs Champagne Clos d’Ambonay!!

    2. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      🙂 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        @Soul, agora estou ali ao lado a ter uma “cumberça” sobre o kernel monolítico do Linux!!

        1. Avatar de Costa
          Costa

          E então? Chegaram a alguma conclusão?
          Apesar de poder ser modular, e ser flexível, por uma questão pessoal, estou inclinado a dedicar a minha atenção a coisas como https://www.genode.org
          Tenho curiosidade sobre o assunto microkernel, principalmente pela família L4.
          O GNU hurd, mesmo “colado” ao debian, anda a velocidade “locomotiva a carvão”. Por exemplo, segundo percebi, só há pouco tempo é que se deu um “empurrão” no service manager, com o https://www.gnu.org/software/shepherd
          Sim, já havia qualquer coisa feita, mas “levou pressa” com o desenvolvimento do shepherd em guile (scheme), e depois a ser usado em distros de Linux, como é o caso guixSD (distro esta a ter muito em conta no futuro, é a versão lisp geek do nixOS).
          Portanto, não olhando pro Hurd, e pensando até em projectos de robótica, a questão do microkernel é bem interessante.

          1. Avatar de arc
            arc

            Ó @Costa, tu não me faças rir, logo pela manhã!!!
            Achas mesmo, excluindo 2 ou 3 interessados aqui no PPL, que se debatem com algum grau de dificuldade acima do mediano?
            O PPL não foi realizado para isso, excluindo algumas situações.
            A rapaziada, não quer saber disso, vêm cá para o martelar e para debitar meia dúzia de frases soltas, totalmente gastas e bafientas.

            Mas voltando ao teu tema…

            @Costa, é uma área bastante interessante e importante, essa que desejas discutir, cmo seja e a titulo de exemplo, o Inter Process Communication Gate, Tasks, Runtime Environment, etc.

            Bem que poderias fazer um paper, e colocar à Disposição no PPL.
            Fazem falta, artigos com mais “sumo”, nem que seja para meia dúzia, lerem e opinarem.

            Abraço

    3. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      @arc, o tinto maduro devia ser mesmo muito bom….!!!!! 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        @Amílcar, é VERDADE, mas há mais do mesmo para o São Pedro…eheheh

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Qual o melhor sistema para instalar num surface pro 3? Já agora alguém sabe resolver o problema do teclado não ser reconhecido no surface após um update?

    Obg

  9. Avatar de Altino
    Altino

    ahahahah basta ler os comentários acima para ver o que o Ganoo/Shittux faz á cabeça das pessoas ahahaha!

    1. Avatar de arc
      arc

      Jovem, queira se dedicar a jogar Trivial Pursuite ou Pocket Dominó!

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    Estou residindo em Moçambique, sempre acompanho as notícias pelo site, da pplware, já tentei baixar duas vezes o Linux manjario, mas sempre não baixa com o setup, peço para me mandar o link certo no meu email, para eu poder baixar porque gostei, estou usando um laptop sony vaio….vitormafuaine@gmail.com

    1. Avatar de arc
      arc

      * Download the Peppermint 9 (32 bit) ISO image directly
      https://peppermintos.com/iso/Peppermint-9-20180621-i386.iso

      *Download the Peppermint 9 (64 bit) ISO image directly
      Download the Peppermint 9 (64 bit) ISO image directly

  11. Avatar de Vitor
    Vitor

    Estarei grato.

  12. Avatar de Jorge Burlamaque
    Jorge Burlamaque

    Instalei e me arrependi, pois ele não fica totalmente em portugues como o Mint e o Ubuntu.