Pacote de compatibilidade Office 2007

25 Comentários

Quando a Microsoft lançou o Office 2007 não deixou desde logo assegurada a compatibilidade dos ficheiros desta suite com os das suites anteriores, coisa que nunca decorou nas versões lançadas no passado!!!

Provavelmente terá sido a remodelação mais acentuada de sempre no Office, além do interface ter sofrido profundas alterações os formatos dos ficheiros são agora baseados em XML. Aí reside o problema com as versões anteriores.


Mas é simples ultrapassar esta situação. Se é um utilizador do Office 12 AKA Office 2007 já reparou que ao gravar um documento este tem agora uma extensão com 4 caracteres ao invés de 3? Por exemplo no Office 2003 os ficheiros do Word ficavam gravados como “qualquercoisa.doc” agora com o novo método temos “qualquercoisa.docx”.

Se usar sempre estes ficheiros numa suites Office 2007 nada de importante notará, mas se enviar a alguém ou mesmo os quiser abrir nos “offices” anteriores não irá conseguir.

Como podemos alterar essa situação?

Muito simples:
Depois de escrever o seu texto no Word, e usarei o Word como exemplo, está na hora de o gravar. Use então o símbolo do office que é um botão. Abrirá uma cortina de funções. Como a nossa ideia é retirar o formato .docx como pre-definido nas gravações do Word vamos ao fundo dessa cortina e clicamos no botão Word Options ou Opções do Word.

Agora navegue até ao botão Save e clique no “drop down” da opção Save files in this format;

Seleccione o formato Word 97-2003 Document (*.doc) de forma a que a partir deste momento todos os documentos guardados sejam transformados em ficheiros compatíveis com as versões do Office 97 ao Office 2003.

Faça ok confirmando a alteração do formato definido para gravar um ficheiro do Word. O mesmo processo poderá fazer nas outras aplicações da Suite Office 2007.

Mas e se eu tiver o Office 2003 por exemplo e quiser abrir um documento .docx?
A pensar nisso a Microsoft disponibilizou uma actualização para as versões mais antigas do Office para que estas reconheçam o novo formato.

A instalação do Compatibility Pack juntamente com o Microsoft Office 2000, Office XP ou o Office 2003, permite-lhe abrir, editar e guardar ficheiros com os novos formatos de ficheiro do Word, Excel e PowerPoint 2007. O Compatibility Pack pode também ser utilizado juntamente com o Microsoft Office Word Viewer 2003, Excel Viewer 2003 e PowerPoint Viewer 2003 para permitir a visualização dos ficheiros guardados com estes novos formatos.

Este pequeno guia teve a colaboração do meu caro colega João Fernandes do WinTech.

Licença: Freeware
Download: Microsoft Compatibility Pack [27.2MB]
Homepage: Microsoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo Mieiro

    Bom post!

    Só faltou salientar que ao usar esse tipo de formato alguns recursos poderão ser excluidos ao gravar o ficheiro dessa forma.
    Já uso o Office 2007 à algum tempo e já tive vários problemas a nível de formatações (p.ex. em gravar uma apresentação powerpoint feito no office 2007 compatível com as versões anteriores e depois qd abri no office 2003 tava td desformatado). Quem quiser enviar ficheiros e quiser ter a certeza q não perde formatações e outras informações é preferível ir por pdf.. só se for pa edição posterior é que devem usar este método mas sempre com cautela.. não aconselho ninguem a enviar um trabalho final feito em 2007 e gravado como compativel com 97-2003 sem antes verificar no Office 2003..

    Abraços e Parabens pelo fantastico site 😀

  2. Avatar de peopleware

    Sim Arlindo faltou isso mas o Pplware tem visitantes que completam. 🙂

  3. Avatar de Arlindo Mieiro

    🙂 foi só pa deixar o aviso pq recentemente enviei um documento word feito no 2007 mas com guardado com a compatibilidade e a formatação foi a vida e tive que andar a ir pa um pc com o office 2003 pa por direito

    Já agora se alguém quiser alterar o modelo ISO690 – referencia numérica para [ ] em vez de ( ) (ou seja transforma-la na forma mais usada a nível cientifico seguindo a norma ISO690-2) diga q coloco aqui como o fazer 🙂

  4. Avatar de ALL
    ALL

    N sabia q dava p meter o .doc como default no 2007, bem jeito me da, ja tive o azar de enviar um file .docx p um prof e enfim, n correou la mt bem, assim com .doc default n tenho problema.
    A q dar os parabens a MS pela mudança de formato pois apesar das suas implicações q isso possa trazer o tamanho q estes novos formatos tem perante os antigos justifica a mudança (a meu ver).

  5. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Falta dizer que em .docx ocupam meos espço.
    tenho um ficheiro que em DOCX ocupa 33 Kb, e em DOC 63 Kb
    Confesso que nunca tinh reparado para isso. Relamente faz jeito obrigado

  6. Avatar de S. Costa

    Eu já tinha visto isso no WinTech, e até fiz referencia no meu blog, porque foi imediatamente à instalação do Office 2007, que vi a “dica” no Wintech, e tinha conhecimento do novo formato, neste caso o .docx.
    Agora queria pedir ao Arlindo Mieiro para ser mais especifico quando se refere ao “modelo ISO 690” porque não faço ideia do que isso é, e como tal gostaria de saber, para isso serve o Pplware 😀
    Aguardo pela resposta!!!

  7. Avatar de CospeFogo
    CospeFogo

    Muito bom guia!!! É papinha toda feita!!!!

  8. Avatar de tyurias

    por akaso eu ja tenho o Compatibility Pack instalado.
    uma vez tentei abrir um ficheiro do word 2007 e perguntou-me se keria instalar o Compatibility Pack.

    fikem bem
    hasta

  9. Avatar de serginho
    serginho

    Tou a utilizar o 2003, instalei o pacote de compatibilidade e…so far, so good 🙂

  10. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Ops! Falha minha pois já tem mas é o link da Microsoft se interessar.

    Abraço

    Iv@n

  11. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Ainda não precisei porque todos os pc que uso ainda têm o 2003, mas para evitar problemas futuros vou instalar, mal não faz.

  12. Avatar de vandread
    vandread

    boa, meu pai sempre fica salvando trabalhos no office 2007 e quando ele leva para o escritório o pc lá nunca reconhece, e ele sempre se esqueçe de salvar como e depois escolher a opção office 2003- 07.
    agora isso vai facilitar a vida dele, e ele não vai mais me ameaçar pra reinstalar o office 2003 no pc. hehehe XD

  13. Avatar de UKN
    UKN

    É bom … só que a maior parte das empresas ainda não usam nada legamente tão avançado e talvez isto até seja depois um certo entrave por causa da dispersão de formatos … Isto para além dos preços das licenças …

  14. Avatar de -BoRiS-

    Essa Novo Office 2007 Salvar Arquivos nesse formato (Exemplo do Word que é .docx) Porque o Tamanho é aproximadamente 3 vezes menor que o Padrão (Exemplo: .doc) Então se você Trabalha com Muitos Arquivos do Office, Compensa você usar o Padrão Office 2007 (.docx) Pois Assim Não Irá Pesar Tanto o seu Pc e o Arquivo Literalmenta Brirá Muito Mais Rápido.

  15. Avatar de -BoRiS-

    Ixi Saiu Escrito Tudo Errado. Vou Traduzir:
    Esse Novo Office 2007 Salva Arquivos nesse formato (Exemplo do Word que é .docx) Porque o Tamanho é aproximadamente 3 vezes menor que o Padrão (Exemplo: .doc) Então se você Trabalha com Muitos Arquivos do Office, Compensa você usar o Padrão Office 2007 (.docx) Pois Assim Não Irá Pesar Tanto o seu Pc e o Arquivo Literalmenta Abrirá Muito Mais Rápido.

  16. Avatar de Mico Preto
    Mico Preto

    O meu office 2007 enterprise, está sempre a reistalar…
    Sempre que necessito de um aplicativo, por exemplo EXCEL, lá está o problema a surgir…Começa a instalar…
    Alguem me sabe dizer qual o problema?
    Obrigado

  17. Avatar de Paulo Romero
    Paulo Romero

    ei alguem tem o oficce 2007 envi para o meu E-mail na moral ai galera

  18. Avatar de Aldo de Souza

    gostaria que se alguem tiver os códigos de ativar o office 2007 aquele que na hora que abre o word pela 1º vez ele pede aquele que tem que colocar em 7 campos agradeço

  19. Avatar de Flávio
    Flávio

    Eu possuo o Microsoft Office pofessional plus 2007 service pack 1:
    existe como burlar a validação? parece que os keygens não funcionam nesta versão e também, mesmo modificando o arquivo proof para neverinstalled não faz efeito.
    Não existe um procedimento para esta versão ou um crack que resolva o problema(pode ser até um arquivo em lote do ms-dos). Obrigado pela atenção.

  20. Avatar de AlltheOne
    AlltheOne

    Para quem precisa validar alguma versão do Office 2007, procurem pela versão Office 2007 Blue Edition, depois da instalação vocês terão a versão completa do Microsoft Office Enterprise 2007.
    Na época que fiz o download, no site indicava que esta versão do Office é pouco utilizada, talvez até seja do desconhecimento da maioria, pois é utilizada somente pelos funcionários da Microsoft.
    Recentemente pesquisando nos sites de busca, há vários links para baixar uma versão trial (60 dias) desta versão, não posso comentar se esta, é a mais completa ou a mais recente do Microsoft Office, mas funciona muito bem e é bastante rápido, em comparação com a versão que utilizava anteriormente (2003). Além de abrir mais rápido, permite salvar os arquivos com menos espaço em disco.
    *** nota *** estou utilizando a versão em inglês, mas tem path para tradução para o idioma Português-Brasil, ainda não traduzi, apenas baixei os arquivos, então não sei informar se funciona.

  21. Avatar de Adalberto Leite
    Adalberto Leite

    O programa funciona para o Acces 2007 tbm?, pois tenho um banco de dados gerado no windows 2000, funcionava mto bem com o 2003, mas agora q trocou os pc’s da empresa o arquivo não abre, e tbm não consigo criar nenhum banco de dados com ele, oq pod estar acontecendo? oq tenho q fazer?? ficarei grato se alguem puder me responder
    abraços a todos

  22. Avatar de José
    José

    Polak preciso da chave para versão completa do office 2007 para o windons Vista home premium pode me enviar por e-mail.

  23. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    Boa dica [take 2];
    Às vezes preciso partilhar trabalhos na universidade e nem todos os colegas têm office 2007, o que estala logo o verniz todo do formato..
    Vai-me ser bastante útil,

    Obrigada pplware por existires!