Outlook.com – Iniciar sessão com um código de utilização única

42 Comentários

Com a chegada e a disponibilização do seu mais recente serviço de email, o Outlook.com, a Microsoft dá um passo de gigante, ao renovar o serviço que o Hotmail disponibilizava, e procura trazer de volta todos os utilizadores que ao longo dos anos foram optando por outros serviços que foram aparecendo e se mostravam melhores.

Este serviço de email assente na Internet tem todas as funcionalidades que se esperam de uma plataforma similar, mas trouxe também algumas das funcionalidades que se encontravam já no Hotmail, se bem que reinventadas e adaptadas a esta nova plataforma.

Para além da funcionalidade de podermos criar um alias da sua conta de email, o Outlook.com permite também que iniciem sessão com um código de utilização única. Vejam como o podem usar.



Esta funcionalidade permite que acedam à vossa conta de email Outlook.com sempre que se esqueçam da palavra passe, sem terem de esta a efectuar o processo de recuperação da mesma via pergunta.

Pode ser também usada para acederem ou dar acesso temporário à vossa conta sem que tenham de estar a colocar a palavra passe no browser ou que tenham de a revelar.

A forma de usar este serviço é através do pedido de um código temporário que vos é fornecido via SMS. Claro que esse código apenas pode ser usado uma vez e tem um tempo de vida limitado.

Como este sistema depende exclusivamente de SMS’s para funcionar, devem começar por definir na vossa conta Outlook.com qual o número que pretendem usar para serem contactados.

Essa definição pode ser feita nesta página, devendo depois escolherem a opção Informações de segurança.

Adicionem o vosso número de telefone e o sistema de Inicio de sessão com um código de utilização única está pronto a ser usado.

A partir de agora, e sempre que se encontrem na situação de necessitar de aceder à vossa conta Outlook.com e não possam colocar a palavra passe, devem escolher a opção Iniciar sessão com um código de utilização única.

Vão ser transportados para uma página onde devem definir qual a vossa conta e qual o número de telefone associado a ela.

Depois de receberem o SMS que vos vai ser enviado com um código numérico devem aceder à página de login com um código de utilização única.

Coloquem então o login da vossa conta Outlook.com e o código recebido e estão dentro da vossa conta, de forma segura e sem terem colocado a password em momento algum.

A Microsoft alerta para algumas considerações que devem ser tomadas em conta e que são importantes para a boa utilização desta funcionalidade de acesso à vossa conta Outlook.com

  • Cada código emitido apenas pode ser usado uma única vez. Para uma segunda autenticação devem requerer um novo código.
  • A duração da validade de cada código é de 15 minutos. Se deixarem passar essa janela de tempo devem requerer um novo código.
  • Se o código recebido não funcionar devem pedir um novo. Caso tenham pedido mais do que um código devem sempre usar o mais recente.
  • Para prevenir abusos dos serviços da Microsoft, o número de pedidos de códigos está limitado por dia.

Este novo serviço da Microsoft promete reinventar o serviço de email e dar a todos armazenamento ilimitado. Ficam ainda com acesso aos novos serviços web de criação e edição de documentos que foram apresentados com a nova versão do Office.

Homepage: Outlook.com

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Levi
    Pedro Levi

    done! tks

    1. Avatar de toinha
      toinha

      Quero fazer uma conta não consigo fazer quero uma conta da Microsoft Windows.

  2. Avatar de Rebel
    1. Avatar de Ewww
      Ewww

      o gmail não tem esta funcionalidade.

      1. Avatar de Rebel
        Rebel

        se eu digo que é e porque é 😛

        aqui fica o link nao custava te nada googlar um pouco sobre o que e dito antes de qualquer afirmaçao da tua parte

        http://support.google.com/a/bin/answer.py?hl=en&answer=175197

        1. Avatar de peter
          peter

          e uma boa prática da tua parte era ver que isso é completamente diferente andes de afirmar o que quer que seja 😀

          1. Avatar de peter
            peter

            *antes

        2. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          E tu também não te custava nada:
          1 – Aprender a escrever em condições de modo a que todos percebamos;
          2 – “googlar um pouco sobre o que e dito antes de qualquer afirmaçao da tua parte”, pois são dois serviços diferentes.

          O utilizador Ewww tem razão, o Gmail não tem esta funcionalidade.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Engano teu, eu uso esta funcionalidade no Gmail a cerca de 1 ano e funciona bem em Portugal!

          2. Avatar de JG
            JG

            De facto o gmail tem há muito essa função. É uma questão de definir o acesso à conta!

          3. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Será assim tão complicado entender que a autenticação em dois passos da google é diferente do que esta em causa neste artigo?
            Eu não me vou dar ao trabalho de explicar a diferença. Leiam as coisas como deve de ser!

          4. Avatar de Rebel
            Rebel

            em primeiro lugar a funçao e exactamente a mesma contudo a do gmail ainda adiciona a parte do smartfone para quem tiver o que e perfeito mas falando do artigo em questao indica me l funçao do outlook que o gmail nao tenha ou ate mesmo que seja diferente o seu funcionamento

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            Para mim não tem nada diferente só se for a cor lollllll. Quero entrar na minha conta tenho que receber uma SMS com um código unico que ao fim de x tempo expira. Ja faco isto no gmail a muito por isso não estou a ver onde esta a grande diferença que falas… certamente nunca usas-te o do Gmail!

          6. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Entendam isto:
            O Gmail pede Nome de Utilizador (e-mail), Palavra Passe e Código enviado via SMS.

            O Outlook, se assim o entenderem, pede Nome de Utilizador (e-mail) e Código enviado por SMS.

            Ou seja, se não quiserem estar a escrever a vossa Palavra Passe num PC desconhecido ou público, basta colocarem o código que foi enviado via SMS e que é alterado de x em x tempo. Assim, a vossa palavra passe nunca é comprometida.

          7. Avatar de JG
            JG

            “Mário Cardoso” não preciso ser tão extremista ao ponto de considerar diferente, o que a MS fez foi ir buscar a ideia já usada no gmail e colocar pequenas diferenças. É a tal historia de só mudar o cheiro… sabemos que é o habitual nestas andanças… Mas OK, acho que prefere ficar na teimosia do jogo de ver quem tem a pila maior e não querer ver a essência da questão…

          8. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Apesar de eu ser um adepto fervoroso do Gmail e de o usar desde que ainda era beta, tenho de concordar que a Microsoft esteve muito bem com esta ideia de “substituir” a password pelo código do SMS.

            Concordo realmente que a ideia de usar o telemóvel e códiogs de acesso já existia. Mas o modo de funcionamento não tem nada a ver. Aliás, no Gmail, aquele processo de segurança de dois passos é chato e nada prático.

            Imagina ires a um pc público infectado com “bicharocos que fazem phishing”, não tens o processo de dois passos (no Gmail), colocas o teu mail e password. Pronto, acabaste de entregar os teus dados todos a mãos alheias.

            Agora imagina ires a um pc público infectado com “bicharocos que fazem phishing”, colocas o teu mail (outlook) e o código enviado via SMS. Acabaste de entregar o teu mail e mais nada, pois o código de segurança expira antes que tu dês conta.

            Não sou extremista, apenas não compreendo a vossa dificuldade em perceber que são dois processos diferentes de entrar no mail. Assim como também não compreendo a repulsa que todos têm com o Outlook, apelidando-o de cópia do Gmail em que só mudam as cores.

            E se te faz feliz, vai lá medir as pilas que quiseres porque eu não vou entrar nesse jogo.

          9. Avatar de André
            André

            Sabes que esta nova prática da Microsoft contém um grave problema, nao endo eu o primeiro a dizer-lo, basta andar por sites como o do pplware mas estrangeiros…

            O envio por duas etapas tem o melhor promenor que falta nesta nova prática da MS, o envio da password. É muito simples perderes o telemóvel e o “ladrão” conhecer este sistema do Outlook e enviar o pedido…voilá ja está dentro da conta pessoal do dono do telemóvel sem squer precisar de password.

            Falha muito básica que não percebo como passou. Microsoft precisa do Gates outra vez como CEO

  3. Avatar de joao
    joao

    all like gmail, se a barra fosse preta em vez de azul e se tivesse o chat passava pelo gmail =)

    1. Avatar de peter
      peter

      Como o gmail? A sério? O que anda a comer às refeições? Não tem nada de parecido sequer com o gmail.

  4. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas. Eu quando criei o novo mail Outlook.com decidi receber os mails do msn.com em outra pasta, isto está-me a trazer problemas no Exchange ActiveSync do smartphone, porque só recebo os mails que são enviados para o Outlook.com. Alguém sabe como posso configurar a conta para cair tudo na mesma pasta? Cumprimentos

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Para resolver isso vais às Definições > Personalizar o Outlook > Regras para ordenar novas mensagens > e eliminas a regra que move os emails destinados ao teu outro endereço para uma outra pasta.

      Neste caso apagas: Mover mensagens para [pasta do email antigo] se linha para ou cc contém a palavra “o teu antigo email”.

      Após a remoção desta regra, começas a receber as mensagens na caixa de entrada.

    2. Avatar de Sergio

      Por exchange deverias conseguir definir as pastas que queres sincronizar

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Confirmado.
        No meu iphone tenho o outlook.com configurado por exchange. No outolook criei uma pasta e uma regra para mandar para lá determinado email.
        No iphone em “settings/geral/correio/outlook/pastas a sicronizar” defini que também queria receber a pasta que tinha criado (obviamente outlook é o nome da conta)
        Isto também é valido para o gmail. As minhas contas duas contas do gmail estão difinidas por exchange.

  5. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Obrigado Hélder Ferreira. Apaguei a regra que referiste “Mover mensagens para (pasta do email antigo) se linha para ou cc contém a palavra (o teu antigo email)” e já recebo todos os mails na pasta a receber. Tanto através do browser como no Exchange ActiveSync.

    Cumprimentos

  6. Avatar de Gil Von Doellinger
    Gil Von Doellinger

    Experimentei esta funcionalidade do outlook.com, há cerca de 3 horas, mas ainda não recebi nenhuma mensagem com o código único.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    O gamail já tem esta funcionalidade a cerca de 1 ano que uso a mesma para aceder a minha conta e funciona na boa, 2 segundos recebo a SMS do Gmail no telemovel.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Queria dizer Gmail e nao Gamail, desculpem o erro!

  8. Avatar de marcio
    marcio

    quais são as configurações de POP3 e SMTP do email outlook.com. A fim de usar gerenciadores de email, LIVEMAIL etc…

    1. Avatar de okapi
      okapi

      POP Mail Server
      Server Name: pop3.live.com Port: 995

      SMTP

      Microsoft Live Hotmail
      Server Name: smtp.live.com Port: 587

  9. Avatar de Paulo . Cunha
    Paulo . Cunha

    Boa noite. Eu também já utilizo essa funcionalidade no gmail há já alguns meses e funciona que é uma maravilhosa. 2 seg e recebesse a mensagem. Muito prático e funcional!

  10. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Hum… Não consigo fazer as configurações no Email do Android… Pelo menos dá erro no envio de emails… Receber recebo…

    Alguem pode ajudar?

  11. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    O Gmail é bom, mas como tenho o mesmo e-mail desde 1997 continuo a usar o agora Outlook, e gosto.

    Agora uma coisa: Tanto os alias como o serviço de SMS já têm muuuuuuuito tempo! Já tenho alias há anos e as SMS já as uso desde o ano passado…

  12. Avatar de Cabritone
    Cabritone

    Se perderes o telemóvel é que é lixado …

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      mas o serviço de logon por SMS é opcional…

  13. Avatar de carlos alberto pereira canhoto
    carlos alberto pereira canhoto

    bom dia há 7 (sete) dias que não tenho mails,pois não consigo abrir a página do live mensenger o que se passa? já aderi á conta de outlook e não sei como aceder a esta página.já enviei diversas vezes a informação a microsoft e nem códigos nem resposta,alguma coisa não está bem ou as informações não são esclarecedoras,eu sei que estou procurando emprego e não consigo aceder nem com o meu mail normal nem com mail alternativo o que se passa,faltam me informação para eu ficar com o sistema normal de mensagens.
    obrigado carlos pereira.

  14. Avatar de artur cunha
    artur cunha

    gostava que me explicassem como posso trocar o hotmail pelo Outlook.com

  15. Avatar de toinha
    toinha

    Não consigo fazer uma conta quero fazer uma conta bancária da Microsoft Windows

  16. Avatar de Renato Hoelzle
    Renato Hoelzle

    Uma porcaria. Maximizaram ao invés de minimizar.

  17. Avatar de Isaias Gaieta
    Isaias Gaieta

    Muito bom

  18. Avatar de gilsoni lucas ilunga
    gilsoni lucas ilunga

    ola pessoal, boa tarde. espero que todos estejam bem de saúde. preciso muito da vossa ajuda em querer saber como e feito um teste por via on lane

  19. Avatar de gilsoni lucas ilunga
    gilsoni lucas ilunga

    ola pessoal, boa tarde. espero que todos estejam bem de saúde. preciso muito da vossa ajuda em querer saber como e feito um teste por via on lane