Os segredos das Notas do iPod

19 Comentários

Todos sabemos das inúmeras qualidades do iPod. O seu design e interface simplificada levaram-no ao topo dos leitores multimédia portáteis. Com a evolução e as novas gerações, novas funções foram sendo adicionadas mas outras permaneceram praticamente intactas desde a versão original. Uma delas é a capacidade de ler ficheiros de texto, as vulgares Notas. Na verdade esta componente, pouco utilizada pela maioria, aumenta significativamente as capacidades deste pequeno aparelho.

Instruções


O iPod Arcade oferece uma grande variedade de jogos (quiz’s), capazes de o entreter durante algum tempo, especialmente se for fã de concursos como o Quem Quer Ser Milionário… Para além disso pode ainda criar o seu próprio jogo e deixar que milhares de utilizadores o descarreguem para os seus iPod. Mas como passar o jogo para o iPod? O primeiro passo é escolher o jogo e descarregá-lo. Todos os jogos vêm em formato ZIP: com o 7-zip, por exemplo, extraia o conteúdo do ficheiro para uma pasta e copie-a para a pasta “Notes” do seu iPod. Já está. Disconecte-o e experimente! Os passos para utilizadores Mac estão descritos aqui.

San Andreas

O Projecto Gutenberg é também uma excelente forma de dar uso às Notas do seu iPod. Vá até lá, escolha um livro e descarregue-o em formato Plain text. Sites como o Free-eBooks.net oferecem outras alternativas mas em PDF… Para resolver este pequeno contratempo utilize o Easy PDF to Text Converter, uma aplicação gratuita que permite converter os seus PDF’s para o formato preferido do iPod, TXT.

Easy PDF to Text Converter

Agora que já tem o seu eBook em formato TXT é preciso dividi-lo em capítulos. Para além de ser mais fácil de ler, o iPod tem um limite de caracteres para estes ficheiros. Para fazer isto pode utilizar o iNote, uma aplicação, gratuita, ou sites como o iPod eBook Creator ou o iPod Notes Packager, este último com a vantagem de também poder converter uma página web num ficheiro de texto.

Project Gutenberg

Mas as notas do iPod reservam-nos mais surpresas. Porque não colocar o iPod em modo de museu (sim, é mesmo esta a designação)? Serve para limitar o acesso ao conteúdo do iPod, tornando-o ideal para o uso por parte dos mais novos ou até mesmo para uma visita guiada… Para o activar crie um ficheiro de texto com o nome “Main.linx” na pasta “Notes” do seu iPod. Abra-o com um editor de texto simples, e escreva algo do género:

Crie agora um outro ficheiro de texto com o nome “Preferences” (sem extensão), edite-o e digite:

Guarde as alterações, desconecte o iPod e já está:

Para voltar ao modo normal, apague ambos os ficheiros ou mova-os para fora da pasta “Notes”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de júliodiogo
    júliodiogo

    muito bom também dá com outros leitores de mp4?

  2. Avatar de dc
    dc

    LOL

    Essa do modo Museu desconhecia totalmente….

    Mas é melhor estar quieto, crianças ≠ iPod 😛 LOL

    É melhor não inventar, Long Live iPod.

    CUMPS

  3. Avatar de r0cki
    r0cki

    ;O Sendo um Fanboy do iPod como sou fiquei “marabilhado”. Cinco estrelas, keep it coming please!

  4. Avatar de EuBiUmSapo

    Só deve dar no iPod mesmo 😉

  5. Avatar de i&U

    finalmente algo para dar utilidade as notes do ipod, pois acho que i iPod tirando os mp3 fica um pouco aquém daquilo que esperava dele! Não da para apagar musica, nem adicionar contactos, ou notas, sem ser ligado ao pc. Coisa que acho util que desse, pois ficasse sempre dependente do pc para fazer algo ao iPod.

  6. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    @júliodiogo

    Não. Os passos descritos neste guia funcionam apenas no iPod; mas se disseres qual o leitor que estás a tentar ‘personalizar’, talvez te consiga dar umas dicas! 😉

  7. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    @i&U

    Dependo da geração de iPod que tens, podes instalar o Linux no iPod e adicionar muitas mais opções!

  8. Avatar de B80

    Não tenho ipod, nem sei se algum dia vou ter, mas acho essa função muito interessante. Sempre acrescenta mais algumas funcionalidade ao aparelho.

  9. Avatar de Bruno Nunes

    Então e para o Zen Vision M, não se arranja nada de catita?

  10. Avatar de Bone
    Bone

    Ola, m4n_in_bl4ck …. pode dar algumas digas para os clones do Ipod os mp4 player chineses????

    Até gostaria muito de ter um Ipod mas o preço ainda não me permite 🙁

  11. Avatar de DieGO

    Grande Salve…

    Então, as notas nesse skema ae funcionam de boa..

    Mas queria saber uma coisa…

    Tem como fazer essa parada ae com os videos?

    tentei
    tEStE
    Missão Impossible

    Mas naum rola…tem como vc me dar um a dik ae…(caso vc conheça)…VLW

  12. Avatar de thiago
    thiago

    porque as imagens ñ aparecem

  13. Avatar de Vítor M.

    thiago eu estou a conseguir ver as imagens, não vejo qualquer problemas.

  14. Avatar de Julyanna
    Julyanna

    oi…
    eu segui todos os passos
    na instalação dos jogos
    para o notes.
    mas quando vou ver não visualizo nada.
    esse sistema funciona com o nano?

  15. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    O iPod eBook Creator não funciona mais, parece que o site está fora do ar, alguém saberia algum outro site que seja tão bom quanto este pra dividir o e-book em capítulos? Já testei o iPod Notes Packager mas ele deixa sem parágrafos, fica muito ruim pra ler.

    Obrigada

  16. Avatar de tip
    tip

    eu nao consigo entrar no modo disco…nao sei onde é, sera que alguem me pode ajudar?

  17. Avatar de Rita
    Rita

    Alguém sabe como pôr notas no ipod? Preciso urgentemente de saber. Fico á espera.

  18. Avatar de Karol
    Karol

    Parece-me muito bem… Mas fiquem sem perceber como adicionar notas ao ipod! E percisa-va urgentemente de saber! `Fico há espera!

  19. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    olá, gostaria de saber se é possível eu utilizar o ipod touch 3° geração como leitor de texto principalmente. eu gostaria de saber se eu consigo transportar para o ipod todo tipo de texto que eu tenho no PC, como texto do word, excel, livros que baixo da net.

    agradecido desde já

    Cristiano