Os ícones do Ambiente de trabalho desapareceram!!!

65 Comentários

Recebemos por mero acaso esta semana 3 pedidos idênticos, de utilizadores do Windows Vista e do Windows 7. Ambos estavam em dificuldades para verem os ícones e os ficheiros que tinham no Ambiente de trabalho. De repente ficaram como o desktop limpo e viam somente os ficheiros na pasta desktop dentro do utilizador na raiz. Mas o que terá acontecido?

Por norma não é nada de “anómalo” ou relacionado com malware, como por vezes respondem em determinados fóruns. Antes de embarcar numa formatação ou numa limpeza mais serrada experimente primeiro o mais simples.

Como activar e desactivar a visualização de ficheiros no Ambiente de trabalho?

Botão direito do rato no Ambiente de trabalho, de seguida menu Ver e activar a opção Mostrar ícones do Ambiente de trabalho

Certamente será uma dica desconhecida de muitos, mas para todos aqueles que desconhecem esta função, podem agora e sem complicações recuperar os ícones se estes desaparecerem.

Explorer não actualiza desktop depois de mover/apagar ficheiros e pastas?

Também é uma situação corrente, apagarmos ou movimentarmos ficheiros e pastas e repararmos que eles não saem do Ambiente de trabalho. Continuem lá mesmo depois da nossa acção. O truque é muito simples: carregue na tecla F5 ou faça com o botão direito do rato Actualizar.

Com isto o Windows irá recompor os apontadores indexantes e mostrar o que na realidade lá existe.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
    R

    Muito simples mas muito útil…
    São daquelas dicas que às vezes nos passam ao lado. 😀
    A função já existia no Vista (pelo menos)
    Descobri isso com um formando meu, que se veio queixar do mesmo. E ao investigar, cheguei a essa mesmíssima conclusão: A solução é simples.
    Cumpz

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      No XP também tem essa função.

      1. Avatar de BM
        BM

        no 2000 tb. e salvo erro no 98

  2. Avatar de MobileAppS - Tudo Sobre Telemóveis

    boas dica.. muito das vezes o que é fácil de fazer nós tornamos difícil…:D

  3. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Que artigo tão fraquinho, ainda ontem estava a comentar o quanto era imbatível o pplware e hoje deparo-me com isto.

    Eu sei que terá utilidade para alguns mas dispensava-se o seu aparecimento aqui. Sugeria a criação do pplware basic, assim teríamos artigos mais para iniciantes aí.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Posso dar como exemplo a wintech (ao fim ao cabo é vossa concorrente) que tem áreas separadas para consolas, photo, etc…

      Aqui no pplware acho que tambem devia de ser criado três áreas: a basic, a mobile e a video/gamer.

      PPL basic: Artigos para iniciais, ex: tutoriais
      PPL mobile: Todo o que fosse gadjets portateis ou sistemas moveis (symbian, WinMO, Android, Maemo, etc…)
      PPL video: Cinema e jogos teriam o seu lugar aqui!

      Mas para nao separar o pessoal (e fazer com que tenhamos “trabalho”) em ver os artigos de cada area os que fossem mais interessantes teriam sempre destaque no pplware (principal).

      1. Avatar de Rodrigues
        Rodrigues

        Bem, és mesmo um génio da informática, não és?

        Esta dica não é novidade nenhuma para mim mas já apareceram coisas mais básicas que eu desconhecia, logo tem o seu lugar aqui como qualquer outro post. Deixo-te um conselho: lê primeiro o título e primeiro parágrafo do post, não te interessa, não abras, se não abres também não comentas… ficamos todos a ganhar…

        Quanto à divisão em sub-sites… Para quê??? Já reparaste na coluna à direita que separa os posts por temas?

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Nunca disse isso, mas isto já existe desde do XP, como tal não vejo a necessidade do tópico com o destaque que lhe foi dado. Era uma sugestão e como estamos num pais democrático:

          http://www.youtube.com/watch?v=FbjYHOjzooE

          Portanto aprende a aceitar outras opiniões e neste caso uma sugestão.

          1. Avatar de Bravellir

            “Que artigo tão fraquinho,”

            Não é uma sugestão, é uma crítica e do pior tipo, das bota abaixo. Não tem nada a ver com democracia, tem a ver com boa educação.
            Por acaso pelo menos redimiste-te logo a seguir ao sugerir uma solução para o que criticas, e isso, hoje em dia é de destacar pela positiva.

            Polémicas à parte, não concordo contigo na questão do “Basic”. Estas coisas da informática e tecnologia tornaram-se tão abrangentes que todos ou quase todos nós por muito experts que sejamos em meia dúzia de áreas, somos igualmente newbies noutra meia dúzia.
            E a sugestão que te deram foi excelente. Eu já conhecia esta função, mas mesmo assim vim espreitar para ter a certeza que não era qualquer outra coisa que desconhecia.
            E já agora, aproveito, e faço eu uma sugestão. Ponham na introdução do artigo uma pista para o que se vai falar no resto do artigo. Assim só abríamos os artigos que de facto nos interessam.

          2. Avatar de Cruz
            Cruz

            É uma critica do pior tipo. A maneira como se exprime conta e muito. A sugestão só vem depois, mas não será desnecessário. Quanto à wintech, fica bem longe do pplware exactamente pela maneira como expoem os assuntos e pela qualidade comparada.

          3. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            @Bravellir

            O vídeo também podia ser dirigido para ti, é a minha opinião (ponto).

          4. Avatar de Manhoso
            Manhoso

            E se fossem todos a tomar uma fluoxatina ou raio?

            Xicha Jesus. Descontraiam.

            Todos tem direito a opinião apesar de não aceitar a 100% de nenhuma das opiniões, não crio discordia.

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Devido a esses “racismos” e que nao frequento alguns sites de informatica, ter que andar especificamnte a ver o que quero… perfiro ter a info toda disponibilizada a mão de semear e selecionar o que quero, e este post nao e fraquinho na minha opiniao é uma dica muito interessante, nem todos que frequentam a informatica são geeks ao ponto de so quererem coisas tecnicas… Para isso existem sites muito especificos…

    2. Avatar de Vítor M.

      Mas aponta o artigo viperbruno que vais precisar, pelo que vejo dos teus comentários és um utilizador básico e terás mais dia menos dia de usar estas pequenas dicas.

      Depois nós não temos concorrentes (pois cada site tem o seu próprio objectivo). Agora a Internet não é para experts, é para todos e somos imbatíveis porque ajudamos quem nos solicita…

      1. Avatar de Luiz R.
        Luiz R.

        É isso ae Victor M.

        Mas como tem gente que gosta de falar mal do trabalho dos outros?

        Trabalho tão bem feito, diga-se de passagem!

        Se a dica não serve pra mim, servirá para outro, assim como uma dica que serve pra mim não servirá a outro. Ninguém sabe tudo.

        PPLWARE… continuem assim. Estão próximos da perfeição!!!!

        Abraços

    3. Avatar de JFMA
      JFMA

      Não é “Vipertuno” é “Viperimpertuno”.

      De “sabões” está o mundo cheio, e no fim só fazem é porcaria.
      JFMA

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        “http://www.youtube.com/watch?v=FbjYHOjzooE

        Portanto aprende a aceitar outras opiniões diferentes da sua.”

        Quantas vezes hoje terei de fazer copy/paste disto?!

    4. Avatar de Sneeze
      Sneeze

      Discordo completamente!

        1. Avatar de António Batista
          António Batista

          Não estou a ver mal nenhum na critica do viperbruno, é uma critica se não gostam tudo bem… mas pk partir sempre para o insulto?

  4. Avatar de André D3S
    André D3S

    Esta é aquela Base para quem trabalha em Windows… Eu nao tenho icones no ambiente de trabalho porque só ocupam espaço e não facilitam em nada os acessos… Apenas abrem pastas e pastas… eu usei object docks por muito tempo, agora uso aplicações semelhantes mas muito melhores, e tudo isto é melhor que ter icones no desktop…

    1. Avatar de Cruz
      Cruz

      Exactamente André. Muita gente enche o desktop com icones, mas cada usa o pc como bem entende. Já agora que aplicações são essas que substuiram as object docks ?

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Que aplicações usas?

    3. Avatar de kekes
      kekes

      LOL eu nem uso docks nem nada uso a taskbar do Windows o o launchy, e tenho sempre o desktop limpo.

    4. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Nem Mais. Eu tenho apenas uma pasta no desktop para os downloads.
      De resto uso o launchy para lançar aplicações ou então o gadget que aconselho Launch Control

      Podem encontra-lo aqui http://www.kinesys.co.nz/default.asp

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Bem bacano!
        Instalei e estou a gostar.

        Olhem, uma cena: gostava de remover a barra inferior do windows.. a única coisa que me prender é a zona de system tray. Há algum gadget ou forma de colocar o system tray algures visível mas sem ter de o ter numa barra?

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Sempre podes esconder a barra de tarefas que é o que eu faço.

  5. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Quando li o tópico pensei que tivesse relaccionado ao bug do Windows 7, que ele apaga os icons.

    Por exemplo a mim acontece sempre que reinicio o PC, os icons desaparecem. Se entrar em modo Sleep e voltar, aparece tudo normal, agora quando desligo o computador e volto a ligar eles desaparecem.

    E o estranho disso tudo é que essa opção aparece como seleccionada. Para resolver tenho que fazer isto sempre que ligo o computador :S

    Já agora se alguém tiver este bug que se “acuse” .. eu já encontrei em forums na net de problemas iguais, só não sei ao certo que é em Win7 especificos.

    A mim acontece-me no Windows 7 x64 .. desde a RTM, já na versão Inglesa e agora Portuguesa. Uma coisa que reparei que está associada, é aos temas e uma vez consegui resolver criando um tema com os icons visiveis e resolvia o problema.. mas agora voltou novamente.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Também eu, e era a isso que me referia no meu comentário mais acima. Já agora aproveito aqui para dar outra sugestão (vejam lá se cumpro os requisitos mínimos), que basicamente era dar uma tag no inicio do artigo, como no pocketnow.com. Posso dar exemplos:

      -Optimização (traduzido de Tweak)
      -Actualização
      -Dica
      -Noticia/Rumor

      P.S: Desculpa a Friend por ter respondido aqui, não tens culpa.

      1. Avatar de Ana Narciso

        É para isso que existem as categorias de artigos, na barra lateral do lado direito.

        Quem não quiser ler uma certa categoria, não lê.

    2. Avatar de Hugo Cura

      É muito estranho teres esse problema desde as primeiras versões… Nunca tal coisa me aconteceu nem soube que tivesse acontecido. Provavelmente terá a ver com alguma aplicação que tenhas instalado (desde sempre) e que “mexa” nessas opções.

    3. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      @Hugo Cura

      Já fiz vários testes, inclusive instalações novas sem drivers das marcas e o problema persiste..

      Cheguei à conclusão que está directamente relaccionado com os temas, eu fiz um tema favorito como meu fundo, tipo de letra, etc… e nesse tema antes tinha feito com os icons ocultos, e o Windows ao iniciar, quando carregava esse tema, fazia os icons desaparecerem. Então refiz o tema com tudo ligado.. ficou bom durante uns tempos mas agora voltou a ficar assim.. e nas opções que explicam este artigo, chega mesmo a ter a seta de selecção como “Mostrar Icons do Ambiente de trabalho” e eles não aparecem, ou seja, é mesmo um bug do Windows e não de programas terceiros 😉

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        É.. o Windows tem assim uns bugs meio parvos de vez em quando.
        Por exemplo, tenho um tema em que escolho o apontador (aka seta) do rato a preto (mac-style) e sempre que o windows inicia põe-me o apontador original novamente.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Sem dúvida, acontece-me o mesmo com o tema mac (tirado dum artigo aqui do pplware). Nunca cheguei a saber porquê.

          1. Avatar de Paulo39
            Paulo39

            @ Hugo Cura

            Foi precisamente esse tema!
            Também o saquei aqui e aconteceu isso.

      2. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        Mas olha, estava aqui a configurar umas cenas e vi o seguinte: na área de personalização dos temas existe uma opção de permitir ou não aos temas mudarem os icons do desktop. Clique com o botão direito do rato no desktop > Personalize > Change your desktop icons (do lado esquerdo) e em baixo existe essa opção.
        Se calhar o teu problema resolve-se simplesmente com isso.

      3. Avatar de kekes
        kekes

        As vezes o Windows passa-se XD mas tipo pode ser algum conflito com alguma aplicação ou qualquer coisa, nunca tive esse problema por isso não me posso pronunciar mas que existem coisas fantasma as vezes existem 😀

  6. Avatar de Felipe Estades
    Felipe Estades

    Esse “problema” está acontecendo com muita gente, não apenas uma vez. Aqui direto acontece isso, mesmo fazendo como a dica acima. De tempos em tempos os icones somem. Muito estranho, se alguem souber uma solução definitiva…por favor…

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Terá a haver com algum software que instalas. Pois a mim nunca me aconteceu mas também já vi a acontecer 😛

    1. Avatar de viperbruno
      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Aqui tens para o Windows Vista/7:

        http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/customize-the-windows-vista-send-to-menu/

        Nota: Se visse isto no pplware tinha dito “boa dica”! É para perceberem o que entendo de inútil e de útil.

        1. Avatar de Cruz
          Cruz

          Calma viper, e aceita as criticas, uma coisa é o que dizes e outra o que querias dizer. Calma rapaz.

          1. Avatar de Vítor M.

            Hoje acordou assim, não respeita os menos afoitos nesta matérias e pensa que escrevemos para nichos… enfim!!!

  7. Avatar de David Magalhães
    David Magalhães

    Eu uso isso para “personalizar” o ambiente de trabalho, gosto de o ter limpo, mas por vezes dá imenso geito ter os ícones, por isso uso essa opção : D

  8. Avatar de Varsal Jr.

    A mim tambem aconteceu no Windows XP :s

  9. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    looool

    Estava há dois dias sem os icons no ambiente de questionava-me porque raio eles não apareciam… já está tudo direito agora! 😉

  10. Avatar de IceCube
    IceCube

    Isto foi bug da Microsoft.

    Aconteceu em dois PCs diferentes no mesmo dia após updates do Windows e fazerem restart.

  11. Avatar de rikj
    rikj

    a mim acontece-me algo estranho.Nao tenho acesso aos links na “barra iniciar/todos os programas” mas se for através do explorador eles estao lá

    1. Avatar de Wolverine
      Wolverine

      Não será este o teu problema?

      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/dica-recupere-o-seu-menu-iniciar-no-win-7/

      Quanto aos ícones, já me aconteceu uma vez no meu 7 x64, mas como já conhecia esta opção resolvi na altura.
      No entanto, acho que é um problema do Windows pois não alterei tema nenhum e não uso software nenhum de personalizações.

      1. Avatar de rikj
        rikj

        é isso mesmo, microsoft ruleesss 🙁

  12. Avatar de Daniel Cardoso

    Obrigado ao viperbruno pelas dicas 😉

    Cumpz 😀

  13. Avatar de Nuno Góis
    Nuno Góis

    é muito fácil amigos,eu presto assistência técnica numa loja na qual já apareceram inumeros casos iguais a esse e mesmo que metas os icons a aparecer novamente após reiniciares o pc voltam a desaparecer…..isso não é nada mais nada menos que um vírus que faz isso acontecer. Instalas o microsoft security essentials ou algo do genero e apos fazeres um scan tens o problema resolvido.

  14. Avatar de djelany
    djelany

    muito abrigado
    ja ia formatar o pc

  15. Avatar de ka

    Karaka que coisa simples quabdo acunteceu comigo eu quase dei um pit apertei iniciar na ora e fui ver na net ai achei aqui e fufo e começei a rir

  16. Avatar de João Silva
    João Silva

    Muito Obrigado pela dica

  17. Avatar de Gilberto Gourgel
    Gilberto Gourgel

    Olá a todos, sou tecnico de informatica, já resolvi problemas do tipo que muitos tecnicos ainda não se depararam, mais não me lembrava da opção “mostrar icones do ambiente de trabalho” sei que fiz um dia, mais passou-me, talvez por ser tão facil e ter me deparado com problemas maiores, aqui em Angola aparecem computadores com problemas inesplicaveis, mais pronto, dou sempre a volta ao caso.
    Obrigado pela dica foi uma grande ajuda.

  18. Avatar de elisangela
    elisangela

    Abri um arquivo Microsolft Office 2010 em abrir como com wordpad. meus icones da area de trabalho sumiram aparecem desenhos de folha do word e no clique abrem no word pad, tudos os comando que to fazendo estao abrindo como documento do word. Alguém me ajuda, nem dormi esta noite por causa diso preciso de respostas urgente, pois comprei o meu pc a duas semanas.

  19. Avatar de Maria
    Maria

    Olá, eu tenho um problema semelhante. Já sabia desta opção, mas no meu caso os ícones desapareceram, e a opção de mostrar continua seleccionada. Só eu tirando a opção e voltando a meter é que eles aparecem, mas por pouco tempo. Penso que deve haver algum atalho no teclado para isto e que foi a causa do que me aconteceu. Se alguém souber, ou me puder ajudar, agradecia imenso x)

  20. Avatar de César
    César

    Estou a ter quase o mesmo problema, só que é com o Win Xp, em que os ícones e a barra de tarefas desapareceram… Mesmo o mouse tornou-se inoperável… Alguém me ajuda.

  21. Avatar de C
    C

    BOm artigo !!
    Ajudou na resolução do meu problema !!

    Aconteceu-me isto, nao sei como, e apos pesquisa google apareceu este artigo que solucionou a situação.

    Desde já o meu agradecimento !!!

  22. Avatar de bruno
    bruno

    fogo tiraram me uma aflição ! estão de parabens!

    1. Avatar de Vítor M.
  23. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Muito obrigado. Nem me passou isso pela cabeça, lol. também não sabia.
    Foi muito útil, pensei ter um problema bem grave e afinal nem era um problema.
    Aconteceu-me isso à 15 dias, mas o que encontrava falava sempre de formatar o pc.
    Continuo é sem saber como é que eu tirei os icons do ambiente de trabalho. ;-D

  24. Avatar de Gisela
    Gisela

    Obrigada pela ajuda. Tão fácil e eu preocupada, porque coloquei, sem quer, uma imagem no ecrã que duplicou tudo e acabei eliminando os ícones sobrepostos já que as imagens dos mesmos não conseguia eliminar. isto dava para um pseudo técnico ganhar umas massas.