O seu Android ficou lento sem explicação? Conheça um motivo!

62 Comentários

Existem várias aplicações que têm os seus processos e serviços a correr em background, de forma imperceptível ao utilizador, mas que se traduzem geralmente no principal causador da lentidão de todo o sistema.

Saiba como avaliar esses processos e o que pode fazer para melhorar o desempenho do seu Android.

s4review_21_1200

As aplicações de meteorologia, teclados, gestores de ficheiros, chats e outros, podem estar a funcionar em background continuamente ou periodicamente. As que lá estão de forma continua estão sempre a ocupar recursos de memória RAM, como é o caso dos Google Services, Facebook, Dropbox, Serviço Bluetooth, etc. Já as que surgem periodicamente e que estão listadas em “Processos em cache”, como o Hangouts, Slingshot, Gestor de ficheiros ASTRO, Calendário ou Google+ (meros exemplos do que utilizo), consomem esses recursos com determinada periodicidade no sentido de fazerem a verificação de notificações e novas ocorrências.

É importante verificar os processos e serviços que tem a correr em background no seu Android, bastando para isso abrir as Definições > Aplicações > Em execução.

Nessa análise, deverá aguardar alguns minutos para verificar as aplicações que vão surgindo e desaparecendo. Se for a “Mostrar proc. em cache”, verá todas as que têm ocorrências periódicas como funcionamento em background.

Android_lento Android_lento_1

Quantas mais aplicações tiver instaladas, das que incluem serviços, mais recursos necessita para as ter em funcionamento simultâneo. Dependendo da memória RAM do seu equipamento (visível ao fundo, no mesmo ecrã), poderá ser determinante fazer uma contenção nesse tipo de aplicações.

Em conclusão, avalie seriamente a necessidade de ter determinadas aplicações instaladas. Se consegue passar sem elas, então o melhor que faz é desinstalá-las. Este é o principal motivo para que um Android vá ficando lento ao longo de tempo, pois vão sendo instaladas aplicações que vão acumulando processos e serviços em background em simultâneo.

Caso não seja possível abdicar dessas aplicações poderá proceder à limpeza da cache do seu equipamento, tal como já explicámos aqui no Pplware, de forma a libertar algum espaço do seu smartphone.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Z3r0
    Z3r0

    O motivo para isto acontecer é – ser “Android”

    Por alguma razão o título deste artigo não é “O seu iOS ficou lento”, ou “O seu Windows Phone ficou lento”, porque até o pior do WP que tem apenas 512mb de RAM corre com fluidez mesmo cheio de aplicações.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas funcionam, ou é só senso comum? É que vocês podem escrever o que quiserem… citar-se a si próprio? Grande cena…

        É que nunca ouvi ninguém que saiba o que fala a dizer que tem de desinstalar app’s, ou que desinstalar app’s faz o aparelho correr mais rápido. Isto no iOS, onde “frescuras” como esses processos e serviços em segundo plano do Android, simplesmente, não existem.

        Nem essas app’s em cache fazem diferença na performance nenhuma, estão em cache, o SO, se precisar de RAM, limpa-as da cache, para isso é que serve a cache.

        O Android é lento, porque todos os anos, no software, eles prometem muito, nunca cumprem. Simplesmente não dão a importância necessária ao software, como a Apple e Microsoft.

        Os equipamentos são piores, são feitos a pensar no marketing de quantos cores, gigahertz, polegadas, miliamperes-hora e gigabytes vão apresentar ao consumidor. Não em fazer uma máquina rápida e energicamente eficiente.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Lá estás tu a armar confusão 🙂

          Se não fosse o Android, 512Mb de RAM seriam suficientes e os dual core seriam topos de gama!

          1. Avatar de Z3r0
            Z3r0

            Topo de gama não, mas o suficiente para ter uma boa experiência

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Suficiente para ter uma boa experiencia durante quanto tempo? E sem instalar apps que tenham serviços background?

        2. Avatar de João Tavares
          João Tavares

          Vai lá comentar a caixa do icrap e deixa lá o Android

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Até uma caixa da Apple tem mais qualidade que qualquer equipamento android!

          2. Avatar de Edroid
            Edroid

            queres que eu te mostre a caixa do meu android?

          3. Avatar de alex
            alex

            A do meu BQ é perfeita!! e é marca “branca”

    1. Avatar de Ricardo Pontes
      Ricardo Pontes

      Pois, mas o iOS e o WP não têm serviços da maneira que o Android tem.
      Estes serviços permitem adicionar funcionalidades ao sistema sem ser preciso uma atualização do mesmo.

      1. Avatar de Z3r0
        Z3r0

        Se assim for, então parece que esses serviços prejudicam mais do que facilitam, o que dá razão ao iOs e WP de não os terem.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Conforme…. neste momento deves tirar algum proveito de páginas web, certo? Pois bem, muito da “magia” das páginas web advem de uma das mais ineficientes “linguagens” em termos de performance: java (com javascript -> jQuery, etc). Isso tudo porque o interesse é portabilidade. O ter de se preocupar com performance ficou-se no momento em que os equipamentos passaram a serem “super-máquinas” (em comparação com o que eram antes). Aqui é o mesmo, o principal decisor no mobile é autonomia, a seguir é performance. Mas esta performance não é somente o ecrã parecer fluido (entre o parecer e ser vai um mundo, e dar prioridade à fluidez na UI leva como consequência o processamento por detrás de tudo o resto… mas iremos ver no futuro como ambos os lados darão a volta às suas barreiras de arquitectura).

          1. Avatar de Z3r0
            Z3r0

            Autonomia é para os feature phones (ou dumb phone), um smartphone tem te ter desempenho, caso contrário é um dumb phone com Android. Já eu nos velhinos Nokia andava pelas páginas web, naqueles tempos em que se comprava ringtones com sms, lembraste?

            Os smartphones vieram trazer inúmeras possibilidades, mas deixa de ser um smartphone quando para funcionar razoavelmente tens de desinstalar tudo. Para a idade que o Android tem, já devia de ter evoluído muito, mas sentou-se a sombra da bananeira estes anos todos, porque eles vendiam por esforço das fabricantes, que estas sim o colocavam no mercado, depois chegou um WP que com smarphones de 100€ faz o mesmo que os android de 250€… Será que vai acordar a Google?? Pelos vistos sim, o próximo design já vai ser um WP com cores do iOS, falta saber qual será o desempenho do mesmo.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            LOL, JavaScript não tem nada a ver com Java.

            E a magia das páginas web é mais mágica e rápida no iOS… lol

            O telemóvel mais rápido do mercado em JavaScript é o iPhone 5S com iOS 8.

          3. Avatar de Buy
            Buy

            Não e o Java que é ineficiente, é a JVM. E claro que um bytecode melhorzito ajudava, mas isso já é demais para ti 🙂

            Já agora, o JavaScript chama-se ECMA Script (se não estou em erro). O nome com Java tratou-se de uma questão de marketing (acho que era a linguagem da moda) e pela sintaxe ser parecida.

            You’re welcome

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pois não, têm embutidos no OS.

        Logo, em vez de piorares a performance a cada app que usas, continua igual, quer tenhas, quer não tenhas.

        A funcionalidade está lá.

        1. Avatar de Evandro
          Evandro

          vc é o cara mais zé ruela do universo.. acredite!!

          tenho certeza que mais de 90% de todos que comentam te acham um mala! vc nao sabe falar outra coisa sem ser puxando o saco da apple.. tenho ipad e macbook air.. e um s5.. e nem por isso acho um melhor que o outro.. e sim tecnologias e sistemas diferentes e cada um se ajusta ao usuário!

          cara.. para velho! tu é muito babaca!

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Mas eu acho.

            E não sei o que é um Zé Ruela, nem quero saber.

            Mas quanto a puchar o saco da Apple? Desde quando, só digo o que é verdade, às vezes não é o que 90% quer ouvir, paciência, un dia vão crescer.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Das centenas de comentários que tens escrito no pplware mostra-me um útil. Queres que te mostre um do Nelson?

            https://pplware.sitedev.pt/apple/reboottohdd-faca-restart-para-outra-particao-no-osx/comment-page-1/#comment-1043800

            E não te abespinhes que ficas mais velho 🙂

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      Tens alguma coisa contra o Android?

      Se é para virem para aqui a gabarem-se que o android é uma bosta e o WP e o Iphone é que é bom, Pensei 2 vezes antes de comentar.
      O android pode ser lento, mas sabes de uma coisa, a google não precisa de copiar nada de ninguém,, tem ideias.

      1. Avatar de Vítor M.

        Até nem podem dizer nada. O Android é actualmente um dos melhores sistema operativos, é um motos do mundo tecnológico.

  2. Avatar de Passos
    Passos

    é tudo muito bonito, mas depois quando se abre a aplicação e desliga fica la outra vez a correr, ha alguma maneira de matar os processos automaticamente?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Um processo corre independentemente se a aplicação foi ou não aberta.
      O sistema, ao ser iniciado, inicia também todos os processos correspondentes às aplicações instaladas. Por isso não adianta andar a ver se determinada aplicação foi aberta, ou se está fechada, etc. O que interessa é se a app está instalada… Se estiver, então o processo vai também estar a correr mediante os requisitos que o seu programador definiu. Resta avaliar a verdadeira necessidade de ter essa aplicação instalada.

  3. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Parar esses processos em cache só faz com que o android utilize ainda mais ram, porque será?

    1. Avatar de alex
      alex

      Porque tem de os abrir novamente, “gastando” mais processador e ram, por isso é que existe a cache

  4. Avatar de joao matos
    joao matos

    app do facebook? não tenho! acedo via browser opera mini que sai mais económico, quer em recursos quer em dados. Depois, existe uma app chamada greenify que é bastante útil. Android Assistant, tem várias ferramentas numa só, incluindo limpeza de cache. Calendário? O que vem de origem chega e sobra (pelo menos para mim). Agora…cada um é como cada qual. Se querem as aplicações muitas aplicações activas na memória e um smartphone de 1G não chega comprem um com 2G ou 3G de memória.

    1. Avatar de Z3r0
      Z3r0

      Pois, e depois para que serve uma playstore cheia de aplicações, bla bla bla… fica lento… bla bla bla… não instalem… bla bla bla… lagdroid

      No iOS e WP podes ter várias aplicações a correr ao mesmo tempo, e até em background.

      1. Avatar de Pinhocas
        Pinhocas

        No IOS é tudo muito melhor blá blá blá

        Nativamente não consegues enviar por BT uma simples foto que tiraste do teu filho para outro Tlm que não iPhone
        Não consegues ler um mp3 a não ser que uses o cancro do iTunes.

        Mas é tudo muito melhor. Usar um telemóvel que custa 700€ com um hw feito à medida e comparar com um Android de 200€ …….

        Vamos então tornar as coisas mais justas o mesmo android de 200€ e o iPhone 4 com iOS 7 (abre lá várias apps e vês o iPhone a arrastar se)

        Meus amigos deixem de ser fanboys, ios e Android têm realidades diferentes. A Apple produz o hw e o sw é têm apenas um modelo o que torna tudo mais “fluido” com menos hw. A Google produz apenas o SW sendo a responsabilidade de cada construtor “adaptar” ao seu hw, ora é aqui que a “porca torce o rabo” Onde tens companhias como Samsung,LG,etc que enchem o Tlm com tanta tralha.

        Quem gasta 700€ por um telemóvel fica bem servido com qualquer uma das opções.

        Quem só quer gastar 300 a Apple não tem oferta.

        1. Avatar de Cesar
          Cesar

          Andas a comparar mesmo mal! O iPhone 4 é de 2010, sería justo comparar com o Android desse ano e não com um Android de 200€ deste ano! Não queres admitir que o Android tem esse defeito

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Sim, o iPhone 4 ainda anda aí, agora o Galaxy S… coitado…

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Nativamente há varias coisas que o Android não faz e o iOS faz. Nativamente o iOS não traz o FIFA… E? Instalar uma app é mau? Pelos vistos no Android até poderá trazer lentidão… 🙂

          Essa de enviar fotos por BT sempre me fez confusão. Há assim tanta gente a tentar a enviar fotos via BT? De qualquer forma há app para o BT. Quanto aos MP3 e iTunes, procura melhor que há alternativas.

          Para tornar ainda mais justa a comparação, já que falas no iPhone 4, pega num Android de 2010 que tenha tido actualizado oficialmente para a versão 4.4 KitKat (Out 2013), e compara-os na fluidez, etc. Tenho ideia é que nem há comparação pois não há modelos de 2010 actualizados oficialmente.

          Ou seja, há problema porque o iPhone nativamente não envia um ficheiro por BT, mas o facto de a Google nem os seu próprios equipamentos fornecer actualizações já não há drama. Está bem então

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ah, e BTW, os Nexus, por exemplo, também não permitem enviar ficheiros por Bluetooth, precisam de uma app.

            @Pinhocas

            é aqui que a “porca torce o rabo”

            Pois a porca torce o rabo, e se a minha avó tivesse barba, era o meu avô!

            A Google mal desenvolve software! O Android é tudo rapado, o kernel é o Linux, OpenSource, a linguagem de aplicações, é o Java, da Sun/Oracle, a biblioteca é uma cópia escandalosa da do Java também, que está no ponto da ilegalidade, as partes dos drivers de hardware, são feitas pelos construtores de hardware, que só querem é vender produtos novos… a maior parte da manutenção é dos “fãs”, e das app’s, como por exemplo, a do bluetooth…

        3. Avatar de Z3r0
          Z3r0

          E comparares um Andoird de 200€ com um WP de 100€… Acho que ficas surpreendido 😉

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Sem aplicações e as que tem são péssimas

        4. Avatar de Hugo
          Hugo

          Graças a deus alguma coisa que se consiga ler em condições.

  5. Avatar de Joao Pinho
    Joao Pinho

    O meu favorito para snapdragons, não costumo sequer ponderar o uso de aplicações para gestão de recursos, mas esta é algo deliciosa.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.xiam.snapdragon.app&hl=pt_PT

  6. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    O único problema de ser Android e de ficar lento tem um culpado: a permissão automática das apps em iniciarem-se no startup ou com status de internet.

    Deste modo as apps que o desejarem (muuuuuuuuuuuuuuitas) iniciam serviços ou apps completas que ficam em background a ocupar RAM , CPU. Eu por exemplo desactivo todos os avisos e updates do facebook e…lá entra ele. O leitor de PDF, as apps de office, etc etc depois dum reboot…lá estão elas na RAM a fazer meninos.

    Outras coisas que ajudam à festa, são as apps da marca que teimam em povoar a RAM/CPU mesmo que não os usemos, e a maioria não são passíveis de desactivar (ex. os serviços Samsung gear…e eu nem tenho um).

    Isto faz muita diferença, e se o Android não funcionasse assim a bateria duraria mais, e teríamos mais RAM disponível para as apps que realmente usamos.

    De resto tenho um Samsung Note 3 com as apps da Samsung que são passíveis de desactivar…desactivadas, e até agora sempre fluido, bateria 3 dias, etc. Se tiver um bom negócio no contrato, o Note 4 será meu. Tenho um iPad Mini Retina e tirando os jogos e o fantástico Opera Mini, de resto não faz nada de mais/melhor que o meu Note 3 + Acer W4

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Tu dizes que o mau do android é isso…

      Os fabricantes dizem que o bom do android é que é isso!

      Quanto mais lento e mais porcaria lhe metem lá dentro, mais velhos e a necessitar de substituto parecem…

      Por isso é que vais comprar agora o Note 4… 😀

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Exactamente Nelson… O Android leva a que os users fiquem deprimidos ao ponto de querem sempre o modelo seguinte na expectativa que o lag vai acabar …. Etc… E depois continua la!!! Infelizmente ….

        1. Avatar de José
          José

          Vocês não sabem o que dizem, o problema quase sempre é do utilizado, logo se vocês têm tantos problemas com o Android então podemos concluir onde está o problema facilmente. Quem sabe mexe, quem não sabe como vocês compra um DUMB phone para mexer.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            É, eu não devo perceber nada de computadores…

            Sei Assembly, C, C++, Java, Python, PHP, SQL, algum Javascript, HTML, CSS e bash scripting 😀 e estou a aprender ObjectiveC e Swift ao mesmo tempo.

            Sei configurar umas redes, sei configurar o Linux, escrever uns drivers para ele, umas noções de sistemas operativos, arquitecturas de computadores, umas noções de comunicações móveis, criptografia, segurança de redes…

            Sei certamente programar sistemas embarcados, sistemas distribuídos, e microcontroladores, FPGA’s, e fazer umas brincadeiras com lógica discreta…

            Não devo ter qualificações necessárias para usar um Android… vou-me virar para os dumb phones…

          2. Avatar de z3r0
            z3r0

            A maioria dos Android são Dumb Phones, esse é que é o problema!

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Verdade, a maioria das pessoas não usa para mais nada que não chamadas e sms…

            Maioria nem net tem… Mesmo quem compra as médias gamas e altas gamas… Depois o iPhone é que é para o estilo…

      2. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        +1. É exactamente isso! Querem sempre o próximo topo de gama mas a história é sempre a mesma compram-no e nos primeiros tempos é tudo uma maravilha após essa fase toca a comprar um novo topo de gama. E quem agradece? Os fabricantes claro! A samsung então bate palmas!

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Eu usei droid durante muitos anos.. Tive vários… O último foi um galaxy nexus… Enchime… O sistema tem muitas opções nativas e muita liberdade… Mas o lag no Android levou me ao desespero… Cheguei ao ponto de trocar por um lumia 520…. E só posso dizer maravilhas … Super fluido… O único mal do wp neste momento é a store…poucas apps… Mas isso + 1/2 anos e temos as mesmas apps em todas as plataformas…

        2. Avatar de João Terra
          João Terra

          Mas se a malta souber fazer root ao aparelho e instalar um recovery mais recente e uma rom estavel, é meio caminho para ter um smartphone mais limpo e mais fluido

  7. Avatar de Andre Andrade
    Andre Andrade

    Nokia lumia 520… 99€ … Lentidao??? Onde ??? Zero… Updates… 36 meses… Simplesmente fantástico… Ios e Wp rulam… Android suca na performance ….

  8. Avatar de darksantacruz
  9. Avatar de Rui Pinto
    Rui Pinto

    Bem… é engraçado ler estes comentários e perceber que o Mundo Apple é CINZENTO, grande parte dos utilizadores tornam-se fanáticos, sectaristas, além de serem à partida “riquinhos” e com algum tempo ficarão todos iguais de fardinha com uma maça no peito a marchar de mão levantada para o já falecido Steve.
    Haja fairpaly, o facto de existirem alternativas torna o mundo mais colorido, a possessibilidade de escolha é uma bem inegociável. Viva o Andriod, o IOS, o WP, o Linux, etc.
    Assim somos livres!!!

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Estás cada vez mais parvo.

  10. Avatar de Andre Ferreira Andrade
    Andre Ferreira Andrade

    Ja agora, estou a vender o meu galaxy nexus… Algum interessado que mande email para : andreferreiradeandrade@hotmail.com

  11. Avatar de Edroid
    Edroid

    Eu não preciso de fazer nada dessas coisas para ter fluidez no meu, só se for para poupar bateria

  12. Avatar de helcap06
    helcap06

    gostava de saber porque não consigo postar um comentario aqui e em outras noticias sem problemas.

  13. Avatar de helcap06
    helcap06

    esta constantemente a aparecer esta pagina em branco
    e o comentario que quero inserir ja era

    https://pplware.sitedev.pt/wp-comments-post.php

  14. Avatar de helcap06
    helcap06

    Eu tenho um tele de 200€ o pequeno Moto G com android 4.4.4
    até digo que é mais rapido que os Iphones 5S no uso geral eu não uso a app do Pplware porque alem de ser lenta não da para ler os comentarios nem comentar.

    como referencia uso os videos de teste realizados pelo Pplware e afinal o Moto G é bem rapido perdendo apenas tempo na app do Pplware para o Iphone 5S.

    Afinal pode aou não pode um Android de 200€ ser mais rapido que o Iphone 5S?

    Sr Nelson esqueceu do video que prometeu fazer, tente seguir as regras e sem mais desculpas do ping e da net se faz favor.

    só para avivar
    https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/gionee-gn9005-o-smartphone-com-apenas-5-mm-de-espessura/

  15. Avatar de Alex
    Alex

    Eu comprei agora um Memo pad com o kitkat, o root é totalmente reversível?

    So sei remover as stock apps (titanium backup) com root,não dá para fazer o backup da nand através de uma especie de memdisk?

  16. Avatar de Margarida Alves
    Margarida Alves

    Normalmente, é comentado muito que o problema encontra-se na bateria, que por termos a necessidade constante de carregar a bateria do nosso telemóvel, há um prejuízo nas suas funcionalidades, é verdade? Este pode ficar realmente lento porque o seu tempo de funcionamento tende a diminuir?
    Obrigada!