O que o meu router Wireless é capaz de fazer? VI

17 Comentários

Bloqueie o acesso à Internet e outros serviços.

Este artigo visa ensinar como bloquear determinados serviços, como por exemplo email, MSN, SKYPE, telnet, SSH, HTTP (todo o acesso a páginas), a uma determinada máquina ou a um conjunto de máquinas numa determinada hora ou dia.

Imagine que pretende bloquear por exemplo o acesso à Internet via wireless ao seu filho, todos os dias das 17h às 19h (considerando que é a hora de fazer os deveres escritos), então aqui deixamos a solução para esta e outras situações ou outras idênticas.

sorry-no-internet-today-1

Esse tipo de configurações está normalmente no menu Firewall.Tomando como exemplo o meu router Belkin 54G, basta ir a Firewall e depois Client IP Filters.

sshot-1

Aí podemos definir qual o IP ou conjunto de IP’s (máquinas), qual o(s) porto(s) a bloquear assim como definir qual o(s) dia(s) e as horas em que um determinado acesso está bloqueado.

Por exemplo, se pretender bloquear o acesso a páginas de Internet para um determinado utilizador/máquina, deve inserir o IP da máquina desse utilizador e definir no Port: 80 ~80, escolher TCP e escolher Block, depois é só definir quando pretende que essa política seja aplicada.

…agora se o seu filho se portar bem, não se esqueça de desbloquear o acesso … ele merece e precisa de dar uso ao Magalhães 🙂

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de toni
    toni

    boa noite,peço desculpa pelo offtopic.
    como nao me responderam ainda ao meu email,fica a pergunta de novo:
    existe algum programa tipo messenger para fazer chat entre pcs da mesma familia atraves dou router wireless,mesmo sem internet?
    muito obrigado.

    1. Avatar de killer
      killer

      Toni tens o ipmsg http://www.ipmsg.org/index.html.en

      Cria um chat entre todos os computadores da mesma rede (wireless ou cabo ethernet)

      Espero que isto resolva a tua questão!

    2. Avatar de dc
      dc

      Tens o Netmeeting que já vêem instalado com o Windows.

      É só procurares nos Acessórios ou na pasta Programas.

      Aquando a configuração só precisam de por alguns dados fictícios e configurar no modo LAN e está feito.

      Nas salas de TIC é uma festa esta ferramenta.

      1. Avatar de Sim@o
        Sim@o

        olá eu nao encontro esse programa no meu pc. ele é o windows vista podem ajudarme??

    3. Avatar de nome
      nome

      penso que o pplware nao é nenhum suporte tecnico.
      foste ao forum?

      offtopics matam este blog.

      1. Avatar de erich8chuck
        erich8chuck

        Não acho que ninguém veja problemas em ajudar pessoas. O pplware é um blog de informação.
        Se pudermos ajudar, não a mal algum!!

      2. Avatar de Ana Narciso

        O fórum é o método aconselhado para esse tipo de dúvidas. Não custa nada. 🙂

    4. Avatar de Jüñior
      Jüñior

      Você pode usar o Spark, é um programa que uso no trabalho e funciona super bem, e é open source.

      http://www.igniterealtime.org/projects/spark/index.jsp

      []’s

  2. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @toni,

    Sim é possivel. Chama-se a isso um MSN over LAN. Eu conheço o LAN Messenger http://messenger.softros.com/, mas parece que agora não é gratuíto…deixa ver se o pessoal que por aqui anda nos dá alguma ajuda.

    Entretanto vou fazer algumas pesquisas

    Ate ja

  3. Avatar de Pedro Poeta
    Pedro Poeta

    @Pedro Pinto,

    Tens sorte que eu já não vivo em casa dos pais, mas se os meus pais virem isto, o meu irmão é capaz de ter pensamentos suicidas ao ver 2h do seu dia de WoW irem por água abaixo :]

  4. Avatar de Pedro Pinto

    @Pedro Poeta
    Então a sorte é tua eh eh eh

    Abraço
    Pedro Pinto

  5. Avatar de janielton
    janielton

    Simples(unica tela), pequeno (271k) e free

    Formine Lan Chat

    http://superdownloads.uol.com.br/redir.cfm?softid=57556

  6. Avatar de joao c
    joao c

    Boas!
    Tenho um router da smc que já cmoprei a alguns meses atras, instalei, configurei, tudo a funcionar como deve de ser, mas à um mês ele parou de funcionar, cortava a ligação para o pc fixo e não dava net para os portateis, tentei resolver o problema atavez do diagnostico de problemas de rede do windos e dizia que era um erro do do servidor de dominio de nomes ou coisa parcida.
    O que poderá ter lhe acontecido, tentei configurar outra vez mas não deu?
    Ajudem-me!!!

    1. Avatar de killer
      killer

      Sera que o dns desconfigurou-se?

      Por norma existe uma opção que permite o teu isp atribuir o(s) dns automaticamente. Se quiseres atribuir manualmente podes ver esta pagina (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Lista_de_servidores_DNS_em_Portugal) …. ou utilizar o open dns (http://www.opendns.com/)

      1. Avatar de joao c
        joao c

        antes de mais obrigado pela rápida resposta, fiz tudo o que disseste mas não deu contunuo sem net nos tres dispositvos.
        obrigado

  7. Avatar de toni
    toni

    boa noite caríssimos amigos
    muito obrigado pela ajuda,irei tentar.

  8. Avatar de Alfking
    Alfking

    Alguem ja conseguiu bloquear o messenger via router ? confesso que ja tentei e não consegui ?