Novo favicon do Google na pesquisa do Firefox

34 Comentários

Google FaviconComo muitos de vós devem ter já reparado o Google mudou de favicon.

Notícia? Se calhar. Até porque é a segunda vez num curto espaço de tempo que isto acontece!

Mas o que vos trago hoje é o modo de actualizarem o ícone do Google na caixa de pesquisa do vosso Firefox.

Importante? Não! Realmente útil? Ainda menos! Cool? A potes!

E ainda dá para impressionar algumas pessoas, pois têm a vossa máquina afinada com as últimas novidades do mundo da Internet!


Este processo é apenas aplicável ao Firefox, mas de certo será possível fazer o mesmo para os restantes browsers.

Mas vamos a isto!

Para iniciar o processo devem navegar até à pasta onde está o ficheiro xml (pasta searchplugins) que contém as definições dessa pesquisa.

Para isso basta usar o atalho fornecido pelas teclas win+R e no Run executar o comando “%PROGRAMFILES%\Mozilla Firefox\searchplugins“.

ico_google_3.jpg

Este comando abre-vos uma janela de explorer que aponta para a pasta onde estão os ficheiros das pesquisas do Firefox.

Facilmente vão identificar o ficheiro que alberga a pesquisa do Google, ou não se chamasse ele google.xml

ico_google_4_small.jpg

Agora que acharam o responsável pela pesquisa é hora de o alterarem para o que desejam. E para isso têm duas hipóteses.

Ou  editam o ficheiro à mão com o vosso editor de texto favorito ou simplesmente substituem esse ficheiro por outro que vamos fornecer.

Para alterar  à mão basta que o abram com o vosso editor de texto favorito e que substituam o texto que se encontra dentro da tag <Image> pelo que se encontra aqui, não alterando contudo o conteúdo da tag<Image> que se deve manter com <Image width=”16″ height=”16″>

Em alternativa basta que descarreguem este ficheiro e que o coloquem na pasta searchplugins.

Após isto devem reiniciar o Firefox e o novo favico do google deve estar já disponível.

ico_google_5.jpg

No meu caso ficou como a imagem demonstra! Catita, verdade??

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Carneiro
    Ricardo Carneiro

    First comment and first here 😀

  2. Avatar de N_Lite

    Realmente já tinha reparado no novo favicon do Google!! Boa dica e claro não poderia deixar de ser para o glorioso Firefox. =D

    http://www.nyzux.net/

  3. Avatar de STronic
    STronic

    e em OSX ?? 😀

  4. Avatar de Ricardo Carneiro
    Ricardo Carneiro

    Ja fiz em linux… fiz download do ficheiro aqui exposto e substitui em /usr/lib/firefox-3.0.5/searchplugins

    sudo mv /home/ricardo/google.xml /usr/lib/firefox-3.0.5/searchplugins
    

    o /home/ricardo/ é substituido pelo directorio onde esta o vosso novo ficheiro google.xml

    Cumprimentos,

    Btw sou fan do blog ;D

  5. Avatar de Spulva
    Spulva

    LOL em OSX poens windows et voila XD

    Neps pa, isso esta na pasta do mozilla firefox, vais la, \Mozilla Firefox\searchplugins, ou seja dentro da pasta do firefox abres a search plugins, e deves ter la a mesma coisa… penso eu de que 😛

  6. Avatar de Zeca
    Zeca

    Ainda bem que falem nisto, nos ícones dos sites, favicon’s, como vocês o chamam (-se).

    Há alguma possibilidade de eliminar os mesmos da nossa pasta de ‘Favoritos’? Alguns conseguem ser limpos simplesmente com a ‘limpeza’ do Histórico, mas outros ficam sempre colados ao nosso sistema. Há alguma possibilidade / forma, de eliminar os favicon’s do nosso sistema ou impedir que eles fiquem no nosso sistema de cada vez que a gente visita um site ou adiciona uma url aos nossos favoritos?

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Prefiro o icon anterior… Estas cores todas não ficam nada bem na minha barra do firefox :s

  8. Avatar de Alain
    Alain

    gosto tanto do Gzinho que deixá-lo-ei lá o máximo que puder 😀
    A dica é boa,mas sou antiquado de mais ;P

  9. Avatar de antonio
    antonio

    boas, só uma chamada, o código do 1º link é dá o favicon anterior, não o actual que se encontra no segundo link

  10. Avatar de Sergio Mira
    Sergio Mira

    @antonio

    É o que eu ía ressaltar.

  11. Avatar de João Paulo Aragão Rochel
    João Paulo Aragão Rochel

    valeu ;P

  12. Avatar de sim@o
    sim@o

    agr com o novo codigo que voces deram desapareceu-me o icon e tambem o sitio para pesquisar no google o que fasso?

  13. Avatar de sim@o
    sim@o

    ajudem pff é urgente

  14. Avatar de Armando
    Armando

    falto falar que ele é inspirado num favicon enviado por um brasileiro

  15. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    Que bonito!! 😀

  16. Avatar de sim@o
  17. Avatar de sim@o
    sim@o

    alguem tem ai algum que trabalho que me posso enviar o ficheiro e que agora nao me aparece a opçao “google” lá em cima agr desapareceu deves ajudem pff

  18. Avatar de CrazyPhantomBR
    CrazyPhantomBR

    “Importante? Não! Realmente útil? Ainda menos! Cool? A potes!”

    Essa merece uma Kaiser!

  19. Avatar de francisco
    francisco

    ou entao mais simples que isto tudo, usam o imprescindivel add-on do FF que se chama: “Add to search bar”

    e simplesmente adicionam denovo a pesquisa do google, eliminando a antiga.

    Assim como adicionam a do google, podem adicionar qualquer campo de pesquisa de qualquer site com um simples clique.

    Tá no meu top3 de melhores add-ons do FF. Coloca a internet toda na search bar do FF! Lindo 🙂

  20. Avatar de trickfabio
    trickfabio

    e esse favicon foi feito por brasileiro

  21. Avatar de CáVai
    CáVai

    @Zeca:

    É fácil:

    Na barra de endereços insere “about:config” sem aspas, evidentemente;

    Na barra de pesquisa insere “icon” para filtrar as opções disponiveis;

    Procura a linha “browser.chrome.favicons”, faz duplo clique na mesma e muda o seu valor para “false”;

    Procura a linha “browser.chrome.site_icons”, mais uma vez duplo clique e muda também o seu valor para “false”;

    Reenicia o Firefox e deve estar tudo em ordem.

    Quanto a este post, e sem querer desvalorizar o trabalho do pplware, penso que seria muito mais fácil desinstalar o motor de pesquisa e voltar a instalá-lo:

    Clicar na barra de pesquisa e seleccionar “Gerir motores de pesquisa”;

    Seleccionar o motor da Google e clicar em remover;

    Navegar até este site, procurar o motor da google e clicar para instalar.

    E está feito, sem complicações e sem efeitos secundários…

  22. Avatar de Zeca
    Zeca

    CáVai,

    Eu uso o IE, não o Firefox e o Chrome.

    O que pretendo é limpar todos os favicons do meu sistema ou impedir que, de cada vez que visito um site ou adiciono a url aos meus favoritos, que eles se «aglutinem» ao meu sistema.

    Uso Vista 64 Bits.

  23. Avatar de carlos rajas

    bela dica e o trickfabio está certo, a google fez uma digamos competição ou concorrência para mudança de seu logo e entre os milhares apareceu o brasileiro André Rezende estudante de computação na Unicamp, o que para ele deve ser motivo de bastante orgulho. Para mim não chega fazer muita diferença, mesmo porque estou achando que o Google está se transformando em um monstrengo avassalador e sufocante e caminhando célere para o monopólio de serviços na rede e isso não é bom.

    _______________________________
    quer uma carona ? então venha e coloque o capacete
    http://delaorden.wordpress.com/2009/01/24/quer-uma-carona-honda-cbr-100-xx-240-mph/

  24. Avatar de CáVai
    CáVai

    @Zeca:

    Pois, isso torna as coisas mais difíceis…

    Daquilo que sei, o IE não possui um método que nos permita bloquear os favicons.

    Podes sempre instalar um adblocker (Privoxy, Proxomitron) e adicionar um filtro para bloquear os tais ícons.

    Além disso seria necessário apagar os favicons já existentes da cache do browser…

    Se queres que te diga, não compensa tar com tanto trabalho, no entanto, se a ideia não te desagradar completamente, podes fazer uma pesquisa que te ajude nesta tarefa.

  25. Avatar de MEGA

    Hm…. Eu fiz das duas maneira, mas não mudou o favicon. Algum ideia…?

  26. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    @ Ricardo Carneiro
    Thks pela dica em linux!!!

  27. Avatar de Emerson_
    Emerson_

    @CáVai: fiz alguma coisa, que deu tudo errado, e foi a sua dica que me ajudou a resolver, coloquei de volta o mecanismo de busca do google, já veio com o ícone novo. E até aproveitei para colocar no meu FF outros bacanas que vi ali no site que vocÊ indicou.
    Muito obrigado 🙂

  28. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    No meu Firefox não fiz nada e aparece o novo Fivecon!

  29. Avatar de a2502485
    a2502485

    Excelente.

    30 Segundos bastaram para colocar o novo favicon.

    Facil, rapido…

    Não tem grande utilidade, mas á sempre diferente…

    Ehh

    cumps

  30. Avatar de bytewax

    Boa tarde pplware. Estou a fazer uma experiência para apurar a verdade de uma questão relacionada com links por referência. Eu indico um serviço gratuito de alojamento de páginas – eles pagam por cada registo.

    Preciso que 20 pessoas se registassem pois ouço falar em ganhar dinheiro na net mas na verdade não sei se realmente é possível. Assim disponibilizo o link para quem quiser ajudar. Trata-se de alojamento gratuito e por isso ninguém tem de pagar nada, apenas registar. http://www.000webhost.com/120662.html

    No final irei postar os resultados que obtive. Estamos em crise e podemos ajudar-nos a ganhar alguns euros. Digo já q vale bem a pena divulgarem pois pagam 5$ por cada registo. Resta saber se esse dinheiro entra em caixa ou não. Obrigado.

    http://www.000webhost.com/120662.html

  31. Avatar de Xiwiipe
    Xiwiipe

    já repararam… que se rodarmos um pouco o novo favicon fa google este se parece k o do windows…. mesmas cores… mesma ordem…

    estranhu…

  32. Avatar de Fausto
    Fausto

    Bom, você poderia ter tido que o novo ícone foi criado por um brasileiro.

    Quem quiser confirmar, tem uma fonte aqui:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u488503.shtml

  33. Avatar de Nuno
    Nuno

    eia o ficheiro .xml tem lá enfiado o icon em base64… wow ancient !