Como mover os meus conteúdos para um Mac novo

8 Comentários

Cada vez mais temos o nosso portátil como um centro histórico, documental, da nossa vida. Temos lá tudo e em quantidade industrial. Depois, quando passados uns anos, queremos migrar para uma máquina nova… quase perdemos a vontade só em saber que nos esperam umas horas de trabalho.

A Apple pensou nisso já há uns anos e criou o Assistente de migração. Este assistente permite facilmente copiar todos os seus documentos, apps, contas de utilizador e definições de um computador para um Mac novo. Vamos ver como se faz.


Se comprou um Mac novo e quer manter a estrutura, ficheiros e aplicações tal como tinha no antigo, a Apple permite fazer essa passagem com recurso a um Assistente de migração. Estes software copia todos os ficheiros do seu Mac antigo para o novo Mac, evitando ter de fazer esta passagem manualmente.

Já no passado mostrámos como poderia facilmente usar a mesma ferramenta para fazer a passagem dos seus ficheiros do Windows para uma máquina com macOS.

Migre facilmente os seus ficheiros do Windows para o Mac

Qualquer que seja a versão do seu Windows, o Assistente irá conduzir essa migração passo-a-passo para o ajudar a ter toda a sua informação organizada e sem perder absolutamente nada.

 

Migrar de Mac para Mac

Há alguns procedimentos que deve cumprir para assegurar que a passagem se faz sem incompatibilidades.

 

Verificar o software, as definições e a potência

  • Instale todas as atualizações de software Apple disponíveis em ambos os computadores Mac. O Mac antigo necessita do OS X Snow Leopard v10.6.8 ou posterior. Também deverá instalar todas as atualizações de software de terceiros no Mac antigo.
  • Certifique-se de que o Mac antigo tem um Nome do computador: selecione as Preferências do Sistema no menu Apple, clique em Partilha e, em seguida, assinale o campo Nome do computador.
  • Se estiver a mover ficheiros de ou para um portátil Mac, certifique-se de que o computador está ligado à corrente elétrica.

 

Ligar os computadores um ao outro

  • Ligue ambos os computadores à mesma rede Wi-Fi ou Ethernet local.
  • Em alternativa, ligue ambos os computadores diretamente utilizando um cabo Thunderbolt, FireWire ou Ethernet.
  • Pode ainda ligar o novo Mac a um Time Capsule ou a uma unidade externa que tenha uma cópia de segurança do Time Machine do Mac antigo:

Como fazer cópias de segurança ao Mac com a Time Machine

 

Utilizar o Assistente de migração

No Mac antigo:

  • Se estiver a utilizar um cabo FireWire para ligar os computadores, efetue o arranque do Mac antigo em modo disco de destino:

Arranque num Mac antigo

Partilhar ficheiros entre dois computadores com o modo disco de destino

Saiba mais acerca do modo disco de destino e como utilizá-lo para partilhar ficheiros entre dois computadores Mac.

O que é o modo disco de destino e quando devo utilizá-lo?

O Modo disco de destino permite-lhe partilhar ficheiros entre dois computadores Mac com portas FireWire, Thunderbolt 2, USB-C ou Thunderbolt 3 (USB-C). Este modo é útil quando necessita de velocidades de transferência elevadas ou no caso de o ecrã de um dos computadores não se encontrar a funcionar e necessitar de obter ficheiros desse computador.

Como alternativa ao modo disco de destino, pode utilizar o AirDrop para transferir conteúdos entre dois computadores Mac através da rede sem fios.

Como configurar e utilizar o modo disco de destino

Para começar, ligue os dois computadores através de um cabo FireWire, Thunderbolt ou USB-C que seja compatível com velocidades suficientes de transferência de dados. Depois, siga os passos indicados abaixo:

  1. Se o computador que irá utilizar como disco estiver desligado, ligue-o enquanto mantém premida a tecla T e avance para o passo quatro. Caso contrário, clique no menu Apple () e selecione Preferências do sistema.
  2. Clique em Disco de arranque e depois em Modo disco de destino.
  3. Irá visualizar uma mensagem com a pergunta “Tem a certeza de que pretende reiniciar o computador em modo disco de destino?”. Clique em Reiniciar.
  4. Quando o computador efetuar o arranque no Modo disco de destino, irá surgir como um ícone de disco na secretária do outro computador. Clique duas vezes no disco para o abrir e navegar nos ficheiros desse computador.
  5. Transfira ficheiros arrastando-os para dentro ou fora do disco.
  6. Ejete o disco arrastando o respetivo ícone para o Lixo (o ícone do Lixo irá mudar para um ícone de Ejetar quando o fizer).
  7. Para sair do modo disco de destino, mantenha premido o botão de alimentação do computador que utilizou como um disco. Em seguida, desligue o cabo.
  • Nos restantes casos, efetue o arranque do Mac antigo normalmente.

No Mac novo:

  1. Abra o Assistente de migração, que se encontra na pasta Utilitários dentro da pasta Aplicações.
  2. Clique em Continuar.
  3. Quando lhe for perguntado como pretende transferir as suas informações, selecione a opção para transferir de um Mac, de uma cópia de segurança do Time Machine ou de um disco de arranque.
  4. Clique em Continuar.

No Mac antigo:

Se começou no modo disco de destino ou estiver a efetuar a migração a partir de uma cópia de segurança do Time Machine, ignore estes passos.

  1. Abra o Assistente de migração.
  2. Clique em Continuar.
  3. Quando lhe for perguntado como pretende transferir as suas informações, selecione a opção para transferir para outro Mac.
  4. Clique em Continuar.

No Mac novo:

  1. Quando lhe for pedido para selecionar um Mac, uma cópia de segurança do Time Machine ou outro disco de arranque, clique no ícone adequado.
  2. Clique em Continuar. Poderá ver um código de segurança.

 

No Mac antigo:

Se começou no modo disco de destino ou estiver a efetuar a migração a partir de uma cópia de segurança do Time Machine, ignore estes passos.

  1. Se vir um código de segurança, certifique-se de que é igual ao do Mac novo.
  2. Clique em Continuar.

No Mac novo:

  1. Se estiver a migrar a partir de uma cópia de segurança do Time Machine, poderá ser-lhe pedido que introduza uma palavra-passe para a cópia de segurança ou para o Time Capsule. Deverá conseguir ver uma lista das cópias de segurança organizadas por data e hora. Selecione a cópia de segurança que pretende utilizar e clique em Continuar.
  2. Selecione as informações para a transferência e, em seguida, clique em Continuar para dar início à mesma. Se tiver muitos conteúdos, poderão ser necessárias várias horas para que o processo termine.

Se estiver a transferir informação a partir de um Mac com o macOS Server, o Assistente de migração requer que todos os elementos permaneçam selecionados.

Neste exemplo, John Appleseed é uma conta de utilizador do macOS. Se transferir uma conta com o mesmo nome que uma conta no novo Mac, ser-lhe-á pedido que altere o nome da conta antiga ou substitua a do novo Mac. Se alterar o nome, a conta antiga será apresentada como um utilizador diferente no novo Mac, com uma pasta pessoal e um início de sessão diferentes. Se efetuar a substituição, a conta no novo Mac será substituída pela conta antiga, incluindo todos os conteúdos da respetiva pasta pessoal.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de V3lh0D0R35t3l0
    V3lh0D0R35t3l0

    A última vez que usei esse processo, o mesmo levou uma eternidade e até tive alguns problemas de conflito de utilizador!

  2. Avatar de Dani
    Dani

    É preferível fazer uma instalação limpa. Isso acaba sempre por arrastar muito lixo que não é necessário.

    Um pouco semelhante a fazer upgrade para uma nova versão do windows sem formatar.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      No linux, quando se migra de máquina a opção mais “higiénica” também é uma instalação limpa. Ainda assim, se for preciso “serviço rápido” é copiar e colar o utilizador 🙂

    2. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      Olhe que não. Vai poupar muito tempo depois a ter de configurar tudo de novo para “como tinha”. Ao migrar fica tudo como estava e pronto a usar.

  3. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Ainda sou do tempo que para realizar estas tarefas era necessário ligar os macs um ao outro directamente via firewire 800 😀

    1. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      E FW 400? Colocava-se um em target mode e ficava como um HDD externo.

  4. Avatar de João Dias
    João Dias

    Eu prefiro fazer uma instalação limpa.
    É sempre uma boa oportunidade para limpar o lixo deixado na instalação anterior

    1. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      Isso são vicios do Dark side.