Mover as Janelas quando não temos rato!

25 Comentários

Provavelmente já lhe aconteceu “perder o rato” ou mesmo perder a barra de título das janelas, estando impedido de as movimentar com o rato. É fácil usar as teclas para mover as janelas numa dessas ou de outras situações onde o rato está inacessível.

É um truque sobejamente conhecido pelos que usam as teclas como meio principal de acção no Windows. Mas muita gente desconhece que pode usar o teclado para mexer as janelas.

null

Simples, vamos clicar na tecla Alt, Barra de Espaços e na tecla M. Use agora as teclas com as Setas para movimentar a janela.

Sim eu sei que é tão simples que até doí, mas conte lá a verdade, sabia que era assim tão simples?

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Ua..! Desconhecia este atalho, os atalhos, em geral, facilita muito e poupa-se muito tempo..
    Outra dica é ir ao painel de controlo e escolher a opção para o cursor funcionar no as setas no “number pad” 😀
    Bom trabalho!

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      E já agora “Alt + Barra de Espaços + tecla O” (letra) para dimensionar a janela.. Entre outras, como maximizar, minimizar, restaurar..

      Para descomplicar, basta um simples “Alt + Barra de Espaços” que já aparece o menu..

  2. Avatar de Eltonada
    Eltonada

    Estamos sempre aprender com pplware 😀

    Adorei a dica. Obrigado

  3. Avatar de Luis Miguel

    Esta já conhecia …
    Aliás, e peço desculpa pela PUB (mas é para uma boa causa), tenho um blog que, entre outras coisas internéticas, tem muitas destas dicas. A última que encontrei foi o SHIFT+F5 que, no Word, leva o cursor para o ponto onde estava a última vez que usei esse documento! Fixe, não?

  4. Avatar de Wilson Silva

    Nunca me ocorreu experimentar isto. Sempre que abria este menu era para fechar a janela.

    Boa dica, obrigado 🙂

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Otimo!

    Vitor, uma observação: Esse é o seu Portátil?

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      *observação não, pergunta

      1. Avatar de Marco Faria
        Marco Faria

        Não sei se é ou não…

        Mas a avaliar pelo desgaste do teclado, é uma grande possibilidade, de tanto escrever para o pplware 😀

      2. Avatar de Vítor M.

        Sim é o meu VAIO sim senhor. É verdade, este portátil já apresenta desgaste nas teclas :D…

  6. Avatar de Maquiti
    Maquiti

    Muito boa pergunta,

    @ Victor eh o teu portatil?

    Uma abraco de Africa

    M

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim é o meu portátil (de trabalho) sim.

      Obrigado por esse abraço de um continente que gostava de ter mais feedback.

  7. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    Eu por acaso já conhecia.

    Foi a dica do meu professor de TIC, estava a meio de um trabalho em Sony Vegas, e como em casa trabalhava com os 2 monitores o meu xp deixou a janela no outro monitor, o problema é que esse monitor já não estava lá…

    Por acaso foi muito util…

    Pplware, tamos sempre a aprender

  8. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    E já agora ninguem sabe como aumentar a janela quando entramos no MSCONFIG para por exemplo decactivar programas no arranque? É que a janela é fixa e não deixa aumentar e quase que nem dá para vermos direito.

  9. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    o meu Ubuntu faz isso com o Alt+F7 🙂
    Boa dica!

  10. Avatar de mythic
    mythic

    ainda bem que repescaram isso e que sou muito esquecido e frequentemente fico sem carga nas pilhas do rato e isso e muito útil desde o meu curso 1990 +- foi quando apareceu o primeiro pentium 1000ghz que não me lembrava da combinação.. ai que saudades do jogar autorun e da professora do curso ….

  11. Avatar de Ana Narciso

    Grande dica, não fazia ideia!

  12. Avatar de Luís Santos

    Tem piada, que na altura do Windows 3.11 havia pouca optimização para o rato e as teclas eram, apesar de secundárias face àquele, de muito mais uso do que actualmente.

    Na altura queixavam-se que ainda se fazia muita coisa com o teclado, hoje em dia queixam-se de não poder (saber?) fazer mais com o teclado lol

    E acaba por haver aqui alguma ironia dado que hoje em dia existem mais atalhos do que na altura do 3.11 🙂

    Em suma: a galinha do vizinho é sempre melhor que a minha!

  13. Avatar de Lau
    Lau

    Boa dica… conheço “carradas” de atalhos, trabalho muito mesmo com eles no meu dia a dia no trabalho (HelpDesk) e não fazia ideia.

    Sempre a aprender! 😀

    Abraço pplware..

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha, tu então é que poderias escrever uns posts com os mais úteis atalhos, truques, dicas, resoluções de problemas, software útil e muitas outras coisas que um helpdesk utiliza de certeza. 😀

      Que me dizes?

  14. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    muito boa a dica 🙂

    sempre a aprender convosco 🙂

  15. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Dica muito boa… 🙂

    Continuem pplware…. 😛

  16. Avatar de dajosova
    dajosova

    Boa dica, pois há sempre muita gente que só está habituada ao rato.
    Normalmente, os utilizadores mais avançados conhecem estas manhas pois além de prático poupa-se tempo nalgumas tarefas.

  17. Avatar de Ice
    Ice

    Mas que excelente dica!

    Já me aconteceu inúmeras vezes perder as janelas e não ter como as apanhar com o rato…

    Acontece também por vezes deixar aplicações ligadas no 2º monitor, desliga-lo e depois não ter como as ir buscar, a não ser claro, levantar-me, ligar o monitor e ir buscar a janela. Se este truque funcionar nesse caso será óptimo.

  18. Avatar de Asaph
    Asaph

    Me salvou, Obrigado de vdd!! Grato