MobaLiveCD – correr LiveCDs de Linux no Windows?

26 Comentários

Cada vez são menos as desculpas para não se testar qualquer distribuição de Linux. Depois do Wubi, foi dado agora outro grande passo para facilitar a migração de utilizadores Windows para Linux.

mobalivecd_1.png

Com o MobaLiveCD, e através de um ficheiro ISO descarregado de uma qualquer distribuição de Linux, é possível corrê-la no Windows sem ter que gravar essa imagem ISO para um CD/DVD.

É particularmente útil se não quisermos gastar nenhum dos referidos suportes físicos, podendo assim experimentar qualquer distribuição de Linux para, por exemplo escolher a que mais nos agrada, ou por plena curiosidade, sem reiniciar o PC, tornando-se assim bastante amiga do ambiente 😉

mobalivecd_2_small.jpg

Outra particularidade interessante é o facto de não ser precisa qualquer instalação, sendo apenas necessário o correr o pequeno executável de 1,6 MB.

Esta aplicação usa o ambiente de virtualização QEMU para correr os Live CD’s , o mesmo que curiosamente é usado no VirtualBox.

Nota: Artigo realizado pelo nosso leitor Rui Oliveira.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: MobaLiveCD 2.0 [1.6MB]
Homepage: MobaLiveCD

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Ellaaaaa….isto sim me vai dar utelidade.

    Muito Obrigado pela News ;D

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Manel, espero mesmo que te seja muito “utel”…

  3. Avatar de Nastase

    Muito interessante sim senhor. Sempre poupa o trabalho de ter que configurar uma nova máquina virtual de cada vez que queremos experimentar uma novas distro 😉

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  4. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    @miguel LOLOLOLOL

  5. Avatar de Arkan
    Arkan

    que tal uma materia sobre os famosos cd xp live ?

    criados pelo reatogo, e pelo outro que esqueci o nome ? 🙂

    são uma mão na roda também….

  6. Avatar de JM
    JM

    é desta! agora não tenho mesmo desculpa! é mesmo desta que vou experimentar o linux!

    obrigado!

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nao sejam assim para o Manuel 😉

  8. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Muito fixe! Excelente diga-se!

  9. Avatar de racoq
    racoq

    Eh lá 😀 Onde é que eu já vi isto ? 😀

    Obrigado Ana 😀

  10. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    …e gostaríamos de agradecer, por fim, ao Felipe Rei, que deixou esta informação no fórum pplware no dia 23 de setembro (http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=752)

  11. Avatar de racoq
    racoq

    Felipe Rei que eu saiba não fizeste grande descrição da ferramenta, e colocar um artigo na secção ultimas, não é necessáriamente uma análise como a que fiz. E diga-se de passagem não copiei ou me baseei no teu tópico, tenho outras formas de saber novidades. Quanto aos créditos não me importo que metam lá o teu nome e tirem o meu, se queres ficar com os créditos é na boa 😀

  12. Avatar de Falkor
    Falkor

    Impecavel!!!!!

  13. Avatar de Redin

    @Arkan
    Tens o BartPE, ( http://redinpais.planetaclix.pt/bartpe/ ) o UBCD4Win ( http://www.ubcd4win.com/ ) e esse que falas-te (http://www.reatogo.de/REATOGO.htm ).

    Eu uso com bastante frequência o UBCD4Win.

    (Obs: Entretenham-se a descobrir aqui erros ortográficos, porque como não tenho o Magalhães para me corrigir, tenho-vos a vocês.)

  14. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    @racoq, não se trata de retirar nem incluir nomes, não!
    Somente postei este comentário para chamar a atenção para o fato de que eu já havia tangido o assunto aqui no pplware (conquanto no fórum).
    Quanto ao mais, estás certo: há aqui uma análise, coisa que não fiz e jamais farei, posto me faltar a devida paciência.
    Abraços

  15. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Redin: penso que “tenho-vos a vós” seria o correto, e não “tenho-vos a vocês”

  16. Avatar de Bruno Bernardino

    @Felipe Rei

    Qualquer das formas está gramaticalmente correcta (ou correta?).

    Quanto ao post, foste um bocado pretensioso na forma como indicaste que já tinhas referido tal informação no Pplware, podias ter sido mais “simpático” nesse aspecto, e penso que concordas comigo (pelo menos pela forma como depois respondeste ao racoq).

    Se quiseres, posso pedir ao Vítor para te dar um chocolate, que achas? (estou a brincar, não leves isto como um insulto ou acto (ou ato?) de ridicularização).

    Abraço

  17. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Uma pergunta…

    Sou um bocado nerd na area da virtualização!
    Mas se usar esse prog para iniciar o live CD do ubuntu 8.04 para “brincar” um bocadinho, posso por exemplo, guardar alguma coisa que fassa? (Uma alteração, definição etcetc) ???

  18. Avatar de Ana Narciso

    @Emannx
    Não és nerd, quanto muito um verdadeiro nerd diria-te “és mesmo noob!” 😛
    Não faz mal perguntar, ora essa!

    Quanto à questão, estás a confundir virtualização (correr um sistema operativo dentro de outro) com LiveCDs.

    Os LiveCDs por definição não guardam definições, a menos que guardes documentos directamente no teu disco. Por exemplo, guardas um documento no desktop do Ubuntu LiveCD, desligas o PC e voilá, desapareceu.
    Existem formas de instalar mesmo permanentemente distribuições de Linux numa pen por exemplo. http://www.pendrivelinux.com/2008/05/08/usb-ubuntu-804-persistent-install-via-the-live-cd/

    Virtualização é mesmo instalar um sistema operativo dentro de outro, criando uma espécie de ambiente virtual.

    O que este programita apresentado faz, é um bocadinho das duas coisas: simula um ambiente virtual Linux, para que se possa correr o LiveCD de Linux!

    Queres guardar definições? não dá. Queres guardar documentos? Só se acederes ao teu disco rígido e guardares lá.

    Basicamente serve para experimentar (sem compromissos 😛 ) todas aquelas distros de Linux sem sair do “conforto” do Windows!

  19. Avatar de avocunha
    avocunha

    para o Miguel , acho que devemos zelar pela língua pátria.deve ser bem
    utilidade e não utelidade

  20. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Humm!

    Obrigado pla ajuda! xP

  21. Avatar de AR
    AR

    É pena só dar para executar ISOs. É que eu tenho uma distribuição instalada na Pen usb e tenho sempre de reiniciar o PC para a arrancar. Posso sacar a ISO novamente, mas os 700mb de espaço fazem-me falta.

  22. Avatar de JM
    JM

    era porreirinho que a equipa do pplware.com pusesse alguma informação sobre se é o programa necessita de instalação ou não. é que foi uma agradável surpresa verificar que esta pérola não necessita de instalação, basta correr o executável e pronto já está.

    obrigadinho Ana! 😉

  23. Avatar de rrs
    rrs

    e a aplicação Wubi, já alguem a utilizou?
    parece que instala o Linux numa pasta como se fosse uma aplicação de Windows
    se alguém a utiliza, diga a sua opinião

    cumps

  24. Avatar de josepe
    josepe

    Muito bom, já utilizei o Wubi que também é facil mas deixa sempre o rasto ao desinstalar ao ficar o nome da versão linux ao iniciar o computador já tenho três versões na inicialização e não vejo como me ver livre delas.

  25. Avatar de Vic

    Isto é bom…

    Já estava para gravar um LiveCD, e assim vejo se a distro está boa, se não tiver não desperdiço um DVD…

    E qual é a melhor distribuição de Linux, visto que nunca o experimentei? Calculo que seja o Ubuntu…

  26. Avatar de AR
    AR

    Pra estas coisas uso sempre DVDs RW. Assim daqui a 6 meses quando sair uma nova versão não preciso de gastar outro poruqe apago a versão antiga.