Dica: Como saber onde a memória RAM está montada no seu PC e na sua motherboard

13 Comentários

A memória é um dos principais componentes de um computador. É ali que são guardados os dados que as aplicações usam e que precisam de consultar de forma recorrente e rápida. Claro que o Windows gere esta memória de forma automática e eficiente.

Muitos optam por aumentar a memória RAM do seu computador, para assim este ser mais rápido e eficiente. A pergunta é muitas vezes: onde e de que forma a RAM está aplicada na motherboard? O Windows tem a resposta, de uma forma muito simples e rápida.

Windows RAM memória motherboard

Saber em que slots está a memória colocada na motherboard é importante para quem quer conhecer a sua máquina ou para quem a quer atualizar. Dependendo do número de slots ou da memória colocada, esta atualização poderá ter de ser feita de forma específica ou até mesmo ser impossível.

Onde está montada a memória RAM no seu PC

O Windows tem presente esta informação, um local que a maioria não conhece. Optam por usar programas externos, que assim dão esta informação. Se abrirem o Gestor de Tarefas (Ctrl + Alt + Del, tecla Windows + X ou Ctrl + Shift + ESC), vão ter mais informações.

Windows RAM memória motherboard

Ai dentro, no separador Desempenho, há muito mais informação. Escolham depois Memória e recolham a informação do lado direito. Aí têm a velocidade da memória, a sua forma e as ranhuras utilizadas.

O Windows tem toda a informação necessária

Nesta última encontram o número de slots presentes e quais destes estão ocupados nesse momento. Como seria esperado, o Windows tem ainda mais informação útil para dar ao utilizador. Esta está ainda mais escondida.

Windows RAM memória motherboard

Precisam apenas de manter o cursor do rato em cima da área das ranhuras utilizadas. Em pouco segundos é apresentada a informação da quantidade de memória RAM cada uma das slots têm a ocupar. Podem ver o tamanho e a velocidade de cada pente de RAM aplicado em cada ranhura.

Esta informação, de extrema importância, é útil para muitos utilizadores. Desta forma simples podem ter acesso a ela sem terem de abrir a máquina ou arriscar sem saber se conseguem realizar a pretendida atualização.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    Boas Pedro,

    Se quiseres mais info abre CMD e -> “wmic MemoryChip get banklabel, capacity, caption, speed, tag, PositionInRow”

    Podes correr “wmic memorychip” se quiseres tudo ou veres que columns podes fazer get 🙂

    RM

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens de concordar que é mais simples assim 😉

  2. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Off-Topic
    Boas pessoal,
    Eu tenho um serviço Net-Voz fibra na Vodafone numa loja e o local onde se encontra a loja foi vendido e vou ter que saír pois o dono quer reconstruir a casa toda e então comprei uma loja noutro local onde já me disseram que não havia viabilidade técnica para ter a fibra e disseram que teria que manter um serviço GSM ou BLM estando eu fidelizado. Isso é mesmo assim ou tenho o direito a rescindir caso a operadora não me dê as mesmas condições de serviço?

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Vou te contar uma experiência pessoal que tive. Morava em Almada e tinha serviço Fibra da Vodafone “TV,NET e VOZ” com net com 100 Mbps. Mudei a minha residência para próximo do Estoril e perguntei na Vodafone se tinha Fibra na nova morada e disseram que sim…que manteria todos os serviços contratados na nova morada e a mudança era gratuita.Quando foram proceder à instalação os técnicos disseram que não existia fibra na zona.Contatei outras operadoras (MEO e NOS) e ambas disseram que tinham Fibra no local. A Vodafone queria “obrigar-me” a fazer um novo contrato em que ficaria com TV por satélite e net até 16 Mbps por um preço superior em cerca de 15 Euros/mês. Não aceitei e enviei uma carta a rescindir o contrato que tinha e contratei com outra operadora, Ainda me ligaram uma ou duas vezes a “ameaçarem” com processos judiciais a que eu respondi que avançassem sem problema algum.Já lá vão cinco anos…hoje a Vodafone tem aqui Fibra. Eu continuo com a MEO…a minha filha tem Vodafone! Cump.

  3. Avatar de Tiririca
    Tiririca

    Fala-se sempre em Windows, mas deve ler-se W 10, suponho. Tenho W Vista e não vejo nada disso.

    1. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Eu tenho o Windows 95 e também não encontro nada disso. LOOOL
      O Windows Vista já não é suportado, portanto é para esquecer.

  4. Avatar de ilda
    ilda

    Definições –> Sistema –>Acerca de

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    eu já tive vários casos de que o sistema tem na bios ( e também no Windows) apresentada «X» ranhuras e na motherboard não esta soldado o slot para a memoria.
    O programa CPU-Z faz a leitura também da marca da memoria, modelo, nº serie etc e também se esta a funcionar em single ou dual-channel. entre outras funções.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Instalei um dimm ddr3 adicional na segundo slot. O CPU-Z deteta-o, mas os sistemas operativos (linux e windows) não conseguem detetar a memoria. O dimm existente era um ddr3 de 4GB, o dimm que adicionei é um DDR3 de 2GB de outra marca e com velocidade de bus mais baixa. Á partida os DDR3 deviam ser todos compativeis certo ? Mas pelo que tenho visto na net, muitas vezes duas memorias de marcas e velocidades diferentes diferentes dão barraca.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Sistema operativo 32 bits?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não, 64bits

        1. Avatar de Inácio Moreira
          Inácio Moreira

          Tem que ter a mesma velocidade
          DDR3 1066 mhz
          DRR3 1333 mhz (Verificar se a motherboard suporta)

  7. Avatar de Jean
    Jean

    O Windows parece o KDE