MB WAY – Afinal quais são os bancos que cobram pelas transferências?

87 Comentários

O serviço MB WAY veio revolucionar, em certa medida, a forma como fazemos os nossos pagamentos e movimentamos o nosso dinheiro. Com alguns bancos já a cobrarem transferências, com outros prestes a fazê-los, são muitas as dúvidas que surgem junto dos utilizadores.

Saiba quais os bancos que estão a cobrar ou vão cobrar em breve este serviço. Perceba também quais os serviços que pode usufruir gratuitamente.

MB WAY - Afinal quais são os bancos que cobram pelas transferências?


O MB WAY tem algum custo?

O download, adesão e utilização da app MB WAY não têm custos associados. Isto é, o serviço não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação. No entanto, apenas as transferências poderão ter custos associados cobrados pelas entidades bancárias. São 21 bancos aderentes ao MB WAY e sim, alguns deles estão já a cobrar taxas e outros já têm indicações do valor a cobrar no futuro, nos seus preçários.

As compras online com número de telefone e as compras com cartão MB NET são gratuitos. Mais, a geração e utilização de cartões MB NET, as compras em ponto de venda físico com QR Code ou NFC, os levantamentos MB WAY são também eles gratuitos. Assim como a utilização dos benefício do MB Challenge.

Adicionalmente, a app MB WAY, antes de “Enviar dinheiro” através de uma transferência imediata, apresenta de forma clara ao utilizador qual o valor, se existir, que lhe será aplicado, podendo o utilizador cancelar a realização da operação nesse momento.

 

Preço das transferências cobradas pelos bancos através de MB WAY

Banco Transferência para o próprio banco Transferência para outro banco
Activobank 1,50 €
Atlantico Europa
Banco CTT
Bankinter
BBVA 1 €
Best
BIG Não elegível Não elegível
BPI 1,20 € 1,20 €
Caixa de Crédito de Leiria Não elegível Não elegível
Caixa Agrícola de Mafra Não elegível Não elegível
CGD 0,20 € 0,20 €
CEM
Crédito Agrícola 0,05 € 0,05 €
Deutsche Bank Não elegível Não elegível
EuroBic Não elegível Não elegível
Millennium bcp 1,30 €
Banco Montepio 0,20 € 0,20 €
Novo Banco / Novo Banco Açores 0,15 € 0,15 €
Santander Não elegível Não elegível
Unicre Não elegível Não elegível

Esta tabela de preços foi realizada com base nos preçários atuais, disponíveis em cada um dos bancos. Importante referir que a estes preços acresce a taxa do Imposto de Selo. Existem muitos deles que ainda não incluem qualquer referência ao serviço MB WAY nos seus preçários, o que indica que não existe qualquer custo associado às transferências.

Atualmente, o Activo Bank, a CGD, o Novo Banco e o Montepio ainda não estão a cobrar os valores indicados. Além disso, não é certo que o valor que surge na tabela seja o preço efetivamente cobrado no futuro, ou se poderão existir alterações.

O Santander é um dos bancos que ainda não cobra qualquer taxa de transferência, no entanto, o seu CEO do Santander Portugal, já deu a entender que em breve poderão haver alterações.

Outro caso a considerar é o do Millennium. Até dia 17 de junho, as transferências ainda são gratuitas. Depois dessa data, transferências interbancárias passam a ser cobradas. Já o Montepio manterá a isenção até ao final deste ano.

É importante perceber que alguns dos bancos que estão a cobrar taxas ou que têm intenção de tal, não cobram qualquer valor se a operação for feita através das suas aplicações móveis. Esta poderá ser uma forma de incentivar a utilização das apps próprias em detrimento do serviço da SIBS.


Dicas essenciais para utilizar MB WAY #2

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LSousa
    LSousa

    Para mim é uma pouca vergonha esta forma de estar dos bancos que só pretendem ainda mais dinheiro! Deviam era apoiar esta inovação a nível mundial.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Os bancos a taparem o seu buraco através do MBway. E se não funcionar, pimba injeccao pública. Ahah. Que idiotas.

  2. Avatar de Hugo Gouveia
    Hugo Gouveia

    A vergonha neste país à muito que deixou de ser pouca.

  3. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Ter em conta que o Banco BPI não cobra a transferência se for feita dentro da App do próprio Banco que tem integração com o MB Way. Resumindo, fazes a transferência no MB Way sem custos na mesma.

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      Sim, mas como diria o “outro”….não é a mesma coisa!!! Mais lento, não vai buscar os contactos frequentes, é mais confusa, enfim….não é a aplicação MBway!!! Logo não é disso que se está aqui a falar!! E já agora o desabafo….f.u…c…k…bpi!!

      1. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        Vai aliviar a tensão para onde quiseres, mas o que eu disse é verdade.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          E o que o A. Martins diz por acaso é mentira? O artigo é sobre a app MB WAY não é sobre as apps dos bancos

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          A verdade é que é muito mais simples fazer pelo MBWay.

      2. Avatar de charles
        charles

        Concordo! Que metam a APP BPI onde o sol não brilha! Perdoem-me a expressão.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Rui Carriço: Já viu a quantidade de bancos que há hoje em dia?
      Eu se eu tiver conta em 3 ou 4, vou ter que instalar 3 ou 4 app’s?
      Porque não fazer operações com APENAS UMA app? E ter que decorar apenas UM código?
      Só é pena que a atual MBway ainda não permita fazer pagamento de serviços com entidade e referência (algo que a sua antecessora MBphone permitia há muito, embora esta só funcione via dados móveis e não em wifi).

    3. Avatar de dajosova
      dajosova

      NÃO é a mesma coisa!
      É possível os clientes BPI utilizarem a app MBWay sem os custos mencionados na tabela, mas só se tiveres conta-valor, pela qual te cobram uma taxa mensal de 7€!

  4. Avatar de SergioM
    SergioM

    O Montepio no início do ano mandou SMS aos seus associados a informar que as transferências por Mbway continuava grátis ao longo do ano 2019.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Testei agora depois de ler este artigo. De momento não são adicionadas taxas.

  5. Avatar de Guzland
    Guzland

    Revolut, TransferWise, N26, PayPal…soluções não faltam…

    1. Avatar de pic
      pic

      quando for para ser declarado o irs quero ver o que os tugas vão dizer

      1. Avatar de Filipe F
        Filipe F

        Só declaras o iban da conta, e não o saldo ou o que lá fazes. Continua a ser uma boa forma dos bancos e estado nao saberem o que fazes com o dinheiro

    2. Avatar de Leandro
      Leandro

      Isto aplica-se também nos cartões “virtuais” utilizados ou apenas transferências? Obrigado desde já.

    3. Avatar de tide
      tide

      os cartões virtuais ou físicos da Revolut são aceites no MbWay?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não. Não tem nada a ver.
        Não é suposto usares cartões virtuais ou físicos da Revolut na MBway. Porque são serviços concorrentes. Mas podes importar para a app da Revolut cartões virtuais gerados na MBway (ou os números de cartões físicos que suportam as operações na MBway) para, por exemplo, carregares o saldo da conta Revolut de forma imediata e (por enquanto) sem custos. É como se estivesses a realizar uma “compra”. Em que o valor “comprado” passa para o teu salde de conta da Revolut.

        Por outro lado, assim como a MBway, também a app da Revolut permite gerar cartões virtuais (de utilização única ou múltipla).

        Contudo há aqui DUAS GRANDES diferenças:
        Ao contrário da MBway em que os cartões virtuais podem ser gerados/usados/cancelados sem custos, a Revolut no plano gratuito cobra pela geração de CADA cartão virtual de utilização múltipla (custa 5,99 euros, o que é muito). Mesmo que nunca venhas a usar esse cartão que geraste.
        E a opção de geração de cartões virtuais de utilização única (disposable) só está disponível no plano pago.

        2) Não podes usar a app da Revolut com as caixas da rede multibanco (por exemplo, levantares dinheiro sem cartão físico). Para levantares dinheiro tens forçosamente de usares o cartão físico da Revolut (tal como usarias um qualquer outro cartão bancário).
        Ou podes transferir para a conta de qualquer outro banco e levantares com o cartão bancário correspondente.

        1. Avatar de Pedro Francisco
          Pedro Francisco

          +2

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mesmo, Guzland!
      Exceptuando a Paypal, os exemplos que referiste oferecem cartão de débito sem anuidades e contas sem comissões de manutenção. Já os bancos tugas cobram tudo e mais alguma coisa e ainda por cima estão a fechar balcões.

  6. Avatar de MikeB
    MikeB

    A banca tradicional nacional é com tanta “sede ao pote” que se torna vergonhoso.
    Tendo em conta que a MBWay pertence à SIBS e esta por sua vez inclui grande parte das entidades bancárias é ainda mais vergonhoso… e assim se destrói das poucas apps úteis que existia a nível bancário nacional/tradicional.

    Nota que ao contrário do que diz no artigo, o Millennium irá cobrar transferências para o mesmo banco mesmo que seja feita através da app do Millennium. O valor será menor mas ainda assim será taxado.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      E’ realmente lamentável que os bancos tugas sejam tão “gulosos” por comissões.
      A realidade que temos pelos tristes exemplos dos últimos anos, é que uma parte deles têm sido mal geridos. Têm sido geridos de forma ruinosa. Depois vão buscar receitas aonde é mais fácil, penalizando sempre os clientes. Quer pela via do aumento de custos, quer pela via do fecho de balcões.

      Os bancos estrangeiros em geral oferecem um nível de serviço completamente diferente, mesmo aqueles que só disponibilizam a chamada “banca electrónica”. E conseguem sobreviver sem cobrarem tantos custos. Claro que há bancos com serviços “premium” e “private” que cobram comissões altíssimas mas estão virados para clientes que as podem pagar. E não deixam de “apaparicar” os clientes. Infelizmente há bancos tugas que tratam os clientes como se deles não necessitassem.

  7. Avatar de tiago
    tiago

    no caso do bpi basta utilizar a app móvel deles e já não é cobrada qq taxa.

    1. Avatar de pic
      pic

      eles querem é isso. fazer a gente usar app deles

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Hoje em dia, uma cliente que não tenha a aplicação do banco instalada no telefone… com as vantagens que tem…

        1. Avatar de tabem
          tabem

          Se tiveres contas em varios bancos, o MB WAY era uma maneira de teres os cartões todos numa app, em vez de ter 3 ou 4 app instaladas.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Mesmo!

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Precisamente!
        Ao usar a app do banco, a tendência é evitar que o cliente vá ao balcão. Assim podem fechar mais balcões.

    2. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      off topic!! Não é isso que está aqui a ser discutido!! Aliás pensando bem, o BPI devia ser proibido de usar o termo “MB way” na aplicação deles, já que usurpou a verdadeira app, em benefício próprio. São umas sanguessugas imperialistas!!!

      1. Avatar de Sxac
        Sxac

        Não são imperialistas.
        São espanhóis.

  8. Avatar de Antonio Abreu
    Antonio Abreu

    Esta informação está incompleta , visto que muitos dos bancos não cobram nada se for feito através da APP , como por exemplo é o caso do BPI

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Antonio, esse é um alerta geral que deixo no final do artigo.

    2. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      …mais do mesmo??

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Isto só demonstra que o “BrainWashing” resulta mesmo!
        Basta indicarem que usando a app deles já não tem custos, e a malta fica toda “satisfeita”.

  9. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    o que significa ? “Não elegível”

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Não surge informação no preçário relacionada com as transferências por MB WAY.

    2. Avatar de JC
      JC

      n/a = not available = não fazem transferências

      1. Avatar de BM
        BM

        Eu sempre consegui utilizar MB WAY com Santander, faço transferências e não me são cobradas taxas algumas. Por isso “Não elegível” tem de significar outra coisa qualquer.

        1. Avatar de Maria Inês Coelho

          Significa que não surge informação no preçário relativa aos serviços MB WAY. Todos os bancos que surgem na lista são aderentes ao MB WAY, tal como é referido no texto.

          1. Avatar de JM
            JM

            Ufff, aja paciência.

        2. Avatar de Alexandre Azevedo
          Alexandre Azevedo

          Mas vao aplicar taxas a partir de 10 de Setembro de 2019: MBWay

          Vou deixar de utilizar!

  10. Avatar de Je
    Je

    Pelo que consta… a CGD E CTT vão passar a cobrar no final do ano!

  11. Avatar de HLAM
    HLAM

    LOOOL o que tu queres sei eu.

  12. Avatar de Helio
    Helio

    Transferencia do NB para CGD por MBWay, no meu tipo de conta, sem nenhum custo

  13. Avatar de Ze
    Ze

    Oh Pplware, agora permitem referral links aqui?

  14. Avatar de Coisinho
    Coisinho

    Eu pelo que verifiquei agora, tentei transferir de ActivoBank para BPI e apareceu-me isento. No PDF com o precário efectivamente diz que tem custo de 1.5 €
    Só se não entrou em vigor ainda….

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Entra em 17 de junho ou julho já não tenho a certeza. O Google deve ajudar.

      1. Avatar de Coisinho
        Coisinho

        No precário do PDF diz “Entrada em vigor: 27-abr-2019”, nem sempre é preciso o google 🙂

  15. Avatar de Aquele_que_sabe
    Aquele_que_sabe

    filhos da m……e do p……… familiares proximos diga-se 🙂

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    Verifiquei agora e na app “MBWay” ainda está isento a transferência com a Caixa Agrícola.
    Não sei se irão cobrar, mas penso que ainda não foi alertado aos utilizadores que passaria a ser cobrado.

  17. Avatar de LLuz
    LLuz

    Crédito Agrícola ainda não está a cobrar

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      E diga-se que a cobrar, é dos que vai cobrar mais rasoavelmente.

  18. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Mas afinal o que é que têm contra as apps dos bancos? Estúpido é não usarem as apps dos bancos ou o homebanking, pq eu tudo o que queremos fazer dos bancos está lá. Sinceramente parece uma birra de meninos

    1. Avatar de tabem
      tabem

      Se tiveres conta em varios bancos, conseguias ter no mbway tudo assim tens de ter as apps de cada banco.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Para além da chatice que é teres de instalar várias apps se tiveres conta em vários bancos, honestamente há apps que me parecem muito mal concebidas.
      Frequentemente, mesmo no tablet, prefiro usar homebanking pois consigo aceder às operações que adicionei aos favoritos. As apps uso mais para saber o saldo e confirmar o lançamento de movimentos.

      Mais uma vez lamento que a MBway não tenha herdado algumas das melhores funcionalidades da antiga MBphone: consultar o saldo, movimentos e pagamentos de serviços

  19. Avatar de Miguel Gouveia
    Miguel Gouveia

    Felizmente o meu banco para já n cobra nada e assim mesmo banco CTT…

  20. Avatar de manu
    manu

    aqui o nino gosta mais a moda antiga …
    eu sem sair de portugal, andavam a me sacar dinheiro no estrangeiro !!!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Eu sem sair de Portugal, tentaram sacar-me dinheiro cá.
      Felizmente percebi a tempo e reclamei. Depois vieram-me com a resposta da treta do “erro informático”. Estranho é o erro ter sido contra mim, e não a meu favor!

  21. Avatar de pedro
    pedro

    Dito no site do montepio, e passo a citar:
    “As transferências instantâneas MB Way estão limitadas a um valor máximo por transferência de 750,00 € e a um valor máximo mensal (de dia 1 ao último dia do mês) de 2.500,00 €. Até 31 de dezembro de 2019, as transferências Instantâneas MB Way estão isentas de comissões.”
    Pode dar jeito a quem é do montepio.

  22. Avatar de Telmo
    Telmo

    No montepio continuam grátis até ao fim do ano de 2019, depois dessa data será avaliado novamente.

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa noite,

    Informação errada que deixa os vossos leitores confusos. Quando se faz uma notícia destas há que ler tudo e não apenas as letras gordas. À frente dos vossos ,20€ por transferência no Montepio aparece uma nota que remete para o seguinte:
    “As transferências instantâneas MB Way estão limitadas a um valor máximo por transferência de 750,00 € e a um valor máximo mensal (de dia 1 ao último dia do mês) de 2.500,00 €. Até 31 de dezembro de 2019, as transferências Instantâneas MB Way estão isentas de comissões.” > Página 132/152 do PDF.
    É só clicar CMD+F e pesquisar por “Transferências” e ir lendo o conteúdo…

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Às vezes ler o artigo completo também dá jeito, em vez de olhar só para a tabela 🙂
      “Atualmente, o Activo Bank, a CGD, o Novo Banco e o Montepio ainda não estão a cobrar os valores indicados”
      Mais, “Já o Montepio manterá a isenção até ao final deste ano.”
      Mas há mais informação importante no texto.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Maria Inês, para a próxima não precisas de escrever tanto, está visto que esta malta não lê nada. Vejo que metade dos comentários é gente a dizer o que está escrito no texto…

      2. Avatar de Je
        Je

        Pelo que me consta não é só a isenção do Montepio que se mantém até ao final do ano, a CGD e os CTT também… alias parece que os CTT também vão passar a cobrar manutenção de conta!

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Isso é que era bom! Eles que se atrevam a cobrar manutenção de conta e fecho logo.

  24. Avatar de MrT
    MrT

    Há algo de estranho, pelo menos com a CGD… Já este mês e o mês passado fiz transferencias via MBWay (com a app da MBWay) e não paguei nada por isso.

    Estive a ler o documento da CGD e de facto parece não fazer sentido….

  25. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Este listagem tem bom motivo mas é complicada de fazer. Por exemplo BPI na prática não cobra nada mesmo na app da MBway (fora da app BPI) desde que se tenha uma conta com mensalidade que na prática são 99% já que fica de fora as contas serv minimos. Alguns bancos também não cobram na prática até um certo número de transferências, depois já cobram.

  26. Avatar de Luis
    Luis

    Quer país de chulos este. Se fosse a SIBS (ou se Portugal fosse um país evoluido) metia esta situação em tribunal.
    Os bancos ou aderiam ao mbway com as regras que a SIBS defenisse ou não aderiam. Simples.
    Agora assim é que não. Mas certamente alguém já terá o bolso cheio para assobiar para o lado.

    1. Avatar de João M.
      João M.

      Os “donos” da SIBS são os bancos… Mas a SIBS adiantou-se e criou uma app porreira… os bancos demoraram mais. Pessoalmente apenas uso a app do banco e não uso mbway porque não preciso. A app da caixa tem tudo o que preciso .

  27. Avatar de Nelson Simões
    Nelson Simões

    Já pagamos pouco todos os meses aos bancos de “SERVIÇOS BANCARIOS” OU “TAXA DE MANUTENÇÃO BANCÁRIA” e agora inventam mais uma taxa para pagar as dividas perdoadas…

  28. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Felizmente a app do MB Way mostra logo se temos algo a pagar ou não. Quando se pagar, muda-se. Quando não houver banca tradicional gratuita, cria-se conta numa fintech. Felizmente isto já não é como antigamente, para o bem e para o mal o espaço europeu tem destas coisas.
    Já não uso contas bancarias portuguesas directamente no estrangeiro e, felizmente, temos serviços como Revolut que evitam os bancos de mamarem mais umas comissões.
    E quando cobrarem, muda-se. A banca tradicional vai ter que perceber mais cedo ou mais tarde, que vai falir. É inevitável. Ninguém vai pagar nem vai querer assumir o custo de terem balcões em cada esquina de cada freguesia. Bem-vindos ao mundo digital, o mundo que (correndo tudo bem) vai destruir a vossa forma de fazer negócio. Como dizia o outro: acabou-se a Mama.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      +1
      A questão é que já não têm balcões em cada esquina. Têm vindo a fechá-los.
      Quando tinham balcões em cada esquina, alguns desses bancos nem cobravam comissões de manutenção. Agora estão a tornar-se cada vez mais digitais. Mas em vez de reduzirem custos para os clientes, fazem o oposto.

  29. Avatar de dajosova
    dajosova

    isto são apenas fases transicionais. o futuro vai ser usar criptomoedas e tokens para tudo e mais algumas coisa.
    Com a invenção da Bitcoin há mais de 10 anos começou uma revolução disruptiva… mas independentemente disso, o banco vai ser cada vez mais uma app no telemóvel. o que mias importa, além das specs, é a confiança que acabou! Daqui pra frente não precisamos de confiar nos corruptos que fazem extorsão mas sim apenas termos a tecnologia a nosso favor com um protocolo de verificação: Bitcoin!

  30. Avatar de Alexsete
    Alexsete

    Não percebo tanto alarido com a cobrança das transferências, comparando com o envio de compras feitas online temos sempre duas opções, portes grátis envio feito em correio normal e demora 3 a 5 dias a chegar ou escolhemos por transportadora, recebemos encomenda em 24horas e claro é pago.
    Nas transferências é a mesma coisa, temos duas opções, no Multibanco a custo zero e dependendo da hora em que é feita pode demorar 1 a 2 dias ou por MbWay que fica disponível na hora. A disponibilidade imediata não tem valor?

  31. Avatar de Ivosauro
    Ivosauro

    Só por causa da ganância de taxas, fechei a minha conta bancária no Millennium a semana passada. Quem está mal que se mude! Foi o que eu fiz..

  32. Avatar de Ivosauro
    Ivosauro

    Só por causa da ganância de taxas, fechei a minha conta bancária no Millennium a semana passada. Quem está mal que se mude! Foi o que eu fiz..

  33. Avatar de Miguel Gouveia
    Miguel Gouveia

    Eu já mudei a uns anos da caixa por causa das taxas quem predem são eles…

  34. Avatar de Tiago Vieira
    Tiago Vieira

    Se querem ver estas taxas alteradas participem na acção MB WAY da deco proteste para conseguirmos apoiantes suficientes para ir a parlamento. Passem esta sms. Vamos acabar com estas taxas absurdas.

    https://www.deco.proteste.pt/acoes-coletivas/mb-way

  35. Avatar de Nuno
    Nuno

    Santander está atualmente a obrar 0,94 eur pelo serviço de transferência, seja qual for a conta, são 0,90 de taxa + 0,04 imposto selo. As transferências pela app deles custa 1,00 euro. Unico meio gratuito continua a ser caixa Multibanco.
    Que raiva!

  36. Avatar de Miguel Gouveia
    Miguel Gouveia

    e mt simples mudem de banco para um que não cobre nada se os banco ficarem sem clientes por causa disse acho que estas cobranças não duraram mt tempo

  37. Avatar de JD
    JD

    O ActivoBank tem no preçário isento para as transferências MBWay… É verdade?

    1. Avatar de Jose Monte
      Jose Monte

      É o meu banco. Não pago nada: transferências MBWay, nem comissões.