Mais um atalho útil! – Parte III

15 Comentários

Sou abordado algumas vezes por utilizadores menos habilitados na arte de explorar o sistema operativo, solicitando-me ajuda para um problema que os preocupa, privacidade.

Eles não querem que depois de abandonarem as máquinas, alguém vasculhe o histórico das visitas na Internet. Querem limpar os rastos da navegação e não sabem como o fazer.

Por norma, as empresas fornecem as aplicações que o sistema operativo incorpora, por norma as pessoas reportam-se ao Internet Explorar para navegar. Lá explico como se vai às Ferramentas, Opções da Internet, Histórico de navegação, botão Eliminar e depois botão eliminar tudo.

Segundos depois já o povo não se lembra de metade do caminho. então se forem explicados os caminhos por combinações de teclas, piorou bastante.

Para esses e para todos os outros que queiram ter na ponta do rato o atalho que limpa todo o histórico de navegação, cookies, passwords guardadas e afins, deixo um pequeno guia de como o fazer.

1. Como de costume vamos ao ambiente de trabalho, botão direito do rato, Novo > Atalho.

2. Aqui inserimos o linha mágica com o comando que fará o que prometemos. Botão Seguinte.


RunDll32.exe InetCpl.cpl,ClearMyTracksByProcess 255


3. De seguida baptizamos o nosso atalho, por exemplo “Limpar IE” e clicamos no botão Concluir.

Como podem ver, já se encontra no nosso ambiente de trabalho o atalho que limpa todos os histórico de navegação mais os rastos deixados pelo Internet Explorer. Vamos de seguida personalizar o nosso ícone.

4. Botão direito em cima do mesmo, Propriedade, Alterar ícone.

Agora escolhemos o ícone a gosto. Espero que seja útil este pequeno guia e garanto que funciona.

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valter Schulz

    Muito útil para Lan Houses e Cybercafés, colocando na pasta ‘Inicializar’ do menu iniciar.

  2. Avatar de dc
    dc

    Pode-se correr isto duma PenUSB ? ?

    Embora leve comigo sempre o Firefox Portable, por vezes pode dar jeito.

    Ainda não experimentei pois preciso do histórico neste momento.

    Mas quem pudesse experimentar e reportar o resultado, agradecia 🙂

    CUMPS

  3. Avatar de FERNANDO PIEDADE
    FERNANDO PIEDADE

    EXCELENTE…TAVA MM MM A PROCURA DISTO…JÁ SEI ONDE ESTÁ A PASTA COM TODOS OS URLS,SÓ TAVA A TENTAT FAZER POR DOS UMA LINHA K APAGA-SE TUDO…MAS ASSIM RESOLVE MUITO MAIS RAPIDO…OBRIGADO…

  4. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Mas só dá para IE ?

    Curiosidade. Para os utilizadores de FF ou outro tb serve?

  5. Avatar de Dnn
    Dnn

    Desculpe, mas é uma inutilidade, só serve pra IE, para isso o CCleaner sai infinitamente melhor e mais . . .

  6. Avatar de JC
    JC

    @Dnn: És esperto tá-se a ver. É inutilidade porquê pá? Então para quem usa IE não é útil? Para que é que eu quero instalar mais porcaria no PC? Santa paxorra.

  7. Avatar de darth
    darth

    @Dnn: tu ao abrires a boca, tambem nao fazes melhor figura :S
    se te contentas com as apps base do windows, nao sei o que estas aqui a fazer 😛

  8. Avatar de Cc
    Cc

    @Dnn:inutilidade, só serve pra IE, que por acaso é o browser mais utilizado em todo mundo, inutilidade são comentários como o teu.
    Por acaso acho uma “dica” interessante.

  9. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Desculpem-me a ousadia. Mas isto é um sitio para comentar e obter alguma informação uns dos outros.

    Não para ficarem a chagar a cabeça a alguem como tão fazendo ao Dnn,

    Só aparece aqui é putos mimados!!!!

  10. Avatar de Vítor M.

    Calma povo, temos de encarar todos os cenários, o Dnn não encontra utilidade nesta dica, ok podemos perfeitamente aceitar que ele a ache “para ele” uma dica inútil, provavelmente falta isso no comentários dele.

    Esta dica para mim é útil para ensinar quando algum utilizador do IE (que são muitos) me solicita, como sou pouco utilizador do IE, embora não o despreze, pois foi a minha janela para o mundo durante muitos anos, sou mais utilizador da raposa.

    Já me têm perguntado qual a razão de eu usar o FF e não outro, porque dizer que o FF é o melhor é muito subjectivo, em comparação directa o Opera é de facto superior ao Firefox, acho que me habituei aquele pack de plugins, alguns existem no Opera mas outros não existem, e como dependemos de rotinas eu fiquei-me pelo Firefox.

    Confesso que tenho experimentado o IE8, no fundo será cada vez mais um browser parecido com o Firefox com a navegabilidade do Opera.

    O Windows está melhor estruturado para lidar com o IE do que está com o Firefox, outra coisa não seria de esperar, então a Microsoft irá fazer o que qualquer outra marca faria no seu lugar, retirar de cada um dos competidores o melhor, reunir num só o melhor de vários, isso fará com que o Internet Explorer seja em breves anos o Browser mais completo, mais ágil e o mais seguro.

    Depois quando passar a onda do open source e a ideia do paraíso à módica quantia, o IE entrará em força, com uma organização poderosa a suportar as tecnologias que irão eclodir 😉

    Esta é a minha visão dos factos, respeito e aceito que não partilhem da minha teoria..

  11. Avatar de António Pedro
    António Pedro

    Não percebi o porquê de bater tanto na cabeça do Dnn; mas pronto, adiante :]

    Vítor M., na minha opinião, a “onda do opensource” não irá passar assim tão rapidamente. Aliás, os avanços neste tipo de software tornam-no cada vez mais atractivo seja para quem for… obviamente, o software proprietário tem que continuar a existir, e o pago também, senão gerava-se uma crise económica, lol.
    No entanto, por exemplo no caso do Firefox, este está cada vez melhor, sempre um passo à frente do Internet Explorer. É algo que a M$ não pode evitar, mesmo pelo simples facto de que o Firefox está sempre a ser actualizado.
    Quanto ao suporte de novas tecnologias… a M$ nunca foi lá muito boa nesse aspecto, e parece que gostam mas é de impor as suas tecnologias em vez de respeitar os standards, como por exemplo os da W3C.

    Quanto ao IE estar mais adaptado ao Windows do que ao Firefox, isso é completamente verdade, mas não quer dizer que seja necessariamente bom. Devido à tão estreita ligação entre os dois componentes, um azar num faz com que o outro se passe também. O Firefox goza de uma certa independência que é, na realidade, bastante útil :] E isso será sempre uma grande vantagem, relativamente ao IE, independentemente da velocidade e suporte de standards de cada um.
    Preciso de falar na comunidade por detrás de cada um, também? 😉

    Abraços

  12. Avatar de Vitor S.
    Vitor S.

    Boas
    realmente, anda td 1 bocado nervoso será culpa do IE? lol
    A sugestão é bastante boa, pois qd compartilhamos o computador com mais utilizadores normalmente não queremos deixar rastos por onde “andamos”, são assim pequenas dicas que nos poupam tempo e simplificam tarefas, ou seja, mas um dica para o “simplex” no nosso pc.

    ( os comentadores indignados, podiam ao menos falar 1 bocado mais da noticia :D, parece 1 chat isto, até aparece 1 moderador a chamar mimado a outros…)

  13. Avatar de Dnn
    Dnn

    Aprendam a aceitar opiniões garotos.
    Todas as dicas aqui do site são boas, porém, se usarem “todas” elas sem excessão, precisarão formatar o pc a cada 1 semana. O CC… limpa histório de dezenas de programas e do windows com um clique, verifica registro, limpa pastas pré definidas, etc…imagine um atalho para cada tarefa desta no SEU desktop.

  14. Avatar de Ana Fernandes
    Ana Fernandes

    Olá!
    Quero desde já felicitar-vos pelo vosso empenho na construção deste site maravilhoso ao qual lhe dou a nota de “EXCELENTE”.

    Tenho aprendido muito convosco, agradeço-vos a todos e peço-vos que continuem …. pois ficarei esperando pelas vossas dicas … até sempre.
    Beijocas
    Ana

  15. Avatar de Sao Feng

    Para mim até é uma exelente ideia. Pois costumo no meu tempo livre navegar no trabalho onde só tenho o IE. É sempre bom ter um atalho para limpar os meus “dados”.

    Sao Feng