Quer mais segurança no seu smartphone? Vamos encriptá-lo!

53 Comentários

Com todas as questões de segurança que têm surgido nos últimos anos, associadas à privacidade e à protecção dos dados, os fabricantes e as empresas de software têm tentado melhorar os seus sistemas.

Uma das medidas mais simples que se pode tomar e que se tem provado como válida é a cifra dos dados nos smartphones. É um processo simples e que qualquer um pode fazer. Mas a pergunta se que impõem é: Sabe fazê-lo e já o está a usar? Se não, vamos aprender como o fazer!

encriptar_1

O simples processo de encriptar os dados num smartphone consegue dar uma camada de segurança que até há pouco tempo era impossível ter nestes dispositivos. Sem os códigos de acesso dos equipamentos não adianta a ninguém copiar os dados pois dificilmente terá acesso a estes.

Mas vejamos nos 3 principais sistemas operativos móveis, o iOS, o Android e o Windows 10 Mobile, como é possível activar a encriptação dos equipamentos, garantindo a máxima protecção.

iOS

A Apple foi das primeiras empresas a garantir a encriptação dos seus equipamentos e isso tem-lhe valido uma imagem de segurança máxima, como se provou recentemente no caso contra o FBI.

Desde o iOS 7 que a Apple obriga à encriptação dos iPhones, não tendo os utilizadores de o activar ou sequer configurar. É algo que vem nativamente no sistema.

É sim necessário configurar uma palavra-passe que deve estar sempre activa para a segurança ser efectiva. Para o fazerem, comecem por aceder às Definições.

ios_1

Depois escolha a opção Touch ID e código. Nesse menu, encontrará a opção para definir um código de acesso ao sistema.

Lembre-se também que pode alterar o tipo de código, podendo usar um código alfanumérico, numérico ou um código numérico de 6 dígitos, cada um com diferentes níveis de segurança.

ios_2

É apenas isto que precisa fazer para ter o seu iPhone protegido, com os dados encriptados e inacessíveis. Não esqueça que quanto maior e mais complexo for o código, mais difícil será aceder ao equipamento.


Índice

  • Página 1
    • 1 – Introdução
    • 2 – iOS
  • Página 2
    • 3 – Android
  • Página 3
    • 4 – Windows 10 Mobile
    • 5 – Conclusão

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    No caso do Android, é preciso ter em atenção que a maior parte das ROMs não permitem o update, após a encriptação, uma vez que deixam de ter acesso ao sistema…
    Após a encriptação, passa a ser necessário realizar um clean install, com cada update…o que no caso do CM, com as nigthlies diárias, não é nada prático…:) Pelo menos para o telefone principal…:P

    1. Avatar de int3
      int3

      Android então é mesmo bom.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        O meu Asus zenphone ja vem com a opção de ecriptar, a unica inconveniência é mesmo o tempo que demora a ligar o aparelho

      2. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Ja sabemos que bbos é que é bom, e que és o unico a usa-lo.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      E que tal atualizar semana a semana ou mais? Lês o chagelog e já sabes se vale aa pena, todos os dias é chato

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    No meu xiaomi mi5 ja tem a opção encriptar activa por defeito.

    Sempre pensei que no iOS tambem tivesse todos os dados encriptados por defeito!

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      os iPhones são sempre automaticamente encriptados há quase 6 anos, quer se use password ou não. Mas só com o iOS 8 é que todos os dados passaram a ser encriptados “usando” uma chave criptográfica derivada da password; antes do iOS 8 essa forma de encriptação só acontecia com alguns dados, os restantes tinham a encriptação automática do sistema, e a password servia para ultrapassar o lockscreen.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Como saber se o meu galaxy s6 está encriptado??
    nao existe uma app para isso??

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Vais a defenições e depois segurança e vês se esta activo ou nao o encriptar. Acho que é mais ou menos nesse local.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      OK tudo bem já fiz os procedimentos necessários e acho que é uma óptima escolha penso eu obrigado pela explicação

  4. Avatar de Cristóvão
    Cristóvão

    Eu comprei um iphone se, barato seguro com as melhores apps e fluidez do mercado e uma camara do melhor que ha.

    1. Avatar de basmaX
      basmaX

      que bom para ti…..

  5. Avatar de kabuki@gmail.com
    kabuki@gmail.com

    É preciso ter atenção que depois de efetuado não pode ser revertido em alguns casos.

  6. Avatar de Henrique
    Henrique

    O iPhone mesmo depois de encriptado, continua a ser o telemóvel mais rápido do mercado, especialmente na velocidade de acesso ao disco…

    Desvantagens: 0

    1. Avatar de João
      João

      “continua a ser o telemóvel mais rápido do mercado”, baseias -te em que ? teste pessoal ? com que equipamentos ?

        1. Avatar de João MS
          João MS

          Isso é apenas a velocidade da flash. Não do equipamento em si. Não há duvidas de que a flash do iphone é a melhor do mercado! Mas para que é necesária tanta velocidade de leitura/escritura num telemóvel? O fluxo de dados não é assim tanto…

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            É o meu comentário era no geral, mas sobretudo no acesso ao disco.

            Esses valores são já com encriptação ativa, que nem é opção no iOS!

            Porque é que é necessária tanta velocidade? Pegas num iPhone 6S, e pegas noutro telemóvel mais lento, e vês logo…

          2. Avatar de João MS
            João MS

            E não te parece normal? Pegas num Ferrari de 200k e num Punto de 12k esperas que dêem o mesmo? Não verdade?
            Só pelo facto de te referires à memoria como “disco” vê-se o percebes do assunto…

          3. Avatar de Tomás
            Tomás

            porque a velocidade de leitura e escrita tem impacto no arranque de aplicações, tem impacto na performance de aplicações mais exigentes que necessitam de várias leituras do “disco” e até escrita do que foi processado (ex: processamento de video), tem impacto na gravação de video e fotos.
            grão a grão…

          4. Avatar de RVM
            RVM

            @João MS

            Nessa tabelinha aí, é a comparar o iPhone 6S com telemóveis de 100€, ou com telemóveis da mesma gama de preços ou mais caros?

            Pois…

            Calado eras poeta!

        2. Avatar de Bruno Gama
          Bruno Gama

          Anandtech.

        3. Avatar de João
          João

          Além do site ser esse….. falta ai por exemplo o S7,

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            algum problema com o site?

          2. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            @Tomas
            Claro que Há! Dá vantagem ao iPhone! Aliás há problema com qualquer site que se algum tipo de vantagem ao iPhone! 🙂

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Anandtech

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      O Windows Phone também. 😉 Se nunca usaste os outros sistemas não percebo onde é que vais buscar essa afirmação de que é o mais rápido do mercado.
      Só se for o mercado da tua cabeça.
      Deixem-se de afirmações de fanatismo!

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Nem em sonhos!

        O Windows Phone é o mais lento do mercado, até!

        1. Avatar de Robert Soares
          Robert Soares

          mais um fan boy…

        2. Avatar de RATAX
          RATAX

          Hoje esqueceste de tomar as gotas!…
          Ou talvez tenhas tomado a mais…

    3. Avatar de hmmn
      hmmn

      onde queres chegar já sabemos

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já vi um iPhone que está desde 2007 à espera do sinal para aceder ao cartão SD Card…

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Não há futuro para SDs, os Nexus, por exemplo, não têm!

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Iniciar pin no arranque
    onde está essa opçao no galaxy s6 marshmallow?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Deve estar nas opções de bloqueio de ecra.

  8. Avatar de Someone
    Someone

    Infelizmente nos dias que correm, isso não é uma opção viável na perda de telefone, pois com know-how e mesmo google qualquer um pode aceder e até desencriptar o telefone! Isto pelo menos no android, os outros sistemas confesso que nunca tentei/testei.

  9. Avatar de Romeu
    Romeu

    Nexus 5, com 6.01 mas sem encriptação. Talvez porque foi actualização do 5?
    Já tinha pensado em encriptar, mas fiquei na dúvida se ficaria mais lento/mais consumo de bateria. Há dados que sustentem esta dúvida?
    Obrigado.
    Cumps

    1. Avatar de Romeu
      Romeu

      Outra coisa que me fez não encriptar: se o telefone fizer reboot (já me aconteceu por ser apertado no bolso), não inicia de forma completa automaticamente.
      Caso “ganhe asas”, também dificulta a detecção pelo Cerberus, por ex:; a não ser que alguém o mantenha desligado…
      Digam de vossa justiça.
      Cumps

    2. Avatar de Homem do rio
      Homem do rio

      Não fica mais lento. Eu ecriptei. Está 5 *

  10. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Então é por isso que notei uma pequena diferença no consumo da bateria no W10 mobile…

  11. Avatar de Courela
    Courela

    Ai se o meu prof da cadeira de segurança lesse este artigo, até parece que o estou a ouvir:
    “CIFRAR! Encriptar é colocar dentro de uma cripta!” 🙂

    1. Avatar de Luis Coelho
      Luis Coelho

      Sempre podes dizer ao teu professor para ir ver ao dicionário:

      en·crip·tar – Conjugar
      (en- + cripta + -ar)
      verbo transitivo

      1. Meter ou enterrar em cripta. = SEPULTAR

      2. [Informática] Converter ou transmitir dados em código. = CIFRAR, CODIFICAR, CRIPTAR

      “encriptar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/encriptar [consultado em 18-04-2016].

    2. Avatar de Luis Coelho
      Luis Coelho

      E já agora, que nome dá o teu professor à criptografia?
      Estou curioso por saber. Enfim, dá-me ideia que o teu professor deve ser uma ave rara.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        pode ser o termo “correcto” para a aula dele mas não quer dizer que a alternativa não seja linguisticamente correcta também

      2. Avatar de Courela
        Courela

        Nem por isso, até é bastante conceituado. Também já lá vão mais de 10 anos, e eu até concordava com ele uma vez que já existia um termo para a acção (cifrar), não havia necessidade de adoptar/dar outro significado a outra palavra (encriptar). Mas de tanto uso a palavra acabou por ser aceite, tal como montes de palavras.

      3. Avatar de Courela
        Courela

        Faltou a parte da criptografia: cripto é diferente de cripta. Criptografia para mim faz sentido uma vez que deriva de cripto, que é codificado, oculto.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          encriptar deriva da mesma palavra. não sabias?

          1. Avatar de Courela
            Courela

            Correcto, como verbo de colocar numa cripta.

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            não, a mesma origem etimológica de criptografia, do grego kruptós. É daí que cripta também vem.

  12. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Boas,

    No Wiko Ridge 4G não encontro o encriptar, tenho o Lollipop 5.0.2

  13. Avatar de Marco
    Marco

    Ta mais no android, mesmo colocando a opção de exigir pin para iniciar o dispositivo, isso só protege os nossos “dados” ou dando um reset pra restaurar as configurações de fábrica qualquer um tem acesso ao dispositivo novamente ?

    1. Avatar de fernando marques martini
      fernando marques martini

      tambem fiquei nessa duvida