Mac OS X – Como criar e usar Pastas Inteligentes

19 Comentários

Uma das dificuldades que tinha quando migrei de plataforma de trabalho, era no Mac encontrar com a mesma facilidade os ficheiros mais recentes que descarregava ou produzia no dia a dia. Principalmente porque preciso de descompactar um ficheiro zipado, por exemplo, e não posso andar a pesquisar numa pasta com milhares de ficheiros qual é que será o mais recente a ser modificado, ou procurar pelo nome ou mesmo pela data de criação, eu pretendo que ele esteja rapidamente acessível e sem estar a ter que alterar filtros.

O Mac OS X é um sistema muito completo, traz imensas funções criadas para se adaptarem ao utilizador, mas principalmente porque traz mecanismos simples de criar outras estruturas de total simbiose com o nosso modo de trabalho. Uma dessas pérolas, que já uso há alguns anos mas que não havia ainda falado cá são as Pastas Inteligentes.


Ao procurar algo no Finder (como imagens por exemplo), é possível que percamos tempo e nem encontre de imediato o que procura, ainda mais complexo é quando usamos vários locais para armazenar os ficheiros. Para isso vamos criar Pastas Inteligentes.

No ícone do Finder, que se encontra na Doca, com o botão direito do rato escolha Nova pasta Inteligente.

Agora, tem na janela central os filtros que poderá usar para refinar a pesquisa que o Finder fará para trazer até essa pasta o que pretende.

Use o botão do sinal + para adicionar critérios e dentro de cada menu escolha os filtros e optimize-os.

Como pode ver nas imagens, são vários os critérios de recolha de informação e são de tal forma minuciosos que pode procurar por vários detalhes.

Pode usar vários filtros e depois de ter a sua pasta parametrizada, clique no botão Guardar.

Repare agora que é-lhe pedido um nome para essa pasta e a localização da mesma, atente que está assinalada a opção que envia essa pasta para o menu do lado direito do Finder, o que é óptimo para encontrar rapidamente o que filtramos.

Agora pode, com o botão direito em cima da pasta colocada na coluna de pastas, voltar a editar as opções.

Este é um método que o ajudará muito, principalmente quando migra do Windows para o Mac oS X, isto porque no Windows o Explorer tem um comportamento diferente e pode baralhar quem acaba de aterrar neste fantástico sistema operativo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Alguem sabe de um parecido para windows ?

    1. Avatar de RCS
      RCS

      O Windows 7 já faz isto de origem. O Vista não sei.
      Faz um search com os parâmetros que quiseres e depois escolhe : save search.

      1. Avatar de Paulo Fialho
        Paulo Fialho

        Grande dica, esta para Windows 7, desconhecia. Kudos

  2. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Muito útil!

  3. Avatar de Paulo Bastos

    Boa dica Vítor, uso Mac e ainda nem tinha reparado, LOL.

  4. Avatar de oberion9000
    oberion9000

    Pastas Inteligentes para que? se voçe esta a andar para tras dixa o melhor para ir para pior uo seja windows para mac muito vaidoso e caro mas a milhas do windows fique inteligente’

    1. Avatar de miguel

      e escrever em português, consegues?

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        🙂

        1. Avatar de Designer
          Designer

          eheh.. para quê se preocupar com isso??? ele já é inteligente o suficiente 🙂

  5. Avatar de oberion9000
    oberion9000

    tenta windows 7 e veras para nao falar do windows 8 pois mesmo beta esta a anos luz do mac testado e aprovado

    1. Avatar de Vítor M.

      R u talking to me? 😀

    2. Avatar de lourenço
      lourenço

      …., já alguém dizia, sego é aquele que não quer ver!…, fica lá com o teu windows 8 a anos luz do mac q redondamente está também a anos luz de qualquer coisa já feita até hoje!…

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Boa tarde ,

        Eu não tinha assim tanta certeza os erros grosseiros continuam vejam este link :

        http://www.kerodicas.com/noticias/artigo=64884/#more-64884

        Cumprimentos

        1. Avatar de Bónus

          Essa notícia é FALSA!
          Típica de quem vive na ignorância (como tu) e não sabe o que é o FileVault.

          A falha que existe é esta:
          http://macmagazine.com.br/2012/05/07/falha-no-filevault-do-mac-os-x-lion-10-7-3-pode-armazenar-senhas-de-usuarios-em-texto-simples/

  6. Avatar de Marco Faria

    E depois chamam os Mac users de Apple Fan Boys. Ninguem aqui desplotou nenhuma guerra entre SO’s.

    Limitem-se a comentar contrutivamente, enfim, “tenta windows 7 e veras para nao falar do windows 8 pois mesmo beta esta a anos luz do mac testado e aprovado” isto é como dizer que as batatas estão a anos luz dos tomates. Enfim

    1. Avatar de The Man
      The Man

      Pior ainda é que toda gente achava o windows um cancro, agora criaram de tal forma uma paranóia contra a Apple que o windows já é uma coisa de outro mundo. Impressionante.

      As pastas inteligentes são brutais funciona lindamente. De qualquer forma acho interessante um software para MAC, gratuito na mac appstore chamado “Alfred” que faz o trabalho de find de uma forma excelente.

  7. Avatar de Bónus

    É uma excelente funcionalidade que já existe há uns anos, mas que nem todos os utilizadores conhecem.
    Só para acrescentar uma sub-dica:
    Na janela de informações de um ficheiro, é possível adicionar um comentário ao mesmo, onde diz “comentários spotlight”. Desta forma é possível acrescentar este parâmetro à pasta inteligente para filtrar ficheiros que contenham certo comentário.

  8. Avatar de Manuel Reis
    Manuel Reis

    Só tenho um problema com esta pasta: É que funciona apenas como pesquisa, não alterando automaticamente a localização dos ficheiros. Mas pode-se fazer isso à mão: Cria-se uma pasta normal e arrasta-se o conteúdo desta pasta para lá.

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    Excelente dica como sempre Vitor. Em relação a este odio que existe agora contra a Apple é como bem disseram aqui, antigamente o Windows era uma sucata, agora já é uma maravilha. Eu como a maior parte das pessoas comecei a utilizar o windows para trabalhar e actualmente utilizo OS do MAC e na minha opinião não têm comparação, cada vez que tenho de usar o Windows é uma dor. Gostava de saber quantos desses comentadores de odio realmente ja testaram o OSX e quando digo testar não é ir à FNAC e brincar com um MAC 2 minutos.