Já tem um Raspberry Pi 3? Ligue-o à rede sem fios

18 Comentários

A Raspberry Pi Foundation lançou o Raspberry Pi 3, que é 10 vezes mais rápido que a primeira versão lançada há 4 anos. Esta versão destaca-se ainda por ter já suporte nativo para ligar a redes sem fios.

Hoje vamos aprender como ligar o Raspberry Pi 3 a uma rede sem fios. Se ainda não tem um RPI3, veja aqui a nossa promoção.

rpi3_00


Se antes era preciso uma dongle Wifi para ligar o Raspberry Pi a uma rede sem fios, agora com o Raspberry Pi 3 já não é necessário pois esta versão já uma interface wireless integrada e pronta a funcionar.

A configuração para acesso à rede poder ser realizada através da linha de comandos ou então usando um ferramenta que já possua interface gráfica como é o caso do Wifi Config. Hoje vamos ensinar como o fazer através da linha de comandos. Para isso basta seguir os seguintes passos:

Passo 1) Actualizar o sistema

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Passo 2) Configurar rede sem fios

Para configurar a rede sem fios vamos abrir o ficheiro /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf (podemos usar o editor vi ou nano, pro exemplo) e indicar qual o SSID e chave da rede. A configuração deverá ser algo do tipo:

network={
ssid="SSID"
psk="WIFI PASSWORD"
}

Onde o SSID é o nome da rede e WIFI PASSWORD a password de acesso à rede.
Depois de realizada a configuração, devem desactivar a interface wireless e em seguida voltar a activá-la usando os seguintes comandos:

sudo ifdown wlan0
sudo ifup wlan0

E está feito, é só isto! Num próximo tutorial vamos ensinar como ligar a uma rede sem fios usando uma ferramenta com interface gráfica. Até lá mantenham-se sincronizados.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Khidreal
    Khidreal

    eu nºao entendo essas cenas do raspberry pi, quer dizer, estou sempre a ouvir falar dessa treta, mas o que é na realidade? para que serve?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Peço desculpa pelo comentário mas isso é preguiça pura. O tempo que demoraste a escrever isso é o mesmo que escrever raspberry PI no google, abrir uma pagina e ler o que la está…

      1. Avatar de Marco Pinheiro
        Marco Pinheiro

        +1

      2. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        por acaso foi falta de tempo na altura mesmo Rui 😛
        tinha de sair e para manter “track” do post para ver mais tarde escrevi isso 😀
        e sim, tenho bookmarks, mas tinha de ir às definições do browser para ativá-las e optei por esta opção, aproveitando para tentar saber um pouco mais ;D

    2. Avatar de NT
      NT

      Bem, entendo a tua confusão.
      O que é? “Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito(…)” https://pt.wikipedia.org/wiki/Raspberry_Pi

      Para que serve?
      Bem serve para MUUUUUUUUUITA coisa. Até serve para seres criativo, tipo comprar um, instalar o sistema operativo, instalar um browser e finalmente procurar no google “Rasbery Pi – Projects”. Caso existam dúvidas no inglês sempre podes abrir mais uma janela do browser e usar o google tradutor.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Olá,
    Dá para ligar a uma rede meo Wi-Fi hotspot?

    1. Avatar de PH
      PH

      Não vejo pq não

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, no caso da meo Wi-Fi hotspot deves ligar-te à rede sem PW. Depois fazes a autenticação via browser.

  3. Avatar de Cyber
    Cyber

    Por que este equipamento não é apresentado em um gabinete ou caixa apropriados? Ficaria bem mais atraente e profissional, do que mostrado apenas “crú”, sem uma aparência dígna….

    1. Avatar de David Leocádio
      David Leocádio

      e tem caixa mas é vendida á parte do aparelho

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em relação ao meo. Posso me autenticar no browser e depois entrar no Kodi?

    1. Avatar de Leinad
      Leinad

      Podes. Aliás… existe um addon para o Kodi que serve para isto mesmo, para fazer login nas redes MEO ou NOS.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Excelente noticia :). Qual como se chama?

      2. Avatar de Sérgio Dias
        Sérgio Dias

        Ainda existe? Qual o nome?

  5. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Para um jogo 100% realizado em SDL 2 (este corre de modo aceitável no meu PC, com um processador AMD A6-3500 a 2.10Mhz antigo e tenho uma gráfica que é uma AMD Radeon HD 6530D também antiga).
    – A velocidade de um Raspberry Pi 3 seria suficiente para o suportar?
    (Estou a pensar numa “máquina de jogos” de “trazer por casa”. E óbviamente que teria de o compilar para o GNU/Linux que é o sistema operativo do RPi3, pois tenho-o compilado só para o Windows que tenho neste PC, mas isso não seria problema)