Já testou as novas extensões do Edge no Windows 10?

32 Comentários

A chegada da Actualização de Aniversário do Windows 10 trouxe um conjunto de novas funcionalidades que vieram mudar o sistema operativo da Microsoft.

Se a maioria delas são imediatamente detectadas pelos utilizadores, algumas são menos óbvias, mas não menos importantes. Uma delas passou despercebida, mas era pedida pelos utilizadores há já algum tempo. O Edge tem finalmente extensões, que podem ser já usadas.

Edge

Desde que foi apresentado, quando o Windows 10 chegou, que o Edge tinha a promessa de suportar extensões. Estes pequenos complementos conseguem transformar qualquer browser e estavam em falta no browser da Microsoft.

Agora que estão finalmente disponíveis, é hora de instalar algumas e testar como se comportam. Vamos então ver os passos necessários para instalar extensões no browser do Windows 10.

Como instalar extensões no Edge

Instalar extensões no Edge é, por agora, um processo que é feito em dois passos. O primeiro, feito directamente no Edge, abre ao utilizador o acesso às extensões.

Comecem então por abrir o Edge e acedam ao menu, carregando nos três pontos horizontais. No menu devem depois escolher a opção Extensões.

Edge

É aqui que a vossa lista de extensões instaladas vai surgir. No início estará vazia e terá apenas um link para a loja de aplicações do Windows, onde vão poder encontrar essas extensões. Carreguem então nesse link.

Edge

De imediato vão ver a loja de aplicações do Windows ser aberta. Este é um processo que podem repetir mais tarde para acederem directamente à zona de extensões do Edge, na loja de aplicações do Windows.

Escolher as extensões na Loja de Aplicações do Windows

A lista de extensões do Edge é ainda limitada, estando os programadores agora a criar novas extensões para enriquecer a lista. Escolham então uma das extensões presentes e carreguem-lhe para aceder à zona de instalação.

Edge

Ao entrarem na página da extensão são mostradas as suas propriedades, a sua descrição e os requisitos de sistema necessários para a poder executar.

Apenas precisam de carregar no botão Instalar para que todo o processo decorra. Em poucos segundos a extensão vai estar instalada e pronta a ser usada.

Edge

O próximo passo vai decorrer novamente no Edge, pelo que devem voltar ao browser, onde vão ter já uma nova mensagem à vossa espera.

Activar as extensões no Edge

Apesar da extensão estar instalada no Windows, esta não está ainda activada. Esta pequena protecção do Windows vai evitar que extensões instaladas sem autorização possam ser automaticamente activadas.

Edge

Escolham então a opção Ligar e a extensão passa a estar disponível dentro do Edge. Dependendo da extensão esta estará disponível de diferentes formas.

Gerir extensões no Edge

Para além de poderem instalar extensões, os utilizadores podem também fazer a gestão das mesmas. Voltem a aceder às Extensões, através do menu do Edge e vejam a lista das que têm instaladas. Escolham uma delas e vão ver surgir o acesso às opções (roda dentada). É aqui que devem clicar.

Edge

Podem, para cada extensão, activá-la ou desactivá-la, activar a apresentação do botão na zona da barra de endereço ou, em especial, desinstalar a extensão. Caso existam opções específicas da extensão, é também aqui que é feito o acesso a elas.

Edge

Está assim explicada a forma simples de utilização das extensões no Edge. Em poucos cliques conseguem tê-las prontas a usar, tal como se esperava.

A Microsoft cumpriu a sua promessa e trouxe para o Edge as extensões. Cabe agora aos programadores que criem as suas proposta e aos utilizadores que as usem e que assim explorem ainda mais o novo browser da Microsoft em todo o seu potencial.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Lastpass não funciona 🙁

    1. Avatar de maxim
      maxim

      deves ter feito algo mal porque eu consegui por 😀

  2. Avatar de Alucard
    Alucard

    Instalei a essencialíssima: o AdBlock Plus. E também a do OneNote Clipper, mas essa parece não funcionar lá muito bem.

    Confesso que estou a gostar cada vez mais do Edge, ainda não substituiu o Firefox, mas daqui a uns tempos com melhores extensões, nunca se sabe…

  3. Avatar de Wayout
    Wayout

    Já. São horríveis. A Microsoft não tarda vai ao fundo.

    1. Avatar de Pukas
      Pukas

      Desculpa a minha ignorância, mas será a beleza um fator a ter em conta..?

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    O browser já era bom mas agora está mais rápido e com extensões… WOW

  5. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Vejo pelos menos aqui dois comentários positivos acerca do Edge, parece que vou ter que ganhar coragem e lançar-me de cabeça (ontem tive o browser aberto para aí uma hora e nunca tive coragem para fazer a configuração, distraindo-me sempre com outra coisa qualquer eheh)

  6. Avatar de Cleber
    Cleber

    Eu testei e não gostei muito. Não tem extensões importantes como pushbullet, Youtube Auto HD, Search Youtube e não dá para pesquisar coisas rápidas no Google clicando com o direito do mouse na palavra selecionada.
    Ainda continuo com o Opera, afinal, eu consigo sincronizar os favoritos com meu iPhone. Já os favoritos do Edge ficam no Edge.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      A função das extensões só saiu há um par de dias, queres já milhares disponíveis?
      Pensem um pouco antes de despejarem aquilo que vos vem à cabeça.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Concordo plenamente contigo.
        As pessoas que fazem comentários como o do Cleber não fazem ideia do que dizem, nem do que é trabalhar para desenvolver o que usam (e numa grande maioria gratuitamente), lançam postas de pescada a criticar tudo e todos, gostava de os ver fazer melhor.

    2. Avatar de João
      João

      Vais ter a possibilidade de utilizar extensões vindas do Chrome.

  7. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Tantas reclamações por o Edge não ter extensões e agora que ele as tem 4 comentários (às 14H30) (sendo um deles troll)???
    Fala-se mais que aquilo que realmente se faz..
    Se em vez de dizer mal por dizer o fizessem com razões para isso..
    Como insider já conheço e uso as extensões à algum tempo e estou satisfeito!

  8. Avatar de João Batista
    João Batista

    Eu estou a fazer um switch para o edge e neste momento tenho os seguintes pontos a apontar:
    – O adguard ainda não tem extensão. Tenho de me contentar com o Adblock Plus
    – Falta a possibilidade de ter múltiplos correctores ortográficos sem ter de andar a alterar a linguagem com o alt+shift.

    De resto o LastPass funciona bem e não preciso de mais extensões.

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não sou um “fanático” da utilização de extensões…a maioria apenas serve para tornar o browser mais “pesado” e lento! A única que me poderia fazer alguma falta era o “AdBlock” que já instalei…para o “resto” prefiro a barra de favoritos. E considero o Edge bastante superior ao Firefox ou Chrome, mas é apenas a minha opinião…

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Concordo. Mais fluido, mais rapido, menos consumo de recursos, mais autonomia em dispositivos portáteis, fácil de usar e configurar, um excelente conjunto de ferramentas para Web Developers. E ainda está muito verde, com o passar do tempo iremos ver mais e mais melhorias a todos os níveis, tal como a Microsoft já nos habituou ao logon de todos estes anos.

  10. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Está sempre a dar o erro “Ocorreu um problema com esta aplicação. Volte a instalá-la para reparar” e aparece o botão reinstalar mas sempre que faço isso ele volta a aparecer o erro e não instala.
    Isto só nos PCs em que tentei instalar as extensões no dia em que saíu o update do Windows 10 mas num outro PC funciona bem porque só instalei as extensões no dia seguinte e instalou tudo bem.
    Alguem sabe como resolver este problema? Já tentei de tudo até apagar as pastas de instalação das extensões que estão a dar este erro mas não resolve.

    1. Avatar de João
      João

      Eu tb tive o mesmo problema, e só consegui resolver desinstalando as extensões.

      Definições -> Sistema -> Aplicações e Funcionalidades, procura as respectivas extensões e remove-as.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Até à data não recebi atualização.

  12. Avatar de Joao Meixedo
    Joao Meixedo

    Ena ena, em Agosto de 2016 a Microsoft tem finalmente o seu browser século XXI com capacidade para acolher extensões. Estou impressionado…
    Quiçá até ao fim do século ainda conseguem por a bosta do filmes e Tv a ler carregar automaticamente as legendas e a não precisar de um comboio de codecs instalados à parte, como os bons media players já trazem.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      A Microsoft não implementa tecnologias e funcionalidades que podem por em causa a segurança e integridade dos dados do utilizador, normalmente é por esse motivo que a Microsoft não implementa muita coisa que muitos outros já implementaram.
      Acho que todos os Profissionais da area que tenham tido qualquer tipo de formação em Segurança Informática deverão concordar comigo, embora a segurança informática não ser 100% garantida em qualquer situação, mas existem tecnologias que nos permitem dificultar a vida aos infractores, e outras tecnologias são vulneráveis demais e possibilitam facilmente uma intrusão e/ou roubo de dados.

  13. Avatar de João Valente
    João Valente

    Não dá para meter a barra de endereço ou até mudar de sitio?

  14. Avatar de João Valente
    João Valente

    barra endereço mais pequena ou mudar de sitio, para o lado dos separadores como no IE

  15. Avatar de Filipe Paixão
    Filipe Paixão

    Testado e aprovado .)

  16. Avatar de João
    João

    Bem que queria mas durante o processo de atualização do Windows 10 é apresentada a mensagem de que tenho uma aplicação incompatível mas não me diz qual é, abortando o processo de atualização…..

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Se tiveres antivírus ou vpn-s instaladas, serão essas aplicações as primeiras candidatas a estar a causar o erro!

  17. Avatar de PTXAA
    PTXAA

    Agora sim, posso abandonar o Chrome à vontade

    1. Avatar de maxim
      maxim

      podias abandonar antes, o firefox sempre esteve cá

  18. Avatar de maxim
    maxim

    Não fosse eu já usuário do firefox desde a sua primeira versão, estava a usar o edge agora, mas admito que tenho um “amor” pelo firefox e por esta comunidade livre que não procura vender os seus utilizadores. Mozilla é uma causa, e valorizo isto.

  19. Avatar de Filipe Freitas
    Filipe Freitas

    Numa palavra o Edge, “Horrível” na minha maquina trava muito, alguém sabe porque ou é mesmo assim como estou a falar?

  20. […] browser para vídeo, é bastante eficiente é um dos mais seguros. Destaque ainda para o suporte para extensões entre outras […]

  21. Avatar de Feliciano Cunha
    Feliciano Cunha

    Eu já algum tempo uso o Edge, e gosto está muito bom, as extensões ainda não uso muito mas, como uso o office online, é bom poder aceder directamente