iOS 14: Já pode tornar o Chrome no browser predefino no iPhone. Veja como fazer

15 Comentários

A Apple tem vindo a implementar vários recursos que prometeu na WWDC 2020 aquando da apresentação do iOS 14. Paulatinamente, com as versões beta a serem lançadas, as novidades vão surgindo. Assim, com a beta 8 do iOS 14, a empresa permite que já seja possível substituir o Safari como navegador predefinido e colocar, por exemplo, o Chrome da Google.

Além da novidade, a nossa sugestão é que veja como pode fazer esta alteração, se entender, no iPhone e iPad.

Imagem browser Chrome predefinido no iOS 14


iOS 14 revolucionou algumas políticas antigas da Apple

Entre todos os recursos do iOS 14 que a Apple anunciou na WWDC 2020, aquele que mais entusiasmou os utilizadores foi mencionado num slide de conclusão. Conforme devem estar lembrados, foi mostrado que o novo iOS teria a capacidade de alterar o navegador padrão e a aplicação de e-mail no iPhone e iPad.

Assim, isso significa que o utilizador poderá usar as aplicações de email que entender, por exemplo, predefinir o Outlook ou o Gmail. Então, iremos ver daqui em diante as pessoas a usarem navegadores como Google Chrome e Firefox em Safari no iPhone e iPad.

Conforme devem estar lembrados, o iOS 12 trouxe a flexibilidade de excluir as aplicações iOS predefinidas do iPhone. Contudo, também forçou os consumidores a usar apps predefinidas para requisitos de e-mail e navegação na web. Este comportamento está a mudar agora e antes do lançamento do iOS 14 ao público, a Apple começou a adicionar este recurso ao iOS 14 beta 8.

 

Já posso ter o Chrome como navegador predefinido?

Sim, ontem, ao final da tarde, saiu uma atualização do Google Chrome que já permite a interação com a beta 8 do iOS 14. Aliás, vamos a seguir ver como pode fazer essa alteração.

    De seguida, vamos a Definições, Chrome e na opção Navegador predefinido, abrimos e colocamos o Chrome, como vemos na imagem em baixo.

    Feito isto, agora já é possível ter o seu browser da Google ou outro qualquer, à medida que estes forem aparecendo.

    Conforme podemos ver nas pesquisas, o navegador agora que nos vai aparecer é o que foi predefinido, neste caso o Google Chrome:

    Portanto, em jeito de resumo, este recurso está disponível no iOS 14 beta 8 mais recente. No entanto, a capacidade de alterar o navegador predefinido no iPhone está limitada ao Google Chrome.

    Não funciona ainda nem com Microsoft Edge, Opera, Firefox ou Brave, pelo que será necessário esperar mais algum tempo.

    Comentários

    15

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Carlos Faria
      Carlos Faria

      “chrome”, entre muitas aspas

      Porque comos abemos, a apple obriga aos browsers a usarem todos o mesmo motor: o webkit
      e é uma versão de webkit que a própria apple usa no safari…

      1. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        Certo. Fora do iOS, o Safari usa WebKit, o Microsoft Edge o EdgeHTML, o Chrome o Blink, e Firefox o Gecko.
        No iOS, os browsers de terceiros usam também o WebKit.

        1. Avatar de Alfa
          Alfa

          O Edge agora usa o Chromium, a versão anterior foi descontinuada

    2. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Simples. O Google Chrome para iOS tem como motor do browser (rendering engine) o WebKit, o mesmo do Safari.
      A Google há de ter feito concessões para tornar o Chrome para iOS um segundo Safari.
      O iOS permite instalar outros browsers, mas até agora como pré-definido, ou seja, carrega-se num link e abre o browser, até agora só o Safari.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mesmo assim ainda prefiro o safari. Rápido e mt bem integrado no sistema.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim, mais rápido é e isso é importante no mobile.

      2. Avatar de Alfa
        Alfa

        Na verdade a velocidade não vai diferir muito, porque todos os browsers no iOS usam o mesmo motor, o WebKit. A diferença é nas funcionalidades das apps, há quem prefira o chrome por integração por exemplo com o desktop, ou simplesmente pelo aspeto da app.

    4. Avatar de Pedro S
      Pedro S

      Nestas apps predefinidas, vou usar safari/ app gmail. Nunca gostei da apple mail.

      1. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        Se só usas contas Gmail …
        A app Mail do iOS é impecável. No Mac a melhor é a Spark.

        1. Avatar de André R.
          André R.

          No IOS o SPARK também é muito bom. Uso e recomendo

    5. Avatar de Miguel C
      Miguel C

      Utilizador de Edge no android e estou satisfeito. Mais do que estava no Chrome.

    6. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      Chorme no iOs?? Isso é o mesmo que o Chorme no Linux. Ou Chorme no Windows. Má combinação.