iOS – Como gravar em vídeo a atividade do ecrã do iPhone

16 Comentários

Como já havíamos falado, o iOS 11 (e seguintes) traz mais de uma centena de novidade entre inovações e melhoramentos. Algumas aplicações passam a ser nativas e surgem ajustes de usabilidade há muito solicitados pelos utilizadores.

Uma das funcionalidade pioneiras nos sistemas operativos móveis que a Apple introduziu no iOS bem lá atrás, foi a captura de ecrã, funcionalidade hoje usada em praticamente todos os sistemas, até mesmo no Apple Watch. O que hoje mostramos é mais uma funcionalidade que não existia nativamente no iOS, a possibilidade de gravar em vídeo a atividade do ecrã dos dispositivos com iOS.

iOS 11


As capturas de ecrã com a simplicidade que a Apple introduziu no passado são, sem dúvida, um dos recursos imensamente usados por praticamente todos os vários sistemas operativos da atualidade. Com um apertar do botão Home e do botão Power, está feito um screenshot, que tanto jeito dá em inúmeras situações.

Agora, com a apresentação do iOS 11, a empresa de Cupertino incluiu a funcionalidade Gravação do ecrã. Esta nova opção permite que seja gravada em vídeo a atividade que façamos no iPhone ou no iPad, para os mais variados fins. Se antes teríamos de recorrer ao QuickTime Player (entre outros métodos de terceiros) hoje está simplificado. Vamos ver então como o fazer.

 

Como gravar nativamente a atividade do ecrã do seu iPhone e iPad

Como já deve saber, o iOS 11 permite-lhe adicionar e organizar ícones de funcionalidades na Central de controlo. Se está já a correr no seu dispositivo Apple o iOS 11 developer beta, que a Apple disponibilizou na segunda feira passada, irá descobrir que já é possível gravar a atividade do seu iPhone e iPad e que essa opção poderá ser adicionada à Central de controlo.

Para a usar vá a Definições > Central de Controlo e adicione a opção Screen Recording usando o botão + (mais).

Agora, sempre que necessitar de gravar o ecrã do seu iPhone ou iPad, basta deslizar o ecrã para ter acesso à Central de controlo e clicar no ícone que abrirá a opção de gravação, tal como mostra no final do vídeo acima. Pode ver que irá ter no seu iPhone os seguintes ícones na sua Central de Controlo:

iOS 11

São pequenas funcionalidades mas que, por vezes, se tornam grandes ajudas em certos momentos em que um vídeos vale mais que mil palavras. Fica a dica.

 

Leia também

iOS 11 – 100 novas funcionalidades e alterações

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel Pires
    Samuel Pires

    Finalmente

  2. Avatar de Vsousa
    Vsousa

    O meu Xiaomi já tem isso há bués!!!
    (Just starting a fight) lOl

  3. Avatar de Pedro Faria
    Pedro Faria

    Nos Huawei, na EMUI 4.1 (pelo menos no P9 Lite), já dava para fazer isto de forma nativa. Power + Vol. Up se não estou em erro 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Fazer screenshot ou gravar a atividade do ecrã?

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Desde os primeiros symbians e androids consigo tirar screenshots. Logo, o iOs não é o primeiro a permitir.

    Mas podem alegar que o iOs foi o primeiro a ter essa funcionalidade nativamente. Nisso também não foi pioneiro, já que o Maemo por exemplo tem essa funcionalidade nativamente desde o seu início (Ctrl+Shift+P)

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O que tu estás a falar é screenshots, o que é falado no artigo é gravar um video do que passa no ecrã. Video é algo que já era possível noutros sistemas e também no iOS, embora só em circunstâncias especiais: ou limitado a uma aplicação que suportasse a API ou então ligado ao computador.

      1. Avatar de Vsousa
        Vsousa

        Nos Xiaomi a unica circunstância especial é carregar no botão “Grav. de Ecrã”, não tem nada de especial e não é preciso ligar ao PC, é carregar e está a gravar, é uma função nativa há algum tempo.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Tal como disse: “Video é algo que já era possível noutros sistemas”
          Não deixa de ser uma função nativa no iPhone, a questão é nos métodos.

      2. Avatar de Ze
        Ze

        Sim, estou a falar de screenshots e sei que o artigo fala principalmente de gravação de vídeo do ecrã. Provavelmente só leste o título, mas o artigo também fala de screenshots. Ora lê este excerto:

        “Uma das funcionalidade pioneiras nos sistemas operativos móveis que a Apple introduziu no iOS bem lá atrás, foi a captura de ecrã, funcionalidade hoje usada em praticamente todos os sistemas, até mesmo no Apple Watch.”

    2. Avatar de Vítor M.

      Mas onde tens isso nos dias de hoje vivo? Na verdade o iOS foi quem tornou isso simples e ainda vivo. Lembro que durante anos no Android fazer um screen era um cabo dos tormentos, quando no iOS era dois toques e já estava e mais, a simplicidade foi herdada do OS X, muito antes desses que referes aparecerem 😉 Lembro que o Newton, salvo erro, já permitia fazer a captura do ecrã (embora não tenha a forme certeza disto).

      1. Avatar de JUST ME
        JUST ME

        No meu antigo S4 e nos Note 4 e S8 que tenho basta passar a mão, não vejo onde está o cabo dos tormentos…..

  5. Avatar de polo
    polo

    Muito util sem duvia (not)

    1. Avatar de Vítor M.

      Não digas isso, é útil sim senhor para várias situações em que se pode explicar mostrando em vídeo como se faz.

      1. Avatar de polo
        polo

        Acho que é mais “gimmick” do que utilidade..

  6. Avatar de Ed
    Ed

    Há alguma aplicação para gravar vídeos em modo “espião”? Sem que se perceba que isso esteja a acontecer