iOS 10 – 6 dicas para o seu iPhone antigo funcionar mais rápido

42 Comentários

Com a chegada do novo iOS 10, algumas versões do iPhone ficaram mais lentas. Na verdade, ano após ano, isto é algo que se repete, mas a evolução também é contínua. Além disso não podemos esquecer a obsolescência programada.

Este último factor pode ser controverso, mas todos sabemos que é verdade. Contudo, podemos afinar melhor o nosso iPhone para o impacto ser menor e tornar o sistema mais fluído nas tarefas do dia a dia.

iOS 10 - 6 dicas para o seu iPhone antigo funcionar mais rápido


Depois de actualizar o iPhone 5, o iPhone 5C e o iPhone 5S, os legítimos proprietários cá de casa de cada um dos equipamentos juntaram-se em uníssono e fizeram-se ouvir: “o que fizeste ao meu telefone? Está mais lento a abrir as aplicações e nem sempre “responde à primeira”. Não queremos isto assim!” OK ok ok eu trato.

Hmmm… o iPhone 5 e o iPhone 5C foram os que ficaram mais afectados, o iPhone 5S não mostra grande problema de fluidez, contudo há aqui uma situação que pode ter feito a diferença: o iPhone 5S, como tinha uma versão beta, foi restaurado e feita uma instalação limpa.

 

 

iOS 10 mais rápido – Passar à acção!

Nota: algumas funcionalidades podem igualmente favorecer o iPod Touch de 6ª e várias versões do iPad, incluíndo o iPad Pro

Vamos então deixar 6 dicas que poderão fazer a diferença e deixar de novo o seu iPhone ou iPad rápido e fluído.

NOTA: antes de qualquer movimento, faça cópias de segurança. Pode usar o iCloud ou as cópias directas no iTunes do seu computador.

 

1 – Instalação limpa do iOS 10

Pode fazer toda a diferença, diria mesmo que é a forma mais “honesta” de verificar se de facto o dispositivo ficou ou não mais lento com o novo iOS, isto porque muitas pessoas, a maioria, apenas actualizou um sistema que está dependente de vários factores e que esses mesmos factores podem não estar preparados para receber o iOS 10, entre eles estão as aplicações que muitas vezes estão desactualizadas e arrastam o sistema para uma data de problemas.

Assim, faça uma instalação limpa do iOS 10 começando por descarregar o ipsw correcto para o seu dispositivo. Veja a lista a seguir e use o link correcto:

Tenha em atenção que o seu iPhone a operar em Portugal usa uma rede GSM.

Agora ligue o seu iPhone ao iTunes e no teclado clicamos na tecla Alt (se for no Windows é a tecla shift) e no botão Restaurar. Será pedido para encontrar o ficheiro ipsw descarregado.

pplware_5dicas_iphone01

Irá demorar alguns minutos a fazer todo o processo e o conteúdo do iPhone será totalmente limpo, assim como todas as palavras passe de rede, entre outros dados armazenados, serão apagados. Por isso é que se chama uma instalação limpa. O iOS 10 irá ser instalado (firmware, drivers, etc…) de raiz e não aproveitará nada do que existe.

Por fim, reponha a última cópia de segurança para receber no seu iPhone ou iPad os ficheiros (fotos, imagens, vídeos, músicas e documentos) que tinha antes.

 

2 – Activar Reduzir Movimento

Esta dica, quer nas instalações novas quer quem actualizou do iOS 9 para o iOS 10, tem igualmente a mesma validade.

Este recurso apareceu no iOS 7 quando a Apple trouxe mais vida aos seus novos ícones. Este movimento permite ter no fundo do ecrã novos efeitos visuais, fica mais bonito, mas consome recursos. É uma funcionalidade que não lhe traz um proveito, ok é bonito ver o fundo com alguma dinâmica, mas acredite, o que gasta de recursos não vale o ser bonito aos seus olhos.

pplware_5dicas_iphone02

 

Assim, vamos desligar o efeito paralax nos ícones e vamos desactivar os efeitos visuais desnecessários. Para isso vamos a Definições > Acessibilidade > Reduzir movimento e active esta funcionalidade.

 

3 – Desligar Actualização em segundo plano

É uma funcionalidade que dá permissões ao iOS para actualizar as suas aplicações em segundo plano, sem que tenha a sua intervenção, quando o iPhone tem acesso à rede Wi-Fi ou rede móvel de dados.

Quer isto dizer que muito provavelmente o iPhone poderá estar a desviar recursos (os poucos que restam) para actualizar conteúdos quando na verdade precisa de todo o poder para as apps em primeiro plano. Desligue.

pplware_5dicas_iphone03

 

Para desligar esta opção vá a Definições > Geral > Actualização em segundo plano. Dentro, ou desliga por completo, ou selecciona as que lhe interessam mesmo ter activas. Sugerimos que numa primeira fase, para notar o impacto, desligue tudo.

 

4 – Desactivar Descarga automática de apps

Uma das vantagens de ter a descarga automática das apps é que, sem a sua intervenção, todas as apps, actualizações, livros ou músicas que compra ou descarrega noutros dispositivos, chegam ao seu iPhone. Muitas vezes descarregamos uma app ou um livro no iPad e minutos depois temos o mesmo conteúdo no iPhone.

pplware_5dicas_iphone04

 

Ora, usar este recurso pode diminuir também a performance da bateria e por consequência a performance do equipamento quando o iPhone está a descarregar um conteúdo perfeitamente dispensável. Então porque não desligamos esta função para “poupar recursos”?

Para o fazer vamos a Definições > Apple Store e iTunes Store e dentro desactivamos qualquer descarga automática activa.

 

5 – Ligue o Modo de baixo consumo

Quando apareceu esta funcionalidade, que foi falada aqui, mostramos algumas das vantagens do tal Modo de baixo consumo (que antes se chamava Modo baixa potência) que a Apple incluiu na versão iOS 9. Esta funcionalidade continua a existir, e bem, no iOS 10 porque é muito importante nos dispositivos antigos, que suportam o iOS 10.

Assim, porque desempenho também é ter performance da bateria, sugerimos que em máquinas mais antigas, como o iPhone 5, iPhone 5C e iPhone 5S tenham este recurso activo.

pplware_5dicas_iphone05

 

Quando activamos o Modo de baixo consumo, são desactivados os seguintes recursos:

  • Hey Siri
  • Obtenção de correio
  • Actualização de aplicações em segundo plano
  • Descargas automáticas
  • Efeitos visuais desligados ou diminuídos

Para activar este recurso, que gere o consumo energético de uma forma muito mais optimizada quando o dispositivo atinge os 20% de disponibilidade da bateria, vá a Definições > Bateria e dentro da janela active o Modo de baixo consumo. Verá que o ícone da bateria passa de verde a amarelo.

 

6 – Desligar obter Mail por Push

Uma funcionalidade muito usada é a obtenção de novos emails por Push. Isto é, sempre que a nossa caixa de correio no servidor tenha algo de novo, o iPhone vai lá buscar automaticamente. Isto pode significar o iOS estar permanentemente a fazer pedidos ao servidor de mail e a desgastar consideravelmente os recursos do sistema assim como a bateria. Se temos poucos recursos, porque não desligamos esta função?

 

Podemos parametrizar descarregar os mails manualmente, isso irá ajudar substancialmente a poupar recursos do sistema assim como a energia.

pplware_5dicas_iphone06

 

 

Para tal vamos a Definições > Mail > Contas > Obter dados e dentro desligamos a opção Push. Agora vá mais a baixo nesse quadro à secção Obter Dados e escolha uma das 4 opções. Porque não colocar a opção Manualmente?

 

Conclusão…

Depois de activar estas 6 dicas nos nossos iPhone 5, iPhone 5S, 5C e podendo também usufruir de vantagens no iPhone 6, irá de certeza ver resultados notórios no desempenho do seu smartphone. Estes irão passar a responder mais rápido e a bateria terá certamente mais autonomia. Já agora uma pequena dica extra: vá a Definições > Bateria e desligue a opção Percentagem da bateria. Irá ter uma estranha sensação que já não está acorrentado a uma percentagem que o castiga a partir dos 40% (mentalmente, claro)!

Não está satisfeito com o iOS 10? A seguir vamos ensinar a fazer o downgrade.

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    “se for no Windows é a tecla shit” 😀 eheheheh

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas está no texto, qual a dúvida?

  2. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Excelente artigo, Vítor! Ainda não fiz o upgrade, mas quando o fizer, irei seguir algumas destas dicas. Precisamos de mais artigos assim! Keep it up 😀

  3. Avatar de The Onee
    The Onee

    Gostei do artigo mas e quanto àqueles que dizem que só o android tem lag? Gosto imenso que a Apple atualize os seus equipamentos mais antigos, mas apesar de dizerem que o IOS é um bom sistema operativo, não corre assim tão bem nos equipamentos mais antigos. Por isso é que a Apple anda a aumentar a RAM, a melhorar o CPU/GPU, etc. É evolução, qualquer dia um iPhone terá 4/8GB de RAM assim como os smartphones android top de gama agora.

  4. Avatar de jeton90
    jeton90

    O iphone 5s aqui em tuga (vodafone) é CDMA ou GSM…

    Obrigado desde já pelas dicas .

    1. Avatar de Brickage
      Brickage

      GSM. Nós não temos operadoras CDMA em Portugal.

  5. Avatar de bola
    bola

    Lol, resumindo para quem tem iphones antigos retira o sincronismo, os efeitos, os automatismos, os dados em 2º plano e prontos tem um telemóvel que não é smart, percebi bem? E isto ?
    😉

    1. Avatar de maxim
      maxim

      é, mas é um iPhone e para muitos só isso basta 😉

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Obrigado pelas dicas.

  7. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Muito más dicas. Quero provas (benchmarks) que depois de tirar isto tudo fica mais rápido.

    O iOS 10 fica mais lento (e gasta mais bateria) nas primeiras 24h porque o sistema operativo está a reindexar toda a tralha instalada, e-mails, mensagens, fotos (!!), etc devido à instalação do iOS 10!

    Outra prova que é um péssima dica, é que a redução de movimento também desactiva as novas animações nas mensagens. Ficam avisados!

    1. Avatar de Rui Madeira
      Rui Madeira

      Fica sim. Confirmo.

      Queres o que? sabes lá o que isso é e porque estas dicas influenciam.

      Testa e depois verás que logo a primeira é d’ouro 😉

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só uma dica estava no iOS 9.3.5 e atualizei para o iOS 10 e estava bastante lento e a bateria drenava no meu 5s .
    Consegui resolver este problema indo a definições > geral>repor > repor todas as definições

    Agora está uma máquina 😉

    1. Avatar de Rui Madeira
      Rui Madeira

      Leva O IKAROS a tua casa que ele quer provas e um bench

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Fiz está dica no meu iPhone 5s e notei a diferença. Boa dica

    3. Avatar de Tiago Batista
      Tiago Batista

      Grande Ricardo, isso é o equivalente a fazer o primeiro ponto, certo?
      Abraço.

  9. Avatar de Alpha
    Alpha

    “algumas versões do iPhone ficaram mais lentas”
    ui… o Vitor está a juntar-se ao “lado negro da força”? Também não gostou de ficar sem o Jack 3.5? 😀

    1. Avatar de Rui Madeira
      Rui Madeira

      Deve fazer tanta falta como uma viola num funeral. Amanhã quando todos arrumarem o Jack verás que foi algo que Steve jobs já havia projectado

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Só que não.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu também fiquei lixado quando actualizei para o iOS 10 e fiquei sem a porta da música!

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Não percebeste? Depois faço-te um desenho.

  10. Avatar de fr
    fr

    eu desamigo quem compra iphones imediatamente

    1. Avatar de Rui Madeira
      Rui Madeira

      Pelas tuas palavras, nao deves desamigar muitos.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Óptimo, decerto que as pessoas também não precisam de alguém que baseia as suas amizades na escolha de telemovel. Que futilidade

  11. Avatar de Augusto Melo Pereira Cristóvão
    Augusto Melo Pereira Cristóvão

    As dicas resultam mas não é preciso em iphones superiores ao iphone 6, antes disso usem

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Peço desculpa, mas o iPhone 5, 5s e 5c não precisam disso. Se os vossos estão lentos levem-nos à Apple, porque a culpa não é do iOS 10.

  12. Avatar de Portimão
    Portimão

    Vitor não sei que versões de iPhone ficaram mais lentas, mas ok.
    Basta ver no Youtube vídeos do iPhone 5 com iOS 9 e com o iOS 10.
    O iPhone 5 não é nenhum 4s, tem o dobro da ram e um processador melhor, em média é 3 vezes mais potente que um iPhone 4s, logo aguenta de forma exemplar com o iOS 10.
    Eu já deixei aí montes de links, não sei é se os aceitaram, acabo por nunca ver se aceitam ou respondem aos meus comentários porque não recebo notificações de que alguém respondeu aos meus comentários.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sobre os iPhones, deixei no artigo o que estás a perguntar. Podes ler e ver o que quiseres, mas uma coisa são outros cenários, outra coisa foi o que vi nos meus dispositivos e das pessoas cá de casa.

      O resto serve para cada um.

      Aaaa deixa dizer-te outra coisa. O meu iPad Pro ficou uma verdadeira borrada, para solucionar tive de fazer a primeira dica 😉 depois melhorou. Só esse apontamento 😉

      1. Avatar de Root
        Root

        Procedimentos:
        1 – Full Restore através do iTunes.
        2 – Configurar como novo iPhone.
        3 – Continua lento ?
        3.1- Repetir passos 1 e 2.
        3.1.1 – Continua lento ?
        3.1.2 – Vendes o equipamento ou usas assim como está.
        Nota: Isto tem uma explicação a meu ver… Corrige-me se estiver enganado… Quando tu atualizas um sistema operativo movél logo a seguir acontece o que? As apps atualizam, ou seja, tu tens “n” empresas a atualizar os seus conteudos para suportarem novas funcionalidades. Mas qual é a empresa que vai dar suporte a uma versão 2.0 num iphone 3G quando ja vai na versão 4.0 no iphone 5S ou posterior ? Bem vindos ao mundo da tecnologia.

    2. Avatar de Jn
      Jn

      Portimão, tenho um iPhone 6 com 64gb onde se nota uma lentidão em várias situações e que antes da actualização não se notava. Entre outras, a App store, tanto ao navegar como ao atualizar ou fazer download das aplicações. Evita olhar as marcas elembra-te apenas que são máquinas! Vai dar tudo no mesmo…. Que necessidade de defender uma marca como se fosse coisa nossa!!! Estupidez

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      Se está em vídeos no youtube é porque é verdade! 😀

  13. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Ui… Alguém escreveu sobre um iPhone ficar lento?! Devo estar a sonhar… Então o Ios não é como manteiga?!
    PS: essas dicas de pouco ou nada ajudam…
    PS2: não sou Android fã ou iphone fã… lamento!

  14. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    esperem por a atualização 10.1 que isso passa

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Que venha o tutorial como fazer downgrade.. Isto drena bateria que nem vos conto (num 5s).

    1. Avatar de Root
      Root

      Tens muitos ciclos de carga ( 2000-2500 no máximo até morrer), é um bug ou tens funcionalidades a trabalhar em background a mais. Usa o itunes para apagar tudo do telemóvel e já no menu de configuração do iphone escolhe “Configurar como novo”. Se mesmo assim tiveres problemas de bateria é porque ultrapassaste as duas mil vidas :p

  16. Avatar de K0izo
    K0izo

    A 1a parte do post está muito bom. Acho estranho é ainda ninguém se ter lembrado de fazer estudos científicos sobre esse assunto.

    As vezes o melhor é deixar estar como vem de fábrica sem qualquer update.

    1. Avatar de fanfarrao
      fanfarrao

      +1. Enquanto ficar apenas nas firulas/enfeites e não aparecer uma feature realmente útil (eg executar duas ou mais apps em split View), eu não atualizo.

  17. Avatar de Yu
    Yu

    Tenho um iPhone 6 plus e fiz upgrade para iOS 10.
    Como utilizo o tlm para trabalho, muitas das “dicas” de otimização visual já as tinha ativas. Baste consultar as dicas do ano passado.. e do ano anterior.. etc. são tradicionalmente semelhantes.
    As restantes dicas são para deixar de utilizar o tlm como ferramenta de trabalho. Desligar o email no sec XXI faz-se? A seguir devo desinstalar o facebook, instragam, snapchat.. enfim, tudo o que faz deste objeto algo de util, certo?
    Não faz sentido nenhum.

    Vejo muitas pessoas a gabarem o iPhone, mas sem fundamento.
    Conheço algumas pessoas que simplesmente o fazem por terem gasto dinheiro em “cheap chic” – Androids a preço de saldo – e porque se queimaram, naturalmente.

    Uma coisa eu antecipo. Enquanto a Apple se está a reinventar com base em tecnologias correntes, a Google está a inovar em funcionalidades novas.
    Para mim, significa que iPhones são hoje em dia um péssimo investimento, pois as constantes releases de software se limitam a “esticar” o hardware não deixando muito fôlego para novas funcionalidades. Também, o facto de a Apple estar a copiar o UI da Google nas suas aplicações (ex. music player, photos,..), por este ultimo ter maior usabilidade, demonstra que a Apple se está a transformar numa excelente “follower” em vez de líder.

  18. Avatar de Root
    Root

    O Modo de baixo consumo não funcionava nada bem no SO antigo. Pelo menos comigo. De resto só posso dizer que a redução do movimento ajuda um bocado mas aqui entre nós esqueçam lá isso. Está programado para se tornar lento em alguns dispositivos. É um facto.

  19. Avatar de josé amador
    josé amador

    E o que fazer ao 4S 64 gb? lixo?

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas,

    Alguem sabe onde posso fazer donwload do ipsw do IOS 10.1 ?
    Obrigado