Como adicionar impressões digitais ao Touch ID do MacBook Pro

9 Comentários

Quando a Apple apresentou os novos MacBook Pro, mostrou que conseguia ainda criar máquinas com inovação e com características únicas.

Uma dessas novidades foi a Touch Bar e o seu leitor de impressões digitais. Estas funcionalidades eram já esperadas há anos e podem agora ser usadas. Vamos mostrar como é simples adicionar impressões digitais no Touch ID do MacBook Pro.

impressão digital

A presença do Touch ID nos Macs era esperada e pedida por muitos utilizadores e a Apple finalmente resolveu trazê-lo, permitindo assim desbloquear o macOS, autorizar pagamentos no Apple Pay ou autenticar no iTunes ou App Store.

Como adicionar uma nova impressão digital ao Touch ID

Durante o processo de instalação e configuração do macOS, e isto nos novos Macs, é pedido aos utilizadores que definam uma impressão digital para ficar registada no sistema. Mas, mais tarde, podem facilmente adicionar novas, aumentando o leque de utilização.

Para realizarem este processo precisam apenas de abrir as Preferências do Sistema e procurar a opção Touch ID.

adicionar impressão digital TouchID

Na janela dedicada ao Touch ID, vão encontrar as impressões digitais que já adicionaram e também a possibilidade de adicionar novas. Podem também seleccionar onde querem que o Touch ID possa ser usado, quer para desbloquear o Mac ou autorizar compras com o Apple Pay, iTunes ou App Store.

Para adicionar uma nova impressão digital só precisam de carregar no botão + (Adicionar impressão digital) para que o processo seja iniciado. Existe um máximo de três impressões digitais.

adicionar impressão digital TouchID

Na nova janela, e após a colocação da password do utilizador, devem apenas colocar e retirar o dedo no Touch ID até que a leitura da nova impressão digital seja feita.

adicionar impressão digital TouchID

Após terminarem esse processo, a nova impressão digital está pronta a ser usada no Touch ID da próxima vez que quiserem desbloquear o vosso Mac.

Como remover uma impressão digital do Touch ID

Da mesma forma como é simples adicionar uma nova impressão digital ao Touch ID, também o processo de remoção é fácil e rápido. Mais uma vez devem aceder à janela do Touch ID, nas Preferências do Sistema.

Coloquem o cursor do rato em cima da impressão digital que querem remover e vão ver surgir a cruz que a permite eliminar. Cliquem então na que querem remover.

remover impressão digital TouchID

Vão ter de autorizar essa remoção, com o clicar no botão Apagar na caixa de alerta, uma vez que este processo é irreversível. Para além desta autorização, vão ainda ter de colocar a password do utilizador.

remover impressão digital TouchID

Como podem ver, a Apple simplificou um processo que poderia ser complicado, tornando-o rápido para o utilizador e permitindo uma gestão facilitada das impressões digitais destes.

Com o Touch ID, o Mac está mais seguro e ao mesmo tempo mais rápido e simples de desbloquear. Ainda está limitado aos novos MacBook Pro, mas em breve a Apple deverá generalizar esta tecnologia nos seus computadores, tal como já o fez nos dispositivos móveis.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Muito bom.
    Pessoalmente à primeira vista o Touch Bar não me interessa e acho que só serve para consumir a bateria (no entanto posso mudar de opinião com a sua utilização pois ainda tenho um Mac de 2011) mas o Touch ID é muito bem vindo, pois irá facilitar muito o desbloquear do Mac e acesso à loja.

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Off-topic: Aproveito para perguntar se é normal que todos os meus comentários tenham de aguadar aprovação. Tenho a sensação que isto não acontece com toda a gente e a maioria das vezes deixo de comentar só por causa disso.

    1. Avatar de Vítor M.

      Hugo, pode ser esporádico. Mas está em monitorização. Obrigado.

  3. Avatar de ruiuda
    ruiuda

    Pelo que estou a ver tanto o touch ID como o touch bar são inovações.

    Poderiam retirar de inovação a touch ID, já que essa tecnologia apareceu primeiro lugar noutras marcas.
    Lembro-de de ter um professor com um Packard Bell em 2010 que tinha sensor de impressões digitais.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não é a mesma coisa. Esses leitores eram inseguros como tudo. ( Presumo que fossem o da synaptics)

      Abc

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Pois tinha, e era daquelas coisas que nunca funcionavam, e ninguém usava.

      O TouchID foi o primeiro a funcionar com um toque simples, e em milisegundos, e a acertar muito mais do que falha!

      Mas é claro, os iHaters não vão reconhecer isso…

  4. Avatar de pedro
    pedro

    o touchID é do melhor… apesar de funcionar igual ao iPhone, ou seja, ao primeiro reboot é preciso a password na mesma, mas a partir daí…. já a TouchBar, eu diria que ate experimentar era da mesma opinião… não tem assim tanta utilidade, mas depois eu afirmo que é daquelas coisas que já deveriam ter sido implementadas ha mais tempo!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Foi o que pensei.
      Há primeira impressão uma pessoa pensa que é só um recurso a consumir bateria mas talvez com o uso se torne útil.
      Em relação ao TouchID, é pena não dar também para o primeiro arranque.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Dar para o primeiro arranque seria uma má política de segurança. O Touch ID está lá para conveniência